Educação > Na mira de Bolsonaro, obra de Paulo Freire é pilar de escolas de elite Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
A Foice não se emenda! Com "72.359 é o número de citações de Pedagogia do Oprimido”, é incapaz de admitir o completo aparelhamento das faculdades de ciências sociais na maioria dos paÃses ocidentais por marxistas que expurgaram do meio qualquer opinião dissidente. Ignora, conscientemente, o caráter ideológico, missionário e ideologicamente totalitário daqueles que somente citam quem igual a eles pensa.
As escolas de elite que usam o método de Paulo Freire são um fracasso absoluto em aprovação, com doutrinação marxista, erotização precoce dos adolescentes, formação de indivÃduos individualistas e hedonistas. Aqui em MG as melhores, como o Bernouli, primam por disciplina e/ou, como o Instituto Gammon, presbiteriana, pelos valores que mais elevaram a humanidade, como defesa da famÃlia, da solidariedade e da liberdade dos indivÃduos, todos negados por Freire.
As escolas de elite que usam o método de Paulo Freire são um fracasso absoluto. A
O bozo quer expurgar Paulo Freire e substituir pelo gênio (sqn) Olavo de Carvalho....kkkkkkk
Governo lulo petismo, o engodo em ação. Governo bolsonarista, boquirroto em ação, “pisando no tomate”. Na Educação, a estupidez em ação.
"educação para emancipação individual e social" ou "método de ensino para ser feliz", como também já ouvi, só funciona para filho de marxistas e corporativistas, que têm garantidos privilégios nas carreiras herdáveis de geração para geração. Para quem tem a cultura ou opção única de estudar duro p/ garantir rápido uma universidade pública de ponta e depois batalhar uma vaga no mercado privado, o que resolve é educação p/ ser produtivo e, logo, competitivo. O mesmo vale p/ o PaÃs como um todo.
Pelos comentários abaixo, têm-se uma nÃtida ideia do obscurantismo que estaremos vivendo nos próximos anos, lamentável um presidente que não sabe definir o que é ideologia, tampouco, comunismo, ficar papagaiando impropérios falaciosos, ideias de tão contraditórias, chegam a dar pena, do tão vasto desconhecimento do que se propaga. O momento é de luta e resistência, não podemos permitir que medÃocres, com ideias medÃocres tornem a educação ainda mais precária.
A palavra "oprimido " prejudica o sentido da obra do autor (se existe pedagogia do oprimido, talvez exista a pedagogia do opressor). Na verdade um nome como "pedagogia crÃtica" talvez fosse mais apropriado. Seria mais aplicável em uma classe onde convivem filhos de banqueiros e de operários, p.e.Penso que a pedagogia do oprimido serviu mais para a disseminação do coitadismo do que para a reflexão séria sobre as causas da opressão e sobre quem seriam os oprimidos e o que os manteria assim.
Não sabe nem escrever em português e quer comentar o método da Coreia do Sul.
É muita ignorância para um governo só. Procuraram e procurarão inimigos, por que sem eles não podem existir. Como ficar um dia sem enviar mensagens no What's app, twiteer etc sem um "inimigo" a combater? Parabéns a FSF pela matéria.
Só no Brasil se questiona Paulo Freire, aliás se tivesse mais Paulo Freire a educação estaria melhor, mas pelo jeito teremos que piorar até descobrir que o caminho tomado é equivocado. Falam muito mas tem pouco Paulo Freire na prática, essa fixação deriva do questionamento da ciência que virou moda, daqui a pouco estarão ensinando que a terra é plana e Adão e Eva nas escolas.
Infelizmente esse governo nomeia e manifesta-se com e pelo ouvir dizer, sem sequer consultar seus apoiadores de qualquer área, das i à confusão na qual se metem desnecessariamente e desmoralizante para quem quer consertar tudo que esta ai.
Professor Paulo Freire é e sempre será um orgulho para nós educadores do mundo. Um dos autores mais citados no mundo acadêmico da pedagogia. Façam uma simulação no Google Scholar em inglês: Pedagogy of the opressed - Bloomsbury Publishing USA 1970 (74948 citações em inglês), Education for critical consciousness - Bloomsbury Publishing 1973 (9432 citações em inglês) Pelo jeito essa editora norte americana e quem o cita é comunista. Esse governo Bolsonaro é uma vergonha internacional!
