Hélio Schwartsman > A gente capota, mas não freia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O ministro Onyx Lorenzoni entende mesmo é de segredos de liquidificador!
O sr. Hélio delira com a própria saliva....( nem D. Quixote teve alucinações assim tão intensas )....diria mais....ele é capaz que fazer sopa para trezentas pessoas com 2 pés de galinha.....servir todos, dar repeteco e ainda oferecer sobras à instituições....
Dizer que a situação econômica atual é fruto do governo de Dilma Rousseff,sem levar em consideração a conjuntura internacional, reproduz uma visão muito superficial.
A conjuntura internacional foi a mesma para todos os paÃses da América do Sul. Sem uma visão aprofundada nem superficial fica evidente que o Brasil foi um dos paÃses que mais sofreu e pode-se creditar, sem medo de errar, este fato à comandanta do momento.
Só falta ele dizer que se o céu ficar azul não vai chover, que o gramado é verde que o PT é vermelho, que o Jair Bolsonaro é verde e amarelo. Estes que se dizem jornalistas da Trolha são muito despreparados. Este jornal não serve para limpar as nádegas, solta tinta.
O jornal é feito para limpar e enriquecer as mentes. Se o senhor quer usa-lo para fim diverso não vai dar certo mesmo.
Hélio se apresentava como "filósofo", até há poucos dias. Nessa competência, discorria de medicina desportiva a motores de explosão interna, passando por freios regenerativos e impacto ambiental dos plásticos. Agora mudou a envelopagem e é "Jornalista da FSP". Pelo conteúdo da sua coluna (quase nenhum, em espaço duplo e letras garrafais), deve estar acordando tarde e rabiscando qualquer coisa, apenas para cumprir a pauta.
Carmo, obrigado por me recomendar as suas leituras. Mas eu "não-vou-estar-querendo" ler os seus colunistas.
Leia os colunistas de O Blobo, Estradão e outros.
Se o que o governo tem de melhor é a economia, acho melhor buscar um padre para providenciar a extrema unção!
Gostei do "transformar confiança em inflação...?!" Esse manja dos paranauê!!!
Estamos perdidos... Qualquer governo será melhor que os governos sub-zero de Lula/Dilma. Se não roubarem, os caras nem precisam se esforçar, nem disfarçar.
Ninguém conhece profundamente os problemas de uma nação. Contudo, vale notar, que Bolsonaro se cercou de atores mais ou menos bem qualificados. Para um paÃs que foi governado por treze anos por Lula e Dilma, o novo governo, apesar das limitações, é infinitamente mais qualificado que esses antecessores que, acima de tudo, fizeram da desonestidade um comportamento padrão, colocando ainda o partido acima do interesse nacional.
Excelente a sugestão de escolher três áreas menos importantes para o limitadÃssimo intelectualmente, Presidente, exercer sua retórica e demagogia populista. Deixe as demais áreas para os militares e técnicos tocarem o barco! A propósito: votei nele!
Ou seja, Bolsonaro é um fantoche apenas. Vai ficar levantando suas bandeiras conservadoras pra jogar pra torcida. Só uma observação necessária, Dilma errou demais, mas o que acentuou a crise foi o comportamento do congresso oposicionista após a derrota de 2014. "Quero ver a Dilma sangrar".
Eu tinha uma lojinha de R$ 1,99 mas fechou porque eu tinha troco.
Capota, filho, capota. Vai capotando... um dia você chega lá.
Despreparados ? Li direito ? O outro nem torneiro mecânico era direito. A outra, nem se fale.
Em meio a maior crise financeira mundial( talvez maior que a de 29) deixaram R$ 382 bilhões de dólares em reservas internacionais, e sem o FMI nos mandando o que fazer como na ditadura, Sarney, Collor e FHC. Se liga!
Como esperar mudanças num governo que está fazendo tudo aquilo que combatia! Nomeou vários ministros com pendências na justiça, nomeando amigos para altos cargos na esfera federal, e agora com a famÃlia enrolado até o pescoço no caso Queiroz. Precisa de mais?
Interessante o artigo. Entendo por ele que relevante e exÃmios conhecedores da coisa, administração publica, foram o presidiário Lula e sua poste Dilma. TÃpico de quem torce para que o prédio pegue fogo pois não gosta do sÃndico.. .
Bastariam três nomes para dar ao governo Bolsonaro uma dimensão maior que a de todos os do PT que o antecederam.O do próprio Bolsonaro pela honestidade polÃtica, o de Paulo Guedes pela autenticidade técnico-doutrinária e o de Sergio Moro pelo espÃrito missionário e estatura moral.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Como adoram espinafrar o governo Bolsonaro. A lupa a que se refere já vem virada para a esquerda de saÃda. O resto é consequência e torcida dos fatos. Fácil assim.
