-
CLOVIS RAMALHO MACIEL
Logo perde esse emprego na Folha ... Muito fraco, ainda que represente um esforço do Jornal em dar espaço à mediocridade e superficialidade no discurso dessa direita de " orientação olavista". Flop Flop, Pondé.
-
José Gomes
Antonio, qual sua intenção em repetir tantas vezes seu mesmo comentário? É aquela tática de repetir tanto que se torna verdade? Não sei se funcionará.
-
Luiz Carlos de Abreu Albuquerque
José Antônio, simplesmente porque a pessoa, inadvertidamente ou por falta de destreza com o smartphone, clica para enviar o mesmo comentário várias vezes. Basta clicar uma vez só. É suficiente.
-
Jose Antonio Cebulski
As vezes quando o comentário é escrito no smartphone ele é enviado várias vezes. Não sei porquê, mas já aconteceu comigo.
-
-
ANTONIO CESAR FERREIRA
Ao ver o título do texto pensei: será que este "ideólogo" da direita escreveu algo interessante sobre o absurdo que estamos vivendo? Ledo engano. Ele usa o título como se fosse um candidato estelionatário para conseguir leitores. Só criticou a esquerda, como sempre, usando o termo " inteligência pública" e nada sobre o que representa este governo e os seguidores do Olavo de Carvalho que estão ocupando cargos e querendo impor as maluquices deles.
-
Luiz Cesar da Fonseca Oliveira
It is better to keep your mouth shut and appear stupid than to open it and remove all doubt. (M. Twain)
-
-
CARLOS TARDIVO
Parabéns Pondé, excelente, como sempre!
-
Luisa Rauter Pereira
Essa dicotomis inteligentes x gente de alma pura e simples do povo é justamente o fundamento de QQ fascismo. Não há cultura pura e intocável do povo, Pondé. Vc está fazendo um desserviço a nossa perigosa situação política
-
Hildebrando Teixeira
Pondé é um cara educado, por isso usa o termo "inteligência pública", embora saibamos nós que esse termo só é real na parte que se refere ao "que é do povo"...
-
Hildebrando Teixeira
Brilhante análise. É claro que quem se sentiu representado pelo artigo parece não estar gostando muito, rsssss.
-
Luciene Costa de Castro
Senhor, que texto medíocre.
-
Ricardo Botto
Só nos resta cruzar os braços e ouvir os insípidos argumentos de uma sociedade que ora ri, ora rosna!
-
Mariana da Costa Conde
Pondé se identifica como filosofo e professor universitario profissoes que nao cabem em whatsapps Se a gente comum é o farol da civilizaçao entao investimentos em educaçao como o emprego de Pondé sao desnecessarios e devem ser substituidos pela verdade totalizante da Biblia como agrada ao ex capitao tornado presidente e sua trupe ; nao parece haver ai marxismo cultural mas apenas ignorancia em estado bruto e pleno
-
José Gomes
Mariana e Hugo, que comentários mais infelizes. Relaxem um pouco e observem mais. Deem tempo ao tempo e façam uma inspeção mais profunda daqui a alguns meses. Pode até ser para confirmar o que já pensam. No momento estão muito sensíveis.
-
Luisa Rauter Pereira
Exato. Pondé parece querer trocar a intelectualidade pela virtude popular. Talvez devamos transformar as universidades em Igrejas Evangélicas logo de uma vez. Esse antiintelectualismo é fascista.
-
-
Emidio Jose Cunha de Carvalho
Sindrome do PT...tem o articulista.
-
Felicio Antonio Siqueira Filho
O articulista "filósofo" deveria saber que jornais são lidos justamente pelos que ele denomina inteligentinhos, estereótipo criado por ele talvez e que repete tanto que deve considerar isto uma sacada genial. No mais uma declaração de amor ao capitão e seus geniais asseclas. Em busca de um carguinho dr?