Isso não é verdade. Sou professor há quinze anos e nunca vi Paulo Freire ser Pilar em escola séria. Ele é Pilar só na rede pública que, pelos resultados, revela as fraquezas dele. Paulo Freire não deu certo no Brasil. Ninguém pode negar isso. Espero ansiosamente o dia em que o educador-mediador-facilitador volte a ser PROFESSOR.
Cara, Folha. Eu procurei na internet por centros de estudos inspirados em Paulo Freire na Finlândia e no Canadá mas não encontrei um sequer. Por favor, poderia me enviar por email? Infelizmente, como podemos todos constatar aqui, tamanha agressividade e falta de educação de seus apoiadores me sugere que seu método não seja lá essa Brastemp -mas gostaria assim mesmo de me informar melhor. Grato.
Consegui! :D
http://www.freireproject.org http://www.kriittisetpedagogit.fi
Sugiro que deixe de assinar este jornal se não confia na sua credibilidade. Obrigada de nada!
Caro Luiz, a Folha não me deixa postar os links. Segue o passo a passo: procure por "Freire Project" (Canadá) e "Paulo Freire Center" (Finlândia). Achei ambos facilmente no Google.
Muito obrigado pelo esforço, Cristiano Jesus. Vemos que vontade, realmente, não lhe falta. Conheço o trabalho do Paulo Freire —e alguns desses paÃses citados por você e a Folha, conheço a fundo. Certamente o trabalho dele deve ressonar fortemente em você. Para mim, trata-se de um monte de besteiras antiquadas -não me interesso. O que não faz de mim um ignorante —apenas alguém que enxerga o mundo de forma diferente da sua. Abraço.
Doutor* Discordar* (corrigindo)
Ele só tem 35 tÃtulos Doutos Honoris Causa em vários paÃses. De acordo com a Open Syllabus possui mais de um milhão de programas de estudos de universidades dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. O Google Scholar contabiliza 300.052 citações já contando vários idiomas. Com um pouco de boa vontade é possÃvel encontrar esses dados com muita facilidade. Descordar de Paulo Freire é algo que ele mesmo estimularia, agora reduzir sua obra é um absurdo.
Caro, Cristiano Jesus. Por que deveria de haver? Não sei. O texto da Folha afirma que existem: Há centros de estudos inspirados em Freire em paÃses como Finlândia e Canadá, diz a reportagem. Como leitor, gostaria de saber quais são. E já que você se prontificou a comentar, por favor, me fale mais sobre essas pesquisas —onde as encontro?
Por que deveria de haver centros de estudos exclusivos? Há pesquisa em Educação. A própria reportagem esclarece sobre as citações. É um autor cuja importância é reconhecida no mundo todo. Simplismo seria um elogio; só ignorância mesmo para reduzir Paulo Freire a teorias marxistas.
Boa. Poupou meu tempo em fazer tal busca....rs
O sujeito construiu uma obra tipicamente marxista, só poderia ter produzido no Brasil,sob o mando de FHC, Lula e Dilma, a pior educação do mundo.
Um dos autores mais citados no mundo acadêmico da pedagogia. Façam uma simulação no Google Scholar em inglês: Pedagogy of the opressed - Bloomsbury Publishing USA 1970 (74948 citações em inglês), Education for critical consciousness - Bloomsbury Publishing 1973 (9432 citações em inglês) Pelo jeito essa editora norte americana e quem o cita são comunistas. Obra produzida e divulgada somente no Brasil?
Só não vê quem não quer, né?
Seria interessante se o governo nas escolas públicas que usam o nome de Paulo Freire, fizesse um exame súbito sobre a obra de Paulo Freire nos professores. Seriam demitidos os que fazem supostas doutrinações em nome dele e não passassem no exame. Desconfio que usam o nome dele para não ter que dar aulas e fazer propaganda petista. Nossa vocação macunaÃmica. O mesmo exame sobre Marx para os marxistas. Seria uma grita geral.
Uma vez presenciei um empresário reclamando que o filho dele estudava na mesma escola que o filho de um funcionário. Para ele era uma humilhação. É esse tipo de nojo que provoca a obra de Paulo Freire - o nojo da igualdade.
Sou professor e, numa reunião com mais de vinte professores, perguntei quem gostava de Paulo Freire. Todos. Perguntei quem tinha lido um livro inteiro do Paulo Freire. Nenhum. Eu também amava Paulo Freire sem ter lido sequer um livro dele. Só pelas frases e capÃtulos na faculdade. Desafio qualquer professor a ler a Pedagogia do Oprimido e continuar amando Paulo Freire. Dá nojo.