Troquem pelo Queiroz, pelo menos é esperto!
Fora a vontade de espinafrar o governo, atirando para alguns alvos evidentes, nada de útil na análise. Rasteira, precipitada e inútil. Parabéns por expor suas entranhas intelectuais, que de tão inúteis não chocam ninguém.....
Onde houve diálogo? O infeliz escreveu um lixo de texto, eu dei minha opinião. Não estava dialogando com ninguém até então. Agora o faço com a sua pessoa (e não ficarei repetindo várias vezes), e encerro a conversa reiterando que o autor do texto é fraco demais na análise dos reais fatos e totalmente incompetente nas suas conclusões e diagnósticos precipitados. Falta-lhe profissionalismo, isenção e discernimento.
Senhor Élcio: Gostaria de ter tido a mesma lucidez para espinafrar a matéria de viés ideológico postado por este colunista da FSP. Pena que nossos comentários repercutem muito pouco nessa mÃdia, uma vez que eles estão muito alinhados à esquerda. E a esquerda, se importa minimamente em se mostrar ridÃcula. Está em cruzada sem freio, mesmo que capote, pregando a tal resistência
Impressionante como não conseguem manter o nÃvel de um diálogo.
Seria justo lembrar que, se é verdade que Dilma produziu "uma das maiores ruÃnas econômicas", foi ajudada nisso, decisivamente, pela ação de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara hoje preso. Cunha e comparsas não a deixaram governar e, portanto, a impediram de eventualmente corrigir erros. Esse fato deve ser lembrado, sem o que toda análise se torna falha. Outro mote, o da reforma da previdência, deveria vir ao lado do combate à sonegação, sobretudo a dos grandes empresários. Confere?
Bem lembrado, só faltou adicionar à lista dos sabotadores o candidato derrotado, Aécio Neves e seus aliados. "Vamos obstruir todos os trabalhos até o paÃs quebrar e a presidente Dilma ficar incapacitada de governar, ...".
Grande Hélio!
Arguto observador, o Hélio Schwartsman. De fato, os inúmeros tropeços que tanto furor causaram neste inÃcio de Governo não terão significado algum, caso o paÃs avance a passos largos na área econômica. Porém, ainda assim: demonstram uma inabilidade polÃtico-administrativa assustadora que pode muito bem atrapalhar o andamento da Fazenda. Esperemos que não.
Oráculos da polÃtica em ação: enxerga mal, avalia por viés, torce contra e não fala nada de interessante! E vai piorar.
Quando o time é ruim precisa de torcida. Esse time é tão ruim que precisa de torcida, reza e orações. Bolsonaro é verdadeiro. Ele nunca posou de intelectual. Fala o pensa e vai deixar seu governo batendo cabeça. O povo logo cançara de suas falas e como Lula terá uma imensa torcida contra e a favor.
A imprensa livre, independente, crÃtica e analÃtica incomoda muita gente. Pessoal a eleição acabou, vamos debater sem paixões a realidade de nosso paÃs. Ninguém é dono da verdade e ela, a verdade, só aparece quando se debate as questões com maturidade e responsabilidade.
Um parque de fácil acesso permite boas gargalhadas: o Parque da MÃdia, ainda fiel a ideologias antiquadas, cuja atração principal é o Palácio dos Espelhos, onde se distorcem imagens, palavras e conceitos, em deformações da Verdade. Mas tem também o Trem Fantasma, no qual seres horripilantes, tirados pelo voto do cenário polÃtico, se somam a espectros de maus jornalistas para tentar assustar os visitantes.
Esperar sentado que St Hélio nos indique os preparados segundo sua visão: Haddad, Manuela DÂ’Avila, Dilma? O duro é ler o que pensam esses catedráticos da ponte construÃda
Nos governos do PT tivemos o aparelhamento do estado por politicos do partido, sindicalistas, Ong's e todo tipo de movimento social (MST, etc). Agora em apenas 2 semanas de governo estamos vendo o aparelhamento desse camarada aà pelos militares. Alem de se acercarem dos ministérios, agências de governo, exercito, ainda reivindicam ficar fora da reforma da previdência. Desesperançoso viu! Não vislumbro horizontes mais promissores não. E olha que não votem em nenhum desses governos citados acima.
Não foi a Dilma quem causou os problemas econômicos que nos trouxeram à maior crise da história, mas o PT. Não há distinção entre os governos de 2003 a 2016. São "o governo" do PT. Assim como na Venezuela, o Maduro e o Chávez são a mesma coisa. A crise que se instalou lá e cá tem a mesma origem: populismo, despreparo, irresponsabilidade fiscal, desprezo pela educação básica etc.
Vocês estão como os defensores do Chávez, jogando a culpa toda para o pobre coitado do Maduro, que apenas recebeu uma herança mald-ita, como a pobre coitada da Dilma.
