Opinião > Trabalho precário Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ricardo fernandes

    por óbvio, não haverá retomada dos empregos formais. se o empresário tem a opção de pagar menos, será essa a opção que doravante adotará.

    Responda
  2. john de sá

    Mais retrocesso. Temer+Bolsonaro+Moro+D'oria(passado, presente e futuros(?)=volta à escravidão.

    Responda
  3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    A livre negociação a que aludem a Folha e o Posto Ipiranga, assim como o golpista já saído, significa negociação individual, sem sindicatos, o que é uma falácia , pois qualquer ma né sabe que o trabalhador isoladamente não tem poder algum de negociação.

    Responda
  4. Benedicto Ismael Dutra

    No Brasil o regime escravocrata permaneceu por longo tempo. Apos o encerramento não houve uma pronta mudança de mentalidade. Getúlio Vargas, sensibilizado introduziu a legislação paternalista da CLT que em seu longo tempo de existência sem alterações provocou várias distorções. Com a globalização a produção de bens migrou para regiões onde não havia a CLT, desarranjando tudo, gerando conflitos comerciais, desindustrialização e perda de empregos. O necessário ajuste da CLT não será suficiente.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Há poucos anos, até mesmo no governo Dilma, com seus conhecidos equívocos econômicos, havia pleno emprego no Brasil e com carteira assinada, ou seja, emprego formal, sob a égide da carcomida CLT, antes da reforma antitrabalhista do golpista Temer. Tem algum problema nesse tipo de diagnóstico.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O simples fato de que algum país não tenha uma CLT não significa que não tenham legislação trabalhista. Mesmo a justiça do trabalho, tida como uma jabuticaba, existe em todo lugar, até nos EUA, só não é separado da comum e não tem esse nome. O salário médio do trabalhador chinês hoje já é superior ao do brasileiro, por isso é melhor procurar outra desculpa para a incompetência e falta de competitividade da indústria nacional.

  5. Anna Rodrigues

    Um Judiciário eficiente é fundamental para manutenção da ordem, do Estado de Direito e até da propriedade privada. Mas a Justiça do Trabalho acumulou gordura demais. Tem que cortar custos, unificar Tribunais ou mesmo ser reunida à Justiça Federal.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Tá falando do que não sabe! Cite números, estatísticas, índices de produtividade e de eficiência.

  6. Said Ahmed

    Pelo resumo apresentado no último parágrafo, a Folha pensa que é importante precarizar o trabalho e enfraquecer a justiça do trabalho. Num país com tantos miseráveis isso soa como condenação.

    Responda
  7. Tarso Magnus Da Cunha Frota Jr

    A Justiça do Trabalho é importante fator de equilíbrio social entre o capital e o trabalho neste país de aguçadas desigualdades.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.