Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Heriovaldo Ramos da Silva

    Espaço pequeno para contestar tantos devaneios do artigo. Fico com o último. O que separa a Noruega do Brasil não são os costumes. São a aplicação da leí, o nivel de educação que por sua vez geram governos honestos, que por sua vez geram aplicação das leis e melhoria da educação.

    Responda
  2. Anfilofio Coutinho dos Santos Filho

    A impressão que me deu é que os problemas mencionados surgiram em janeiro de 2019. Foi isso mesmo que o sr. quis dizer?

    Responda
  3. Anfilofio Coutinho dos Santos Filho

    A impressão que me deu é que os problemas mencionados surgiram em janeiro de 2019. Foi isso mesmo que o sr. quis dizer?

    Responda
  4. Marcelo Silva

    Para os ingênuos apenas digital: calma, que a corrupção do governo Bozo ainda vai chegar no "estado da arte", já começaram bem! Só que ao contrário dos demais governos, este acrescentará problemaços antes inexistentes, como destruição do meio ambiente, precarização radical dos empregos, aumento das mortes por arma de fogo, feminicidio epidêmico, incompetência administrativa extrema, etc, etc, etc! Tá bom ou quer mais! Por isso, assim como prata quero que este governo infeliz dê errado e logo!

    Responda
  5. Jose Antonio Cebulski

    A cada texto do Antonio Prata a Foice perde um pouco de credibilidade.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Acho que você é que está perdendo credibilidade: zero positivacões!

  6. ANTONIO CARLOS GERMANO GOMES

    OK, não dá para torcer, como não daria se o outro ganhasse. O que as pessoas individualmente e associativamente devem fazer é FISCALIZAR, REIVINDICAR, PRESSIONAR e outros atos de cidadania para que prevaleça o bem comum que é a função do Estado. Mas o que acontece é o de sempre: grupos organizados defendendo interesses legítimos e ilegítimos, mas quase ninguém defendendo o bem estar geral. Em resumo> os mendigos não têm representação em Brasília

    Responda
    1. Henrique Oliveira

      Concordo, Antonio G Gomes. Ficar só no "torcer" possivelmente não levará a nada. Apenas fazendo uma associação, o 7-1 (Alemanha-Brasil), quando a torcida era praticamente só de brasileiros, olha no que deu! Foi um vergonhoso fiasco! Temos, sim, como você mencionou, que fiscalizar, reivindicar, pressionar e, acrescento, ser imparcial. Se acertou, ótimo. Se errou, não vamos ficar tapando o sol com a peneira como se o "Mito"(?!) fosse perfeito!

  7. ADRIANA QUEIROZ

    Texto genial. Antônio Prata sempre surpreendendo! Só um detalhe: torcer contra o governo não interfere nos caminhos de um país; votar ERRADO, sim!

    Responda
  8. Jean Marcel Arakawa

    Onde anda o tal “pluralismo” da Folha de São Paulo? Dez entre dez colunistas só apedrejam o atual governo, que mal começou. Não sou bolsonarista, mas já que está eleito, faço parte do grupo que torce para que este governo acerte as contas públicas, acabe com a “nova matriz macroeconomica”, e nos coloque numa rota de crescimento econômico. O colunista, assim como todo o staff da Folha, se recusa a reconhecer a posição deste grupo (que é grande, inclusive entre os leitores deste jornal).

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Você não percebeu o que significa "dar certo", ou é a favor de toda volta ao passado implícita no governo do Bozo?

  9. José Cardoso

    Bobagem. Todos torcem para dar certo. Ou alguém quer inflação de volta? O que precisamos é diminuir gradualmente a massa salarial do funcionalismo, cujo quadro foi muito inchado nos governos anteriores, para continuar desfrutando de um grande serviço público: moeda estável.

    Responda
  10. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Mostrou a que veio ? Mas faz só 13 dias (e hoje é domingo), que o Novo Governo começou. Somente 13 dias. O governo dos pe-thebas, quando errava, tinha uma turminha na mídia a correr com as compressas devidas e o spray de verniz em seguida, para tudo brilhar. Vão plantar batatas !

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Os governos da centro esquerda tiraram 49 milhões da pobreza, dobraram o salário mínimo e ficaram 14 anos no poder! Esse mequetrefe do Bozo nem começou e já fez inumeráveis estragos! Não aguenta nem dois anos no poder!

