Ilustríssima > Bolsonaro inaugura o presidencialismo de assombração, diz Renato Lessa Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Excelente análise, perfeitas colocações. Assino embaixo e doravante só chamarei esse governo de Presidencialismo de Assombração. Ainda bem que há gente pensante neste paÃs que elegeu esse incompetente.
Desonestidade intelectual, má-fé [ Sartre ] ou identificação projetiva. Todas as quadro Ps se aplicam ao PT/Lula. Muito interessante!
PPP - quem usa a expressão exterminar a oposição, o nós contra eles? e Cuba e Venezuela são paÃses onde os adversários podem existir? E na União Soviética e satélites? PHM - quem fala em democracia direta? quem é o chefe além de Lula? PP - quem exaltava o nacionalismo contra o imperialismo ianque? quem falava em defesa das nossas riquezas e criava Estatais para saque? PAM - quem é inimigo do duplo, não admite erro, nunca faz autocrÃtica e propaga uma ideologia obsoleta?
Tempos muito difÃceis pela frente ... A ignorância no poder ... Precisamos de luzes para clarear o caminho ... Sou Renato Lessa por inteiro ...
Alguém acha que o Bozo e seus Minions são capazes de ler e entender uma matéria desse nÃvel? Só mesmo implantando o comunismo no paÃs e botando esses caras para estudar! Quem sabe não melhoram na 5a ou 6a geração!
Excelente análise, professor. Precisamos muito contar com esse esforço de compreensão do difÃcil momento que atravessamos.
Cara Maria, quando foi que o paÃs atravessou uma situação melhor? É muito fácil fazer previsões catastróficas através de uma análise superficial. Quando Lula assumiu o poder em 2002 as previsões eram tão sombrias quanto à s de agora e no entanto Lula fez um governo prá lá de razoável. Concordo que alguém mais preparado seria muito melhor mas qual escolha seria melhor? Um fantoche ou um polÃtico chucro que fala besteiras sem pensar mas ainda não as praticou?
Em que planeta essa criatura vive? 'maior liberdade polÃtica e cultural vividos pelo paÃs'.?Sobre a cultura eu ate conckrdo, mas liberdade politica? Serio isso? Aqui houve liberdade para o estelionato eleitoral e o roubo deliberado de dinheiro publico. Eu prefiro alguem tosco, do que um pomposo que faz tudo ao contrario dps de eleito. A faculdade do articulista so serviu para uma coisa: transformar o cerebro dele num monte de nada.
Você acredita mesmo que, uma equipe pautada (e alguns indicados) por Olavo de Carvalho e um Economista com a visão visceral de Paulo Guedes, tem alguma chance de dar certo???Sim tem. Para o Skaf tavez.....famÃlia Setúbal......
O senhor Laerte Martins escolheu um péssimo lugar para entornar sua ignorância.
Professor, apesar de eu não ter entendido quase nada do que o Sr. escreveu, (gosto de ler) jamais o mandaria morar na Venezuela ou em Cuba. Apenas o reverencio com todo o respeito que um professor merece.
Realmente precisamos melhorar o nÃvel de educação das pessoas... Alguém dizer que este texto é “pura retórica” (no mau sentido de “retórica”) é o fim do caminho. O texto é lúcido e resume muitÃssimo bem a situação atual do paÃs. Infelizmente talvez nem 10% da população (inclusive a classe no poder hoje em dia) consegue entender os intertextos desta maravilha de artigo!
Realmente falou bonito mas também não(infelizmente) entedi quase nada É pura retórica
Assombrações são "experiências vivenciadas ou testemunhadas por alguém sem possibilidades de comprovação". Lessa mostra-se tão assombrado que produz um texto prolixo e confuso e como toda assombração só ele consegue ver o que escreve. Além dos "cadáveres do impeachment" dos "ressentidos do lulismo" Lessa inaugura uma nova categoria os "assombrados da esquerda". São sonâmbulos, que não conseguiram acordar ainda do sonho lulopetista
Sr. Lessa, vá morar na Venezuela ou Cuba, lá nao tem assombração.
Deve ser mais uma boneca Barbie do Bozo!