-
ANTONIO ROGERIO DA SILVA JULIAO
A humanidade avança nos costumes e nas ciências e muito se deve aos inteligentinhos públicos, gente que pensou e pensa fora da caixinha. As grandes transformações do pensamento ocidental, nas artes, na filosofia, na política, etc, é que foram conscientizando e modernizando povos e nações. Sem isso possivelmente ainda estaríamos acreditando que a terra é plana como o decano e os seus seguidores dessa contra revolução populista arcaica e retrógrada estão tentando implantar no Brasil. Vade-retro .
-
Carlos de Souza Schneider
Pelo visto, pelos textos que esse senhor vem escrevendo, li os últimos e esse aqui (histérico e "último"), nota-se que ele deve ser a única pessoa inteligente no Brasil. A Folha está de parabéns por tê-lo como articulista e deveria dispensar todos os outros, afinal de contas ele sabe tudo, os demais são desnecessários. Doravante lerei os textos dos outros. Um dia gostaria de entender o porquê desse ódio todo contra o PT, dele e de tantas pessoas. Lerei Freud.
-
Luiz Candido Borges
Carlos, esse ódio todo ao PT tem várias origens. Há os que jamais toleraram aquele semianalfabeto mal nascido como presidente; há os que odeiam mortalmente o "comunismo" e acham que ele é um deles; há os que depositaram grandes esperanças de mudanças e se frustraram com mais do mesmo (não, ele não salvou milhões da miséria de forma sustentável). A corrupção inaudita foi a pá de cal que uniu quase todos contra o PT e embasou a vitória do Bolsonaro. É só um resumo...
-
-
Jean Marcel Arakawa
Enfim um texto lúcido. Talvez o Pondé seja o único articulista na FSP que não tenha caido na Sindrome Bolsonaro, que ele tão bem descreve, e que trocando em miúdos é o bom e velho maniqueísmo, para o qual degenerou nosso ambiente de debate público, turvado pela peleja eleitoral.
-
Luiz Candido Borges
Jean, esta sua interpretação do artigo é demasiadamente generosa, compreensível apenas se você for um leitor iniciante do Pondé. Quem o acompanha na FSP sabe que durante muito tempo ele fazia artigos basicamente filosóficos e vez por outra ironizava as fantasias da "intelligentsia". Era divertido! Mas há meses ele entrou de cabeça na campanha "contra a esquerda", sem dar importância ao que poderia sucedê-la. O nível foi baixando até chegar a essa grotesquerie. Não dá...
-
Jean Marcel Arakawa
O foco do texto é uma crítica à intelligentsia, por isso poucas palavras reservadas à "gente comum". Ele deixa claro que a "revolução populista" é um fenômeno problemático - a crítica dele, com a qual concordo, é justamente que o contraponto que a intelligentsia faz a ela é pueril e só consegue fomentá-la ao invés de desarmá-la, o que não traz bom alento à democracia e ao Estado de Direito.
-
Luiz Candido Borges
O Pondé não caiu no maniqueísmo? Releia o texto, do qual eu copio um trecho: "Pessoas essas contrárias ou a favor. Entre as contrárias, basicamente, a inteligência pública. Entre as a favor, seus apoiadores saídos das fileiras de gente comum. A síndrome Bolsonaro atingiu em cheio a inteligência publica...". A partir desse ponto o resto do texto só fala sobre o pessoal da "inteligência pública", os "inteligentinhos". Sobre a "gente comum", nada. Neste caso a omissão é salvadora! Desonesto...
-
-
Celso Augusto Coccaro Filho
Não me encaixo no padrão inteligentinho, nem no pop WhatsApp. Por favor, crie um estereótipo para mim, senão fico desamparado.
-
Alysson Eduardo de Carvalho Aquino
Pondé não consegue fazer uma análise sem esteriótipos? Cada dia pior, seu lambe botas.
-
Raimundo Carvalho
Enquanto Pondeh faz o trabalho sujo de bater na esquerda caviar, o açoite governamental baixa com mão pesada no lombo do povo, que não tem pra onde correr.
