Opinião > Ainda exorbitantes Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alan Moacir Ferraz

    Juros despudorados principalmente no cartão de crédito. Juros não existentes em nenhum país do mundo. Sangria dos recursos dos mais pobres canalizados para os mais ricos. Acentua mais a péssima distribuição de renda, a distância entre a parcela mais pobre da elite rica. O imposto de renda deveria taxar em 40% ou mais os lucros dos bancos e sistema financeiro em geral.

    Responda
  2. EDUARDO BASTOS

    Primeiro e mais importante: poupe para não precisar de empréstimos. Segundo: os juros altos não são só lucro. Eles incutem um prêmio para o risco de calote e, principalmente, refletem a insegurança jurídica que os credores tem ao tentarem tomar os ativos subjacentes.

    Responda
  3. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

    Fico surpreso que um jornal como a Folha não tenha economistas qualificados. Por que não questionam a taxa básica de juro, a Selic? Acham normal o BC pagar 6,5X o que o mercado internacional nos cobraria? Por que não aplicam conceitos básicos de teoria macroeconômica para questionar o posicionamento do BC e do Copom? Não acham estranha a governança deste órgão com 9 membros que definem orçamento de R$300B/ano em juro? Este grupo causou R$22 trilhões de prejuízos ao Brasil desde 1994.

    Responda
    1. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

      O Brasil na República Velha crescia 4,1% ao ano. Na fase de acompanhamento militar (1930-84) crescíamos 5,6%. Por que na Democracia Imperial voltarmos a crescer 2,5% (= Império)? Toda a lógica desta turma não possui embasamento teórico em macroeconomia, e ninguém questiona. Por exemplo, não há correlação entre taxa de inflação e crescimento. Hiper-inflação é problema de déficit fiscal coberto com impressão de papel moeda. Não se usa juro para combater risco de hiperinflação.

  4. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    São as delícias do nosso capitalismo sem riscos.

    Responda
  5. Herculano JR 70

    Enquanto a estelionataria divida publica existir, mais Bc, dando as condições minimas e garantias ao ganho bancario, os bancos estarão usando e abusando de nos via governos e privadamente. Curioso que a Febraban anuncia em 2 paginas na Fsp q o Brasil so anda se os juros cairem. Sera q ñ acreditam no q falam? A questão bancaria associado ao governo e escandalosa

    Responda
  6. Marcos Roberto Banhara

    Uma cadeia de lojas, cujo nome é o plural feminino de um Estado brasileiro, tem a sua financeira cobrando em media 16% am, e mais de 500% aa! Assim, é melhor ganhar em cima da usura, do que a produção! A quem interessa?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.