Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Herculano JR 70

    1Belo artigo, mas merece rep+aros. A tal matemática referida esta a serviço d poder, corr+upto. Na cad+eia ñ tem la+do: tem as vi+timas q reagiram ao ass+alto social, pois na cad+eia só tem po+bre, na maioria jovens q são impu+lsivos. Foram fur+tados desde a infancia.

    Responda
  2. Dani Silva

    Cadeia não tem apenas função punitiva, mais importante é a função dissuasória. O indivíduo não comete o delito por medo de ser preso. Nesse sentido, uma pena branda serve como estímulo à delinquência dos demais.

    Responda
  3. Herculano JR 70

    1aComo pode ser po+bre e ser la+do? Ladr mesmo faz leis imo+rais, ficam ricos, como os poucos deputados presos. A sociedade precisa identificar que o estado poder é o verdadeiro ban+dido e assa+ltante e ñ tem moral pra impor moral

    Responda
  4. Dani Silva

    Cadeia não tem apenas função punitiva, mais importante é a função dissuasória. O indivíduo não comete o delito por medo de ser preso. Nesse sentido, uma pena branda serve como estímulo à delinquência dos demais.

    Responda
  5. Herculano JR 70

    2Leis q aumentam em 16% os ricos lad+rões e inúteis do judiciário. Leis q dão privilégios e sugam o estado que suga a sociedade condenando a maioria a escassez e então se rebelam. E qdo se rebelam saciam a sede de vingança do povo e validam governo com poder q ñ resolve os problemas e usa o crime banal e a cadeia como meio de vida da burocracia judicial la+dra e milionária. Leis q regulamentam a medicina escasseando médicos e condenando a população a doença e a morte.

    Responda
  6. Herculano JR 70

    2Leis q aumentam em 16% os ricos lad+rões e inúteis do judiciário. Leis q dão privilégios e sugam o estado que suga a sociedade condenando a maioria a escassez e então se rebelam. E qdo se rebelam saciam a sede de vingança do povo e validam governo com poder q ñ resolve os problemas e usa o crime banal e a cadeia como meio de vida da burocracia judicial ladra e milionária. Leis q regulamentam a medicina escasseando médicos e condenando a população a doença e a morte.

    Responda
  7. Marcio soares berclaz

    A discussão aqui precisa ser pela criminologia, como campo do saber. Há diferença entre crimes de ação violenta e astuciosa? O penalista ASSIS TOLEDO achava que sim. De outro lado, manter a prisão para crimes “violentos” (quando sabe-se que a corrupção gera violência e, portanto, é um violência contra a democracia) acabaria por agravar o fosso da desigualdade social e a própria “seletividade” das agências punitivas, não?

    Responda
  8. luiz felipe lopes de britto

    É má fé, ou interesse particular, colocar ladrão de galinha e ladrão de cofres publicos no mesmo time.

    Responda
  9. Alan Moacir Ferraz

    Concordo. Mas não quanto aos corruptos. Estes só se colaborarem com a justiça, confessar o crime e devolverem o dinheiro . Se não, a ausência de pena estimularia ainda mais a corrupção. Eles são ousados...

    Responda
  10. Alan Moacir Ferraz

    Concordo com relação à ladrões de galinha e pequenos traficantes. Para corruptos haveria condições. Colaboração com a justiça, confissão de culpa e devolução do dinheiro seriam atenuantes para a diminuição da pena. A penalidade deveria desestimular a corrupção o que parece não estar ocorrendo como na seria esperado. Parece ser um vício incurável... Em tempo: e o Fábio Queiroz? Evaporou?

    Responda
  11. Hugo Nora

    Que morram na cadeia.

    Responda
  12. Rodrigo Cavalcanti

    Acho que o articulista fumou uma marirruana antes de escrever essa bobagem. Perigo fisico? Entao vamos la’. Enquanto o PeTe roubava bilhoes, milhares de pessoas morriam na fila do Sus. Enquanto o PeTe levava nosso dinheiro para ditaduras de esquerda para roubar mais, milhares de pessoas foram vitimas da violencia nos grandes centros. A culpa de tudo e do PeTe. Partido que durante 13 anos so roubou e merece lotar nossas cadeias.

    Responda
    1. Rodrigo Cavalcanti

      Kk a ptzada vai a loucura. Ptzada nao adianta se fazer de vitima. Foram 13 anos de roubo e ma administracao. Desviaram bilhoes ( a Gleisi ate falou o que sao 5 bilhoes da Petrobras para a empresa que fatura 500), levaram nosso dinheiro paravpaises bolivarianos, venderam medidas provisorias, se juntaram a CalheiroSarny para roubar mais, 3% das sondas de presal segundo Palocci.. e tem a cara de pau de perguntar quem do PeTe foi pego com dinheiro? O Cara le jornal menos a parte de falcatruasDoPeTe

    2. antonio lopes

      Quem do PT foi pego com milhões ou bilhões? O problema é que muitos opinadores são cargos só enchergam o PT, por acaso antes do PT não morriam pessoas na fila do SUS?

    3. maria gouvea

      Meu Deus que mundo tosco desinformado e movido por ódio esta pessoa vive. Não precisa ser psicanalista pra ver que deposita em algo externo a responsabilidade pela própria mediocridade e frustração. Olha se prestar mais atenção a si vai ser mais feliz .. ou quem sabe mais proxi.o da própria verdade

  13. filipe moura lima

    O colunista há de convir que manter o septuagenário Lula na cadeia é vingança política.

    Responda
  14. Marcos Serra

    Será que eu li bem o artigo do Sr. Hélio ou ele terá se esquecido que corru.ptos representam sim, e muito, risco físico à sociedade? Quantas mortes teriam sido evitadas se os recursos subtraídos tivessem sido aplicados em segurança, educação e saúde? Outro aspecto fundamental é que o ser humano age levando em conta o custo-benefício. Aqui na terrinha, há bem pouco tempo, valia a pena roubar, enriquecer e seguir solto usufruindo o produto do crime. Essa realidade deve ser mudada.

    Responda
  15. Nelson Vidal Gomes

    Se o problema é de investimento,que o façamos no modelo prisional,transformando presídios ou cadeias em escolas e industrias com trabalhos remunerados e/ou com compensação de penas.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
  16. Nelson Vidal Gomes

    Um conceito de baixo risco físico e de violência à sociedade por demais questionável e até perigoso eu diria,está sendo posto neste artigo.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda