UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Nós, pré-históricos

VER COMENTÁRIOS EM Janio de Freitas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. SERGIO De SALVO OLIVEIRA

    Jânio é preciso em sua fala. Um quadro permeado de problemas de toda sorte, o governo se ocupa de flexibilizar a posse de armas. Dá vergonha e revolta....

    Responda
  2. alexandre tarnopolsky

    JF não tem cura. Petismo não tem cura. Chama o governo de militarizado mas os do pt nunca chamou de governo cleptomaníaco. O desequilíbrio do seu texto deveria ser analisado pelo editorial e revisado com bom senso. Alo FSP! Acorda

    Responda
  3. celso bittencourt

    A propósito, o Governador Petista do Ceará, cometeu um deslize. Recebida a Força Nacional para Socorrê-lo, Elogiou Sergio Moro como um Aliado contra o Crime organizado...***O deslize imperdoável para o Colunista Pettista é colocar Azeitona na Empadinha do Moro! Rarrarrraaaaaaaaaááá!

    Responda
  4. Robson J Oliveira

    Senhores, vamos criar o UBER-AR MA, e o BOLSA-AR MA DA, usando inclusive as doa ções de cai xa 2. Duvido que os pobres e a classe media do Brasil, que representam mais de 90% da população do pais e quase 100% dos assaltados, tenham dinheiro para comprar uma arma, até porque porque entre a arma e a comida, eles continuarão preferindo a comida. OBS. Na Colômbia este artificio serviu para criar e armar as mi licias para militares... e todos sabem no que deu.

    Responda
  5. Marco A Moreira

    O nobre colunista , sem duvidas, é um dos melhores quadros da folha - independente de partidarizar com um lado ou outro. O que está em jogo não é a diminuição do crime via liberação do porte de armas - é sim a liberdade do cidadão comum de possuir armas em sua residência para autodefesa. O senhor Sérgio Moro sabe que o crime organizado se combate através de um serviço de inteligência eficiente e com a identificação dos recursos para promovê-lo. Não devemos misturar alhos com bugalhos.

    Responda
  6. Carlos Fernandes

    Excelente!

    Responda
  7. ALEXANDRE MATONE

    Entendo que o colunista é ideologicamente comprometido, até o último fio de cabelo, com grupos que visam subtrair do prezado leitor seus bens, para serem estes "socializados" pelo Estado. Entendo como fica muito mais difícil, por exemplo, para o MST, invadir uma propriedade privada em que poderá ser recebido a bala. E ele não se conforma com isso!

    Responda
    1. Ana Almeida Souza

      Não acho que os fatos elencados sejam "toscos". São apenas fatos.

    2. Luiz Gomes

      Os argumentos toscos de sempre deste leitor! Coisa mais cansativa!

  8. Ronaldo Botrel

    A absoluta lucidez e a lavratura superior do texto do colunista faz valer a pena a assinatura da Folha.

    Responda
  9. Washington Luiz Valero Fernandes

    PER-FEI-TO-!-!-!

    Responda
  10. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Nao a toa Janio é campeão de audiência entre bolsominions, eles o leem assiduamente, sentem-se incomodados com os dedos que coloca impiedosamente nas feridas, com suas análises lúcidas e brilhantes, e aí descarregam com a única arma de que dispõem, xingamentos e maledicências. Continue assim, Jânio, sucesso garantido, ainda mais com brilho e inteligência!

    Responda
  11. José Antônio

    Dá-lhe Jânio! Patas&Patos, arrependeeeiiiii-vos! O tiro está próximo!

    Responda
  12. Flávio Rezende de Carvalho

    A imagem da pré-história é boa, mas não é correta. Na verdade, a história moderna já tinha dado uns passinhos quando o filósofo inglês Thomas Hobbes imaginou seu contrato social. Este previa que os cidadãos têm direito a ter armas para se defender da tirania política do estado. Essa é a razão velada desse decreto e a alegada auto-defesa a acolhe, porque tem havido uma zona cinzenta entre o estado e o crime que gera temor de um projeto totalitário. Isso não interessa ao senhor Janio discutir.

    Responda
  13. João Pedro Sousa

    Grande Janio. Excelente artigo!

