Demétrio Magnoli > O Deus deles e o de todos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Mais um texto brilhante! Vale a folha!!!
Excelente, maravilhoso!
Deus protege o Queiroz? Se não protegesse, ele já teria ido depor.
Excelente artigo! Por favor alguém envie este belo e esclarecedor texto ao clã dos boçais , pedir a leitura seria demais mas quem sabe o texto mastigado e resumido!
Excelente artigo. Deixem Deus em paz, ele não pode ser responsabilizado por esse Febeapa.
Olha, como todos que conheço quero muito que esse governo dê certo, que o paÃs saia do caos em que se encontra. Mas o artigo do Demétrio está perfeito: não pode haver a mÃnima interseção entre polÃtica de Estado e religião, ainda mais num paÃs heterogêneo como o nosso.
Vejo que alguns grupos se "aproveitaram" da desilusão e cansaço de nossa população com a polÃtica tradicional e seus mal feitos....Além disso muitas pessoas estao cegas achando que o combate a uma pseudo doutrinação de esquerda é a solução para os "problemas do Brasil" ...
Cadê o meu comentário Censura ???
Jesus Cristo não é de esquerda ou de direita, Jesus Cristo é a verdade. Simples, total e exclusivamente isso, aos que crêem. Um cristão idôneo não reduz o evangelho a nenhum proselitismo polÃtico-partidário. O reino de Deus não é deste mundo e não é o mundo que devemos transformar, mas a nós mesmos, "para que saibamos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus" (Romanos 12:2).
O autor vem se firmando como um dos mais lúcidos do cenário polÃtico atual, na minha opinião. A análise que fez do uso da figura de Deus pelo atual governo foi precisa. Realmente fica fácil fazer polÃtica invocando uma figura mÃtica e inalcançável e que valida todos os aros de quem está no poder. Qualquer semelhança com as instruções que Maduro dizia receber do "espÃrito" de El Comandante não é mera coincidência.
O Deus natureza nos deu um território maravilho para construÃmos uma grande nação, mas por diversos fatores históricos temos uma elite terrivelmente diabólica que por interesses mesquinhos atrapalha esta construção. Infelizmente, seus asseclas estão no poder.
Deus, por onde anda o Queiroz?
Enfim, prefiro uma cultura que derive do cristianismo que prega o amor e a tolerância, do que uma cultura que derive do marxismo, que prega a intolerância e a anulação da consciência individual. Nada a ver com guerras santas, quando o cristianismo foi usado por imperialistas.
É a cultura ligada ao cristianismo, est-úp.ido! E não a liturgia, que é problema dos carolas! O ser humano não vive sem uma crenças fortes e os que viviam foram extintos. E toda crença forte termina em um pacote cultural, a maioria dos brasileiros escolheram a cultura ocidental apoiada no cristianismo, nacionalismo e no liberalismo, e vocês, que tentaram nos impor com mentiras o marxismo e não conseguiram, deviam respeitar a maioria parar de encher o saco.
O ser humano não vive sem comida. Crenças são inúteis e frequentemente maléficas à humanidade. Me diga quando existiu essa sociedade sem crenças extinta. Foi a famÃlia dinossauro? E nacionalismo é refúgio de cana.lhas e assassinos.
Por ora num lugar bem melhor que o guru do Evandro, o tal Pixuleco. Afinal, lugar de bandido é na cadeia.
Precisamos de razao, precisamos nos aprofundar nos valores iluministas, precisamos esquecer essa coisa grotesca que é a religião. O Brasil precisa despertar de seu sono dogmático (perdão por invocar kant), mas e isso. Erramos ao eleger Bolsonaro e seus fanáticos. Erramos feio. E preciso agora consertar o erro.bola pra frente, cidadãos.
Um discurso iluminista que honra "o corpo (e a alma) da pátria". Magnoli comove com o uso da razão.
O que podemos esperar de um governo eleito com o apoio da bancada BBB(BÃblia, Bala e Boi) ? E haja laranja, assai e goiabas.
A religião é a principal arma de adestramento humano, usada desde sempre e ainda bastante efetiva. Parabéns pelo texto.