Expurgar Paulo Freire significa parar de criar seres pensantes, crÃticos, democráticos. É adotar o método do embotamento mental como doutrinação ideológica. Foi assim no governo militar.Professores morriam de.medo de elaborar qualquer raciocÃnio que beirasse crÃtica ao regime.......
Já li vários livros de Paulo Freire, e salvo algum pecado da minha falta de memória, não tenho nenhuma lembrança de qualquer citação marxista, pelo menos do Marx Karl!
O problema não está nesse ou naquele método educacional,mas em quem o utiliza e de que forma.Não há dúvidas de que Paulo Freire pelo seu reconhecimento acadêmico,não é a causa da quase falência da educação nacional e sim de quem o utilizou com o objetivo de se manter no poder.No caso o PT, cujos governos nefastos para o paÃs só serão devidamente avaliados no futuro por historiadores independentes.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Mais uma vez, nós brasileiros, queremos reinventar a roda. Muita conversa, pouco raciocinio lógico, salpicado de ignorância.Estamos à procura adotar um sistema educacional que funcione desde 1960, falhando miseravelmente. A Coreia do Sul, desde então, fez a maior revolução educacional, reconhecidamente bem sucedida. Vamos pois, copia-la e deixar de perder um tempo, qua já não temos mais. Chega de ideologia.
Não existe cópia de modelo educacional, como se fosse possÃvel trazer uma caixinha com fórmulas e aplicá-las em um lugar totalmente diferente daonde ele foi concebido. Cada paÃs precisa encontrar o seu modelo dentro da sua realidade complexa.
Quanta ignorância, tanto por parte de Bolsonaro e de seus seguidores aqui nos comentários. Nesses momentos me sinto feliz por não ser petista ou boldominio. Esse presidente católico/evangélico quer substituir Freire por komensky. E aos q pregam p escola padrão militar esquecem da massa crÃtica. É fácil ensinar para poucos. Mas milhões a história é outra.
Finalizando. É óbvio que o sistema atual não está funcionando. Mas daà a culpar apenas um determinado modelo pedagógico é absurdo. Bolsonaro, porquê não substitui logo as aulas pelo curso dominical da assembléia de Deus? O dep. Eduardo Cunha seria sem dúvida professor voluntário. Ele tem muito a ensinar sobre a teologia da prosperidade.
Aos que não conhecem komensky, ele foi o pai do ensino de massa protestante. E como a Cia de Jesus, tratava seus alunos como a igreja. Isto é, todos nascem pecadores e tem q se purificar para merecer Deus. Na sua escola todos nascem idio.tas e só uma rÃgida disciplina os fará ter conhecimento. Sem respeito à s diferenças entre indivÃduos. Se irmãos são diferentes, imagine milhões.
Quem leu Paulo Freire, sabe que ele se opôs à passividade do educando. A relação educador-educando deve ser de respeito, não de submissão. Em “Pedagogia da Autonomia”, diz: “O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crÃtica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão.” Descartes, diz: podemos duvidar de qualquer coisa. Quem é contra Paulo Freire é contra a democracia e o livre pensar; é obscurantista e ditatorial.
Essa gente não conhece, de fato, Paulo Freire e muito menos essa tal doutrinação que não existe.
É evidente, real, o fracasso da educação brasileira. Apenas expurgar as teorias deste educador, não são suficientes. Ampliar o número de escolas militares também será fundamental. A questão dos professores, remuneração, reciclagem dos métodos de ensino, participação e responsabilização mais efetiva dos pais neste processo, enfim, sem aumentar o orçamento, priorizando melhor gestão dos recursos, poderão fazer com deixemos de figurar entre os últimos no ranking entre os paÃses melhor posicionados.
Camisas Amarelas dizem que intelectuais brasileiro reconhecidos pelo munda afora não significam nada. Todos são comunistas, petista, socialistas, niilistas, terrorista, anarquistas, sambistas e um monte de ista.
Helena, valeu!
Os camisas amarelas, só não sabem dizer aonde está o motorista.
Expurgar Paulo Freire significa parar de criar seres pensantes, crÃticos, é adotar o método do embotamento mental como doutrinação ideológica. Foi assim no governo militar.Professores morriam de.medo de elaborar qualquer raciocÃnio que beirasse crÃtica ao regime.......
Só no império da Bozalidade Paulo Freire é Marxista. E só na Bozalidade extrema isso seria negativo.