-
JOSÃ EDUARDO FEROLLA
O açoite governamental já bateu e feriu o 'lombo do povo' durante e após o governo Dilma e seu legado de recessão, penúria e desemprego. Trabalho sujo e mal feito dos que não souberam governar. /Claudia Ferolla.
-
-
Romero Lima
Espremendo não sai nada!
-
JOSÃ EDUARDO FEROLLA
A inteligência pública, 'caminhando e cantando' ou entre 'queijos e vinhos' a sustentar com golpes de verborragia suas pérolas cintilantes de estupidez histérica, com seu ar de paradoxo por carregar nas costas o partido garantidor da desordem corrupta e ao mesmo tempo se ver como detentora das verdades, virtudes e da razão total sobre todas as coisas. A pobreza de espírito que nega a decadência e estafa dos objetivos políticos que se deterioraram no exercicío dos anos de poder. /Claudia F.
-
Tito Azevedo
Constatação perfeita Claudia!
-
Luiz Candido Borges
Cláudia, conforme eu lia o seu post, pensava que era uma bofetada com luvas de renda no Pondé, a utilização das suas frases feitas e bordões para lembrá-lo de que ele é exatamente igual aos que critica de forma tão insistente. Mas ao ler seu outro comentário, culpando a Dilma pelos males pátrios (sim, ela tem enorme parcela de culpa), constatei que era sério. Olha, você tem o direito de defender suas posições e crenças, mas tente fazê-lo de forma minimamente original, está bem?
-
-
Gabriel Carvalho
Mesmo se eu deixar de considerar sua opinião sórdida sobre os indígenas. O colunista, que aparenta nunca ter passado por dificuldades na vida, é difuso em generalizações; o que demonstra um pensamento enervado, surpreendendo qualquer um que saiba que ele é formado em filosofia. Resumindo, o Pondé causa-me engulho.
-
Gabriel Carvalho
Antes disso: O colunista usa termos desumanizadores, como "drogados" e "bandidos". Mas pode-se dispensar isto para se perceber a falta de profissionalismo. Usou, outrossim, um termo vezeiro no vocabulário bolsonarista: "mimimi". A forma altiva como escreve é repugnante, mostrando que considera seus simplismos como brilhantes máximas categóricas. Se ele considera que os bolsonaristas defendem a humanidade do homem e da mulher, temo qual a sua concepção de humanidade; continua acima
-
-
Henrique Almeida
Pondé mais uma vez utilizando a retórica da mesa de buteco. Não rebate argumentos com fatos, provas, noticías ou referências, mas sim com o bom e velho achismo das conversas de buteco. Não utiliza de nenhuma coerêcia em sua argunentação, se resumindo apenas a tentar impor rótulo de esquizofrênica à parcela considerável da população que não concorda com os métodos e diretrizes do governo vigente.
-
Darcio Michele
Que histérico!!!
-
Luiz Candido Borges
A frase mais relevante do texto, talvez a única, é: "É necessário entender o que essa revolta quer dizer e, quem sabe, ajudar um pouco para que ela não degenere em destruição das instituições democráticas". Então O Pondé acha que efetivamente há risco das instituições democráticas com a ascensão do populismo de direita? Então faça a sua parte: pare de criticar a esquerda, tornada irrelevante, e passe a fazer análises críticas honestas e objetivas dos atuais detentores do poder.
-
Mateus Borges
Na minha tola inocência pensei que o sujeito ia falar do extenso número de notícias falaciosas, tipo mamadeira fálica, crianças sendo tomada dos pais, fim do gênero entre outras coisas. tido como verdades para o povão, mas pelo visto o que dá clique e notoriedade é gritar que é anti. Pondé, vc vai participar do cruzeiro marítimo que prova que a Terra é plana?
-
NELSON PRADO ROCCHI
Muito bom! acertou na mosca.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.