Ambiente > Alta em temperaturas afetará decolagens de aviões, afirma estudo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Tânia Carneiro

    Vamos continuar apostando na nossa própria ruína?

    Responda
  2. Plinio Góes Filho

    A lista de cientistas que contestam o IPCC é amazônica... O próprio Dr. James Lovelock, cientista inglês que foi um dos primeiros a alardear ao mundo o tal do aquecimento antropogênico, recentemente voltou atrás e reviu as suas teses.

    Responda
    1. Plinio Góes Filho

      Como referência de estudioso do ramo indico o professor Luiz Carlos Molion, PhD em Meteorologia e pós-doutor em Hidrologia de Florestas, pesquisador aqui da Universidade Federal de Alagoas, minha terra. Você não terá dificuldade em acessá-lo, bem como os seus trabalhos científicos.

    2. Plinio Góes Filho

      Prezado JUAREZ. A questão posta é circunscrita a chamada "antropogenia climática", que vem a ser, segundo o IPCC da ONU, o aquecimento global provocado pela emissão de CO2 proveniente da queima de combustíveis fósseis (automóveis, fábricas etc) e que implicaria também no chamado "efeito estufa", com o agravante dessas emissões todas também dissolverem a camada de ozônio. Ou seja, o homem é o apontado culpado desse processo. Entretanto, tudo isso é contestado. Segue...

    3. Juarez Linhares de Souza

      Plínio - 3: Ainda nos EUA também há o fator religioso, que contesta de tudo, do uso de vacinas a teoria da evolução. São os mesmos que acreditam no fim do mundo e na obrigação de proteger os judeus, o povo escolhido. Você assistiu Tomorrowland? A trama fala de uma máquina que prevê o fim do mundo, e por isso ele aconteceria. Na verdade era a crença no fim que o faria acontecer. É o mesmo na cabeça desses malucos que creem no apocalipse. Trabalham para ele aconteça. Felizmente não estarei + aqui.

    4. Juarez Linhares de Souza

      Plínio - 2: Hoje os EUA capitaneados por Trump vão em sentido contrário ao consenso mundial. Peço que leve em consideração que lá quem manda é o dinheiro. Tudo lá pode ser comprado. A luta contra os males do fumo durou duas décadas, e eram contestadas por médicos e cientistas renomados e pagos. O mesmo vale hoje para os fastfoods, ou talco Johnson. Primeiro a grana, depois a verdade. A diferença é que fastfoods e cigarros podemos reverter. O meio ambiente não.

    5. Juarez Linhares de Souza

      Plínio - 1: eu tenho muitos defeitos, mas não o de ser de esquerda. Também sou formado pela USP e doutorado na Itália, meu trabalho é reversão de passivos ambientais e projetos sustentáveis. Você pode citar algum estudo publicado que seja reconhecido? A incoerência dos que contestam está em que poluir é muito mais barato, ninguém hoje ganha preservando. Preservar sai caro. Então, qual o interesse da ONU em prejudicar as economias de todos os países do planeta? Quem tem sido beneficiado?

  3. Plinio Góes Filho

    Fernando de Mello Gomide (ITA), José Bueno Conti (USP), Francisco Vecchia (USP), Guido Magalhães (USP), Lúcia Viegas (USP), Marco Sacilotti (UFPE), Paulo César Soares (UFPR)... A lista é imensa. O próprio Dr. James Lovelock, cientista inglês que foi um dos primeiros a alardear ao mundo o tal do aquecimento antropogênico, recentemente voltou atrás e reviu as suas teses.

    Responda
  4. Plinio Góes Filho

    Outro lado Ao lado desses cientistas citados, existem muitos outros, igualmente de escol, mas que não frequentam as páginas da Folha porque este é um jornal de esquerda e, pois, precisa estar alinhado com esquerdistas da ONU e tal. Pesquisem que vão encontrar na rede, à farta, material científico a respeito: palestras, entrevistas, seminários, manifestos, artigos e livros dessa gente toda. Há medições oceânicas que suportam esses estudos, os quais indicam o resfriamento do planeta.

    Responda
  5. Plinio Góes Filho

    Fernando de Mello Gomide (ITA), José Bueno Conti (USP), Francisco Vecchia (USP), Guido Magalhães (USP), Lúcia Viegas (USP), Marco Sacilotti (UFPE), Paulo César Soares (UFPR)... A lista é amazônica. O próprio Dr. James Lovelock, cientista inglês que foi um dos primeiros a alardear ao mundo o tal do aquecimento antropogênico, recentemente voltou atrás e reviu a sua tese.

