Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. pedro josé barbosa monteiro

    O senhor ministro das relações exteriores encontrará novos mercados, sem viés ideológico, nem que seja no Além.

    Responda
  2. Lucio Braz

    Só resta esperar por 4 anos de bozolixes e rezar para sobreviver e, então,o povo ir nas ruas paradefinir um novo “mito”, “salvador”, “jesus cristo brasileiro” ou qualquer outra coisa contra os novos tralhas do momento, neste caso bolsotralhas e aguardar por um futuro melhor, que se acaba com a posse do novo presidente, e voltamos para a retórica. Brasil, o país do futuro que nunca chega.

    Responda
  3. Lucio Braz

    Só resta esperar por 4 anos de bozolixes e rezar para sobreviver e, então,o povo ir nas ruas paradefinir um novo “mito”, “salvador”, “jesus cristo brasileiro” ou qualquer outra coisa contra os novos tralhas do momento, neste caso bolsotralhas e aguardar por um futuro melhor, que se acaba com a posse do novo presidente, e voltamos para a retórica. Brasil, o país do futuro que nunca chega.

    Responda
  4. EVANDRO SADA FARIA

    Tem que ir na fonte. O que pensam os Generais?

    Responda
  5. José Antônio

    E também a Venezuela, em crise momentânea, poderá retomar compras no Brasi. "que o lucro que o Brasil teve no comércio com a Venezuela, apenas em 2012, quando o superávit com aquele país foi de 6 bilhões de dólares - ou quase 20 bilhões de reais, com tudo o que isso representa em termos de empregos - líquidos - em nosso país para possibilitar a exportação de bens nesse valor." O problema é que Camisas Amarelas não sabem negociar.

    Responda
  6. JOSE LUIZ ADALBERTO BRUNETTI

    Tá na cara que este 'palpiteiro' é escolado no marxismo cultural, Frankfurt, etc. Nunca entendeu nada de economia, não é do ramo. É mais um despeitado com o fim do reinado da mídia 'inteligente' sobre o povo. Bon voyage!

    Responda
    1. Robson Ramos

      Lógico! Quem entende é você, que aliás, sabe tanto que se nega até a rebater o conteúdo. Brilhante...

    2. Julio Shiogi Honjo

      Numerus stultorum est infinitus. Mias um!

    3. Wilson Filho Moura

      Acho sempre muito curioso como os radicais costumam desautorizar quem fala contra suas próprias convicções. Este "palpiteiro", tem conhecimento e formação e está na estrada antes do governo lula. Achei seu artigo equilibrado e concordo com cada linha. E olha... Só porque concordo não sou comunista, marxista e comedor de criancinha no cafe da manhã, tá bom?

  7. Waldo Assahi

    Boa coluna. Apenas quero discordar quanto a pouca importância que o articulista deu ao discurso do chanceler. Afinal, trata-se do Itamaraty, e diplomacia é uma arte que pede uso ponderado e justo das palavras. Não se constrói uma boa diplomacia com discursos delirantes.

    Responda
  8. Sandro Carvalho

    Parabéns pela análise, Vinicius. O novo governo claramente incursiona pelos terrenos nebulosos das teorias conspiratórias, e, acredite!, não é Bolsonaro quem governa: é Olavo de Carvalho, o teórico da conspiração.

    Responda
  9. Marco Athayde

    Qualquer coisa é melhor que a política externa petista. Qualquer coisa.

    Responda
  10. Fernando Marques

    Nosso governo tem como retórica máxima "acabar com o comunismo e socialismo". Então, nada mais sensato do que ele romper com Cuba e Venezuela, afinal são ditaduras não democráticas.Mas, sendo assim, deveremos também romper com a China, maior ditadura comunista do mundo, sem democracia, governada pelo Partido Comunista, com censura e aliciadora de jovens do mundo todo com oferta de produtos baratos fabricados com trabalho semiescravo.Se isto não ocorrer, tudo que este governo prega é hipocrisia.

