Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mariana da Costa Conde

    e' assustador como a maioria dos leitores nao parece entender uma unica frase publicada pelos articulistas E entao repetem suas ideologias ( crenças , pontos de vista, impressoes , temores e pressagios ) para ratificar suas ignorancias e desatinos intelectuais ; dialogo so é possivel se ha' enunciado , concatenaçao logica e conclusao ,tudo permeado por clareza no significado das palavras

    Responda
  2. Giovani de Aguiar Santoro

    Os ratos da Folha de São Paulo, travestidos de intelectuais, estão desesperados, botando para fora toda a sua intolerância, preconceito e ódio - tudo isso porque não representam mais absolutamente nada em suas bestialidades que escrevem. Bastou apenas serem confrontados com outros tipos de idéias e pensamentos para que revelassem a sua verdadeira identidade de ditadores e tiranos, os quais estavam monopolizando o conhecimento há décadas!

    Responda
  3. paulo simao

    Alguém já percebeu que a melhor parte doa artigos da FSP agora são os comentários? Se eu fosse o diretor da redação omitiria os artigos e colocaria só os comentários. Estes expressam as opiniões diversas e são uma liberdade de expressão verdadeira. Já os colunistas têm uma fala uniforme, tendenciosa e parcial. Distorcem as notícias e só falam que estão saudosos do Lula, Dilma, Dirceu, Genoíno, Delúbio, Palocci, Eduardo Cunha, Cabral, Pezão, Kassab, Haddad, Garotinho, Sarney, Collor, Gleisi e out

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Até Queiroz, tão recente (só a descoberta, porque já atua a muito tempo) já deixa saudades.

  4. Luis Ferreira

    O nome disto tudo? Trumpiniquismo, a vertente mambempe, tabajara do trumpismo. O de lá ensaiando os passos para a decadência, o de cá começando torto. Ah, o petismo etc e tal? Outra seita messiânica populista apenas que puxando pra esquerda. Fomos de uma a outra, um atraso civilizatório.

    Responda
  5. JOSE CARLOS BEZERRA

    Mito? O que é um mito? Mito é uma narrativa de uma sociedade que procura explicar o origem das coisas do mundo. Existem mitos de cosmogonia, folclóricos, de fundadores, de salvadores e de heróis. Portanto, um personagem não pode ser um mito. Jair Bolsonaro não pode ser um mito. Poderia ser inapropriadamente um herói da narrativa falsa, irreal, ilógica, sem sentido que tomou conta das eleições no Brasil. Os mitos gregos eram povoados de deuses e heróis. Hércules, Jasão, Aquiles, etc.

    Responda
  6. Paulo Reckziegel

    E aproveite para deitar o cabelo! Não gostou, vaza! Democracia é isso, ou aceita ou cai fora.

    Responda
    1. Ricardo Joaquim

      Democracia, antes de tudo, é aceitar as diferenças.

    2. Ricardo Joaquim

      Democracia, antes de tudo, é aceitar as diferenças.

    3. Ricardo Joaquim

      Democracia, antes de tudo, é aceitar as diferenças.

    4. Fausto Lusvarghi

      Isto não é democracia, é autoritarismo!

    5. Mariana Buosi

      Isso é o antônimo de democracia! Nada menos democrático do que o “ame-o ou deixe-o”. Por que não saiu do país, então, quando seu candidato ainda tava longe do planalto?

    6. MARCOS PAGANINI MATTIUZZO

      Vaza? Cai fora? Por favor, poderia me explicar melhor ou desenhar, de onde vieram esses conceitos sobre democracia?

  7. renato soares

    Fico perplexo de verificar que alguns brasileiros possam achar, sinceramente, que o país estava bem há anos. Nós nunca estivemos bem e agora que temos a oportunidade de melhorar a representatividade da nação no mundo, esses mesmos brasileiros parecem querer que tudo dê errado, só porque mudou o comando. Realmente as regras estão sendo alteradas, para nos integrar a uma condição aceita pelo mundo desenvolvido. Todos, digo, a maioria deve concordar que o Socialismo Tropical não deu certo.

    Responda
  8. renato soares

    Fico perplexo de verificar que alguns brasileiros possam achar, sinceramente, que o país estava bem há anos. Nós nunca estivemos bem e agora que temos a oportunidade de melhorar a representatividade da nação no mundo, esses mesmos brasileiros parecem querer que tudo dê errado, só porque mudou o comando. Realmente as regras estão sendo alteradas, para nos integrar a uma condição aceita pelo mundo desenvolvido. Todos, digo, a maioria deve concordar que o Socialismo Tropical não deu certo.

    Responda
  9. André Silva de Oliveira

    O iliberalismo do PT e aliados patrimonialistas, para ficar só no campo ideológico, estava destruindo o Brasil em plena luz do dia. Além disso, Bolsonaro venceu a eleição e é natural que queira moldar as instituições a partir de sua visão de mundo, que se filia à tradição judaico-cristã. A direita conservadora ganhou nas urnas - qual é o galho?

    Responda
  10. Sandro Carvalho

    Belíssimo texto! Parabéns, nobre articulista!

