Opinião > Alerta máximo contra as pseudociências Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Maria Luiza Portugal Goncalves

    Quando um sujeito diz que a terra é plana a gente acha engraçado. Quando uma pequena multidão admite o disparate a situação perde a graça. Já não era sem tempo a comunidade científica dar sua contribuição para esclarecer o grande público, antes de termos o criativismo ensinado nas escolas públicas

    Responda
  2. Henrique Hermida

    Excelente texto! É maravilhoso ver a comunidade acadêmica se movimentando para formar a opinião pública. Sobretudo quanto a um assunto de tamanha importância. Como bem disse Knobel, ideias aparentemente inofensivas se propagam com o vento, e as consequências são nefastas. Que o pensamento crítico das ciências sempre prevaleça, pelo bem de todos nós.

    Responda
  3. José Gomes

    Outro ponto importante para detectar a pseudociência é o 'consenso'. Quando há um consenso de que um modelo está correto, cria-se um dogma. Veja o modelo da Terra no centro do Universo, que foi um consenso nas sucessivas comunidades científicas e que durou mais de três mil anos. O ceticismo com as teorias que se impõem dogmaticamente é saudável, desde que se apresentem os dados conflitantes, que servem como alertas para a incorreção daquelas.

    Responda
  4. Ricardo Ferreira

    Duro vai ser explicar estes conceitos aos bolsonaristas.

    Responda
  5. José Cardoso

    O chamado "keynesianismo de quermesse", que andou bastante ativo na Unicamp, encaixa-se como uma luva nessas pseudociências. Entre suas máximas está: o governo deve aumentar seu deficit, porque maiores gastos públicos estimulam a economia, e consequentemente a arrecadação tributária, diminuindo posteriormente o deficit.

    Responda
  6. Wilmar Brito

    Em mundo interdisciplinar * Pesquisadores da Universidde de Helsinque constataram q "pê nis pequeno" ajuda a economia. ** Pesquisa entre 1960 - 1985 ~ PIB onde pn.médio é "pequeno" cresceu + q o PIB dos países "bem-dotados" ** Supõem "pn.grande" e "salário alto" contribuem p/ autoestima do homem. Quem não tem o 1° se esforça p/conseguir o 2°. Acorde gigante !

    Responda
  7. Wilmar Brito

    Modelo "saúde" há variáveis controláveis e incontroláveis. * Verdades ou mentiras ? *Currículo de medicina quem faz é "indústria farmacêutica" ? Uma variável controlável ? É mentira ?

    Responda
  8. Ricardo Knudsen

    Os autores poderiam ter citado o novo queridinho da ultradireita brasileira, o economista anti-científico von Mises, q combateu o uso de dados estatísticos na economia, típico, p ex., em Friedman. Mises escreveu: As proposições e os princípios da Economia não são derivados da experiencia. Eles são como a lógica...(argumentos) a priori. Eles não estão sujeitos à verificação ou falsificação com base em experimentos ou fatos. - Mises era dogmático, anticientífico e...obtuso (nem os fatos contam!)

    Responda
  9. Roberto Gomes

    A volta do terraplanismo deveria revogar os diplomas escolares de seus defensores. O problem é que muita gente acha que não existem verdades absolutas, ou que estas são questão de opinião. Por isso advogam o terraplanismo, o design inteligente, o negacionismo do aquecimento global, e até mesmo que cigarro não faz mal e que buracos na camada de ozônio são uma quimera. Recomendo o livro "Merchants of Doubt", que mostra que são sempre as mesmas pessoas.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.