Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Felipe Simoes

    Brilhante!

    Responda
  2. Nathan Saruk

    Apesar do suporte em variadas informações científicas, o artigo é apenas a opinião de seu autor. A ciência ainda não tem o que dizer acerca de vida inteligente fora da Terra. Por isso um mesmo argumento científico leva pessoas com opiniões diferentes a conclusões muito diversas sobre o tema. E não por falhas interpretativas ou algum equívoco; simplesmente por que ainda estamos engatinhando no entendimento da evolução, não conseguindo a generalizar a outros lugares do cosmo.

    Responda
  3. Leila de oliveira

    A natureza é indestrutível!

    Responda
  4. herbert tresoldi

    Fiquei pensando na conclusão deste artigo, que concordo plenamente, mas será que nós não estamos aqui apesar de todas esses eventos ao acaso repetidos aleatoriamente? Acredito que o tempo estaria a nosso favor! E o tempo é o que mais se tem no universo! Então a evolução aconteceria mais cedo ou mais tarde. Acredito, por causa deste mesmo tempo, ser muito difícil dois seres vivos em diferentes lugares no cosmo serem contemporâneos no aspecto evolutivo pra serem capazes de se comunicarem.

    Responda
  5. gerson araujo

    Síndrome da "terra plana" Dr. Dráusio Varela, mas quando urge a necessidade (saúde por exemplo) recorre-se aos conceitos da ciência.

    Responda
    1. ALEXANDRE MATONE

      O que eu observo é a síndrome do cérebro plano, por parte de alguns comentaristas.

  6. Arialdo Pacello

    Não sabia dessa especialidade do Dr. Drauzio: falar da origem da vida na Terra. Pelo que ele diz, tudo aqui foi obra do “acaso”. Que poder tem esse acaso, para criar inclusive o cérebro humano! Sugiro ao Dr. Drauzio que leia o finalzinho de A ORIGEM DAS ESPÉCIAS, onde Darwin diz: “...Há uma grandeza nessa noção de vida, tendo sido originada por um sopro do Criador...”. “O “sopro do Criador” não pode ser considerado acaso.

    Responda
  7. Daniel Lira de Oliveira

    Comentário p/ JorgeO - Muito bom, parabéns!

    Responda
  8. ALEXANDRE MATONE

    Pelo menos a Fernanda Montenegro, em seu artigo "Grega", parece ter a clara consciência de que a verdadeira motivação de seu niilismo é o desejo hediondo, e não essa máscara de pseudociência.

    Responda
    1. ALEXANDRE MATONE

      Desculpem, mas digitei "desejo hedônico". , sem juízo de valor.

  9. andrea rodrigues

    E ainda tem gente que não acredita na sorte! Com tudo isso de acontecimentos de improváveis quem é que precisa de um ser superior?

    Responda
    1. ALEXANDRE MATONE

      Há acadêmicos envidando um esforço tremendo para convencer os mais desavisados que o impossível seria apenas "improvável".

  10. marcos jose cardoso de oliveira

    Parabéns, excelente artigo!!!

    Responda
  11. CLELIO LEITE PINTO

    Fora religião, fora Bolsonaro, fora pt.

    Responda
  12. NELSON PRADO ROCCHI

    Se a probabilidade de algo é infinitamente pequena que é praticamente impossível acontecer de novo no imenso universo, retornamos ao nosso tradicional narcisismo. A Terra era única morada dos seres de Deus, era o centro do universo, aqui Deus criou a alma humana imortal. Aqui Deus se encarnou em Jesus que morreu e ressuscitou por nós. Se somos tão únicos, então Deus existe e fez o Universo e o direciona. Façam suas escolhas.

    Responda
  13. Arialdo Pacello

    Não conhecia essa especialidade do Dr. Drauzio: falar da origem da vida na Terra. Pelo que ele diz, tudo aqui foi obra do “acaso”. Que poder tem esse acaso, para criar inclusive o cérebro humano! Sugiro ao Dr. Drauzio que leia o finalzinho de A ORIGEM DAS ESPÉCIES, onde Darwin diz: “...Há uma grandeza nessa noção de vida, tendo sido originada por um sopro do Criador...”. “Criador” não é "acaso" para Darwin.

