Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio Catigero Oliveira

    Se o Povo votou pensando em "mudança", conseguiu, pois essa terra de espalhafatos saiu da lama para se atolar de ponta cabeça numa fossa entupida.

    Responda
  2. luiz felipe lopes de britto

    Jornalistas desesperados, apelam para o que se chamava "mexericos da Candinha".

    Responda
    1. benjamim picado

      e a realidade política dando corda pra isso...

  3. Ayer Campos

    Entre continências de caserna e incontinências de conduta, o novo governo caminha para oferecer aos meios sua mais estimada matéria-prima: fofocas sobre disputas de vaidades e, se calhar, derrotas e defecções involuntárias. Governar, para o bem ou para o mal, não é coisa para amadores e diletantes.

    Responda
  4. hylton neves

    Mais um jornalista petista, ops, ou melhor, da FSP, kkkkkkk... tentando desmerecer e desacreditar o início do Governo Bolsonaro. Onde ele estava nos desmandos, corrupções e desastres dos Governos Lula e Dilma?

    Responda
  5. COLOMBO MELO

    Nós, pessoas de nível educacional superior, que fazemos parte da classe média brasileira, bem informadas, com a vida financeira resolvida e não temos empregos nos ministérios ou nas estatais, votamos em Paulo Guedes. Você não tem autoridade para dizer que fomos enganados ou não sabíamos o que estávamos fazendo.

    Responda
    1. Ivan Cunha

      Epa, me deixa fora dessa turma!!!

    2. Ivan Cunha

      Epa, me deixa fora dessa turma!!!

    3. José Carlos Monteiro da Silva

      “Vocês, certamente, são parte daqueles que se dependuram nalguma teta estatal.” Certamente?? Se enganou de novo, Colombo! De onde você tirou tanta certeza? Mais do que julgamentos precipitados, algumas dúvidas talvez possam ajudá-lo. Principalmente em relação a suas escolhas.

    4. COLOMBO MELO

      Vocês, certamente, são parte daqueles que se dependuram nalguma teta estatal e estão apavorados com as privatizações e os cortes de privilégios que se anunciam. Compreensível, mas condenável.

    5. Jose Ricardo Santana Rodrigues Rodrigues

      Obvio, a classe media, letrada, culta e com grana (?)nao foi enganada. Quanto aos pobres, incultos , que não conhecem Las Vegas....

    6. José Carlos Monteiro da Silva

      É incrível como até os que se consideram ‘bem informados’ e ‘de nível educacional superior’ (mal disfarçando sua pretensão a superioridade) podem ser tão ingênuos politicamente. Nenhum governo é monolítico, Colombo, o atual dá mostras de ser uma salada. Bolsonaro não é sinônimo de Guedes, e pode demiti-lo ad nutum. Se isso acontecer, o que você vai fazer: ‘’desvotar’? Você votou no ‘tosco’ (segundo Guedes), não em Guedes. Vá treinando, Colombo, um dia você consegue colocar o ovo em pé.

    7. Cristiano Jesus

      Só que você é uma minoria. Pouco mais de um terço da população votou em Bolsonaro. Destes, talvez dois terços votaram no candidato que não era do PT. Sobra você com cerca de 10% dos brasileiros que botam fé na economia ultraliberal.

  6. COLOMBO MELO

    Votei no Bolsonaro por causa do Paulo Guedes. Defendo uma reforma da previdência radical para o funcionalismo público, que tem que seguir as mesmas regras do trabalhador privado. Defendo também a privatização de todas as estatais e uma reforma administrativa que acabe com qualquer tipo de privilégio de servidores do governo. Vai ser difícil, mas vamos conseguir. Há muita gente poderosa mamando.

    Responda
  7. Benedicto Ismael Dutra

    A complicada situação da economia do Brasil decorre da enganação vigente desde que o país caiu no endividamento externo agravado com os juros de 20% dos anos 1980. Depois quis manter o real forte pagando o juros elevados fazendo crescer a dívida publica nos anos Dilma. A indústria perdeu o rumo. O que poderão fazer empresários e trabalhadores. Como a nova economia poderá conciliar a domação da dívida, deficit nas contas, produção e recuperação de melhores condições gerais de vida.

    Responda
  8. João Pedro Sousa

    Ótimo artigo Celso! Só pataquadas do desgoverno até o momento...

    Responda
  9. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    No popular, não se pode agradar Deus e o Diabo ao mesmo tempo, capital e trabalho embora constituindo uma totalidade, são contraditórios, se ganha o capital, perde o trabalho e vice versa. Os donos do capital são cientes dos seus interesses, o mundo do trabalho é fragmentado pela... ideologia, por isso a tentativa de distorcer a realidade com falso moralismo e fundamentalismo de ocasião. As contradições não terminam com a mudança de governo!

