Ilustrada > Coletivo faz performance diante da Casa França-Brasil após fechamento de mostra Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. FABIO BENITEZ CORREA

    Nem que tivesse nudez ou algo mais explícito seria tão chocante como o que faziam alguns dos monstros que alguns integrantes do governo exaltam.

    Responda
  2. Marcia Guimaraes

    Obviamente, não apresentaram o pedido para a performance em tempo hábil, de propósito. Sabiam que não seria permitida. Assim, posariam de vítimas da censura, que não houve. A isso se dá o nome de desonestidade intelectual. Se fossem grandes artistas, teria uma baita repercussão. Mas como são nulidades anônimas, não dará nem meio dia de discussão.

    Responda
    1. Marcelo Ribeiro

      Interessante sua visão, entretanto recheada de juízo de valor. Em relação às "nulidades anônimas", gostaria de dizer, não em defesa da manifestação em si, mas no geral, é que ninguém nasce pronto, com sucesso da expressão pública do pensamento ou da arte. Isso tem que ser construído com muito suor e requer muita disciplina e foco. Estes artistas tiveram seu propósito atingido, poucos são os que conseguem entender a genialidade embutida numa obra como essa, por exemplo.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Nulidades é o seu comentário, de ditador fascista chapa branca que tenta justificar o injustificável ato de censura autoritário, típico de ditadores falso moralistas e fascistas, que vocês da ultra direita fingem rejeitar falsamente indignados quando o ditador é de esquerda!

  3. CARLOS ROBERTO FERNANDES

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. MARCO ANTONIO ZANFRA

      Mas não levem a mal, tá?

  4. Giane Maria de Souza

    A arte sobrevive, assim como o conhecimento, a criatividade. A performance foi censurada em espaço fechado e foi para às ruas. À quem interessa censurar e calar a voz dos artistas, intelectuais, professores e jornalistas senão governos totalitários e fascistas. Viva a arte. O discurso foi proibido para uso na performance presidente, mas nós não esqueceremos suas palavras de ódio e fundamentalismo ideológico.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Senhor Marcos, já ouviu falar em liberdade de expressão? Ela não depende do que você acha que seja ou signifique a expressão e muito menos de que você a entenda!

    2. Marcos Molina

      Menos moça. Arte é manifestação, seja lá qual for a linguagem escolhida. Considerando-se que ela seja o reflexo de nossa cultura e história, algumas expressões beiram o bizarro talvez apenas para que possam ter a atenção de uma pequena minoria que por sua vez é utilizada para chamar a atenção para si também. Sou contra qualquer tipo de censura cultural, mas o que se mostrava lá era incompreensível para os sentidos da maioria - será isso nós contra eles?

  5. Magali Barbosa de Abreu

    perfeito e se não fosse uma verdade porque incomodariam em proibir?

    Responda
  6. Julio César Cardoso de Matos

    Li xo. Li xo. Li xo!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O mesmo se pode dizer do seu comentário, típico de bolsominions sem argumentos.

  7. Julio César Cardoso de Matos

    Li xo. Li xo. Li xo!

    Responda
  8. Cláudio Moura

    Chamar isso de "arte" demonstra a decadência moral e intelectual da esquerda brasileira, foi em repúdio a esses exageros morais que Bolsonaro foi eleito. Que pobreza de idéias

    Responda
  9. JOSE RAIMUNDO APAREC DE CASSIO cassio

    exatamente por isso que bolsonario ganhou, vocês que jogaram as pessoas sensatas, que realmente sustenta o pais nas mão de um imbecil

    Responda
  10. JOSE RAIMUNDO APAREC DE CASSIO cassio

    exatamente por isso que bolsonario ganhou, vocês que jogaram as pessoas sensatas, que realmente sustenta o pais nas mão de um imbecil

    Responda
  11. JOSE RAIMUNDO APAREC DE CASSIO cassio

    exatamente por isso que bolsonario ganhou, vocês que jogaram as pessoas sensatas, que realmente sustenta o pais nas mão de um imbecil

    Responda
    1. Paulo Zacarias

      Raimundo, "pessoas sensatas" ou "do bem" que votaram no Bolsonaro, o fizeram com conhecimento de causa (e muito ódio no coração): os elogios ao cel Ulstra e profissionais do ramo da tortura sempre estiveram presentes no discurso do Presidente. O trágico dessa reação é saber que moralistas surtam com a performance mas se regozijam quando o Bolsonaro e suas crias se regozijam com a violência em todas as suas formas. As baratas de plástico causam mais ojeriza que as de verdade.

    2. Cláudio Moura

      José, tirando o imbecil, concordo com o resto

  12. Luisa Rauter Pereira

    O presidente que vcs elegeram é fã de um homem que gostava de enfiar ratos em orgaos sexuais de mulheres. Tem que ter muita performance nesse país de gente s alma. A memória da ditadura vai ser enviada na goela de vcs!

    Responda
  13. Marcus AYRES

    Nojeira ! Arte? Cambada de desocupados!

    Responda
  14. Severo Duarte

    É claro ,performances deste nível deve ser encenado mesmo,em c loacas,bueiros bocas de lobo,e não num Museu.

    Responda
  15. José Roberto Pereira

    No pasarán !

    Responda
  16. Claudio L Rocha

    O que poderia não ser considerado militancia para o senhor?

    Responda
  17. Maicon Nicoletto

    As pessoas confundem arte com militancia. Estes ai nao estao nem um pouco interessados em ajudar o Brasil a sair da lama, estao apenas se comportando como criancas mimadas que nao admitem a derrota nas urnas. Estao presos na "ditadura" que ocorreu ha decadas atras. Onde que isso pode ser considerado arte? Uma mulher nua com baratas na vagina? Esse grupo cobra respeito de todos mas esquecem-se que para ter respeito, precisam primeiro se dar o respeito. Excelente atitude dos Governantes.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Já ouviu falar em liberdade de expressão? É a base de qualquer regime que se diga democrático, que vocês da extrema direita vivem acusando a esquerda de querer derruba-la. Pois a liberdade de expressão não depende da qualidade do que se expressa. Essa valoração é também direito inalienável de todos e as proibições ditatoriais, antidemocráticas e inconstitucionais não a permitem, mas isso é incompreensível para bolsominions fascistoides.

    2. Severo Duarte

      Até na ditadura os artistas tinham maior inspiração, mesmo com a censura conseguiam produzir peças teatrais ,festivais de musicais de qualidade....que decadência, dizer que esse coletivo na calçada do Museu é arte. É disso aí para cloaca!

    3. José Roberto Pereira

      A quinta foto do primeiro quadro refuta seus argumentos moralistas. Não cabe a você, a mim ou ao Estado definir o que é arte ou não, se não gosta, não consuma. O que está em questão aqui é o direito de quem pensa diferente de você consumir se assim o desejar. Quando os governantes decidirem o que podemos ou não ver, falar ou fazer estaremos novamente num regime ditatorial. E é exatamente isso que nos "prende a uma ditadura que ocorreu há décadas atrás", o fato dela estar tentando retornar.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.