    2. Herbert Luiz Braga Ferreira

      parece que vc faz parte dos ingênuos bovinos ...

  11. ROBERTO LUIGI BETTONI

    Prefiro um exército de Brancaleone a um de Ali Babá.

    Responda
  12. Maria de Fátima Godoy Acioly

    Impressionante como vocês torcem para o Brasil não dar certo. Nem se dão so trabalho de disfarçar!

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      O texto é auto explicativo. Não se tergiversa a respeito de valores em nome de um projeto de governo como esse. Ou, trocando em miúdos: tem coisas que se derem certo significará que, definitivamente, o Brasil deu errado.

    2. Cristiano Jesus

      A questão é... dar certo para quem? Investidor de bolsa de valores, só? Pecuaristas? Então, não.

  13. DOUGLAS TOBIAS

    Enquanto o outro governo vendia medidas provisórias, fornecia asilo para assassino, dilapidava o país, corronpia o congresso nacional colocando todos na folha de pagamento da JBS, aumentar a conta de luz e ainda acabar com a economia este autor adormecia em berço esplêndido. Agora que se passou apenas alguns dias do novo governo já se assevera críticas e mal agouro. Oras, não sou fã de ninguém, mas criticar sem antes dar tempo de trabalho beira a estoitice.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Também procurei por "estoitice" nos dicionários e não encontrei o neologismo em nenhum lugar!

    2. Marcelo Silva

      Não entendi mesmo quando o Minion falou em "asseverar críticas"! O que significa isso? Só posso asseverar que se o governo Bolsonaro der certo será péssimo para o Brasil!

    3. Rodrigo Ricoy Dias

      Sugiro não tentar usar palavras com as quais não está familiarizado. É só uma sugestão.

  14. Vera Lúcia Daloia Vieira

    Maravilhoso seu texto... Só esqueceu de mencionar como pode dar certo um governo que mal começou e já tem contra si esquemas de corrupção, nepotismo e outras safadezas que tanto mal fazem ao Brasil...

    Responda
  15. Cristiano Jesus

    O mais assustador é observar aquele que se sente abespinhado com a corrupção ter passado toda a vida rotulando de ingênuo aquele que não se aproveita de brechas para tirar vantagens. Em vez de analisar propostas e participar para fazê-las valer, preferem deixarem-se enganar por bravatas. Confiar nesse governo é o mesmo que "fazer amor" com boneca inflável, ou seja, é uma doença.

    Responda
    1. Cristiano Jesus

      O que arruinou com o país foram os equívocos econômicos do gestão Dilma, não a corrupção. Estava mais do que na hora mesmo resolver essa questão, mas está longe de ser o grande culpada. Penso que quanto mais ausente a população é da política, maior o espaço para a corrupção. Terceirizar esse problema para um salvador da pátria não vai resolver.

    2. DOUGLAS TOBIAS

      Isso mesmo. Devíamos é depositar a confiança no Lula, o presídiario. Esse sim, ia fazer melhor.

  16. Nadja Maria Lepsch da Cunha Nascimento

    "O que separa a Noruega do Brasil não é a economia, o DNA, a providência  divina: são os costumes. " Posso complementar - também o conhecimento (faz parte dos costumes?) - que faz com que este país exporte, venda, servicos e tecnologia - ou seja, aquilo que não tem matéria. Ciência, tecnologia, educação, criatividade e inovação- são a nutricao a esta era que é a do conhecimento.

    Responda
  17. NELSON PRADO ROCCHI

    E o pior: falência da Folha por falta de propaganda institucional e desemprego para Antonio Prata que ninguém vai querer pagar para ele escrever estultices. E Lava Jato para os currupacos.

    Responda
    1. NELSON PRADO ROCCHI

      E vai ter suplício das mulheres petistas!!

    2. Cleuza Maria Lopes Simplicio

      Excelente texto. Antonio Prata foi no cerne da questão, por isto o texto incomodou o sr Nelson e outros. O. mito. se mostrou a que veio.