É próprio do ser humano não gostar, temer ou odiar aquilo que não conhece. Gente que nunca leu nada do que Paulo Freire escreveu o detesta. O chamado método de Paulo Freire ajudaria muitos ignorantes que ignoram ser ignorantes.
Disse tudo e muito mais!
Os paÃses desenvolvidos, que têm a melhor educação (publica, aliás), se utilizam da base de ensino do Paulo Freire. No Brasil, vamos criar seres que só obedeçam e não pensem porque o Paulo Freire é comunista, marxista. Que papo mais século XIX e XX (bolsominions não entenderão). Continuaremos anos luz de distância em educação, saúde, etc dos paÃses desenvolvidos. O importante é que menino seja menino e use azul e menina seja menina e use rosa. Estes 4 anos demoraram 40 anos para passar.
E se eles se repetitem?
A melhor educação de base no mundo, atualmente, está na Irlanda que se utiliza dos ensinamentos do Prof° Paulo Freire. Outros paÃses, você dá um Google e procura que não sou seu consultor.
Estados Unidos. Na University of Maryland, fui formado, no doutorado, para ensinar francês partindo das experiências e do conhecimento prévio do Aluno. A França, onde fiz licenciatura e Maîtrise. Prova, pegue qualquer filme francês, comédia ou drama, recente sobre escola ou crianças (gênero apreciado pelos franceses desde Zéro de Conduite (1933), de Jean Vido, passando por Au revoir les enfants (1987), de Louis Malle). Claro, pegue um filme recente.
Sr Julio Campos leia o texto primeiro, Não fica seguindo cegamente a famÃlia do Ignorante Bolsonaro. Veja isso : Há centros de estudos inspirados em Freire em paÃses como Finlândia e Canadá. 72.359 é o número de citações de “Pedagogia do Oprimido" 99ª obra mais citada do mundo 2ª obra mais citada no mundo na área de educação em artigos em inglês. Quem acha que Paulo Freire era comunista é o mesmo que ainda vê comunista hoje no Brasil debaixo da cama, ou seja Alienado.
Cite por favor um único paÃs com educação e alfabetismo de alto nÃvel que aplique método do comunista Paulo Freire.
Todos os depoimentos colhidos pela reportagem, com claro viés defensivo da obra do comunista, colaboram com o grande erro de se aplicar as suas ideias às crianças. Tratar de marxismo com crianças pobres produz efeito diverso quando se tratam com crianças ricas. No primeiro caso, produzem-se revoltados ; no segundo, militantes.
Esse é o tÃpico bozominion. Ele diz que o método de ensino do Paulo Freire é para ensinar marxismo para crianças!!! Ou seja, não conseguiu nem ler este texto, que dirá algum livro do Paulo Freire, ou outro qualquer. É o orgulho do Bozo e do Olavo de Carvalho. Cognição defeituosa de verdade!!!
Paulo Freire nada tem de comunista. A menos que comunistas sejam os que defendem justiça social. E produzir revoltados e militantes é uma necessidade numa sociedade injusta.
O que você entende como marxismo?
O fato de as teorias de Freire estarem referenciadas no marxismo já é razão suficiente para que não sejam expostas a crianças em alfabetização. Aliás, a nenhuma criança, pois a ideia de que empregados e empregadores sejam, por princÃpio, 'inimigos sociais', inocula a crença de que a empresa é má e opressora, quando se refere a "oprimido" toda a temática de Paulo Freire.
Paulo Freire é um cristão preocupado com justiça social. Para os fascistas, justiça social é coisa de comunista.
Faz o seguinte, querido, se você não quer Paulo Freire, não matricule seus filhos na escola que tenha seu método...
Paulo Freire é um dos maiores intelectuais brasileiros e o mais influente no exterior. Esse desgoverno que o critica não tem capacidade para ler um livro!
"Reflexões sobre a Revolução em França" de Edmund Burke - sec. XVIII; "Apologia da História ou o OfÃcio do Historiador" de Marc Bloch - sec. XX; "As Ideias Conservadoras" de João Pereira Coutinho - século XXI.
Qual livro vc leu e indicaria, que não seja de um comunista ou derivado?
Natural que se queira expurgar quem ensine a questionar. Ele está no século XV. O que Bolsonaro quer é introduzir a ideologia hierárquica militarista de "eu mando e você obedece". Ele não quer questionamento porque não sabe responder, e não sabe responder porque não tem qualquer projeto para nada. É um tosco guiado por protótipos de delinquentes mimados que são os seus filhos. Em tempo, não sou Petista e nem votei naquela turma.
