Educação > 'Vivi Estado Novo e ditadura, mas nunca vi período tão assustador', diz referência em alfabetização Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O maior problema é na destruição de avanços com base cientÃficas no processo de alfabetização devido ao temor da tal doutrinação marxista. Não, há até o presente momento uma guerra de métodos, mas uma guerra de partidos. Partidos, que por sua vez, nem são tão coerentes de suas próprias ideologias. O estudo da senhora Magda Soares não é pautado em ditames de briga polÃtica, mas na preocupação de como a criança aprende e por que não aprende atualmente. E os alunos são os mesmos de 50 anos?
Os comentários de petralhas e bolsominions nao ajudam aqui. Este assunto é muito sério e o Brasil esta empacado a 60 anos no processo de alfabetização. É muito triste receber, nos ensinos médio e superior e no mercado de trabalho, jovens com problemas de alfabetização. Falhamos terrivelmente com diversas gerações de brasileiros que dependiam exclusivamente do ensino público.
... “não” ...”está empacado” ...“ há sessenta anos.” . Viu como Magda Soares tem razão?
Muito interessante a entrevista, no meu ver a preparação adequada aos professores e fato muito forte para melhor a situação de educação .
"As pesquisas e teorias a respeito de como a criança aprende um objeto –no caso, a lÃngua escrita, extremamente abstrata– é um objeto cultural." A crença sobre o fato de que o aprendizado é afetado por questões culturais, é na verdade um legado do trabalho do Freud, mas infelizmente está equivocado e é simples de ser contestado. Se fosse verdade, todas as crianças de uma mesma famÃlia que cresceram na mesma cultura se dariam bem na escola. É falso, porque quem comanda esse show é a genética.
O Valor como base do conhecimento. “A educação não é a venda parcelada de conhecimento, ou o conhecimento despejado de um vaso para outro. Educar é auxiliar outros a desenvolver a habilidade de obter conhecimento por si só são presenteá-los com a chave do depósito do saber. Não é simplesmente apossar-se das propriedades intelectuais que outros descobriram, sem esforço da própria parte. É um processo de descoberta e inversão”. Da pedagogia Makiguti
“O Hino Nacional não emociona mais. Porque não há mais transmissão dos valores pátrios nas escolas. Poucos sabem o que é republica, nem sabem discernir sobre o que é Governo e o que é Estado”. Baladas agora são escolas e celular é sala de aula.
..o ensino no Brasil está uma draga ..mas eu curto! qd Folha nos traz "renomados especialistas" sobre o assunto....Hiii hi hi
Parabéns Professora!Assim como acontece com a senhora, a turma do Bolsonaro também me tira o sono, nunca vi nada igual. O obscurantismo nos aguarda!
Total apoio e admiração a sra. Magda, voluntaria, um exemplo a ser seguido. Tb uso o modelo eclético com meus filhos. Ponho nos canais educativos do youtube e vejo quais eles prestam mais atenção.
Isso mesmo. “Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.” (Paulo Freire)
Parabéns profa Magda pela excelente entrevista. Sendo eu professora da educação superior e neurologista, muito me orgulha ver alguem captar o real problema do nosso aprendizado - a compreensão do processo de aquisição da linguagem e da capacitação do facilitador! Cada vez mais entendemos que os processos de aprendizado sao os mais diversos possiveis e que, como educadores, temos que usar varios metodos - muitas vezes em conjunto - para facilitar o aprendizado de cada aluno. Brilhante!
Tive a honra de ser aluna de Magda Soares na disciplina Didática de LÃngua Portuguesa, em 1970, na Faculdade de Letras da UFMG. Foram aulas sensacionais e que guiaram meu trabalho nas escolas.Ela passou depois a se dedicar à Alfabetização e deve estar fazendo isso com muito empenho e capacidade que sempre teve e tem. Ela sabe o que é ensinar e como fazê-lo, pois tem larga experiência na Educação. Vou sugerir esta matéria para as professoras e professores da rede pública do DF.
professora que orgulho de ser mineira, por ter uma pessoa como a sra em nossa Minas Gerais. Lamentável é que tudo aqui exposto pela sra o secretario com um currÃculo baseado em experiência em uma escola com 94 alunos não tenha humildade de prestar atenção nos seus ensinamentos .Na linguagem do governo do capitão ,"mesmo que é para inglês ver ",que Deus tenha compaixão de nossas crianças
*abastados
Nesse exato momento em várias comunidades do Brasil está havendo tiroteio, mortes, pé na porta ? Pergunto ? Como estudar em um ambiente assim ? Prá quem perguntou , a educação evoluiu muito , para os mais abastado. Aqueles que não tem q se preocupar se vai dar prá ir a escola. E por incrÃvel que pareça a população de mais baixa renda que teve oportunidade em outros governos , provou que dada a oportunidade dificilmente ela é desperdiçada .
Professora Magda : Com o devido respeito que a senhora merece . Pergunto : Nos últimos 50 anos a educação melhorou ou piorou no Brasil ( educação pública ) ? Portanto pior do que está não vai ficar .
Então a escola pública até a década de 1960, era composta de professores e alunos de perfil elitizado, e a partir dai, com a extensão do ensino aos pobres, as elites foram para escolas privadas, e passou a existir uma outra escola pública, incomparável com a anterior.
A segunda questão, segundo ela, é a formação adequada dos professores, inclusive com um curso especÃfico para a alfabetização, para a pré escola e anos iniciais do ensino fundamental, cuja preparação atual se mostrou ineficiente e sem bons resultados.
Ela discorreu longamente sobre sua pergunta. Se você não entendeu, repito resumidamente: Antes a educação pública era destinada exclusivamente as classes médias e altas, que já ingressavam nas escolas, com grande capacidade de aprendizado. De 50 anos para cá as escolas públicas mudaram completamente seus alunos, que passaram a ser as classes pobres e um pouco das lasses médias, e o perfil desses alunos é de grande dificuldades de aprendizado. Um dos dois fatores cruciais para entender.
Assim como a dra Magda, estou muito preocupado com o que vem por aÃ. É um bando de doidos que tomou conta de vários setores: Damares, Ernesto Araújo, Ricardo Velez. Que Deus nos acuda!
D. Magda, não foi de 50 anos de atraso; são 13 anos de PT.
Como discutiremos alfabetização com um público de eleitores bozonaristas que sabem ler apenas 100 carácteres do Twitter, memes e fake news do WhatsApp.
Fácil, é só saber soletrar e contar até 13.
Excelente matéria, muito esclarecedora e que nos desperta o interesse em acompanhar as propostas governamentais relacionadas a Educação, principalmente para quem tem filhos em processo de alfabetização. Auxilia e muito na escolha da unidade educacional responsável em auxiliar neste processo. Estarei muito mais atenta a está causa. Obrigada FERREIRO e Folha!!!
Não consegui ler toda a entrevista. Parece-me estúpida a dircursão sobre as vantagens de juntarem-se as letras em sÃlabas, e estas em vocábulos resultando em orações.
Márcio, deve ser porque esses parasitas de hoje são domesticados a não lerem nada e a contar até 13.
Vai ver vc só consegue ler textos curtos com 140 caracteres e muitos memes. E por isso as crianças estão ficando atrasadas. Tem preguiça de ler.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > 'Vivi Estado Novo e ditadura, mas nunca vi período tão assustador', diz referência em alfabetização Voltar
Comente este texto