Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Antônio

    "Depois de o governo Temer ter detonado com mais de 200 bilhões de reais deixados pelo governo Dilma nos cofres do BNdES, criminosamente esterilizados com sua devolução “antecipada” ao Tesouro - quando havia um prazo de 30 anos para serem pagos - no lugar de tê-los investido em infraestrutura para a a geração de renda e emprego e a retomada de obras paralisadas - muitas dela pela justiça- chegou...

    Responda
    1. José Antônio

      ...a hora do Presidente do Itaú, banco que lucrou mais de 20 bilhões de reais neste ano, propor a “saudável” diminuição das reservas internacionais do país - também economizadas pelo PT - para “diminuir” a dívida pública brasileira, que já é das mais baixas entre as 10 maiores economias do mundo. Ora, não é preciso ser Mandrake para saber que diminuir a poupança nacional é saudável para os banqueiros." "Não toquem nas reservas internacionais.``( No blog de Mauro Santayana).

  2. Cloves Oliveira

    O poeta Robert Frost dizia que o banco é o lugar onde emprestam um guarda-chuva quando o tempo está bom e o retiram quando começa a chover. O poder dos bancos é inegável em qualquer país, mas no Brasil é ainda maior. O motivo é simples: os bancos são as únicas instituições confiáveis para lidar com o dinheiro alheio, por isso possuem um monopólio. Por que não podemos pagar nossas contas diretamente aos fornecedores? Porque a confiabilidade deles é igual à de caixa eletrônica de supermercados.

    Responda
  3. EDUARDO BASTOS

    Temos que privativar todos os bancos estatais. Estado não tem que ter banco. É exatamente o grande peso público neste setor que cria toda esta disfunção de crédito e de juros. Quanto menor a superfície estatal, menor é a tentação populista. Bolsonaro erra. Não temos que ter bancos estatais, em hipótese nenhuma.

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      É bom consultar os agropecuaristas!

  4. Laerte luiz Nascimento

    Ora , que discussão !! .Os bancos públicos não estão dando lucro ?? Não pagam os funcionários com seus próprios recursos ?? Não influenciam devidamente no mercado , contribuindo para redução de juros , aumento do crédito ? Então porque este debate sem pé , sem cabeça? Sempre desconfiei da real intenção de quem levanta este tema !! Existem aproximadamente 148 empresas estatais . Apenas quatro ou cinco dão lucro . É exatamente estas que os pretensos neoliberais falam em privatiza-las . 0ra !

    Responda
  5. Carlos Mello

    Até parece que os bancos ditos estatais não funcionam como os privados. As taxas de juros do BB p.e. não ficam atrás de nenhum banco privado. Na prática para os clientes já funcionam como privatizados.

    Responda
  6. Hercilio Silva

    Para economistas e jornalistas neoliberais a crise de 2008 não existiu, os bancos americanos não foram salvos pelo dinheiro estatal, e a recessão brutal não tem a ver com o encolhimento da ação estatal antes da hora. Aviso, com exceção do Brasil, só tem banco privado no mundo porque os governos não os estatizaram embora tenham virado seus maiores acionistas (com dinheiro público).

    Responda