“O PT pegou gosto pela raiva”, disse o senador Cristovam Buarque, recentemente. É verdade. Vemos aqui. Em vez desse espaço servir como uma arena de ideias e boas argumentações, ele apenas retroalimenta o forte sentimento de rancor da esquerda pós-eleições, o que torna uma total perda de tempo fazer qualquer comentário que não esteja dentro das linhas de raciocÃnio de quem será oposição pelos próximo 4 anos. Dizem que é luta; mas apenas é guerra. O que faz um mal danado pra pele.
Muitas vezes e perda de tempo fazer comentaris sem ler os comentarios anteriores. Ha comentarios muito informativos sobre este artigo. Ve-se nitidamente que sao pessoas que entendem do assunto. Que tal le-los?
Deixe de ser estúpido e ignorante!
mas é apenas -corrigindo.
Escola de elites é muito diferente de escola de elite. Que saia o marxismo de Paulo Freire e que se volte a se ensinar matemática.
não sabia dessa oposição entre paulo freire e a matemática. dá pra explanar um pouco mais?
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Grave, muito grave, essa acusação e o contexto. Vamos lembrar que estamos em 2019.
Com uma vida de picuinhas e mesquinha, como a do presidente idiota, certamente ele nunca leu um livro na vida. Vai ele saber quem é Paulo Freire.
Inteligente é voce, claro.
Mas que a Finlandia, Suecia e Canada admiram, por exemplo. Vamos continuar longe deles.
Hildebrando, vc inferiu muito capim em sua refeição matinal e agora sua digestão está gerando muito gás. Vá estudar um pouco mais cara! Em 1964 eu já me utilizava do método Paulo Freire para cursos de alfabetização de adultos. Deixe de falar besteira. vista sua camisa amarela e vá desentortar as panelas que vc deve ter batido.
Quanta ignorância e desinformação...não conheço direito a obra de Paulo Freire mas te digo que ela foi produzida bem antes dos governos de FHC e dos governos petistas. FHC foi leitor de Marx mas não se pode dizer que seja marxista...Lula e Dilma fizeram governos sociais-desenvolvimentistas...vá ler mais e se informar direito antes de sair espalhando sua opinião que demonstra mesmo o estado da educação no Brasil e não por culpa do método Paulo Freire mas talvez por falta dele...
O assunto em pauta é algo que, claramente, você desconhece. Pq não te calas, parvo?
Ele não vai expurgar Paulo Freire das escolas dos ricos, porque quem tem mais dinheiro não tolera que Bolsonaro tente mudar seus hábitos e estilo de vida. Bolsonaro sabe disso. Os mais ricos não votaram em Bolsonaro por ele mas por Paulo Guedes e seu vice. A mudança será para os mais pobres.
Quanto a obscurantismo e ignorância, concordo com você. Mas a maioria dos brasileiros não escolheu Bolsonaro e não é obrigada a seguir esta cartilha retrógrada!
A eleição foi clara! O Brasil não quer comunistas na educação! Leve seu Paulo Freire com vc para Venezuela!
Bolsonaro não sabe o que está dizendo pois lhe falta capacidade intelectual. É um presidente de ocasião. Surfou no anti-tudo que estava aà e ganhou. Mas o governo dele será medÃocre e daqui quatro anos será trocado.
Bolsonaro não leu e não sabe Paulo Freire. Ele diz que vai combater porque seu mentor, o astrólogo, teórico da conspiração, desistente da escola, histriônico, xingador e pedante Olavo da Carvalho disse que Paulo Freire - festejado em todo o mundo - não presta.
Parece que a birra dos bolsonaros e de alguns seguidores de pouca instrução, inclusive alguns professores, é a total falta de conhecimento dos métodos freirianos. Portanto, esta Folha está de parabéns por explicar, pelo menos em parte, suas ideias.
Paulo Freire defende a educação. O "coiso" defende o adestramento. Pessoas inteligentes são educadas, ao passo que cães, cavalos, militares outros são adestrados.
Esse foi o melhor comentário!
Bozo não se sustentará por muito tempo. O que não tem conteúdo não dura. Os que hoje o amam, que estão diminuindo dia após dia, logo serão os que irão se voltar contra ele . Questão de tempo. Com a mesma ferocidade que o defendem , se voltarão contra ele. Não será hoje nem amanhã . Mas isso vai acontecer.