Baixaria de quem: 1) não leu o texto, mas, se o tivesse lido, não o entenderia; 2) não tem argumentos para rebater o texto maravilhoso do professor e, portanto, recorre à agressão gratuita.
Deve ser uma intelectual "bozó"... se o texto não saiu no SApp, eles não vão compreender nunca. Um homem do quilate do Professor Lessa, mora onde ele quiser. Qualquer paÃs que tenha um governo com o mÃnimo de sanidade, teria o maior orgulho de ter o Renato Lessa na lista de seus notáveis. O que fizeram com o Brasil?!?!!
Sensacional! Isso é muito a cara do Brasil de hoje! Um professor de filosofia, pesquisador associado da Universidade de Paris, escreve um artigo citando Klemperer, Sarte, Wittgenstein... e a leitora-ogra responde: “Vai pra Cuba!” Só para atualizar, agora não é mais pra Cuba, agora é “Vai pra ponta da praia!”
Moça, mas que resposta mais original e inteligente hein? Quantos livros vc teve que ler pra ser assim?
Excelente artigo, a assombração contra os avanços do processo civilizatório, o irracionalismo se contrapondo a compreensão racional das contradições sociais.Infelizmente, o cenário que implode a razão, não vem apenas pela direita, a esquerda pós moderna também está prenhe de irracionalismo. Por isso, o atual combate nas trevas ! Um choque de realidade pode ser fundamental para uma retomada com os pés no chão, sai Hegel e entra o seu sucessor, pré condição para a inversão dialética!
O articulista, muito mal articulado por sinal, não deve ter espelhos....senão veria um espectro de humano ou mesmo nada....assombrações não tem reflexos...
Há anos "Manzorracracia" com Lógica Paraconsistente Painhoão "nesse gov há e não há obrigação de honestidade" p/ união, estados e 5570 municÃpios = BR@dão demais
Mais um(a) petralha nervosinha(o) porque perdeu.
Você se enquadra direitinho no PHM... Zero capacidade de argumentação, a não ser o chavão anti petista!
Nossa Hamilton, como vc é inteligente e articulado né? Quantos doutorados vc fez pra ficar assim?
Manzorracratas destruÃram gigante dorminhoco ! * Até membro fantasma nas manzorra.das ! Arte dactÃlica das trevas !
Fazer esse tipo de análise de um governo empossado há apenas 4 dias é no mÃnimo parcial. É prudente e honesto esperar pelo menos os 2 primeiros anos, para aà então fazer uma análise baseada em fatos e não em conjecturas e ideologicamente contaminada. Não sou eleitor de Bolsonaro e nem de qualquer outro candidato(a) nestas últimas eleições, nas quais não votei, mas como brasileiro e contribuinte espero que esse governo mude o Brasil para melhor,
Pelo andar da carruagem já dar pra ter uma ideia até onde ela vai...
Os efeitos do governo previdam sim de tempo, mas uma análise filosófica de seus termos não!
Verborragia de esquerda alucinada.... Haja paciência... Aguardem o trabalho do governo Perderam a eleição, Simples assim
Maravilhoso!!! Parabéns Lessa!
Sugiro ao colunista que ao invés dessas divagações toscas que nada acrescentam de útil, aguarde os resultados deste governo que mal acaba de tomar posse. Talvez daqui a uns dois anos esses resultados mostrarão se tem ou não razão
Até lá será que o Queiroz já terá aparecido pra explicar o inexplicável?
Se tivesse entendido o texto, compreenderia que autor não fala do que poderá ser, mas do que já é.
Ótimo artigo, parabéns. Vou reler. Uma alternativa é o presidente falar menos, deixar a equipe trabalhar. E precisam urgentemente de porta voz, media training, equipe boa de comunicação. E os garotos tb ficarem quietinhos, por favor, para o bem de todos nós!!!!!
Ou seja, continuar com a estratégica de campanha, fugir se debates, inundar net de fake news e abusar do discurso teológico que coloca a oposição como ateia, imoral, infiel e corrupta. O presidente é um completo despreparado. Triste!
Excelente texto!
