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  1. Heloisa Fischer de Medeiros Pires

    A linguagem usada pela administração pública para se comunicar com a população precisa de um "choque de compreensibilidade". É algo urgente e menos difícil de implementar do que melhorias tecnológicas. Neste sentido, o movimento mundial pela linguagem clara (plain language, em inglês) tem muito a colaborar pois vem contribuindo para notáveis avanços nas relações sociais desde os anos 1970. Vale conhecer o histórico e, principalmente, implementar as diretrizes de comunicação em linguagem clara.

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  2. Antonio Pimentel Pereira

    Mas foi um avanço e tanto. Só em publicar estes dados foi fantástico. O que não funciona são os órgãos de controle e fiscalização que ainda não se organizaram para fazer uma cobrança a essa exigência legal. TCU, TCE, TCM, MPE e MPF . É fácil fazer mas infelizmente se perderam no tempo com os privilégios que tem. Mas avançou muito ao menos hoje sabemos de tudo e mais algumas coisas.

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  3. RENATO VENANCIO

    Não é bem assim, a Lei de Acesso à Informação pressupunha a implantação da Lei n. 8.159/91, citada e referente aos procedimentos de gestão documental. Não havendo boa gestão de documentos, não há como recuperar informações de forma eficiente. Essa gestão, porém, depende de investimentos que não foram feitos.

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