Ilustrada > Bolsonarismo importa dos EUA teoria conspiratória sobre marxismo cultural Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Mariana da Costa Conde

    o senhor Hildebrando ainda nao se decidiu se quer ser um patrulheiro oficial da Folha ,ops, Foice ou se prefere o cargo de editorialista chefe da mesma por supor possuir uma cultura enciclopedica por ler ...Olavo Em ambos sua missao divina de denunciar o tal marxismo cultural em todas as suas formas satanicas o define e move Sugiro que faça um dupla de dois com o Ernesto Araujo que demonstra sua expertise pos moderna falando ... tupi

    Responda
  2. Hildebrando Teixeira

    Ressalto a qualidade dos comentários de Rodrigo Jungmann e do Denis Tavares, ilhas de bom senso num oceano de achismos embalados por crenças intolerantes. Quanto a acadêmicos, com ou sem livros escritos, não vejo na condição nenhum acréscimo de mérito intelectual, já que o meio, como diz o Olavo, é quase todo composto por alguns doutrinadores e muitos an.alfa-betos funcionais

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Achismos e crenças intolerantes são exatamente sua especialidade, como, aliás, já foi sobejamente demonstrado pelos seus comentários anteriores. Você aderiu a Olavo de Carvalho exatamente pelo mesmo motivo pelo qual milhares de jovens antes aderiam ao marxismo mais esquemático, um misto de presunção e ignorância temperados por muito autoritarismo.

    2. Marcelo Bondioli

      Isso não é adquirir conhecimento. É insistir na ignorância como forma de doutrinação. Qual a verdade sobre Hegel? Vou ler Hegel, alguém que o estudou ou vou acreditar no que o Olavo disse? Se optar pela última opção, vai aprender um monte de mentiras. Alguém já disse que se quiser aprender sobre o capitalismo, leia Marx. Os olavistas são como os inquisidores, queimem os livros que nos contradizem. Logo eles lançam um Codex Prohibitorum Olavorum!

    3. Marcelo Bondioli

      A conclusão é que Olavo não entendeu o que leu. Ele escreve barbaridades sobre Newton ou Einstein de fazer qualquer um sentirvergonha alheia. O grande problema é que vocês não conseguem discutir o contraditório, perceber os erros e as falácias, pois o próprio Olavo lhes diz que todos estão errados, são analfab tos e só ele está certo. Isso é doutrinação. Isso é crença. Isso é ter um ponto de vista, errôneo sobre o mundo, e conseguir pessoas, ditas cultas, que irão corroborar suas crenças.

    4. Marcelo Bondioli

      Hildebrando, doutrinador maior do que o Olavo de Carvalho não existe. Você não consegue enxergar isso,mas você foi planeamento doutrinador por ele e por aqueles que o seguem. Você acredita piamente no que ele escreve como verdade, e é incapaz de perceber que ele está te enganando, pois ele mesmo lhes doutrinar que tudo o mais feito pelos acadêmicos está errado, é só ele está certo. Leia o que ele já falou sobre Platão, depois Leia Platão e o que os estudaram Platão escrevem.

  3. Marcelo Bondioli

    O Olavo foi um verdadeiro filosofo quando, perguntado por um seguidor sobre o que ele mais desejava, disse que era f*der com tudo. Ele está conseguindo. Cada vez mais pessoas leem e acreditam nele. Ele é expert em dizer aquilo que seu público deseja ouvir, para corroborar suas crenças. Sim, pois apenas a crença cega em algo que não existe é capaz de dar-lhe um ar de realidade. Nao há como contra-argumentar contra essas pessoas. Nenhum ateu vai convencer um super-carola que Deus não existe.

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Eu já acho que o Olavo é expert em dizer aquilo que você e seus parceiros de fé não desejam ouvir, exatamente por desmoronar suas crenças. O que não é motivo para se sentir ofendido, apenas uma questão de fundo emocional, mas de fundo cultural, que cega um dos lados; difícil é provar qual deles, já que pelo menos um deles é cego aos argumentos do outro.

