Opinião > Tiro no pé Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Silvio Alpendre

    Bang! Bang! Então, depois de tanta campanha a favor do armamento, e agora essa? O único que pode ter arma é o criado. E ele nem fala. Isso está cheirando a estelionato eleitoral. Me poupe. E o que vou fazer com o meu coldre de axila? Bang! Bang! Kkk Não consegui localizar nas estatísticas da Secretaria de Segurança de SP quantos são os roubos a residência. Furto não vale. Nele só há o criado. Aquele que não fala.

    Responda
  2. Silvio Alpendre

    Bang! Bang! Então, depois de tanta campanha a favor do armamento, e agora essa? O único que pode ter arma é o criado. E ele nem fala. Isso está cheirando a estelionato eleitoral. Me poupe. E o que vou fazer com o meu coldre de axila? Bang! Bang! Kkk Não consegui localizar nas estatísticas da Secretaria de Segurança de SP quantos são os roubos a residência. Furto não vale. Nele só há o criado. Aquele que não fala.

    Responda
  3. Mariana da Costa Conde

    excluindo os comentarios dos seguidores de "mitos" aqueles de Jose Padilha, Rafael, Carlos marques , Marcelo e Luis Claudio sao maduros Ainda que tivessemos forças policiais e aparato de justiça equivalentes à americanas massacres em serie nos eua fez crescer o movimento contra a posse e porte - basta ver as noticias sobre Na Euro pa e Japao ninguém tem acesso e nao se verifica esse festival macabro de mortes Civilizaçao é oposto da justiça e defesa com as proprias maos

    Responda
  4. Luís SA

    Porque Bolsonaro não faz o dever de casa e adota medidas para o crescimento da economia, para que efetivamente se ataque as origens da violência e não com paliativos terceirizam a responsabilidade da segurança pública para a população (somente para aqueles que poderão comprar uma arma). E quem não puder comprar arma faz o que? Bolsonaro e sua equipe deveriam estudar o assunto, como sugere o editorial, antes de jogar para a torcida.

    Responda
  5. Marcelo Ribeiro

    O foco deveria ser em melhoria da qualidade da prestação de serviço público em saúde, educação e segurança. Isso bastaria por hora.

    Responda
  6. Valdir Aparecido de Oliveira

    Não votei no Bolsonaro. Tenho direito ao porte de arma pela função que exerço. No entanto, nunca tive arma e concordo com os estudos que apontam mais prejuízos do que benefícios ao cidadão diante da liberação do porte de arma. Essa é a razão pela qual até hoje não adquiri uma. Isto dito, sou adepto da flexibilizao, eis que se trata de direito inalienável do cidadão de defender a sua vida e propriedade. Para mim o Estado não deveria se intrometer em tais questões. Regulamentar sim, proibir jamais

    Responda
  7. Marco A Moreira

    Inicia-se mais uma campanha FSP: contra o porte doméstico de armas. Sou favorável a flexibilização da compra e registro de armas, lembro que todo cidadão tem o direito de defender seu lar contra qualquer tipo de invasões. Não votei no presidente eleito , mas não vejo argumentos razoáveis para impedir um cidadão de possuir uma arma dentro de sua casa. Para reflexão: quantos Brasileiros são favoráveis à união homoafetiva? Por isso, deve-se privar os homossexuais de constituir uma união estável?

    Responda
    1. Marco A Moreira

      A flexibilização do porte de armas , até onde entendo, não visa permitir que qualquer um possa ter uma arma. Ou seja , o futuro proprietário deverá passar por um teste psicológico e demonstrar possuir conhecimentos para utilização da arma. Não é o chamado “liberou geral”. Lembro que a situação nos EUA é bem diferente , pois lá pôde-se adquirir até fuzis. Lembro também que o armamento não poderá ser portado, devendo ficar restrito ao domicílio do proprietário.

    2. Mariana da Costa Conde

      uniao homoafetiva nao tira vidas ! E por isso nao precisa de comprovar capacitaçao inclusive psicologica nao preciso fazer curso para dirigir uma bicicleta ; ja' para um automovel ou aviao é mandatorio !

    3. Mariana da Costa Conde

      unia

  8. Tancredo Fagundes Lins

    Gostaria que a Folha apresentasse os dados empíricos aqui, para comprovar sua matéria. A impressão que dá e já deixou algum tempo de ser impressão, é que a Folha faz um trabalho incessante no sentido de inviabilizar tal projeto, qual seja, o da liberalização da posse de armas por parte dos cidadãos de bem. A rejeição à matéria precisa passar por um debate de mão dupla com defensores e críticos. Assim teremos uma debate justo, verdadeiramente democrático e livre de intoxicações.