    Responda
    1. Luís SA

      Nem a Opus Dei utiliza mais expressões como comunista, socialista etc, para os regimes da China, Cuba e Venezuela. Somente os seguidores de Olavo de Carvalho (não foi admitido nem no ensino médio, portanto um desescolarizado) insistem em tamanha aberração. E como fica o trabalho análogo à escravidão nos EUA (amigo dos Bolsonaretes) conforme relatório do senado brasileiro, assim como as centenas de denúncias de trabalho escravo no Brasil? É o velho, faça o que eu mando, não faça o que faço.

    2. Brites Delane Gomes dos Santos

      Que na verdade nem comunista são propriamente. É um país altamente capitalista, porem com regime autoritário. Prova de que uma economia de país maravilhosa não significa necessariamente uma vida boa ao seu povo.

  11. Wilmar Brito

    BR e Anos Assombrações = Manzorracracia pura = até o membro fantasma nas manzorra.das !

    Responda
  12. Brízido Galeano

    Bons tempos os governos de Lula, Dilma e Temer. Não me lembro do Vinícius ter feito reparos quando o trio fazia negócios ideológicos(às vezes suspeitos) com a Venezuela, Cuba e alguns países africanos. A conta está chegando com calotes, que no final das contas, vai sobrar para os contribuintes. Mas, para o sebastianista Vinícius, os tempos foram de ouro!

    Responda
  13. Claudio Alves

    Artigo carregado de viés ideológico. Alguém deixou de negociar com os EEUU porque o Trump fez pronunciamentos duro?

    Responda
    1. Maria Lopes

      Comparar o poder dos Estados Unidos com o nosso é delírio dos grossos. Pense melhor - Tico e Teco de férias? Insolação?

  14. Eduardo Luís Figueiredo de Lima

    Já dizia o Barão de Itararé: da onde menos se espera é que não vai sair nada mesmo... Quatro anos de retrocessos e trapalhadas temos pela frente.

    Responda
  15. Antonio Celso Carvalho

    A todas as baboseiras do texto escrito por um canhoto. Os países sérios, que negociam com o Brasil dão pouca importância as falas governamentais, eles sabem que são só retóricas. Com exceção de alguns países com autoritarismos extremos e medo de perder o poder como foi Cuba retirando os mais médicos, tchau queridos!..

    Responda
    1. Ricardo Candido de Araujo

      Mesmo? Mande o Bozo "estreitar laços" com Taiwan, ou até mesmo a reconhecer como país. Depois me conta o resultado... Melhor ainda! Transferir nossa embaixada para Jerusalém! Desde que, é claro, consiga culpar "os comunistas" pelo desemprego em nossa indústria de aves... Vá se informar, parvo!

  16. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Muito bem meu caro Vinicius. Excelente matéria. "(...)conversa faz parte do universo da razão(...)". A experiência está soprando aos meus ouvidos que esse Ministro do Exterior não deve permanecer no cargo por muito tempo.

    Responda
  17. HUMBERTO M ALMEIDA

    Brasil vai voltar 20 anos e demorar uns 10 p retomar rumo. Governo guiado por astrólogo...filme triste.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Seu raciocínio está 18 anos atrasado.

  18. Jacqueline Santana

    O papel do Bolsonaro foi de tirar o PT do poder. Isso ele já fez, missão cumprida! Não espero nada mais desse governo.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Quanto otimismo!

  19. Jose Walter Da Mota Matos

    Ameaça por enquanto só os dos derrotados na urna que fazem questão de torcer contra um governo que já está sendo melhor do que o que ocupou o poder por treze anos.

    Responda
    1. Raphael Machuca

      Que ameaça, cara pálida? O sucesso ou o fracasso do governo Bolsonaro será fruto de seus próprios méritos, de suas próprias ações, não de quem torce contra, a favor ou não torce.

  20. Alfredo Azevedo

    Tem ameaça não. Esse palavróvio estranho, segue ainda a batuta de campanha e tem como alvo essa essa massa que imagina que montanhas de movem a força de gritos . Ao fim e ao cabo o que se imporá será a realidade impassível que seguirá seu rumo, se impondo e atropelando esses serôdios "Quixotes" exóticos ao sul do Equador. Oh Glória!