Brilhante texto do Demétrio, parabéns!
parabéns ! artigo iluminado! fico o Deus de Jesus Cristo :Justiça, igualdade, o reino de Deus é de todos...
O Reino de Deus foi aberto para todos, mas existe o livre arbÃtrio.
O homem é que faz Deus à sua imagem e semelhança. E um Deus que se pareça com Bolsonaro é como as partes mais assustadoras do Antigo Testamento.
Parabéns Demétrio, foi a análise mais racional e coerente com o momento atual. Precisamos ficar vigilantes, nossa democracia conquistada a duras penas, não pode ser maculada.
em milhares de anos da história, milhões sofreram/padeceram "em nome de deus"
Engraçado que o articulista convenientemente esquece da comédia que o Haddad e Manuela fizeram , Folha Bews ou Fake News prefiro Fake é mais honesto !
Fé em Deus e unha no próximo. Kkkk kkkk. Começam a falar muito em famÃlia e religião,eu fujo. Não precisa crer ,tem que gritar que crê,hipocrisia por aqui desde 1500.
Tenho a impressão de que o Demetrio começa a sentir saudades dos comunistas do lulopetismo! Éramos felizes e nao sabÃamos! kkkkk Tal como o outro ideologo da direita racional e civilizada, o Reinaldo Azevedo, eles parecem estupefatos com nosso súbito retorno à Idade Média!
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO, amei o seu comentário. Realmente, temos que ficar atentos para que este governo não faça os terroristas radicais ficar com inveja das polÃticas estúpidas e moralistas deste governo.
Coluna vergonhosa e faltando ao respeito com o Bolsonaro. Ele não está usando o nome de Deus em vão, como João de Deus, como a Inquisição e como todo o sacerdócio nacional que não paga tributos. O Mito menciona Deus de maneira a pensar no Bem para o paÃs, ter a comunidade como prioridade, não o ego de alguns dirigentes como todos os que tivemos desde a Democracia Imperial a partir de 1985 (exceto Itamar). Quando vocês vão começar a respeitar o voto da ampla maioria da Inteligência Brasileira?
Respeitar o voto da maioria? Esse sua frase é totalmente tola e sem siso. O articulista está argumentando numa tentativa de compreender os eventos e descrevê-los. O fato de que sr. Bonaparte o sobrinho, que viraria a ser Napoleão IiI, tenha ganho as eleições presidenciais de 1848 contra o liberal Lamartine e o genenal Cavaignac, não foi um ucase proibindo Hugo ou Thiers de criticar o malandro. A vitória da patroa do Valdeci em 2014, a tartamuda Dilma, não significou uma interdição ao pensar.
Inteligência Brasileira = brasileiros com ensino fundamental completo. Mais de 60% votaram em JB.
Mito? Maioria da inteligência brasileira? ver o nÃvel do discurso do eleitor de bolsonaro. Esse mito ganhou na sua região, em Pernambuco não passa de um fascista, que usa a fé cega para dividir nosso paÃs e reproduzir ódio. Como cristão me sinto ofendido quando ele fala o nome de Deus
"O erro da ditadura foi torturar e não matar". Você acha que Jesus falaria isso? Essa é só uma das dezenas de frases irresponsáveis ditas por ele. Isso é pregar a paz? Nos poupe do seu discurso hipócrita amigo. Pode falar o que quiser, mas não venha nos dizer que ele está a favor de promover a paz.
Kkkkkk kkkkkk kkkkkk, desculpem estou com cólicas de tanto rir kkkkkk “ampla maioria da inteligência brasileira” kkkkkk kkkkkk kkkkk
É pra rir ? ha, ha, ha! "O mito menciona Deus .." hahaha ! E outra, esse Bozo não merece respeito algum, na medida que ele não respeita quem não seja bozominions .
Artigo como esse é um deleite à racionalidade. O nome de Deus em vão - inclusive para enriquecer e doutrinar - é utilizado de forma hipócrita. Lástima.
Concordo 100%. Parabéns!
Esses caras acham que foram eleitos para comandar uma igreja não para governar um paÃs!
Racionalidade....a mesma que suporta, engrandece e incentiva a mentira, o roubo e que os fins mais do justificam os meios.....já tem um racional enjaulado em Curitiba...outros aqui e alÃ....mais, muito mais racionais à caminho...