    2. Marcelo Bondioli

      ...ou vice-versa. Só com a confrontação com a realidade é que uma crença é vencida ou corroborada. E isso, apenas o próprio crente deve fazer. Chama-se acordar para a realidade. Acredito que um dia os olavetes acordarão para a realidade. Até lá é garantir que os estragos que eles fazem não sejam duradouros ou muito profundos.

  4. Rodrigo Jungmann

    Cristiano Jesus, muito me alegra que você tenha escrito livros. Todavia, você diz que eu ponho Lukács na Escola de Frankfurt. Troque de óculos ou de gramática. A vírgula por mim interposta entre Lukács e Escola de Frankfurt decididamente não põe o primeiro dentro dos quadros da segunda. De que há doutrinação não há a menor dúvida. Um outro diz, se estou certo, Hitler foi também influenciado pelo marxismo cultural. A falácia desconsidera que resultados semelhantes podem ter causas bem distintas.

    Responda
  5. José Cardoso

    O livro "Razão e revolução" do Marcuse é uma boa introdução a esse tipo de pensamento. Na primeira parte há uma revisão da filosofia de Hegel, e a seguir os (des)caminhos do pensamento europeu numa direção romântico-nacionalista que segundo ele desembocou no nazismo. A defesa de Marx no livro para mim é datada, fruto da existência na época da URSS como superpotência. Mas o romantismo nacionalista continua bem vivo, inclusive entre nós.

    Responda
  6. Antonio Celso Carvalho

    E muita pinga com gardenal ao redator desta matéria!!

    Responda
  7. Denis Tavares

    Até que o artigo foi melhor do que pensei no parágrafo inicial. Sem nomear o conceito, Hayek, em 1944, escreveu na Inglaterra "O Caminho da Servidão". Era professor de economia (premio Nobel em 1974). No livro, já descrevia a naturalização das ideias socialistas na Europa, especialmente na Alemanha, e como isso facilitou o Nazismo, sustentou suas bases, criou as condições, e como os socialistas migraram para o nazismo. Tudo basado em uma aceitação lenta e progressiva de ideias socialistas

    Responda
  8. Rodrigo Jungmann

    1. Os críticos do marxismo cultural jamais disseram que ele surgiu de uma conspiração. 2. Os críticos do marxismo cultural jamais se reuniram numa conspiração para atribuir à esquerda a criação do marxismo cultural. 3. O marxismo cultural é o pensamento de Lukács, da Escola de Frankfurt, de Gramsci etc. logo ele existe, sim. 4.Resta determinar que ele representa uma ameaça, coisa,que pode ser feita com relativa facilidade. É só ler os textos, a substância, deixando de lado as rotulações.

    Responda
    1. Airton Oliveira

      Cristiano Jesus, não adianta muito argumentar com essa galera que tomou gardenal, pinga e um pouco de olavismo. Essa onda de alguns da direita de dizer que a esquerda é criminosa me assusta. Ora, o que tem a ver tirar da cartola agora uma suposta conspiração para criminalizar a esquerda? Os intelectuais com viés de esquerda são as novas bruxas? Por que fazer propaganda de que a esquerda quer destruir a sociedade ocidental e os valores com youtubers jovens e ignorantes? Holocausto à frente?

    2. Franco Oliveira

      O que me parece claro é que o nazismo também escolheu a cultura e os valores judaicos como alvo de sua empreitada na desumana conquista da Europa e do Mundo. Arte degenerada é vocabulário nazista! O nobre assinante acredita no holocausto ou acha que ele também é um produto do marxismo cultural?