    Responda
  10. Marcus AYRES

    É isto Oswaldo, deplorável o posicionamento deste outrora imparcial jornal

    Responda
  11. Antonio Marcos Mendes Augusto

    Esses desacertos iniciais do governo Bolsonaro é sintomático, advém da total incapacidade dele para ser presidente. O Trump dos trópicos parece corresponder ao apelido. No que isso vai dar, só tempo dirá.

    Responda
  12. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Nós começamos a parar de chorar e os Minions começam a experimentar o beicinho, preparem-se que vcs vão descobrir que papai Noel não existe , eh mito.

    Responda
  13. Jose Roberto X de Oliveira

    Previdência? Assalariado não quer contribuir pois ganha mal e quer precisa do dibheiro no dia a dia. Rico não quer contribuir pois acha que o problema é de outros (assalariados) Empresas dizem que isso é custo Brasil. Banqueiros querem que os outros contribuam pois ficam com o dinheiro por décadas e, talvez, os contribuintes morram sem dependentes ou digam que o dinheiro não rendeu (pros contribuintes)

    Responda
  14. OSWALDO MELO SOUZA FILHO

    Rocha de Barros não faz análise, faz torcida contra! Inacreditável como a Folha continua mantendo tal articulista!

    Responda
    1. Jorge Paes

      Se resolve torcer o Brasil do futebol era pra lá de penta!! Não à um fato criado na matéria, difícil aceitar que eramos mais uma vez!!!

    2. Guilherme Santos

      Em um outro universo, esse que você existe, certamenteo ministro Onyx está alinhado ao superministro Paulo Gudes, mas enquanto o universo que estamos conversando, ao que parece, ninguém está se entendendo. Portanto a torcida na verdade é sua. Só que é para esses cara se conversarem. Resposta: não vão.

  15. EDMUNDO NASCIMENTO

    eleitor quando votou na bruxinha de porto alegre duas vezes esperava que ela soubesse governar e tivemos a maior recessao da historia do Brasil, tudo capitaneado por ela !! articulista estava em Marte no governo da bruxinha ??

    Responda
  16. Marco Athayde

    O eleitor do presidente votou no plano do PT (corrupção por mais 13 anos). Entendi!

    Responda
    1. Rodolfo Gasparetto Manzoli

      Lê de novo o texto.

  17. Diego Reis

    O presidente está tendo que lidar com a realidade. Sua falta de conhecimento em economia pesará de forma significativa no decorrer de sua gestão. Não conseguirá ser um presidente populista e de resultados.

    Responda
  18. Alexandre Miquelino Levanteze

    O que elegeu esse governo foi o antipetismo, e é só isso que ele sabe fazer bem, o resto é uma confusão danada de cobra querendo engolir cobra.

    Responda
  19. José Cardoso

    Além das dificuldades para aprovação no congresso e a pouca popularidade da reforma, tem a cabeça do Bolsonaro. É bem capaz de ele acreditar nas explicações tatibitati do pessoal que nega o déficit mas acredita na terra plana e em Adão e Eva.

    Responda
  20. Marcelo Arias

    O colunista está lúcido, como sempre. Sabe que temos problemas à frente. O que me intriga são os comentaristas #vergonhaalheia

    Responda
  21. MARCELO XAVIER REA

    Sociólogo de ideologia... Política se faz com debates! Veja o acontece na Inglaterra, como esta a França e a Venezuela então Sua opinião não contribui como nada!

    Responda
    1. Jose Roberto X de Oliveira

      Concordo. O Presidente eleito não participou de debates. Então..

    2. Guilherme Santos

      Certíssimo, Xavier, porém, infelizmente, o presidente eleito pouco debateu, não é?

    3. Guilherme Santos

      Certíssimo, Xavier, porém, infelizmente, o presidente eleito pouco debateu, não é?

    4. Alexandre Schwarz

      Interessante você falar em debate. Tanto pelo tom usado como pelo objetivo implícito de defesa daquele que jamais teve capacidade pra debater.

  22. Edison Gonçalves

    Eleitor não votou em Guedes. Muito menso em suas propostas neoliberalíssimas. Votou em Bolso. Votou no combate à corrupção, violência, sonegação. Guedes bye bye......

    Responda
  23. ROBERTO dE OLIVEIRA FLORES

    Eleitor não votou em Dilma esperando a maior recessão da história. A vida é assim.

    Responda