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Úúúúú que lindeza!

  11. eliana soares

    A presença da imprensa livre sempre é importante, e sobretudo em tempos de Bolsonato e seu claro projeto de poder ! Mais do que nunca é preciso esclarecer a população sobre os engodos semânticos que estão sendo veiculados. Este é o caso do termo ideologia. Vamos falar mais sobre isso e esclarecer as pessoas. Demonizar a ideologia de antes do atual governo é tão somente retórica!

    Responda
  12. tulio viana

    Tristeza, tristeza pura, pobre país assim jogado as piores bizarrices com áurea de um novo tempo. Caímos num abismo de ignorância, cegueira, arrogância, fundamentalismo e tudo de pior que essa sociedade ocidental guardou nos baús da miséria da alma. Mas nos pântanos podridos flosrecem lírios.

    Responda
  13. João Pedro Sousa

    Parabéns pelo texto Marcos! É exatamente isso, o presidente deve achar que não tem ideologia, quando o o que se vê é que quer implantar sua propria e isso contradiz o proprio discurso.

    Responda
    1. Paulo Reckziegel

      Errado! Impor a "sua" não, mas a da maioria que o colocou no poder. Pense antes de escrever qualquer bobagem.

    2. Jesse alves de almeida

      De fato. Eu sempre me perguntei: direita não é ideologia?

  14. Michel Henrique Martins

    "...plateia representada por Simpsons vestida de verde e amarelo". Se algum seguidor do Bolsonaro usar esse mesmo termo "Simpson" direcionando aos perdedores, logo teremos todos os artistas, cineastas, defensores do raio que o parta dizendo que foram humilhados, atacados, surrados, dedada no olho, puxão de cabelo e etc. Atacados por gente do "coiso".

    Responda
    1. Sandro Carvalho

      Sempre querendo justificar os próprios erros apontando para os erros do PT - essa é a direitinha brasileira, tão falaciosa que faria Maquiavel sentir vergonha alheia. PT virou oposição, velho. A campanha eleitoral terminou, a direitinha virou situação e passou de pedra para vidraça, pois os papéis se inverteram.

  15. Airton Oliveira

    A imprensa geral - com exceção dos escolhidos por Bolsonaro, pois concordam com as ideias dele - deve anunciar o tom da conversa a partir do tratamento dispensado a ela na posse do atual presidente. Toda a imprensa deve fazer o povo notar o cinismo, o falso moralismo, a mentira e a covardia nos discursos bolsonaristas, que é importante lembrar: são iluminações divinas.

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Eu leio o Olavo enquanto o rapaz lê o 'o encantador de b-ur.ros', sem entender nada.

    2. Airton Oliveira

      Hildebrando, deixa a paranoia de lado. Tá vendo?! Você fica lendo só Olavo de Carvalho... kkkkkkkk

    3. Hildebrando Teixeira

      Rapaz, você está muito mal informado; o que você pede é impossível de fazer pois quem pratica o que você acusa é exatamente a mídia tradicional, embora já façam a uns 40 anos algo bem pior do que você sugere, com Bolsonaro ou qualquer outro liberal que ameace a hegemonia cultural marxista. Quem manda ficar lendo só a Foice e os sites esquer-din-has que enricaram com dinheiro da Petrobrás...

  16. Hildebrando Teixeira

    Como dito, Bolsonaro e equipe nunca esconderam suas crenças liberais e a valorização da cultura ocidental, judaico-cristã, comprovadamente melhor, pelo menos para a maioria, do que a crença marxista defendida pelo mistificador da Foice, embora ele jamais admitirá. Como escrito pelo Pondé, o marxismo sem mentiras não se sustenta, simplesmente não existe; o mesmo digo sobre o artigo e sobre a carreira de quem o escreve.

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      É daí que se deduz, Eduardo: a esquerda mentiu sempre e seguirá mentindo enquanto existir.

    2. Eduardo Luiz De Faria

      Nada se sustenta sem mentiras.

  17. Hildebrando Teixeira

    Bobagem ou picar-etagem intelectual é o que se lê no artigo, que usa argumento liberal já citado aqui por mim (que nada tenho de intelectual) justamente p/ desmascarar as farsas de doutrinadores da seita marxista na Foice; o deste artigo, embora admita estarmos adotando a ideologia liberal, encobre, como sempre encobriram, a ideologia que está sendo substituída, a marxista, que o doutrinador professa como "se fossem a verdade divina" só que não assume; já Bolsonaro nunca escondeu suas crenças.

    Responda
  18. Leticia Ferreira

    O pior é que esse comportamento é aclamado por muitos, o que demonstra nossa mediocridade. As pessoas aplaudem os absurdos ditos por esse pessoal totalmente despreparados, tecnicamente nulos, mas revestidos de uma falsa aura de "ungidos". O delírio com os meninos de azul e meninas de rosa já seria de todo ridículo pois reproduz um clichê. Porém, dito por uma ministra de Estado, revela o nanismo mental e cultural que passou a vigorar desde o 1 de janeiro.

    Responda
  19. José Ricardo Braga

    Vai parar não... ;)

    Responda