    3. Cristiano Jesus

      Cuidado com o que você lê. Sou pesquisador, acadêmico, escrevi livro sobre Escola de Frankfurt. Posso lhe assegurar que essa história de marxismo cultural é uma distorção esdrúxula. Essa escola filosófica tem sim como problemática o papel dos meios de comunicação de massa no capitalismo pós-guerra, assim como a Educação e outros. Mas daí transformar isso em doutrinação é demais. Parece até uma doença. Da até vontade de vomitar. Desde quando Lukács foi da Escola de Frankfurt?

  9. Rodrigo Jungmann

    Ou seja: existe, mas a esquerda diz que não existe. Estão todos loucos.

    Responda
  10. Hildebrando Teixeira

    Como prova ilustrativa de que este jornal não produz informação e de que claramente a Folha não respeita seus assinantes, indico a leitura do artigo da Época sobre mesmo assunto, é só digitar "época Paim" no buscador. É a Folha historicamente em seu pior nível técnico, se mostrando um mero braço partidário.

    Responda
    1. Cristiano Jesus

      Hildebrando, não acho normal nada. Se você quer pesquisar sobre Filosofia Brasileira deve buscar centros de pesquisa que possuem essa linha, do mesmo jeito que alguém da saúde não pode apresentar um projeto de pesquisa sobre aids onde se pesquisa cancer. Citei o pesquisador de positivismo que não é positivista porque o fato de uma universidade não pequisar filosofia brasileira, não significa que seja contra ela, assim como não significa que conspiram nesse delírio do marxismo cultural.

    2. Hildebrando Teixeira

      Minha nossa, que nível! Um garante que a Época é braço partidário mas finge não saber que é do PT; o outro acha normal a academia não acatar teses da filosofia brasileira porque "ninguém a estuda no País" e pra fechar ainda citar o professor que "não é positivista" e daí, se esta linha filosófica é exatamente contrária à que inspira este governo? "Sabe nada inocente!"

    3. Airton Oliveira

      A revista Época não é um braço partidário, né?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Inocente!

    4. Cristiano Jesus

      O artigo da Época aborrece com tantos ressentimentos infantis. As universidades e centros de pesquisa possuem suas linhas de pesquisa. Se não há pesquisadores que estudam filosofia brasileira, é claro que não acolherão trabalhos dessa natureza. Conheci um pesquisador de Comte que foi até homenageado na Igreja Positivista. Na ocasião ele disse... moçada eu receberei a homenagem, mas sou apenas um estudioso, não sou positivista. Só mentes fracas fazem essa confusão.

    5. Guilherme Guimaraes

      A matéria da Época sobre o professor do Velez, Paim, é boa. Mas é importante ler na mesma revista o artigo de Marco Aurélio Nogueira, a partir da pg 46.

  11. Felipe Araújo Braga

    A ideologia bolsonarista, o olavismo, o neoliberalismo e esse "conservadorismo" importado dos rincões do sul e de áreas rurais nos EUA, de longe só conseguem se apropriar de muitas massas no Brasil por conta do nosso péssimo sistema educacional - esses caras sequer leram um livro - espero que o fracasso retumbante do Governo Bolsonaro enterre este momento de trevas que estamos vivendo!

    Responda
    1. Marcelo Bondioli

      Esta é a nova inteligência, os novos filósofos que não conseguem entender os antigos, porque necessariamente são quase analfab tos. E em sua infinita ignorância, criam a sua própria filosofia, extraída dos mais profundos cantos obscuros do intestino grosso.

  12. HUMBERTO M ALMEIDA

    Quem acredita no astrólogo tem que usar um chocalho pra não se perder dos colegas...kkk.

    Responda
    1. Wesley Pereira Soares

      Astrólogo geocentrista, tem mais esse detalhe... kkkkkk

    2. Wesley Pereira Soares

      Astrólogo geocentrista, tem mais esse detalhe... kkkkkk

  13. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Temos a versão de uma nova vertente de liberalismo, o liberalismo medieval, que combina ortodoxia econômica, aversão aos direitos conquistados pelos trabalhadores com teorias conspiratórias,fabricadas para desviar a atenção dos problemas reais. Vamos ver quem é quem no desmonte das aposentadorias, usado para transferir recursos das mãos dos aposentados para o capital financeiro, isso não é liberalismo, é expropriação!