  18. Antonio Ribeiro

    Torço há décadas par ao Ibis ser campeão. Não adianta. O time é muito ruim. Mas, em futebol, tudo é permitido. Governo é diferente. Não necessita de torcida pró ou contra. Há que se r capaz. Este, não o é!

    Responda
    1. oracides felicio adriano

      É mesmo Antônio? Você é vidente agora? Temos somente 20 dias do novo governo. E o PT, deu certo depois dos 16 anos?

    2. oracides felicio adriano

      É mesmo Antônio? Você é vidente agora? Temos somente 20 dias do novo governo. E o PT, deu certo depois dos 16 anos?

  19. alexandre almeida

    Se eu torcesse contra, teria votado no bozo...

    Responda
  20. roberto oliveira melo filho

    Sr. Prata, contra o ódio, a ignorância e a má-fé, não há argumento plausível para manter qualquer nível de debate, por mais "civilizado" que se queira. Pelos argumentos (interessante que são, e me parece, sempre serão os mesmos), aqui e em outras seções de qualquer publicação minimamente crítica, podemos vislumbrar o longo e penoso processo de obscurantismo, anunciado com grande alarde, antes e durante a campanha eleitoral, e, agora, em pleno curso. Não se torce por governos, mas, para times.

    Responda
  21. Waldo Assahi

    Este governo não precisa de torcida. Ele já nasceu torcido.

    Responda
  22. Silval Olivetti

    A Folha e seus colunista continuam torcendo para dar tudo errado. Certo é roubar milhões em apto e sítio, enriquecer filhos e comparsas. Errar no início é típico de quem quer acertar. Só não erra quem não tenta. Acordem e caiam na real. Vamos errar sim, mas roubar nunca.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Muita ingenuidade! Calma, que a corrupção do governo Bozo ainda vai chegar no "estado da arte", já começaram bem! Só que ao contrário dos demais governos, este acrescentará problemaços antes inexistentes, como destruição do meio ambiente, precarização radical dos empregos, aumento das mortes por arma de fogo, feminicidio epidêmico, incompetência administrativa extrema, etc, etc, etc! Tá bom ou quer mais! Por isso, assim como prata quero que este governo infeliz dê errado e logo!

    2. luiz lima

      Sempre há mais um l u na t i co/ culpando ptistas pelos desastres do governo, como se houvesse um esquerdista assinando todo ato da equipe p a t e ti ca do bozo. Para esses seres criativos , o PT ainda está no Planalto. O presidente é lula.

    3. Cristian Silvano

      E esses comentaristas com mentalidade de cinco anos de idade, como você?

    4. nair odete de campos

      Roubar nunca? Depende da forma de roubar, kkkkkkkk. Apisto q isso vem de longe e nao vai mudar agora, cara. Cadê o Queiroz???

    5. Waldo Assahi

      Cara vilma, como assim, roubar nunca? E o Onyx? E O queiroz? e o Flávio Bozo com o seu mensalinho de gabinete? E a assessora fantasma Wal e outros. Isto vc não chama de roubo? É bastante esclarecedor...

  23. Silval Olivetti

    A Folha e seus colunista continuam torcendo para dar tudo errado. Certo é roubar milhões em apto e sítio, enriquecer filhos e comparsas. Errar no início é típico de quem quer acertar. Só não erra quem não tenta. Acordem e caiam na real. Vamos errar sim, mas roubar nunca.

    Responda
  24. Maria Ines Polotto

    Falávamos tanto em retrocesso,ei-lo escancarado aos nossos olhos! Sinto muita vergonha de ser brasileira! Torço muito para que dê errado!

    Responda
  25. JOAO FERNANDO DE COELHO

    Não corre o menor risco de dar certo...

    Responda
  26. marcio mira

    Prata, voce é só um agente de Soros, pago pelo grande capital judaico cristão e pelos verdes aborígenes europeus que distribuem camisas rosas para garotinhos incautos.

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Vou dar Like pois gostei do seu modo irônico de infiltrar-se entre os Rajneeshees de amarelo.

  27. Herbert Luiz Braga Ferreira

    Só mais uma coisa: o Ministro das Relações Exteriores e a Ministra Damares precisam de tratamento psiquiátrico com a máxima urgência. Obviamente, o patrão deles também.

