Ilustríssima > Caetano Veloso: Revisão muito incompleta do ano de 2018 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Caetano, Obrigado pela lucidez, pela revisão incompleta, por ser...
As coisas estáo sendo misturadas. Caetano é uma pessoa de sucesso, como cantor e compositor. Como cidadão e ser humano não o conheço. Se é beneficiado pela lei Rouanet , está errado. Mas uma coisa eu discordo de Caetano: sua complacência com a corrupção do PT, sua militância em defesa do indefensável Lula. Isso não compreendo partindo de uma pessoa esclarecida como ele.
Ainda bem que temos no Brasil o Caê, que é moderno -sempre-, que é lúcido, e poeta maravilhoso! Nem tudo está perdido!
Caetano Veloso, sem complexidades, escreveu o texto de forma clara, com inteligência e sensibilidade, a mesma que vi em Milton Nascimento esses dias em um desses canais da SKY. É bom ler coisas assim bem escritas, com conteúdo e percepção cotidiana!
E como baiano nao fala mal de ninguém, só faltou dizer q Bolsonaro é uma grande esperança. Aê, Caê...já deu.
Caetano Veloso é um verdadeiro profeta. O texto é brilhante e está escrito numa linguagem metafórica. A letra de suas músicas, quase todas denunciam as atrocidades da ditadura. Quando ouço "London London" me arrepia os cabelos, e quando Roberto canta "Debaixo dos Caracóis de Seus Cabelos.", me faz chorar. O Brasil é um paÃs das incertezas.
Um lider fantastico. Visao correta das coisas
Os admiradores de Caetano acham que as pessoas têm que se obrigar a gostar das opiniões de Caetano, de suas verdades e de suas mentiras. Livre pensar é pensar, o que nem sempre caminha na mesma direção do que o artista pensa ainda que auto-exÃlio também seja exÃlio. A vida é volúvel e aceita todo tipo olhar então tudo, absolutamente tudo, depende de quem olha, mesmo aquele que fica repetindo a mesma ideia e se desculpa por isso como aquele ateu que tem um deus no qual nem ele acredita.
na mosca !!!!
Seu comentário ia bem até o ponto em que se atreve a julgar o outro com as medidas de sua própria régua.Com efeito,quem somos nós para dizer sobre alguuém aquilo em que acredita ou deixa de acreditar.Jung,uma das mentes mais ilustradas da história da humanidade,ao se indagado sobre sua crença em Deus respondeu ao seu interlocutor:"Eu não creio,eu o conheço"!Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Antigamente, matérias assim se chamavam " Matéria Paga ". O cara desembolsava uma grana, e o jornal publicava. O cara fornecia toda a matéria, fotos, etc. Tipo : pagando bem, que mal tem ?
Caetano, sempre com seu ponto de vista único, de quem há 50 anos observa a vida do paÃs de perto e, a despeito de ustras e óraculos de carvalho, sempre nos brinda com canções que engrandecem nossa vida. Continue escrevendo e comentando o paÃs. Os anauês que se mordam de impotência.
Tem que acabar com a Lei Rouanet, pois artistas milionários cobram uma fortuna para fazer um show, esses artistas milionários devem ajudar os artistas mais pobres e não o governo. Também os prefeitos não devem contratar esses artistas/cantores milionários para suas cidades em comemoração de fim de ano, pois são muitos caros e o nosso paÃs está numa crise financeira/econômica deixada pelos mais de 13 anos de desgoverno.Democracia e Liberdade de Imprensa Democrática! Verde e Amarelo!
Que piada. Caetano lota shows em qualquer dia da semana, em qualquer lugar do mundo. Não precisa de lei ruanê, ó anauê. Já você talvez não consiga viver sem repetir jubilosamente essa mesma falsa indignação, sem a qual talvez sua vida seja vazia demais. Será que me engano?
Desculpo-me com os leitores do site com a repetição involuntária dos comentários abaixo.Feliz Natal e que o espÃrito deste possa ser o de todos os dias do ano novo!
Após ler significativa amostra dos comentários aqui expostos,me deparei com 5 grupos distintos:os dos que defendem as posições polÃticas de Caetano,os que a atacam,os daqueles que elogiam a sua obra,o dos que a criticam e os daqueles que abominaram o artigo.Raros foram os que ousaram defende-lo,ao menos com argumentos,prova,penso,de sua baixÃssima qualidade cultural e literária.Feliz Natal e que o espÃrito deste possa ser o de todos dias do ano novo!