    Responda
  14. Valentin paschoal perruci

    Bom é ver as pessoas nos comentários dizedo pros especialistas da atmosfera e clima q são farsantes e que suas pesquisas não são evidências de nada, e que pra essa tese esquizofrênica de conspiração global marxista é algo tão evidente que se não concorda é um agente do mau, cúmplice. Kkkk.. Vale tudo pra se sentir inteligente hj em dia.. Até olavo de carvalho

    Responda
  15. Fábio Nascimento

    Vamos entender uma coisa. Para olavistas, 'esquerda' significa uma orquestração do diabo contra a Igreja Católica. O termo engloba do protestantismo à ciência moderna, do republicanismo francês ao liberalismo inglês, da filosofia da linguagem do primeiro Wittgenstein à moda pós-moderna francesa, do hegelianismo ao marxismo ortodoxo, em suma tudo o que não seja, essencialmente, católico, quase jesuíta, tomista, tudo isso é 'esquerda'. Assim, será fácil ver esquerda até em livro de receitas.

    Responda
    1. Valentin paschoal perruci

      Respeite eles! Eles são o ápice do conhecimento humano, veja só as façanhas deles: foram dignos de receber a graça de olavo por seu potencial intelectual e investigativo e desvendaram os mistérios da humanidade sem nem precisar de nenhum tipo de evidência! Isso é um milagre! Os mortais inferiores, por sua vez, seguem precisando de prova e raciocínio lógico pra entender as coisas... Nem todo mundo deu esse salto quântico ainda na espécie..

  16. Ernesto Pichler

    O que fazer com o “marxismo cultural”? Atacar o marxismo seria uma possibilidade: queimar livros, difamar e perseguir professores, censurar literatura escolar, assassinar alguns, acabar com a democracia, tudo isso podem tentar, mas nada vão conseguir, pois o marxismo é uma ideia, ou um conjunto de ideias (não uma ideologia, pois é científico). Uma ideia só se vence com outra ideia, e nenhuma ideia é superior ao marxismo. Ainda mais com essa direita xucra, concentrada na Bozolidade.

    Responda
    1. Aparecido Soares de Assis

      Ao admitir-se a hipótese de que "nenhuma ideia é superior ao marxismo" e de que "esse conjunto de ideias é "científico", será preciso revisar todo o conhecimento humano até aqui, com a finalidade de colocar em prática essa "conquista superior" que, certamente, irá resolver de uma vez por todas o drama da espécie humana sobre a Terra. Penso que nenhum dos "ismos" até hoje criados pelo homem possui essa qualidade, apesar das pretensas superioridades.

    2. Cristiano Jesus

      Mas tem um problema. Esses que estão aí pegam o marxismo, transformam em outra coisa, e combatem essa outra coisa. Aí fica difícil. Quando essa gente não está no poder, basta ignorar, porque não tem como ter diálogo.

  17. Laerte Martins

    Adoro ver os 'intelectuais' aqui nos comentários fazendos textos pomposos para rechaçar/negar que os tentáculos da esquerda no Brasil estavam grandes. Tanto estudo para a cegueira, eis a contradição.

    Responda
    1. maria gouvea

      Os textos ao são pomposos...apresentam argumentos e fontes.. disto é feita a ciência.. e ela é responsável, por exemplo por você estar usando um computador pata se expressar.. mesmo que dizendo bobagens. Isto se deve também a outra conquista historica: democracia, que da voz mesmo a quem não tem o que dizer

    2. Fausto Alves

      Vou além: já notou como os comentários "Folha" são bem diferentes dos comentários "UOL"? No UOL, os tais "intelectuais" que defendem a esquerda mal conseguem aparecer; quando muito eles têm que comentar os comentários mais curtidos para terem alguma visibilidade. Aqui é bem diferente: os intelectuais de plantão transbordam, com seus textos longos, pomposos, bancando os donos da verdade... Para mim está claro que é manipulação vinda de um jornal tendencioso e aparelhado como a Foice de SP.