Ser ateu é mais é mais edificante....e achar que não terá que prestar contas a ninguém e em lugar algum é mais recompensador.
“E o homem, em seu orgulho, criou Deus, a sua imagem e semelhança.” - Friedrich Nietzsche
E um ridiculo o que presenciamos em 5 dias deste governo. Quer se apossar das nossas consciências para manipula-las em nome de Deus. É um intolerável absurdo. Mais uma vez, parabéns para a Folha pela diversidade de colunistas.
Diversidade é a palavra exata....igual a um zoológico......tem os com penas e tem também os com pelos....
Análise perfeita!
Muito bom! Triste é que ao brasileiro médio seja negado o acesso a uma educação de qualidade suficiente para compreendê-lo. Platitudes continuarão hegemônicas no debate polÃtico, como sempre.
Muito bom o artigo do Demétrio, com embasamento histórico e conhecimento. O que faltou foi uma análise comparativa, muito importante para o equilÃbrio dissertivo. Poderia comentar sobre os deuses (entidades que justificam e regem todas as ações) do socialismo, com Marx, Angels, Gramsci. E olhe que essas ações significam roubar, dividir a sociedade em nós e eles, aparelhar e usurpar o estado, controlar a imprensa, eliminar a democracia e até matar (aqui Celso Daniel e 100 milhões mundo afora.
Excelente artigo.
Ernesto e Damares , essa dupla vai nos proporcionar fortÃssimas emoções. O circão tá armado!
É um quarteto,no mÃnimo, e faltam dois aà nesse circo, pelo menos.
Terra arrasada deixou o PT.
“Deus deseja prevenir o Mal, mas não é capaz? Então não é onipotente. É capaz, mas não deseja? Então é malevolente. É capaz e deseja? Então por que o mal existe? Não é capaz e nem deseja? Então por que lhe chamamos Deus?” - Epicuro
Já se diz que foi o lulo petismo que deu vida ao “bolssonarismo”. Deste fato resta o temor. SaÃmos de uma ideologia de uma esquerda de fancaria que perdeu a eleição. Que de esquerda não tinha nada. Um caudilhismo tÃpico latino. Para cairmos em outra, esta sim, ideologia que quer transformar o Brasil em uma república teocrática. Uma espécie de Estado Islâmico, mas da cultura ocidental. Muito tupiniquim!
Brilhante!
Excelente Magnoli, pegou o ponto certo da crÃtica, inclusive teologicamente, muitos padres e pastores deveriam ler.
Vou levar esse texto que está excelente e o do Mário Sérgio Conti (Cavalgaduras à caça de Marx) para ser lido na Escola BÃblica amanhã na minha comunidade de fé. Se não voltar mais é que minhas sugestões de leituras coincidiram com o Culto da Fogueira. Bem isso, o Bozo queria voltar 50 anos e já voltamos mais de mil.
Perfeito. Um problema de colocar Deus na polÃtica é que há controvérsias sobre sua natureza. Quando o chanceler fala na tradição judaico-cristã certamente está incluindo os judeus, até pela proximidade de Israel do novo governo. Mas inclui os muçulmanos? Sunitas, xiitas ou coluna do meio? E toda aquela população da Ãndia para o leste da Ãsia que tem uma raiz religiosa bem diferente?
Concordo plenamente com a análise do Demétrio Magnoli.
E sumiram os adoradores do "novo salvador"!!! ... E disse eles: mito, mito, mito!!! Oh povinho alienado!
A rigor é a inversão da lógica, da fÃsica, da leis do universo e de tudo, é Deus sendo imagem e semelhança do homem errante e errático, colocaram o Criador na caixinha ou na garrafa, e que ele Ele faça tudo que nós mandarmos, é o Deus marionete!!
Dessa vez, foi preciso!
Como sempre, excelente!!!
A Constituição de 1988, foi promulgada com a proteção de Deus. (Preâmbulo)
A religião em si sempre foi usada como objeto de opressão dos “grandes” contra os “pequenos”. Sem novidades no front.
Sempre não.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > O Deus deles e o de todos Voltar
Comente este texto