Acho que o Caetano desrespeita as pessoas. Só ele pode ser crÃtico e estar certo? . Criticou até o sorriso do General. E quando é ele, que dá um sorriso enigmático, sinal de inteligência superior? Que ninguém está entendendo? Ora ora! Troca o disco! Se exilou??
Eis um texto para ser arquivado com carinho. Para ser lido e relido, e com os aplicativos de hoje, pausado, para pesquisar todos os envolvidos, e, assim como fez Caetano no ano que se vai, ter prazeirosas descobertas! Caetano é pacÃfico, brasileiro, gênio sim, e nos brinda com uma retrospectiva cultural de grandeza inestimável! Obrigado! Um feliz 2019 Brasil!
Impressionante a quantidade de medÃocres donos de bodegas - talvez promotorezinhos chinfrins decoradores de artigos? - tachando Caetano de 'fracassado'. A música de Caetano, força da natureza e do intelecto, sobreviverá ao Mr. B., ao Oráculo de Cavalos, ao (L)Ustra e a todos vocês, grandes vitoriosos da amargura, gozando nessa falsa indignação que é e sempre será puro recalque.
Os mamadores da Lei Rouanet já em estão entrando em desespero. Vamos apenas conferir as 15.000 prestações de contas pendentes segundo informado pelo atual Ministro da Cultura e ver o que pode ser aceito ou precisa ser glosado na forma da Lei. As glosas precisam ter os recursos correspondentes devolvidos. Nada demais. A equipe examinadora vai ser trocada integralmente pelo governo a partir de sua posse.
De tudo o que vc leu nesse texto só dá para comentar sobre a Lei Rouanet? Puxa, como são rasos esses neo-empoderados !!!
Isso ai, Caetano! Livros sim!!!
O Brasil da moralidade é o que todos os brasileiros necessitam.
O Caetanes na sua essência. Fico admirado como uma mente que se expressa assim seja levada a sério por alguns. Em terro de cegos, qualquer Caetano é rei.
Kkkkkkkk tem uns brasileiros que são uma comédia. Arnaldo é um belo exemplo.
Eu não consigo entender tanto ódio por quem só nos trouxe poesia, sensatez e lucidez nas suas canções. Os que acham enfadonho e o agridem tentando intimidá-lo como beneficiário da lei Rouanet não conhece a lei e nem tampouco seu valor cultural e sua sensibilidade. É chato ser Caetano! Incomoda muitos boçais!
Adoro! Caetano me cura. Obrigada.
Ou não.
gênio ?? só se for abstrato , há muito não faz nenhuma revolução existencialista para se vivo Raymond Aron contar , através de seus estudiosos , omisso e silencioso com alguns da classe artÃstica em relação aos recursos desviados da lei Roaunet , vive do legado na qual sou fã da sua literatura como essencia de uma revolução musical mas o tempo estar passando para muitos artistas brasileiros por falta de inovação e posicionamentos mais vanguardistas ...
Antes fosse apenas a pontuação o problema... é completamente ininteligÃvel também pela conjugação verbal, acentuação...
Prezado Mateus, Peça patrocÃnio da lei Rouanet para o projeto "Pontuação - onde colocar as vÃrgulas!". Não entendi bulhufas do que você escreveu.
Como ler um texto, como este deste senhor Caetano, que começa com uma mentira? Ele nunca foi exilado, apenas se exilou. Isto é, foi embora porque quis. Então não há motivos para ler algo deste tipo!!!
Ameaçado de prisão pelos gorilas fardados. Viver com medo de sumir sem NotÃcia. Se exilar ou ser exilado, não faz diferença. Não é uma mentira. Ficar sob a ditadura não era uma boa opção. ExÃlio não é a primeira escolha.
Ameaçado de prisão pelos gorilas fardados. Viver com medo de sumir sem NotÃcia. Se exilar ou ser exilado, não faz diferença. A opção de ficar sob a ditadura não era uma boa opção.
Com certeza sua mediocridade em ignorar a história o fez lê e engolir suas idéias e pensamentos sem ter argumentos para tentar discuti-los. Vá se criar pra falar de Caetano !
Caetano, Caetaneando, também vou agora Caetanear. Concordo com o texto do metafórico cantor, inteligente e fugaz no pensamento. A única ideia, da qual discordo, ocorre ao dizer que "fui e sou contra praticamente tudo o que os vitoriosos vêm dizendo há muito tempo." Engano. Os vitoriosos não vêm dizendo faz tempo. O antagonismo é recente, mais precisamente com o "fora Dilma", que desembocou no seu bota-fora, malandramente lhe mantiveram os direitos polÃticos, mas que nada adiantou.
