Opinião > A implementação da BNCC deve avançar Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luis da Gouveia

    Antes de ler este comentário, favor ler os outros abaixo que aqui aparecem em ordem invertida. O problema destas jovens é absolutamente objetivo e requer solução objetiva também: uma vaga numa creche para o seu irmãozinho! Há muitos outros problemas objetivos que atrapalham a escolaridade dos nossos jovens e não adiantará nada novos documentos e leis, pois não atacam os problemas substanciais e objetivos!

    Responda
  2. Luis da Gouveia

    Cuidar dos irmãos menores porque as mães não têm vagas em creches para seus filhos. Quando começamos a pesquisa a hipótese é que a evasão das jovens era causada principalmente por gravidez, mas estávamos errado. Portanto, nesses casos, não haveria como uma nova base curricular, por melhor que fosse, resolver o problema da evasão.

    Responda
  3. Luis da Gouveia

    Cultura muito brasileira de acreditar que mudando documentos ou leis se resolvem os problemas, sem resolver as condições objetivas dos problemas. Por exemplo, a grande evasão no ensino médio não se resolverá sem a melhoria das condições materiais das famílias. Orientei trabalho de dissertação de mestrado que identificou num bairro de periferia estudado que o principal item que levava a evasão de adolescentes femininas era ter que ficar em casa cuidando de irmãos menores.

    Responda
  4. José Fernando Marques

    O indivíduo é inseparável do contexto em que se insere. Parabéns aos educadores envolvidos na formulação desse documento, pelo esforço, coerência e persistência. Afinal, o processo está perto da conclusão. Muito bom.

    Responda
  5. Cloves Oliveira

    "Trata-se de um documento técnico que descreve conteúdos e habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes nas áreas de conhecimento, ano a ano." Soa interessante, não fora alguns problemas do mundo real. O primeiro é que nem todo aluno ou toda escola é igual. O segundo é que foca no produto em vez do processo às custas do pensamento crítico e da capacidade de resolver problemas e enfrentar situações fortuitas. E terceiro, tem foco social em vez de foco no indivíduo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.