Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Waldo Assahi

    Não é raro a bandeira liberal ser usada para recobrir e ilustrar os conservadorismos mais obscuros e autoritários. Não tenho dúvidas de que é o nosso caso.

    Responda
  2. Renan Reginato

    Anseio pela derrocada desse marxismo que infectou a cultura.

    Responda
  3. José Cardoso

    O autoritarismo decorrente da interferência estatal na economia funcionou em muitos países, assim como funciona o consumo de anabolizantes ou doping pelos atletas. Mas a complexidade dos organismos biológicos e sociais torna difícil prever os efeitos colaterais em ambos os casos. Um deles, como experimentamos recentemente, é o aumento da corrupção e o colapso das contas públicas.

    Responda
  4. arnaldo feitoza

    Exatamnte. Bolsonaristas tendem a rejeitar o autoritarismo embutido no politicamente correto, no globalismo, no progressismo e na ideologia de esquerda. Pelo titulo, o autor tenta apontar um paradoxo onde há logica. Presumo que seja por confudir a ordem implicita no conservadorismo com autoritarismo.

    Responda
    1. Sergio Rodrigues

      Kkkkk... Bolsominions rejeitam o autoritarismo? Onde? Tu és iludido ou mal intensionado?

  5. EVANDRO SADA FARIA

    As variáveis econômicas são tantas que as equações matemáticas não dão conta, o que não significa que não podemos usar a ciência para explicar fenômenos econômicos. Sendo , portanto, uma ciência humana, a economia deve também se apoiar na filosofia, na história e na arte para alcançar uma melhor compreensão sobre a realidade. Os austríacos também têm o mérito de colocar a liberdade individual no centro da teoria. A esquerda keynesiana e a direita conservadora não lidam bem com a liberdade.

    Responda
  6. Ricardo Knudsen

    Do website do Mises Institute: “Muitos escritores...cometem o mesmo erro grave q infesta os estudos econômicos em geral - o uso de dados estatísticos históricos para testar a validade da teoria econômica. Nós temos tentado mostrar q se trata de uma metodologia radicalmente errada para a ciência econômica...estáticas não podem provar nada...”. Lamentável q pensamento tão retrógrado ganhe força. Mises é intelectualmente autoritário, valem as idéias de luminares como ele, fatos são secundários.

    Responda
  7. Ricardo Knudsen

    Combater o autoritarismo é bom,mas não há nada de original nos “austríacos” sobre isso. O ultraliberal Mises está na moda, mas é péssima influência sobre o pensamento científico. Mises escreveu:” As proposições e os princípios da Economia não são derivados da experiencia. Eles são como a lógica...(conceitos) a priori...não estão sujeitos à verificação ou falsificação com base em experimentos ou fatos. “ - Mises é anti-científico, dogmático e...obtuso (nem os fatos contam!).

    Responda
  8. Edson Silva

    Como impressiona a falta de habilidade de compreensão de texto demonstrada em certos comentários. Nem se trata de interpretação, pois seria pedir demais. Os chavões de quem formou opiniões lendo blogs ou autores sem formação científica, que aproveitam uma onda para vender livros feitos para a "dona de casa de Taubaté", como diria Afrânio Coutinho. Autoajuda para moralistas. Dois dos autores citados não existem fora desses livrinhos. Sem cientificidade, como são (pouco) lembrados. Menos Popper.

    Responda
  9. Hildebrando Teixeira

    Nossa, um milagre de fim de ano! Um jornalista da velha mídia comunista brasileira admitindo a existência de um "marxismo cultural dominante" e qualidades no pensamento liberal, mas isso somente depois do "astrólogo" Olavo, Bolsonaro e uma meia dúzia de apoiadores deflagarem a revolução cultural brasileira sem nenhum apoio da mídia ou da academia do País. Chegaram tarde.

    Responda