Bravissimo!
Basta ele, ou qualquer de seus asseclas, abrir a boca, que se condenam.
Se as melhores escolas particulares, da elite, adotam Paulo Freire, e se não ha clareza sobre qual (is) método (s) para a escola púbica, é bem possivel uma piora do ensino nas escolas públicas brasileiras.
Pode ter certeza! O q já é ruim, ficará pior! Mas quem se importa? Os donos do poder não têm filhos na escola pública!assim como tbm nao usam a saude publica!
Paulo Freire também foi um crÃtico ao Comunismo Stalinista que tentava tornar os cidadãos autômatos do Estado Soviético, está na introdução de seu livro "Pedagogia do oprimido". Ele era um humanista, defensor de uma Educação libertária e crÃtica da sociedade e seu método é usado em todas as Democracias do mundo pois usa a realidade do aluno para gerar motivação pelo conhecimento. Por isto, não deve ser usado em paÃses que querem que seus cidadãos não tenham pensamento crÃtico e contestador.
A esquerda , plantou o "nós contra eles", cerceou o debate nas universidades, perseguiu e destruiu a carreira de seus opositores com o macartismo tupiniquim da "patrulha do politicamente correto", tachou todos , indiscriminadamente, de misóginos , fascistas e homofóbicos apenas porque discordavam da roubalheira.. o resultado foi que ela uniu todos contra ela própria.... agora que se fartem com a colheita.
Marcelo, ensino superior não é ensino médio em que a dependência do professor é quase que total. Exige-se autonomia do estudante, por isso a universidade é um espaço muito amplo e com certeza há muita "discussão infrutÃfera", muita mesma. A maioria da tecnologia que você usa e a medicina que te livra da morte surgiu das "discussões infrutÃferas". No exercÃcio da sua autonomia você podia ter se levantando para fazer suas listas de exercÃcios nos laboratórios, pesquisar na biblioteca e por aà vai.
A universidade pública, em especial as federais, estão imbecilizadas, não há debate nenhum. Eu estudei na universidade pública, e digo sem medo de errar que ela tem que mudar radicalmente sua maneira de atuar. Tecnicamente o ensino sofrÃvel. Se orgulham das discussões infrutÃferas que não levam a lugar nenhum, tudo bancado com dinheiro público.
Rapaz, tá na cara que vc nunca frequentou uma universidade pública. Não há espaço mais democrático! Ninguém plantou nada, o nós contra eles é apenas uma transfiguração popularesca da luta de classes que sempre existiu e sempre existirá num sistema de pirâmide social. Por trás desta proposta estão Edir Macedo, Silas Malafaia e outros que ai sim querem adestrar a massa visando maior número de pagadores de dÃzimo. A misoginia a homofobia e o fascismo sempre fizeram parte do discurso desta gente!
Quem perseguiu professores, exilou-os e até os matou na tortura foram os milicos da ditadura. A esquerda não "plantou" o nós contra eles. A luta de classes existe desde que houve o primeiro escravo. O macartismo é uma manifestação da direita.
O papel fundamental da escola é ensinar o aluno a pensar e a refletir sobre a realidade que está a sua volta. Por que esse medo do educador Paulo Freire? Um educador que prega a libertação do ser humano por meio da educação, deve ser louvado pelos seus métodos de ensinamentos aplicados em sala de aula. Enquanto os paÃses de primeiro mundo aplaudem o educador Paulo Freire o Brasil o ignora, sinalizando para o mundo da ignorância.
Porque interessa uma enorme massa de mão de obra barata, submissa, pouco crÃtica, religiosamente doutrinada para acreditar que uma vida melhor só vem depois da morte.
A problemática da educação está longe de ser resolvida no Brasil. Bom seria se o problema fosse estritamente Paulo Freire (O que não é). O problema da educação é compreensÃvel por qualquer leigo, qualquer cidadão. O cerne desse problema é a degradação da estrutura e plataforma do ensino público fruto da escassez de investimentos nesse setor. Pelo simples fato de uma única prioridade do governo federal e o congresso, o pagamento dos juros (absurdos) da infinita dÃvida pública.
Mas será que ele permitirá falar do Queiroz em sala de aula? Menino veste azul, menina veste rosa e o Queiroz veste laranja. Isso pode, né gente?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Na mira de Bolsonaro, obra de Paulo Freire é pilar de escolas de elite Voltar
Comente este texto