    Responda
    1. Rafael Benaque

      Cara, é só olhar os números. De 1980 a 2003, o número de homicídios subiu de maneira muito acelerada. Segundo dados do Ministério da Saúde e do IPEA o número de homicídios passou de 14 por 100.000 habitantes em 1983 para 36,1 em 2003. A escalada parou justamente depois do Estatuto, de 2003. Hoje, apesar de os índices terem voltado a crescer, estamos em cerca de 30 homicídios por 100.000, ou seja, 17% abaixo de 2003. Além disso, há muitas matérias aqui com os dois lados. Vc só tem q ler.

  9. ADRIANO FANELI

    Não tem relação alguma posse através do registro de uma arma de calibre restrito, com maior circulação de armas que para circular com a arma legalmente registrada o cidadão necessita também do porte de arma o que tem critérios bem restritivos .

    Responda
  10. Tersio Gorrasi

    A resistência a mudanças com a comodidade de permanecer numa mesmice conveniente é uma característica do ser humano. Felizmente sempre surgiram pessoas diferentes através da história que enfrentaram essas resistências e venceram, caso contrário ainda estaríamos vivendo em cavernas. Muitos ainda preferem vestir camisetas com fotos de entes queridos e sair em passeatas clamando por justiça, e outros não. Assim é a vida

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A criminalidade se combate com inteligência, algo escasso por aqui. Nossa polícia não investiga, daí a impunidade. Em SP, estado rico, menos de 10% dos homicídios são esclarecidos. O mesmo ocorre com os demais crimes, como o latrocínio, que só cresce. Compreendo o desespero de todos diante desse quadro mas não é armando cidadãos despreparados que essa situação será mudada. Isso é puro diversionismo do Bozo para que o povo não exija políticas efetivas e eficazes para mudar esse quadro.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A criminalidade se combate com inteligência, algo escasso por aqui. Nossa polícia não investiga, daí a impunidade. Em SP, estado rico, menos de 10% dos homicídios são esclarecidos. Compreendo o desespero de todos diante desse quadro mas não é Armando cidadãos despreparados que essa situação será mudada. Isso é puro diversionismo do Bozo para que oblívio não exija políticas efetivas e eficazes para mudar esse quadro.

  11. Luís Cruz

    Estudos, FSP? Estudos? Discurso fácil de mesa de bar, isso sim.

    Responda
  12. ricardo fernandes

    é bom já ir se acostumando com as besteiradas do novo presidente.

    Responda
    1. Marcelo Chaim

      Bom, inteligente e correto é estocar vento. Kkkk

    2. Marcelo Chaim

      Bom, inteligente e correto é estocar vento. Kkkk

  13. Herculano JR 70

    Eu vejo a questão mais pelo prisma de poder ñ pelo fato do sujeito estar armado ou não ou o que vai fazer com ela: proibir é dar mais poder. Um mal maior. Eu sou pela liberdade. O que precisamos e menos poder em todas sas areas. Proibir e dar poder pra ser coagido, apalpado eventualmete, se submeter a policiais e ser acusado de portar sem ter cometido nenhum crime. Como acontece no transito onde mesmo sem causar dano se e multado, preventivamente, pior, engordando a ma fe do poder de estado.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Realmente a passagem de ano foi bastante etílica!

    2. Fabiano Ignácio

      Herculano, ainda sob o efeito da Cereser de ontem? Está cidra ainda vai te derrubar!

  14. Cloves Oliveira

    O maior estudo sobre o tema foi publicado em 2016 pelo Epidemiologic Reviews. O Prof. Julian Santaella-Tenorio da U. de Columbia revisou 130 estudos feitos em 10 países inclusive no Brasil. A conclusão foi óbvia: a restrição ao acesso à armas diminuiu as mortes por armas de fogo, principalmente suicídio. Mas, e aí que está o detalhe: essas diminuições ocorreram em países que previamente não possuía nenhum ou pouco controle, o que não é o nosso caso. O diabo está nos detalhes.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Temos controle? Por aqui os bandidos roubam armas até em quartéis do exército e da PM. Agora vai ficar mais fácil, roubar arma de cidadãos comuns é muito mais moleza, a bandidagem vai adorar.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.