    Responda
  28. José Elias Aiex Neto

    Pelo andar da carruagem dificilmente dará certo. A não ser para os amigos do rei. Mas o Brasil seguirá em frente, aguardando, como sempre, um estadista que poderá tirá-lo da inércia e levá-lo ao um novo patamar entre as maiores nações do mundo.

    Responda
  29. Herbert Luiz Braga Ferreira

    Esse "governo" é simplesmente delirante! Em que esse país se tornará, ao final desses quatro longos anos? A mentira, o ódio contra quem pensa diferente, a ignorância, o preconceito irracional e delirante vencerão? 57 milhôes de eleitores , por má fé , ideologia ou ingenuidade bovina parecem querer isso. Mas nós, que nao caímos nessa gigantesca lorota, resistiremos.

    Responda
  30. Alan Moacir Ferraz

    A única chance desse governo dar certo é se a maioria de seus membros a começar pelo titular é passarem por sério tratamento psiquiátrico e psicanalitico, se esses tratamentos forem bem sucedidos. Parecem que andam vendo fantasmas por todo lado,discutindo o sexo dos anjos e esquecendo de agirem contra os reais problemas que o país atravessa. Parecem mais perdidos que cego em tiroteio.

    Responda
  31. Dirceu Aguero

    É na Economia que se paga as contas, quanto às loucuras de valores moralistas e conservadores, o partido do condenado também passou o tempo todo com ideias a de Gramsci, regulamentação da mídia e quem era contra a eles era contra o povo, ou seja, a sí mesmo. O de ontem não se difere do de hoje. O que salva é a Economia.

    Responda
  32. CARLOS ALBERTO LUSTOSA DE POSSIDIO

    Como o país pode dar certo se a idade mínima para qualquer brasileiro se aposentar é 65 anos e para o militar é 45.

    Responda
    1. Maria Lopes

      A The Economist publicou recentemente que o eleito se reformou e recebe desde os 33 anos. Deve haver muitos nessa condição. Os jornais deveriam explicar melhor isso para nós. Lembrando que a publicação é liberal há mais de 150 anos.

  33. ALMIR MESSIAS PINA

    Muito bom. Em tempos de "Jesus no pé de goiaba" alguns apelam para uma fé cega em pessoas que não possuem o mínimo de inteligência, como se isso fosse nos levar ao paraíso. Não. Isso vai nos levar ao caos.

    Responda
  34. Rogerio Soares

    De verdade, não tem como dar certo. Eu fico preocupado tão somente, o quanto de estragos serão feitos, que irá impactar as gerações futuras, meus filhos por exemplo de sete anos, quando forem prestar vestibular, quais serão os autores referência, quais os temas das próximas redações, pensar nisso me deixa muito preocupado e assustado, principalmente.

    Responda
  35. Marli Moras Garcia

    Excelente texto. Muito lúcido

    Responda
  36. Marta Carvalhal

    Ótimo texto! De minha parte, torço para que as pessoas que não vivem do prazer de ver subtraída a dignidade de quem está ao lado acordem. E percebam que o domínio do comunismo e a destruição da família são apenas as mentiras mestras usadas pelos que não tem escrúpulos para alcançar o poder e querem subjugar qualquer pensamento crítico e autônomo.

    Responda
  37. Henrique Oliveira

    Pelos comentários, desde que Bolsonaro assumiu, parece-me que o povo não anda tão otimista assim! A impressão que fica é que os apoiadores do presidente estão minguando a passos largos dia após dia...

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      Daqui a pouco vai ser difícil achar eleitor do Bozo. Quem viver verá.

  38. Jaísa Soares

    Torço para que consigamos sobreviver ao despreparo e ao lunatismo desse governo, para que preservemos a democracia e para que daqui a quatro anos consigamos, pela eleição, escolher dirigentes melhores.

    Responda
  39. Nestor Bercovich

    Não é só isso Antonio. Se a economia de Guedes funcionar, teremos salários de miséria, destruição industrial e de capacidades de inovação nacionais, enfraquecimento da capacidade de regulação dos monopolios e das empresas em geral... Não quero isso para o Brasil!

    Responda
  40. MARCOS FERNANDO DAUNER

    neste ritmo,. não passa da Páscoa ...

    Responda
    1. Henrique Oliveira

      kkkkkk... sei que é pra chorar, mas não resisti... kkkkkkkkkkk!