Isso é distorcer a história. O Brasil foi muito bem economicamente e socialmente entre 2003 e 2010. Os números são muito claros.
Você acha que o PT foi ruim? Aguarde mais um pouco.
Bom pode até ser verdade que o Bolsonaro é despreparado mas a Dilma, e o Lula, eram muito piores
O capitão é uma catástrofe mas eu esperava por isto .
Para Folha, jornal esquerdista, despreparado é o capitão reformado.
O jornalismo do insulto. Perderam, mas insistem. Comunistas.
O que é comunista?
Você que acha que a China não é comunista mais. E você é comunista. Comunista militante.
Que panaca! Nem a China é comunista mais. Pré histórico.
E viva a era do Pós-verdade. O que se conclui dos comentários é que os fatos importam pouco ou nada, as emoções e convicções pessoais são mais importantes que os fatos objetivos.
Robô detectado !!??
É mais barato pra Folha manter esses “jornalistas “ de pijama que só ficam em casa dando opiniões em vez de ir pra rua fazer jornalismo
É mais barato pra Folha manter esses “jornalistas “ de pijama que só ficam em casa dando opiniões em vez de ir pra rua fazer jornalismo
Por dever, tinha obrigação moral é profissional denunciar a roubalheira petista. Você não fez, Hélio. Mas é todo eficiente para criticar um governo de 10 dias.
"A dÃvida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o paÃs devia 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%....pegou na décima-terceira economia do mundo e que devolveu na oitava posição, em 2015, em quarto lugar entre os principais CREDores(No Google: mayor treasuries holders) individuais externos dos Estados Unidos." Leia também: ´´A última do brasileiro, pá!`` No blog de Mauro Sanatayana. Um prêmio à inteligência.
Eleger um parque de diversões ideológico para deixar a economia em paz, senhor articulista? Em prejuÃzo de quem? Indios, negros ou lgbt? Esse relativismo é chocante! São pessoas de verdade as q sofrerão com a cortina de fumaça que o senhor sugere sem qualquer cerimônia.
Um governo que sucede aos do PT terá sempre este fato a seu favor.Será muito dificil tornar-se pior!Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Filosofia do Tiririca. Ah!, esses bolsonaristas são mesmo surpreendentes. Ou não?
A comparação é inevitável.O que havia de prepararo nos governantes petistas senão para mentir e enganar?Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
#preparo.
Porque os colunistas insistem em ignorar o fato de que a base que elegeu Bolsonaro é contra a reforma da previdência e declara em alto e bom som que ele prometeu não fazer a de Temer? Aliás a imprensa noticia que fará uma mais dura. Não é difÃcil achar um apoiador que vai reforçar a convicção de que é estatista e contra a reforma da previdência e as privatizações. Ainda mais que vivo onde ele teve 70% dos votos, é só virar para o lado e perguntar o que ele prometeu.
Este governo é exatamente aquilo que avisou que seria. Sem surpresas. 4 anos jogados fora.
Preparados eram lula,Dilma pt e outros menos votados,e agora temos aà o bozo que por ironia das ironias está desmontando a lona do circo dos horrores que foi os treze anos de desgoverno petista....
Quem votou no Bolsonaro tinha noção que ele não sabia tudo e não conhecia tudo, até porque ele mesmo cansou de admitir sua falta de intimidade com temas como a economia. O Jeffrey Bezos precisa saber tudo sobre livros para dirigir a Amazon? O sucesso de um presidente não está relacionado com o que ele sabe ou não sabe, mas o fracasso certamente está relacionado com aquilo que ele ou ela pensa que sabe. Foi o caso da DVR que se negava a delegar e ouvir porque achava que sabia tudo.
Eu acredito que o maior problema do Brasil é a falta de competência. Estamos contaminados disso. Predomina no Brasil desde sempre. Este governo não é diferente.
Penso,que,só por "muito dever jornalÃstico"'-o mesmo que leva a apoiar o partido que defende Nicolás Maduro e Cesare Battiste e publica editais a favor da democracia-se poderá ver algo neste inÃcio de governo Bolsonaro mais despreparado e ineficaz do que ocorreu durante todos os governos "petistas",sob os aplausos dos "patrióticos esquerdistas"nacionais,inclusive a maioria da imprensa.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
O tÃtulo por si só já diz tudo. Pergunta: uma "reforma convincente " da previdência incluiria o judiciário, os militares, os parlamentares , os sonegadores ou continuaria somente com os "barnabés "?
Querem tirar dos velhinhos que ganham um salário mÃnimo para dar para os militares, judiciário e polÃticos.
Mestre Hélio. Que bisturi! Dissecando vivo. Parabéns. O que acontece é natural. SaÃmos de uma ideologia de esquerda de fancaria. Ou seja, que de esquerda não tinha nada. Para cairmos em outra, esta sim, ideologia que quer transformar o Brasil em uma república teocrática muito tupiniquim. O eleitor de Bolsonaro está estarrecido. Somos latinos. Pulamos de caudilho em caudilho.