    3. Fausto Alves

      Vou além: já notou como os comentários "Folha" são bem diferentes dos comentários "UOL"? No UOL, os tais "intelectuais" qnunca aparecem

  18. Hildebrando Teixeira

    Quem quiser algo além do artigo fake da Foice pra doutrinar id-i.ota útil, aconselho a ler Velez, Paim ou Olavo p/ se avaliar qual o lado mente. Pela Época, citando Kramer, "Paim mostrou que a luta pelo sistema democrático-representativo e pluralista produz resultados humanamente mais aceitáveis que os sistemas cooptativos do antigo Leste Europeu, de Cuba, da Venezuela bolivariana e da China comunista”

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Que são "resultados mais humanamente aceitáveis"? A concentração de riqueza do 1% dos ca pitalistas? A fome e a miséria dos pobres nos países ca pitalistas? Que tal o sistema cooptativo da Suíça? A Venezuela bolivariana tem algo de com unista? Como alguém pode crer num astró logo?

    2. Hildebrando Teixeira

      Para visualizar claramente a falta de respeito da Folha com seus assinantes, indico a leitura do artigo da Época sobre mesmo assunto, é só digitar "época Paim" no buscador. É a Folha em seu pior nível

    3. Hildebrando Teixeira

      Para visualizar claramente a falta de respeito da Folha com seus assinantes, Ãndico a leitura do artigo da Época sobre mesmo assunto, é digital época Paim.

  19. Laerte Martins

    Adoro ver os 'intelectuais' aqui nos comentários fazendos textos pomposos para rechaçar/negar que os tentáculos da esquerda no Brasil estavam grandes. Tanto estudo para a cegueira, eis a contradição.

    Responda
  20. Hildebrando Teixeira

    O artigo é um horror de desinformação e desonestidade jornalística, podendo citar, logo no início e só pra começar, o argumento de que "ninguém percebeu" ações do marxismo cultural, o que é facilmente desmentido ao se investigarmos a existência de vários liberais denunciando a ofensiva marxista enquanto eram progressivamente eliminados do meio acadêmico, como mostra a Época em artigo bem mais honesto que este.

    Responda
    1. Airton Oliveira

      A revista Época é honesta porque diz o que você acredita, mas o artigo da FSP é desonesto porque contradiz sua crença... interessante... Você precisa de ajuda psicológica. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  21. Eduardo Galvao

    Esses satanicos inventam esses movimentos para atazanar a vida das pessoas que só querem viver em paz. O Satanás (a força negativa do mal) é tão insidiosa e age em todas as frentes estimulando a violência, o sofrimento e a morte. Quando vejo um presidente se ajoelhando, não vejo no outro lado a Potência Sagrada, mas o deus que domina seus discípulos para o mal.

    Responda
  22. NELSON PRADO ROCCHI

    Tudo isso que é chamado marxismo cultural é produto natural do capitalismo tardio atual. Nos paises comunistas atuais e do passado nunca houve essa tolerância por esse produto individualista do capitalismo. Na ignorância ou esperteza a esquerda, que sempre foi pelo coletivo sobre o individual e esquemas totalitários, aqui representada por artistas, jornalistas e professores universitários, é adepta desse marxismo cultural que nada combate o capitalismo.

    Responda
  23. Valter Junior

    Os dois 'intelectuais' que mais defende a conquista da hegemonia no Brasil são o olavo CARvALHO e o reinaldo AZEvEDO.

    Responda
  24. Hercilio Silva

    Hollywood é marxista, só rindo, a bilionária indústria é tão marxista quanto o especulador Soros. É muita licença poética essa visão estapafúrdia. A propósito as instituições do capitalismo são pra perpetuar o mesmo. Todos que disseram que iam mudá-la por dentro se afundaram na mesma.