    Responda
  6. Plinio Góes Filho

    Estudos e provas O fato é que o painel da ONU não prova nada, mas apenas compila argumentos e teses em climatologia, que são refutadas com teses e estudos que demonstram o engodo que se increpa na afirmação da "antropogenia climática". Em quase todas as universidades brasileiras, por exemplo, vocês vão achar expoentes doutores do clima a negarem as teses do IPCC. Cito alguns deles: -Kenitiro Suguio (USP), Luiz Carlos Molion (UFAL), Ricardo Felício (USP), José Carlos Parente (UFC),

    Responda
  7. Plinio Góes Filho

    Para quem só vê Jornal Nacional e Fantástico e, portanto, vive entorpecido pela ditadura do IPCC, da ONU, o planeta terra vai pegar fogo logo logo e morreremos todos queimados e com sede. Mas para quem procura se informar convenientemente, há uma gama imensa de estudos contrários às teses de aquecimento pela emissão de gases que causam o "efeito estufa", sendo o homem o principal responsável, com suas fábricas e carrões a sujar o ar que todos respiramos. É o capitalismo estragando tudo...

    Responda
  8. Plinio Góes Filho

    Perguntam-me em que me baseei para afirmar que o clima do planeta está resfriando, e não aquecendo. Fora as piadinhas da ignorância, querem estudos, fatos e provas do que disse. Vamos lá. Respondo. Não sou especialista em climatologia, mas sou muito bem informado. Leio a Folha de S.Paulo (sem ironia) e um monte de outras coisas, incluindo o que não diz respeito à minha área de conhecimento. Sou advogado.

    Responda
  9. Antônio Augusto Soares

    Poderiam ter comentado o aumento do consumo de combustível. Os aviões são responsáveis por 2% do CO2 emitido na atmosfera. Qual seria o custo benefício desta nova situação? Avião basicamente transporta Turismo. Navios emitem 4%, e praticamente carga. A reportagem ficou bastante incompleta.

    Responda
  10. juliano ruggieri

    O jornal está precisando encher espaço vazio e começa a criar reportagens sem conteúdo. Preciso realmente rever a minha assinatura pois a qualidade das matérias cai exponencialmente ano após ano. Talvez seja resultado da baixa qualidade estudantil e universitária que sofremos nos últimos 20 ou 30 anos. Lamentável. Jornalista precisaria conhecer um pouco de física ao fazer uma matéria que envolve conhecimentos técnicos mais profundos.

    Responda
  11. juliano ruggieri

    O jornal está precisando encher espaço vazio e começa a criar reportagens sem conteúdo. Preciso realmente rever a minha assinatura pois a qualidade das matérias cai exponencialmente ano após ano. Talvez seja resultado da baixa qualidade estudantil e universitária que sofremos nos últimos 20 ou 30 anos. Lamentável. Jornalista precisaria conhecer um pouco de física ao fazer uma matéria que envolve conhecimentos técnicos mais profundos.

    Responda
  12. Plinio Góes Filho

    Uma reportagem do tipo "enche lingüiça". Estudo estúpido tem base falsa porque o planeta está resfriando, não aquecendo. E mesmo assim, ainda que teoricamente a coisa faça sentido, os impactos sobre pousos e decolagens de aeronaves seriam desprezíveis.

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Olavete detected!

    2. Julio Moreira

      Plínio, de qual planeta vc vem?

    3. alexsandro amorim

      Caro Plínio, aqui em SC já não temos mais inverno e o calor do verão aumenta a cada ano.

    4. Camila Souto

      Plínio, por favor, poderia indicar quais são os estudos com fatos, dados e fontes que provam que o planeta está esfriando? Tenho certeza que para desqualificar os estudos que mostram justamente o oposto, você deve ser especialista no assunto, com embasamento científico bastante profundo, para afirmar que a base do estudo desta matéria é falsa. Aguardo!

    5. Mayane Baumgärtner

      Boa tarde! Procure por "Global Temperature Variation". Tem um vídeo da NASA com as temperaturas globais ano a ano. E, como a própria reportagem pontuou ao final, a maior preocupação nem seria a interferência em pousos e decolagens, mas as tempestades e aumento de turbulências em céu limpo.

    6. Juarez Linhares de Souza

      Plínio por acaso o seu termômetro não está de cabeça para baixo? O planeta está resfriando mas as calotas polares estão diminuindo e o ártico é navegável no verão. Como é isso? A percepção só é confundida porque as amplitudes térmicas (picos de altas e baixas) estão aumentando drasticamente, já as médias sobem lentamente. Que tal trancar-se em sua garagem e ligar carro, você sobreviverá? Esse planetinha é a mesma coisa. Quem diz o contrário é porque coloca a grana na frente. Você respira grana?

    7. Antonio de Padua Maia

      Poderia me dar uma explicação rápida deste esfriamento, que vai contra todas as previsões científicas?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.