Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hildebrando Teixeira

    Ou o articulista quer entrar no time dos isentões ou então que me explique como "ouvir e aprender com o contraditório; ter consciência de que ninguém está totalmente certo sobre tudo; reconhecer o conhecimento e a capacidade técnica que existem em pessoas com pensamento contrário" se o oponente em questão é intelectualmente desonesto, manipula fatos e, por via de regra, tenta te explorar ou te ro-ub-ar? É por isso que ninguém mais confia em jornais.

    Responda
  2. Ricardo Ferreira

    O colunista esta de parabéns, é exatamente isso. Embora em muita medida o governo do PT fez o mesmo, de forma alguma em tal intensidade, muito pelo contrário, Lula era um conciliador nato (tá certo que nem sempre usou esta faceta para o bem), ao contrário do capitão, que investe diariamente no embate, ou combate, como queira.

    Responda
  3. Marcelo Ribeiro

    Vamos enfrentar um período de grande acefalia por parte da administração pública em vários setores da sociedade, sob à aprovação de uma maioria acéfala da população brasileira .

    Responda
  4. denise teixeira

    Análise sem reparos. Sempre haverá idiotas treinados para acusar o articulista de pet Ista enrustido, mas paciência.

    Responda
  5. Dario Fausto

    Belo texto! Resumiu, com objetividade, a condição "ontológica" do novo governo.

    Responda
  6. José Cardoso

    Ajudar os mais fracos em princípio é uma virtude. Mas desde os abusos da igreja no final da idade média pelo menos, é frequente a esperteza de grupos que se arvoram em defesa dos fracos para garantir uma boa vida. Nesse ponto o PT não inventou nada, e entendo o combate à ideologia como a desarticulação desses grupos.

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Perfeito

  7. AYRTON CASTOR DIAS

    Todo governo tem ideologia e a Folha de São Paulo é um jornal de esquerda.

    Responda
  8. Leandro Lara Moreira

    Está perceptível a ideologia do articulista. Queria mais do mesmo. Deveria ter ressalvado que democracia é isso: o povo escolhe os valores que quer cultuar...

    Responda
    1. Marcus Machado

      A escolha dessa eleição não foi por valores. Foi a escolha que "parecia" menos pior. Se fosse só por valores, Bolsonaro não estaria nem no segundo turno. Votamos nele só para não votar no PT. Só isso.

  9. EDSON ALVES

    Parabéns Joel, o texto é um oásis na insanidade atual.

    Responda
  10. MARTA OLIVEIRA RAMALHO

    Esquerdopatas ou direitopatas carregam na própria denominação seu defeito primordial: serem patológicos, tóxicos à sociedade e à democracia!

    Responda
  11. SERGIO VICENTIN

    Excelente! Falta agora aos zelotes de plantão, com suas verdades únicas, jogar pedra no autor.

    Responda
  12. Roselia Pinheiro de França

    Excelente texto!

    Responda