    Responda
    1. Maria Lopes

      Seu comentário é legal mas posso pedir que poupe o cavalheiro da Mancha desse dissabor? Ele merece melhor. E Cervantes jamais concordaria com a companhia...

    2. Maria Lopes

      Seu comentário é legal mas posso pedir que poupe o cavalheiro da Mancha desse dissabor? Ele merece melhor. E Cervantes jamais concordaria com a companhia...

  21. MundoRay Alves

    Pô, cara! Esses excelentes artigos, esclarecedores, pontuais, devem estar "azoretando" pra bebéu as cabecinhas dos batedores de panelas, patos-amarelos bolsominions. "Quem mandou votar no home"?!!

    Responda
  22. Felipe Araújo Braga

    "Não precisamos comerciar com a populosa China, nem com os imensos territórios islâmicos ou com a Europa globalista e a América Latina bolivariana. O Mito nos fará ricos apenas tendo relações com os EUA e Israel! Aos quais seremos subservientes!"

    Responda
  23. Cristiano Jesus

    Sabe como se faz uma Venezuela? Não é com ideologia bolivariana. Até quando Hugo Chaves tomou um "¿Por qué no te callas?" as coisas estavam sob controle, porque o mundo ainda dependia do petróleo venezuelano. Foi só resolverem esse problema e o país afundou. Em que o mundo depende do Brasil? A hora que os parceiros comerciais começarem a partir, serão os brasileiros a serem expulsos do Chile, Colômbia, Uruguai como fizeram como nossos vizinhos em Roraima. Provarão do próprio remédio.

    Responda
  24. Vitor Viola

    O que querem esses seres assombrosos com todo esse discurso? Talvez pensem em criar uma marca própria de administração para se diferenciarem dos "comunistas" que odeiam. Mas o "soft power" brasileiro, a imagem do país, uma vez atingida não se reconstroi facilmente no mundo. São id iotas, simplesmente.

    Responda
  25. luiz felipe lopes de britto

    Ou assombrações na FSP? Porque enquanto a China enriqueceu o Brasil empobreceu.

    Responda
  26. Antônio Carlos de Paula

    Provavelmente isso aconteça! Infelizmente colocaram o país nas mãos de fanáticos fundamentalista.

    Responda
  27. Cloves Oliveira

    Um dos equívocos dos governos petistas foi misturar comércio exterior com amizades e tapinhas nas costas. Negócios, negócios, amigos à parte. Como dizia C. Vanderbilt, "não existe amizade no comércio", principalmente no comércio exterior. Tomemos o exemplo do café que exportamos para a China um dos comércios mais desiguais do mundo, pois quem produz é quem menos ganha. Suponhamos que por amizade solicitemos que a China abra mão do lucro importando o produto acabado. A resposta será obscena.

    Responda
    1. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

      Cloves Oliveira, você foi ao ponto certo com relação à pauta de exportação brasileira. O café, um dos itens mais importantes de nossa pauta, é exportado em grão verde para os países que finalizam o produto para colocá-lo à venda aos consumidores. A Itália, França, Suíça etc. compram de nós os grãos verdes de altíssima qualidade, processam-nos e revendem-nos a preço de ouro. Há ainda outra disfuncionalidade no item café no Brasil: o país não pode comprar café verde de outros países.

  28. Adonay Evans

    De um momento para o outro, pode não acontecer nada. De uma hora para outra, concorrentes podem não estar disponíveis para substituir o Brasil nesses produtos, mais frango/suíno/milho, que o artigo não cita. Mas pode ocorrer a médio e longo prazo. De imediato, deve conter a expansão desses setores. Paulo Guedes vai ter trabalho com seu colega. Produtores rurais e usineiros, deveriam lotar, já, com seus tratores a Esplanada dos Ministérios. Economia moderna sim, aiatolás no governo não.

    Responda