Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fabiano Camargo Sandoval

    Atualmente temos muita informação e pouco conhecimento. Não me refiro exatamente ao Papai Noel, do qual não tenho conhecimento, mas a todas as lendas que são transmitidas verbalmente geração a geração. Essa fantasia acabou e o mundo ficou cinza. Muito colorido em terabites, mas vazio em tradição.

    Responda
  2. Mariana da Costa Conde

    Benedito Dutra lamenta que nao estamos na era da razao mas afirma que "o messias trouxe luz da verdade para uma humanidade que afunda nas trevas "; sobre a data do nascimento de Jesus " que judeus sabiam naturalmente" indico ao Benedito ler coluna de Marcelo Viana em 26 de dezembro - talvez um pouco de razao salpique nele ...

    Responda
  3. Benedicto Ismael Dutra

    Deveríamos estar na era da razão, mas sem a participação da intuição não há necessidade de observar a lógica da natureza, impõe-se as pseudo verdades, à força ou sutilmente. O 25 de dezembro assinala o nascimento de Cristo, com toda a naturalidade como bem o sabiam os judeus. O Messias trouxe a Luz da Verdade não reconhecida pela humanidade que afundava nas trevas, mas que indolentemente tem aceitado as mais deslavadas mentiras sobre a vida, a Criação e suas leis naturais. Procurai e Achareis.

    Responda
  4. john gilbert bruno

    Comentario de pessoa lucida, inteligente, atenta e que com coragem busca informar o racional. A fraude no entanto, eh bem mais extensa, envolvendo religioes e imbecilisando boa parte da humanidade.

    Responda
  5. neli faria

    Papai Noel só existe para crianças ricas/classe média. Fui criada numa pobr*eza miser *ável e passava Natal ,vinha Natal e nada. Nunca cri em Papai Noel, e pensando bem, nem em Coelho da Páscoa. E nem em Eva e Adão.

    Responda
    1. neli faria

      Quando li o Gênesis a primeira vez, sem*ian*alfa*beta aos 14 anos , pensei: que coisa bes*ta a pessoa virar sal. E nunca mais cri.Aliás, novo Testamento: sou como certos cristãos:só creio no que me interessa. Sugiro que os fervorosos leiam Mateus:19:3 a 9; 22,39 22:21 e Êxodo 20:7.

  6. Luiz Alberto Soares Freitas

    Adorei o texto! ótimo! Parabéns!!

    Responda
  7. Ayer Campos

    O articulista parece dar relevo especial à dimensão epistêmica das diversas facetas de interação com o mundo circundante. Sugiro uma passada de olhos na obra da filósofa britânica Miranda Fricker intitulada 'Injustiça Epistêmica", para burilar um pouco mais esse intrincado conceito, e lançar alguma luz sobre por quê certos setores da sociedade simplesmente têm o acosso bloqueado ao entendimento de partes relevantes do mundo que os afetam.

    Responda
  8. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Eu fui criado num mundo de Fantasias, Bruxinhas-do-dente, Fadas, Anjos, Arcanjos, Serafins e Querubins e muito, mas muito amado. Hoje, sou uma das pessoas mais felizes do Universo. Me sinto completo ajudando pessoas. Mas sem pressão externa.

    Responda
  9. CLAUDIO PEDRO RIBEIRO

    Em relação a Adão e Eva caro Hélio, a conceituada revista "nature"deixou claro que temos 94% genes em comum Como não atestar a autenticidade de gênesis que deixa claro que Adão e nosso ancestral em comum Se viemos do macaco porque o macaco não continuou se transformando em humano

    Responda
    1. Andres Alexandre Solli

      Pertinente sua pergunta. Nós temos um ancestral em comum com os macacos, por isso temos genética e muita coisa em comum com os macacos. Ou seja, cada animal segue uma evolução própria, por isso temos a enorme diversidade que vemos hoje, de cães, gatos, pássaros, peixes, cavalos, tigres etc. Nenhum animal eh mais ou menos e evoluído que outro, apenas evolui habilidades diferentes. Espero ter ajudado a entender o mundo real. Abraço

  10. José Roberto Magalhaes

    Se é certo ou errado alimentar esse tipo de fantasia nas crianças é algo que até pode ser discutido, mas com certeza não está certo um estranho arrogante e prepotente interferir num assunto que só diz respeito à família.

    Responda
    1. roni francisco dal bosco

      baita raciocinio osco e obtuso este seu heim cidadão ?

  11. Ricardo Knudsen

    O senso de prioridade do colunista é risível. Escreve para o maior jornal do país, e achou importante criticar uma bincadeira das autoridades americanas sobre Papai Noel. É óbvio q não há fraude, visto q os responsáveis pelas crianças estão cientes da brincadeira e são livres para explicar às crianças. O seu senso de moralidade tbém é dos mais questionáveis. Ele se indigna com a suposta fraude do Papai Noel, mas acha normal criar clubes racistas, como já defendeu no passado.

    Responda
  12. José Cardoso

    Papai noel está sendo substituído pela megasena da virada. A probabilidade é tão minúscula que no fundo é um embuste como o bom velhinho. Mas o fato é que alguém ganha...

    Responda
  13. Tarso Magnus Da Cunha Frota Jr

    Crônica amarga. Um pouco de fantasia na infância faz bem!

    Responda
  14. Herculano JR 70

    Bom artigo. Só peca qdo diz q Trump faz guerra comercial. Ele apenas defende o Eua do imoral ditadura chinesa q além de copiar descaradamente ainda faz dumping cambial. Coisaq o Eua nao pode fazer por ser moeda referencia. Hélio também se mostra susceptível a retorica ao Noel ditador chines

    Responda
  15. Antonio Catigero Oliveira

    Um bom trabalho de marketing daquela empresa que vendia xarope, e depois virou refrigerante, deveria explicar a "existência" de um Papai Noel em formato da garrafa. O sarcasmo pueril do colunista é interessante. Fala sempre sobre "epistemologia" como se fosse um adepto da "realidade", mas nunca leva em conta a História.

    Responda
  16. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    O Trump nem quis destruir nada. Só achou que a menina já estava grandinha demais . Mas eu conheço gente adulta que conversa com a gente com voz de criancinha. Um mimo ! Procurar um fonoaudiólogo, nem pensar ! Horror !

    Responda
  17. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Viram ? É só alguém falar em destruir histórias e personagens de festas, que a turminha da esquerda pula do sofá e corre para o notebook. Na próxima vida, todos eles vão passar suas vidas no Deserto. Uma vida inteira. Sem árvores, sem bolas, sem luzes, sem Papais Noéis, sem coelhinhos da Páscoa, e etc. Bom Voyage !

    Responda
  18. Wagner Castro

    Sinceramente, milhões de adultos americanos acreditam em Trump! Que mal há numa garotinha de 7 anos acreditar em Papai Noel Ao menos é uma crença lúdica e inofensiva.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      O sr. está certo,muito bom o seu comentário.

  19. Jose Roberto X de Oliveira

    Sinceramente esse percentual de 42% da população que acredta que a terra foi criada há cerca de 10 mil anos no Brasil ja deve ser maior e eles governarão o país em breve. Probemas a vista eis que estão de olho na educação nas escolas.

    Responda
    1. moacyr da Silva

      José Roberto, estão de olho na educação que passarão a doutrinar as crianças pelos evangélicos. Veja o nível do futuro ministro . Idêntico ou pior ao da pastora que viu jesus na goiabeira. O que esperar de tal governo? Volta à Idade Média!