    Responda
  14. Angelo Batista Goulart

    A população brasileira já disse não a posse de armas através de um plebiscito e agora volta a não aprovar nem a posse de arma como também o porte de arma! O povão quer emprego , comida na mesa , educação pra seus filhos ! depois não reclamem se os índices de popularidade ir a baixo da pontuação ! já na largada das iniciativas governamentais !E o Michel Temer? tá a aonde?

    Responda
    1. José Antônio

      A essa hora deve estar comendo um pato laqueado na sede do patão amarelo.

  15. Marina Pagano

    Lendo os comentários, não pude deixar de dizer: perfeito! Aliás, como sempre.

    Responda
  16. Leonardo Abreu

    Quanta bobagem. O colunista precisa começar a pensar antes de escrever, ou, ao menos, ler o que escreveu.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O sr poderia, por favor, rebater racionalmente cada uma das bobagens ditas pelo jornalista? Estamos todos ansiosos!

  17. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    O colunista tem receita pronta pra tudo. parece um Deus.Tudo que o novo Governo propõe está errado.Está dando preguiça ler esta coluna.Vai caindo em descrédito e levando a Folha junto ladeira abaixo.

    Responda
    1. Manoel Bernardino Soares

      Concordo com o comentário. E aceitar opiniões contrárias é demonstração de civilidade para aqueles que discordam. Vejo muita falta de educação de alguns leitores em algumas respostas de comentários, como aqui. Ninguém é dono da verdade.

    2. Osmar Miguel

      Fake... o número de assinantes aumentou ( inclusive a minha assinatura)... Vc é que deveria cair fora, já que não aceita oposição ao seu MITO...

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Quais são mesmo os pontos equivocados da análise do jornalista? Esperamos que o senhor nos esclareça e contribua para desmascararmos esse que é tido como um grande jornalista, não por acaso há tanto tempo contratado pelo principal jornal do país.

    4. Ary Fernandes

      Simplesmente perfeito comentário!! Bem lúcido. Parabéns!!!

  18. José M Leal

    O Bolsa-Midia que a FSP recebia dos Governos Petistas está fazendo falta, não Jânio? Chora não, nenê. É feio. Vá fazer jornalismo decente.

    Responda
    1. José M Leal

      Siqueira, nao resuma o problema ao clichê de comunistas versus capitalistas. Falamos de jornalismo. Aponte-me vc um único artigo de Jânio de Freitas nos ultimos meses que não seja tema escolhido para fazer um ataque sistemático, cego, raivoso e adjetivado ao atual Governo. É o conhecido ranger de dentes da Midia ideologica e mercenaria, que fazia deputados, senadores e presidentes, construía e destruia reputações, dirigia o País.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Onde errou o jornalista em sua análise? Poderia o leitor inteligente demonstrar a nos pobres ignorantes massas de manobra dos comunistas?

  19. CIRO LUIZ DA SILVA FERNANDES

    Texto digno de um mané.

    Responda
  20. Ricardo Villas

    A esquerda é insana. Vamos lá. O direito à legítima defesa é um direito natural ao qual a nenhum governo é dado o poder de suprimir. A esquerda tem praticado ao longo dos anos uma política leniente com o crime e chega ao extremo de afirmar que aquele que usa arma ilegal para assaltar e roubar é uma vítima da sociedade e suas ações são amparadas pela "justiça social". Viver em uma sociedade, que segundo a esquerda, se defender é um erro e assaltar é um acerto, é a instituição do caos.

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      Quando falta interpretação de texto, sobra intolerância. Subscrevo a resposta abaixo. Gostaria de ver qual o texto "esquerdista" que diz que assalto a mão armada, roubo a banco, ou o que seja é crime cometido por vítimas da sociedade e justificado ao arrepio da lei por uma justiça social. A política "leniente com o crime" dos últimos anos, com a criação de diversos presídios federais, criou a segunda maior população carcerária do mundo.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Como bem lembrou o jornalista em sua sempre brilhante análise, o tempo da segurança como responsabilidade individual ficou para trás há milhares de anos. O famoso tripé a que se deve dedicar o Estado, sempre lembrado pelos liberais para justiçar a redução do Estado, é a saúde, educação e SEGURANÇA. Nem mesmo nos EUA, raro cado de país civilizado que arma os cidadãos, o Estado abre mão do protagonismo na garantia da segurança dos seus. Onde mais se entrega a segurança aos próprios cidadãos?