    Responda
  25. Hildebrando Teixeira

    A Foice importou o Marxismo-Gramcismo da Europa e se deu muito bem em diversos aspectos ao defender a ideologia psicopata, logo, fará o que puder para deter a ameaça liberal, inclusive negando a reação liderada por Bolsonaro da mesma forma que negou por 20 anos o foro de SP e negou que existisse possibilidade de Bolsonaro sequer avançar ao segundo turno.

    Responda
    1. Andrea Aguiar

      Cadê o Queiroz?

    2. Andrea Aguiar

      Cadê o Queiroz?

    3. Andrea Aguiar

      Cadê o Queiroz?

    4. Andrea Aguiar

      Cadê o Queiroz?

    5. José Roberto Pereira

      Mas Bolsonaro nunca teve chance de avançar pro segundo turno mesmo, com aquela rejeição de 46% e Haddad subindo a cada pesquisa. Tiveram que acionar o plano B, nada como uma fakadinha pra ganhar tanta exposição positiva da mídia que hoje vocês agridem.

    6. Hildebrando Teixeira

      Perguntas imbe-cis bem que merecem respostas cre-tinas, embora no domingo a noite me dou o direito de ignorar o nhem nhem nhem dos petroleiros.

    7. marcio mira

      Nossa, agora vc me preocupou. Então quer dizer que o teatrinho inocente do fim de semana é uma conspiração? O circo, o futeba, o cineminha? Neymar seria um agente das esquerdas disfarçado? Só tenho uma coisa a dizer sobre isso: procurem um psiquiatra urgente!

  26. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Direita bananeira, incapaz de criar um projeto que contemple a soluções para os grandes problemas que afetam o país, se pegam com os pós modernos num embate/debate cada vez mais distante do mundo real. Quando a fome apertar, os eleitores pobres do governo de direita, vão conhecer o arrependimento pela escolha que fizeram e os pós modernos entenderão que o corporativismo não é de esquerda ! Que venha a luta de classes !

    Responda
  27. ALEXANDRE MATONE

    Ao ler o artigo "Nossa Bandeira Será Vermelha", do professor de Filosofia da USP Vladmir Safatle, pergunto-me se esse artigo na verdade não existe ?

    Responda
  28. Sandro Carvalho

    Infelizmente temos um presidente que - até por não ter desenvolvido uma visão de mundo, incluindo geopolítica, ampla e concatenada com a realidade -, foi beber nas águas turvas do olavismo e passar a reverberar teorias da conspiração que incluem de marxismo cultural à negação do aquecimento global. Como poderá ter êxito um governo que se desconecta do mundo real para as raias do absurdo, fantasioso, surreal? Um governo que despreza a academia para aderir a malucos e suas teorias conspiratórias?

    Responda
    1. Nelson Shishito

      Num país onde a oposição chama de facista qualquer ponto de vista discordante não tem o direito de criticar a direita.

    2. Nelson Shishito

      Num país onde a oposição chama de facista qualquer ponto de vista discordante não tem o direito de criticar a direita.

  29. ANDRE BARRETO

    Tudo isso é tão es tup ido que não cabe comentários. Depois dizem que estamos na sociedade do conhecimento...

    Responda
  30. João Pedro Sousa

    As pessoas que acreditam nisso nunca pegaram para ler nenhuma das obras de marxistas com Gramsci ou Marcuse e preferem acreditar apenas na palavras de seus Gurus.

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      É isso João... O irracionalismo é avesso a ciência, usam um modelo pré fabricado para consumo de incautos!

    2. Hildebrando Teixeira

      O João tá mais doutrinado que chinês saindo do campo de "reeducação", rssss

    3. Sandro Carvalho

      São pedantes, João Pedro Sousa; nada mais que pedantes.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.