O tÃtulo me lembrou da frase do Marx sobre espectro que ronda(va) a Europa. O espectro de que todos os governos tem medo hoje em dia é a rebelião repentina, como a greve dos caminhoneiros, ou junho 2013, ou o recente quebra-quebra na França. Negar o aquecimento global e a necessidade de um combustÃvel mais caro via impostos é uma forma de ceder à turba. Associado a isso está o antiglobalismo, que é uma espécie de irracionalismo. As turbas são sempre locais, e à s vezes chegam à presidência.
Também acho importante excluir a greve dos caminhoneiros desse rol, pois foi capturada em grande parte pelos setores mais regressivos e atrasados de nossa sociedade!
A greve dos caminhoneiros não se enquadra na sustentação marxiana. A primavera francesa é o exemplo melhor acabado.
A esquerda do Brasil tem a direita que merece. Os dois são faces da mesma moeda, espelhos de si mesmo, irmãos, até nos argumentos. Socooooorro.
Enfim, tudo isso para agradecer ao Renato Lessa pelo excelente artigo, que terei que ler muito mais vezes para apreendê-lo melhor. Bela argumentação, escrita de forma bela, simples clara. Não fosse o presente não teria tido a oportunidade de lê-lo, como outros artigos da Folha, todos de excelente qualidade. Parabéns Folha , obrigada Bolsonaro.
Parece que para algumas coisas o bolsonarizmo veio para melhor, evidenciou que uma parcela da população ( a menor) pode deixar de lado alguns comportamentos louváveis como o respeito à s diferenças, a solidariedade, a caridade, enfim ao preceito bÃblico do amai ao próximo como a ti mesmo, embora dando a isso o nome de patriotismo e reafirmando a fé em Deus. Quando a máscara cai, e a verdade fica evidente, é mais fácil de se reagir a tudo isso que taà nesse ano que pretende ser eterno.
Voltemos ao bê-á-bá, petizada. Conceito 1: forças progressistas é apenas um eufemismo para grupos de manipuladores que se acham moralmente acima de todos e que consideram o cidadão comum uma tábula rasa, isto é, um brucutu incapaz que precisa ser hiper-tutelado. Acham, como os seus primos-irmãos fascistas da década de 1920, que estão do lado certo da história. Conceito 2, ...
Mais brucutu que seu mito é meio difÃcil não acha? Se vcs não colocarem um esparadrapo ba boca dele o coisa vai degringolar rapidinho. O despreparo chegou ali e parou!
Que foi a parte de "a esquerda perdeu a eleição" o autor e os comentaristas não entenderam corretamente??
Sua dúvida foi esclarecida no próprio texto no tópico que explica que a sua turma não aceita contraditório, o que está explÃcito na sua pergunta.
Ao contrário meu caro Renato Lessa, o governo ou a ditadura ou a ideologia anterior é que não aceitam o contraditório. O contraditório é se não a nova forma de governo para melhorar as mazelas impostas no passado! Vocês unidos a folha ficam "contrariando" o que está para ser proposto e olha que nada foi aplicado ainda, parecem criança que não querem mudar da cidade em que estão acostumados a viver, sem saber se é ou não melhor opção.
Excelente artigo! A verdade nua e crua desse governo de "assombração". Porém, de difÃcil compreensão para os bolsa, patos-amarelos e bate-panelas. Uma edição didaticamente desenhada, do artigo, no Facebook e SApp, talvez pudesse levar um pouco de luz à essa gente que não conseguem perceber que as estradas tem mão e contra-mão.
texto de melhor sÃntese ,profundidade do governo do capitão .Pena que grande maioria de brasileiros ainda não entendem a que realmente fomos expostos com essa eleição insana
Que foi a parte de "a esquerda perdeu a eleição" o autor e a comentarista não entenderam corretamente??
Mais um petralha inconformado com a derrota.
Não conhece nenhum outro argumento além de nomear “petralhas” quem apresenta qualquer argumento crÃtico sobre a situação atual? Um tantinho de imaginação e capacidade de pensar por conta própria? Desocupe espaço se for o caso. É tedioso demais.
Em sÃntese: um governo assustador...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Bolsonaro inaugura o presidencialismo de assombração, diz Renato Lessa Voltar
Comente este texto