    3. Ary Fernandes

      Nem precisa por link das afirmações! Basta ter boa vontade e dois neurônios funcionantes que se percebe facil pelo comportamento da esquerda. Basta ver algumas defesas feitas sobre o assunto por "grandes formadores de opiniões" tipo Márcia Tiburi (candidata petista ao governo do RJ), etc

    4. Alexandre Fenerich

      O senhor poderia citar aqui a referida afirmação da esquerda de que "aquele que usa arma ilegal para assaltar e roubar é uma vítima da sociedade"? Pode colar o link. Obrigado!

  21. Manoel Bernardino Soares

    O pior é quando o Estado se mostra impotente e omisso com a segurança pública, e ainda impede os cidadão de se auto-defenderem. Essa aberração foi obra dos governos petistas. O cenário de tiroteios nas ruas falsamente pintado pelo articulista por certo não vai acontecer. Mas o cidadão que mora afastado das forças de segurança agora vai poder ter uma arma e se auto-defender quando atacado sem ser levado preso pela polícia por posse ilegal de arma. Já será alguma coisa, não?

    Responda
    1. Manoel Bernardino Soares

      Exatamente, meu caro. O que acontece é que a polícia nesses casos só chega muito tempo depois, nuca a tempo de evitar o crime ou para prender o criminoso, que já terá se evadido. Apenas para constatar que a arma da vítima é ilegal. Acontece demais.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Mas o cidadão não mora afastado das forças de segurança (polícia)? Então não há perigo dele ser levado preso pela polícia, que estará longe e não irá importuna-lo.

  22. Ary Fernandes

    E segue a cantilena chata sobre os movimentos do governo que acabou de tomar posse. Em um faroeste ja estamos por conta dos bandidos sempre armados. O desarmamento só beneficiou os bandidos como todo mundo. Alguém mencionou um pai que matou familia com a arma que tinha em casa. Já ouvi casos assim tambem com assassinatos com pau ladas, fa cadas. machada das, etc. Autodefesa é básico pro ser humano.

    Responda
  23. Rodrigo Jacobauskas

    Nesse ponto de armar a população sou contra, não vejo a população preparada para andar armada no trânsito nas ruas em eventos, teremos muita bala perdida, e muitos inocentes mortos, o ideal seria que os bandidos ficassem presos e trabalhando,ao contrário de ficarem se organizando em facções nos presídios. Medo de paramilitares de esquerda e de direita,isso não acaba bem.

    Responda
  24. Denis Chomski

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. José M Leal

      Vai ter de engoli-lo por no mínimo 4 anos. Então, reduza a adrenalina e o cortisol. Debilita o corpo.

  25. renan cepeda

    Meu vizinho teve mulher e filhos mortos a bala, por ele mesmo, em um surto psicótico.

    Responda
    1. Ricardo Villas

      Quem matou a família foi seu vizinho, não foi a arma. Ele teria feito isso com faca ou com martelo!

  26. MARIA EMILIA BARROS E SILVA

    Mais um texto excelente do Jânio. Sem teorias, baseado apenas nos fatos.

    Responda
    1. Ricardo Villas

      Para quem tem meio neurônio, deve ser uma obra merecedora do prêmio Pulitzer.

  27. Magali Barbosa de Abreu

    acrescente que além dos tiroteios a aumentar as mortes violentas , arma é cara sendo objeto de desejo do ladrão, ou seja mais um item a disposição para a bolsa do ladrão ou pessoal da censura o que há de errado nesse comentário?

    Responda
  28. Paulo Watrin

    A política de armamento da sociedade em curso dirige-se grandemente ao meio rural, onde uma cota de ruralista e madeireiros não apenas festeja a possibilidade de defender-se de bandidos e invasores de suas propriedades . Ambientalistas e fiscais do IBAMA, provavelmente, cedo sentirão na pele os efeitos de tal resolução, festejada com pompa por um presidente que ainda não disse a que veio.

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      concordo em parte. Infelizmente, já disse sim a que veio. Nada de bom, contudo.