Caetano pensa. E sofre. Na há, ainda, esquerda. Direita é como droga em festa. Fica o rescaldo. Brasileiros não lêem. E Caetano soa pedante. Mas não é. É gênio. Como Pelé. Mas gostamos de sofrer. Sem pensar.
Nao valorizo o que artistas dizem Suas opiniões não ajudam a melhorar o Brasil
O ocaso da geração representada por Caetas se deu no ano de 2018, quando ele tomou uma volta do Mano Brown...Esta para mim é a retrispectiva representada por este senhor
Nada contra o nobre compositor que se acha um "intelectual", querer defender bandeiras da esquerda anacrônica e superada, mesmo que isso mostre sua cegueira com a realidade. Porém, o texto é enfadonho, repetitivo, e só reflete a verdadeira face desse parasita, que defende o aparelhamento do estado como meio de sustentar sua mediocridade. Resumo: é o choro livre de um perdedor fracassado que não aceita que seu modelo está superado.
Continuo admirando o grande compositor. Mas já parei com o seu estrelismo, o seu narcisismo, o egocentrismo, tudo o mais que o leva a defecar besteiras a todo momento, sob o aplauso de certos profissionais da imprensa e de alguns adoradores senis. Ele e o Chico se tornaram chatos de doer.
Lamento ter que concordar com vc. Ele foi decaindo sob a influencia de sua yoko ono tupiniquim. Tiveram um epilogo antologico no Chico e Caetano da decada de 80 na tv mas nao tiveram a grandeza da retirada digna. Caetano volta fantasiado com um arremedo de black block em 2012 ou 13 achando que era vanguarda. E Chico apodreceu sua dignidade no insistente alinhamento fanatico por Lula. A cada aparição disputam o trofeu de quanto mais id iota melhor.
Se você está insatisfeito mude para um local onde as pessoas pensem iguais a você. Pare de sofrer por causa disto. No regime militar nenhum vizinho, parente ou amigo foi preso, pois estávamos trabalhando.
Pois tive um vizinho preso. E ele estava trabalhando também - era jornalista. Assim como Rubens Paiva e Vladimir Herzog, ambos jornalistas, trabalhadores e foram assassinados nas celas pelos cães da ditadura. Se você não viu nada, foi pura sorte. Quando esses cães fardados estão soltos, podem morder qualquer um.
Caetano é um artista decadente que adora passar por cientista polÃtico, social, filósofo, antropólogo, teólogo, logo vai pontificar sobre FÃsica Quântica e Genética Molecular. E os jornalistas de esquerda ficam maravilhados com as estultices dele.
Mais uma vez, muitos homens doentes nesta caixinha de comentários, encontrando gozo numa indignação repetitiva que mal esconde a estreiteza de seus horizontes e afetos. Ó, anauês, há vida além disso. Viva Caetano!
Desculpe-me Denise-salvo equÃvoco de minha parte-você tem uma visão equivocada de si mesmo ou do que é ser de esquerda.Quem o é, não defende um governo que nada fez pela reforma agrária,nada pela justiça tributária,nada pelo trabalhador,governou com os maiores juros reais do mundo e legou-nos um paÃs repleto de corrupção e epidemias letais por falta de saneamento básico.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Como o Caetano gosta de posar de INFANTILIZADO. PÔXA...
Não perco tempo lendo essa matéria. O QUE É RUIM PARA CAETANO E BOM PARA O BRASIL..!!
Parabéns Caetano. Vamos à luta em 2019!
Por que será que Caetano Veloso é visto por boa parte da mÃdia como um gênio da raça? Sobre tudo o que se passa no Brasil, no mundo e no Universo lhe é auscultada a opinião definitiva. è somente um cantor com o ego inflado que usa palavras estranhas para passar uma impressão de erudição, mas que não querem dizer absolutamente nada.
Caetano é, sim, um gênio - não sei se da raça -, mas da nossa música popular. E é também, se não um intelectual, certamente alguém que acompanha a história do paÃs de perto há 50 anos, cujo testemunho pode sempre ser de valor. Este texto em particular é bem claro e faz sugestões muito interessantes. Talvez você sofra de má interpretação textual. Abraço,
Sequer perdi meu tempo com a leitura do texto. Se não é bom para Caetano e Cia Ltda. é bom para o Brasil e para os brasileiros de bem. Cansado dessa classe artÃstica que acredita estar no ápice do conhecimento. São hipócritas que estão preocupados exclusivamente com eles. Que venha o novo governo e Nova esperança.