  41. arnaldo feitoza

    O pais estava indo tão bem com os valores, visões e missões dos ultimos governos... para que mudar time que estava ganhando? Nesta lógica só resta torcer como o articulista. Este estado de espirito, onde há desconexão da realidade e atitudes paradoxais,chama-se anestesia cognitiva. É quase irreversivel pois a ideologia já impregnou o DNA. Suspeita-se do caviar.

    Responda
  42. shirley moro

    Parabéns pelo artigo. Não há como torcer para um governo racista, homofóbico, machista, nepotista, autoritário ..... e o pior: Quando seus componentes pedem desculpas por atos ilegais e são “perdoados” pelo Ministro da Justiça

    Responda
  43. E Tavares

    Desmantelo de famílias, mulheres mortas a cada instante, destruição de florestas tem sido o costume dos últimos 10, 15 anos. Governo que se inicia não tem (ainda) como ter o seu. Ou estou errado?

    Responda
    1. SUZANA ARGOLLO

      Antes, tínhamos um governo que lutava contra isso, hoje, um governo que apoia. Esta é diferença “básica”.

    2. SUZANA ARGOLLO

      Antes, tínhamos um governo que lutava contra isso, hoje, um governo que apoia. Esta é diferença “basica”.

  44. RICARDO JOSE PICCOLO

    Resumiu muito bem como funciona o pensamento reacionário e infantil dos bolsonaristas.

    Responda
  45. olivio romano neto

    Parabéns ao articulista pelo texto. O que significa" torcer para dar certo"?Se é para aplaudir a política que esse governo autoritário e moralista quer implementar, sinceramente ,"torço para dar errado".

    Responda
  46. HUMBERTO M ALMEIDA

    Não devemos guardar preocupacão. O astrólogo e guru já previu nosso maravilhoso destino. Brancaleone triunfará.

    Responda
  47. Marcus AYRES

    Quanta bobagem.. Esquerdista de botequim

    Responda
  48. Marcus AYRES

    Quanta bobagem.. Esquerdista de botequim

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Dr. Cara de Paisagem!

    2. biozziBR Elisabeth

      Argumento perfeito, digno de quem admira o novo governo.

  49. Felipe Araújo Braga

    Concordo plenamente. Justamente por estar a favor do Brasil eu estou contra o Governo Bolsonaro e torço para que dê tudo errado - ou seja, que o presidente não consiga colocar nenhum de seus intentos sem fundamento em prática - se o mesmo tiver o mesmo desempenho que teve enquanto deputado federal já estaremos bem, já que ele não fez absolutamente nada!

    Responda
    1. Henrique Oliveira

      Exatamente, Felipe A Braga... exatamente!

    2. Henrique Oliveira

      Exatamente, Felipe A Braga... exatamente!

  50. Plinio Góes Filho

    Depois da investigação do Jânio de Freitas sobre o flagrante do Ibama sobre Bolsonaro, que ele diz burlado pelo presidente (vá estudar!), só faltava ler o Rubinho do jornal, com todo respeito ao piloto, chegar atabalhoadamente atrasado a escrever bobagens em penca. Esse aí não aprendeu nada e não esqueceu nada, como já dissera um leitor. Depois reclamam das redes sociais, que são mais rápidas, mais precisas e mais democráticas, a fazerem minguar o pão da "imprensa séria e plural"...

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      Crei que o silêncio seja uma resposta negativa nesse caso.

    2. Flavio Colker

      Rede social é lixo auto destrutivo. O Brasil, atrasado sempre e cada vez mais burro, pretende inaugurar o milênio duas décadas depois desprezando imprensa, enciclopédia, universidade e os direitos universais, consagrando a palermice como solução . Vai quebrar a cara. Já deu errado. O resultado é piada mundo afora. Eles riem e palermas se ufanam. Já que a modernidade não passaria de enganação vou dar uma idéia: ufanistas, vendam a sí mesmos como escravos.

    3. Roberta de Sousa Moz

      Se a versão do Jânio de Freitas está errada, qual é a certa? Você pode compartilhar?

    4. Roberta de Sousa Moz

      Se a versão do Jânio de Freitas está errada, qual é a certa? Você pode compartilhar?