Bom mesmo era o PeTe. Roubou de todas as formas e onde foi possivel. Levaram nosso dinheiro para paises bolivarianos, compraram apoio no congresso, roubaram descaradamente, venderam medidas provisorias, pioraram educacao, saude e seguranca, trairam categorias que os apoiavam ao roubar fundos de pensao. Ou seja, o PeTe sabia o que fazia. Sabia e sabe roubar. Esquerda virou sinonimo de roubalheira. PeTe virou sinonimo de AliBaba e 40la..
Sr Scmidt, nao foi tudo investigado e punido nao! O PeTe roubou tanto que aindavtem anos de investigacao pela frente. E os petistas estao soltos.. temos que prender todos esses band..
Prezado senhor Rodrigo. O senhor só sabe escrever isso: que o PT roubou. É seu único argumento, para todo e qualquer artigo ou comentário. Vire o disco. O que foi feito, ou roubado, foi feito, ou roubado e muito já foi apurado e punido. Agora a questão é outra: é o governo Bolsonaro, que tem, sim, merecido crÃticas por seus desencontros. E não se esqueça do Queiroz, comerciante de automóveis, enquanto empregado no gabinete do filho do Bolsonaro, da Wal do açaà etc.
Caro Juarez, voce estavfazendo um julgamento esquerdista e prematuro. Quem disse que o meio ambiente nao sera bem conduzido? Espere e vera. Liberdade de genero existe e existira, mas realmente nao deve ser promovida nas escolas. Se voce pensa assim, vamos dividir escolas em dois tipos e vc pode mandar seus filhos pra aquelas que os professores ensinam tudo. O PeTe levava essas causas para nos dividir e enquanto isso roubava. Esquerda eh sinonimo de roubalheira. Por causa do peTe.
Rodrigo uma coisa não elimina a outra. O desastre econômico petista e suas bandeiras atrasadas não dá a Bolsonaro uma carta branca para fazer outro tipo de desastre. De um lado ele foi eleito como Collor e Jânio para varrer a corrupção. De outro tornar o estado mais eficiência. Mas não foi eleito para implementar viés fundamentalista religioso (e consequente ignorância cientÃfica), confundir meio ambiente com bandeira de esquerda ou ainda confundir liberdade de gênero com promiscuidade.
Preparo técnico não se confunde com sagacidade polÃtica. Um presidente de fato não precisa, e nem poderia, conhecer a fundo as diversas áreas de seu governo. Além de noções mÃnimas exige-se-lhe, enquanto liderança polÃtica, sensibilidade para ouvir sua equipe, mediar as disputas internas e saber fazer as grandes escolhas. Com exemplos diários, a inabilidade polÃtica de Bolsonaro em questões das mais elementares é o que mais assusta.
Inicialmente você estava falando do FHC?
Teremos mais 1.445 dias de governo pela frente . Esta afirmação é um tanto precipitada . Vejam o que aconteceu com Jânio e com Collor , dois " ex salvadores da pátria ".
Não se preocupe ou julgue antecipadamente como nosso ideológico Hélio. Teremos.
Caro Hélio, faça um curso de vendedor para tentar vender as maquininhas da uol que como jornalista você é um bom petista. A mamata vai secar.
Que o diga o filho do Mourão no BB, o amigo do bozo na Petrobras, da famÃlia Queiroz, da nossa ministra que vê Jesus em pé de goiaba... realmente acabou a mamata! Isso sem falar da "milicada" assumindo a presidência do Conselho da Petrobras. Preciso desenhar?
A mamata? Secou só a da esquerda e tá brotando abundantemente a da ideologia que estes aà representam.
mamata de quem?
Terá passado pela "preparadÃssima" isenção ideológica de nosso colunista que um dos maiores méritos de um dirigente é descentralizar as funções, trazer para sua equipe bons assessores e focar no objetivo a ser alcançado para o bem comum? Hoje, fechamos quinze dias de governo. Teremos mais 1445 pela frente. Suposições prematuras cujo único objetivo é denegrir a imagem de alguém prestam, na verdade e apenas, um desserviço ao Brasil.
Bolsonaro fará um bom governo se der ouvidos a seus conselheiros e não for teimoso. Ele tem consciência de que não eh uma pessoa preparada. Já vi uma entrevista em que ele diz:"Eu sei que tem gente mais preparada do que eu. Mas, no momento, quem tem a popularidade sou eu..." Saber que não sabe eh melhor do que achar que sabe sem de fato saber. TÃtulo de música sertaneja: "Nois capota mais num breca".
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > A gente capota, mas não freia Voltar
Comente este texto