Nada mais hipócrita que o autoproclamado "cidadão de bem". Gente pequena e tacanha que pensa ser a palmatória do mundo, achando que o bem dos outros é o mesmo seu e que seu modo de vida é o bom para o Brasil; não admite a liberdade alheia de pensar e se comportar diferente e tenta moldar a todos à sua imagem e semelhança. Por isso, vicejam nos cultos religiosos fundamentalistas e adoram autoritários fascistas que despontam de tempos em tempos, prometendo extinguir os "diferentes".
Qualquer um que nesta altura do campeonato espere algo "novo" e fale em "esperança" é digno de pena devido à cegueira polÃtica incapacitante e inaptidão analÃtica em nÃvel oligofrênico. É incurável. Lamento.
Caetano e toda classe que pensa hipócrita ? Ok. Inteligentes são os eleitores do Bolsonaro. Se aproxima cada vez mais o fundo do poço.
Cae, decididamente o Brasil perdeu o bonde da História. Estamos em 2º lugar no ranking da ignorância. É para -...
Sensacional o artigo de Caetano Veloso, só resta aos irônicos de plantão o desconhecimento da matéria e do Pais onde vive. Ainda bem que temos o Caetano pra nos livrar da escuridão. E viva à Bahia sinhô!
Alguma coisa está fora da ordem quando tanta erudicao musical acaba no coaf.
O Caetano, de quem fui fã incondicional, na verdade decepciona há anos com esta rendição incondicional aos dogmas da esquerda, na essência. Esta negação doce e sutil da verdade, da realidade brasileira, exercitando a pregação comunista, não engana mais ninguém. O povo brasileiro acordou, se cansou e quer ver a evolução junto à restauração de alguns valores que, práticamente, estavam extintos.
Estou voltando a comentar para lembrar que o Sr Caetano volta à cena polÃtica destilando seu veneno ideológico, para ajudar a criar um clima propÃcio à estratégia da nova oposição ao governo que tomará posse. Esta malemolência crÃtica tem alvo. Onde estava ele com sua “percepção”, a 5 dias da posse do 2° governo Dilma, que então usava e abusava de seus podres poderes?
O que alguns chamam de "pregação comunista" não passa de defesa da democracia.
Você simplesmente decidiu ver "pregação comunista" onde não há. Valores ditos de esquerda sempre vão surgir naturalmente em qualquer sociedade em que a desigualdade seja patológica. Quantos aos valores que estavam quase extintos, quais são? O amor à famÃlia? Sou "de esquerda" e amo minha famÃlia. Vocês é que se alimentam de notÃcias distorcidas ou extremamente exóticas, que tomam por realidade dominante. Uma doença da percepção, enfim.
Acordou ontem do coma? O muro caiu há décadas e a URSS não existe mais. Mostre onde existe "pregação comunista" que eu mostro um disco 88 rotações. Os valores NÃO foram extintos, evoluÃram. Mas muitos não conseguem evoluir junto. E isso é que causou a revolta.
Vamos "Caetanear o que há de bom". Texto lúcido, coerente e didático.
"Fui até a cozinha pegar um biscoito de arroz ", faz-me lembrar do Creme Pó Compacto, de Coty. E também do perfume " Promesa", de Mirurgia.
herbert luiz, o caetaninho e o chiquinho, y otros más, já são bem crescidinhos e com idade suficiente para se defenderem. Ou você corta o bifinho deles em pedacinhos ? bilú-bilú.
O mesmo não se pode dizer dos seus comentários, que poderiam ser corrigidos por um professor da quarta serie do ensino fundamental.
CarÃssimo Caetano : e quem se importa com o que você pensa ??
Eu me importo! Achei incrÃvel alguém mostrar, com provas e não apenas convicções, como temos coisas boas surgindo no Brasil em meio a essa sombra que é a eleição do bozo!
Eu me importo. Muitos se importam. Até porque, como você percebeu, Caetano pensa, o que é mais do que pode-se dizer do Bozo. Pensa, faz música e poesia. Ditadores foram para a lata de lixo da história. O que o Caetano pensa e canta, ficará.
Eu, e muitas outras pessoas mais. O que ninguém se importa mesmo é com a vida de Paulo César de Moraes Gomes.
Bem, eu soube que alguns generais se importam tanto com ele, que ele teve que se mandar.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Caetano Veloso: Revisão muito incompleta do ano de 2018 Voltar
Comente este texto