Joel Pinheiro da Fonseca > A esquerda ainda existe? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Concordo com *tudo* o que está escrito na coluna. Mas a esquerda moderna não parece contar com um único nome. Houve esperança no Haddad, um fracasso lamentável; no Ciro Gomes, que acredita na responsabilidade fiscal mas tem cacoetes sindicalistas. E... Acabou.
Falou bem verdade sobre o PT.... Cego voluntário que não serve mais pra nada, absolutamente nada... graças a ele mesmo!
o mestre em filosofia produz perolas como 'ideologia sem experiencia' mas até ha pouco criticava a esquerda por ser ...ideologica - Joel sempre garantiu que toda ideologia E' de esquerda A parte final de sua pensata é quase tao sui generis quanto um arroubo de Ernesto Araujo ; um amontoado de jargoes datados ; estes senhores agora parecem preocupados com a extrema direita que mostra sua caratonha - até FHC treme nas bases e confessa oposiçao Agora ,fofa ?
"A dÃvida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o paÃs devia 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%... que pegou na décima-terceira economia do mundo e que devolveu na oitava posição, em 2015, em quarto lugar entre os principais credores individuais externos dos Estados Unidos. Sem FMI como nos governos de direita da ditadura, Sarney, Collor e FHC, e com US$ 382 bilhões em reservas internacionais. Se liga!
(1) Juarez, tudo bem? Hoje consegui te responder. (Desculpa, é textão, mas adoro... ;)
(2) Parece que você discorda do Joel, pois ele diz que a esquerda, e em especial o PT, não aproveita as oportunidades que a disfunção evidente deste governo coloca para uma oposição.
(3) Não acho que ser "propositivo" faria bem ao PT agora e nem vi essa atitude, quando Dilma capitaneava o governo, de seus então opositores. Por isto não vejo que ele devesse obrigatoriamente retribuir essa "colaboração" que não existiu quando ele estava 'do outro lado'.
(4) Acho capciosa a forma como o Joel "reclama" da falta de participação do PT. Se ele quer bater de frente com o Bolsonaro que bata, não terceirize isto ao PT. O PT adorava fazer esse papel de "bucha de canhão" para a 'bala de prata' dos outros (especialmente FHC). Parece que aprendeu que assim seria sempre "campeão moral", nada mais.
(5) O PT já foi muito mais estridente do que é hoje. Agora me parece mais objetivo. Por isso falo que ele está "na moita" e agindo. Fez a maior bancada da Câmara e negocia com a força disso. Gostei, por exemplo, da trava "discreta" e eficaz que ele (e o PSB, etc) impôs ao Rodrigo Maia, desestabilizando uma vitória certa.
(6) Agora, quanto às "Gleisisses" que você citou, a Gleisi é a Damares do PT e faz seu circo como ela. É bom pra rir, mas não é importante.
(7) Acho que o PT que tem haver vai continuar fazendo dessas outras coisas: discretas e objetivas. Até porque se botar a cara na janela vai levar tapa, independente da justeza de suas proposições.
Péra aÃ, Joel... Vc. está argumentando sobre o nada. Me recuso a aceitar que o bando de aloprados vigaristas, que se autodenominou de Partido dos "Trabalhadores", seja alguma coisa parecida com esquerda! A esquerda pode ser um bando de ladrões? Quem sobrou nesse PT sob o critério de honestidade? Que tal devolver o nome "trabalhadores" aos realmente trabalhadores? Seria menos enganador rebatizar PO... Partido dos Onestos.
Se liga! PT ( Partido DOS Trabalhadores ). Aumento REAL do salário mÃnimo e correção da tabela do imposto de ´´renda.`` O pca (´´partido``dos Camisas Amarelas) está fazendo O QUÊ?
concordo na integra.
Se o PT estivesse falando o Joel o criticaria. Não é legal que, ao contrário, o Joel o esteja convocando à ação? Acho que a tática é esta: calado e agindo (como na eleição de Presidente da Câmara). Para surgir um para o lugar dele é uma trabalheira: contato extenso (no tempo) e de confiança com a base, agenda coerente, paciência, etc. Quem se habilita?
Doença nova?! Qual é essa doença nova?! Jair Messias Bolsonaro?
Resumindo. Não tem uma agenda propositiva. Usa remédio velho pra doença nova. O que muito ruim. Uma oposição responsável e não sistemática, é necessária para o equilÃbrio de poder. É como na fÃsica, QQ coisa ocupa o vácuo.
O PT está falando. Apoia Maduro, protesta contra a prisão de Battisti, protestou contra a mudança na previdência municipal, e apoiou Rui Costa na Bahia que fez o mesmo. No bastidor trabalha para ter comissões que impeçam qualquer agravamento de penalidades a corr.u.pto e privilégios do funcionalismo, por isso apoia renan, etc,etc.
Vozes isoladas sempre existem, mas não será da noite para o dia que novas lideranças surgirão para ocupar esse espaço. Depois de 1964 por exemplo, o PT só brotou uns 15 anos depois.
Perfeito, Joel. É realmente inacreditável como os dirigentes e boa parte dos apoiadores do PT não aprenderam nada. Continuam desprezando os efeitos devastadores da corrupção sistêmica, apoiando ditaduras de esquerda, negando evidências matemáticas.ao não reconhecerem os imensos erros na polÃtica econômica do governo Dilma. Acredito que a imagem do partido já esteja definitivamente queimada. As esquerdas terão que se organizar em torno de outras ou novas siglas.
"Acredito que a imagem do partido já esteja definitivamente queimada." Nem tanto senhor João: elegeu a maior bancada de deputados federais (56 parlamentares), quatro governadores e muitos deputados federais. Um partido com imagem definitivamente queimada não conseguiria esses feitos.
Parabéns pelo texto. No meu entendimento, explana muito bem o atual cenário órfão que o petismo causou na centro-esquerda. Concordo que novas forças precisam surgir e para isso será necessário, também, superar o PT, que insiste numa hegemonia e retórica que para muitos já não colam mais. Por fim, creio que essa discussão direita ou esquerda um tanto anacrônica. Para enfrentar os Conservadores, precisamos de lideranças que assumam o campo Progressista para garantir o jogo democrático.
O PT é iliberal, logo não será capaz de fazer uma oposição dentro das regras do jogo.
Boa análise do Joel! É muito difÃcil ser esquerda depois de Cuba, da Venezuela, do muro de Berlim, do fim a União Soviética. Socialismo foi testado na prática e nunca funcionou. O único sistema que gera produção, e consequentemente, emprego, renda e impostos para o estado resolver as mazelas da população, é a economia de mercado, onde o estado não dita as regras, não intervém, escolhendo os vencedores, mas só o consumidor decide quem vai sobreviver e crescer, e não o BNDES ou o BB e a Caixa.
Sempre que posso leio Joel Pinheiro da Fonseca, entretanto, gostaria se possÃvel, que ele explicasse para mim, o que foi a esquerda brasileira, e se ela existe, e que quem é esta esquerda? Ou melhor o que é ser esquerda hoje no Brasil?
Boa e necessária reflexão
Dessa vez, sim!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > A esquerda ainda existe? Voltar
Comente este texto