    Responda
  14. Arialdo Pacello

    Não conhecia essa especialidade do Dr. Drauzio: falar da origem da vida na Terra. Pelo que ele diz, tudo aqui foi obra do “acaso”. Que poder tem esse acaso, para criar inclusive o cérebro humano! Sugiro ao Dr. Drauzio que leia o finalzinho de A ORIGEM DAS ESPÉCIES, onde Darwin diz: “...Há uma grandeza nessa noção de vida, tendo sido originada por um sopro do Criador...”. “Criador” não é "acaso" para Darwin.

    Responda
  15. Diva Negri

    Acredito na ciência...essa coisa de ser superior é apenas para explicar o que não entendemos ainda. Com o cabresto do ser superior quase nos devoramos uns aos outros, imagine sem o cabresto!

    Responda
    1. ALEXANDRE MATONE

      É uma crença disfarçada de ciência. Mostre-me uma rocha antiga com evidências dessa mítica sopa orgânica. Os crentes no não-deus Acaso aceitam qualquer coisa que os convença de que estão "livres" como todos os filósofos niilistas que já se mataram. Sorte da fábrica de Prozac!

  16. RICARDO TEIXEIRA MARINHO COSTA

    Isso ! Fora disso, a ignorância ou má fé .

    Responda
  17. RICARDO TEIXEIRA MARINHO COSTA

    Isso ! Fora disso, a ignorância ou má fé .

    Responda
  18. roberto oliveira melo filho

    É, dr. Dráuzio, hora da reler "O Acaso e a Necessidade", de Jacques Monod, escrito nos anos 60. Talvez não estejamos tão sós assim. Há quem acredite numa "força suprema" controlodora de todos os fenômenos, naturais e humanos. Como disse Carl Sagan, "a Ciência como uma luz nas trevas" em "O Mundo Assombrado pelos Demônios". Grande parte da humanidade não aceita sua tese, pois acredita piamente que não é esta nossa descendência, mas alguma coisa maior, pelo menos simbolicamente, criada por "Deus".

    Responda
  19. José Elias Aiex Neto

    Drauzio Varella fez uma bem estruturada e bem embasada construção para explicar a trajetória dos seres humanos desde a sua origem africana até hoje. Coerente com sua postura de defensor da ciência, o articulista da Folha reforça em nós a certeza de que não vale a pena perder tempo com teorias baseadas no misticismo, na magia ou no ilusionismo. Excelente texto. Parabéns!!

    Responda
  20. Antonio Carlos de Morais

    Automultiplica-se. Como?. Sozinha? Isto é impressionante. Será q existe uma energia universal, desconhecida, escura, q ainda não descobrimos, q tem a propriedade de manter as galaxias coesas e, ao mesmo tempo, propiciar uma lei de evolução nos sistemas em que a vida prolifera? A lei de evolução de Darwin é muito mais profunda do que se imagina. Deve ser ampliada ao infinito.

    Responda
  21. Antonio Carlos de Morais

    Tem q refletir nos eventos anteriores a 210 milh anos. Vc parte desta data mas, e antes? Há uma grande sequencia neste relato onde existe a destruição que antecede uma nova variação de vida mais evoluída. Será q toda destruição proporciona novas variedades mais evoluídas? Será isto uma lei natural e não mero evento aleatório? Após o nascimento do planeta surgiu o primeiro organismo celular. Somente uma célula. Em seguida este mesmo organismo unicelular se transforma em duas células. Como?

    Responda
  22. Wilmar Brito

    Beleza universal é podermos imaginar tudo ! Toda ficção foi realidade em algum lugar, está sendo ou será. * Assim tmb há possibilidade, vamos dizer quântica, de se "estar em todos lugares ao mesmo tempo"

    Responda
  23. ALEXANDRE MATONE

    Os darwinistas de hoje são muito mais darwinistas do que Charles Darwin. Veja o que Darwin escreveu: "Supor que o olho, com todos os seus mecanismos inimitáveis; para ajustar o foco a diferentes distâncias, admitir diferentes quantidades de luz e corrigir a aber trabalhoração esférica e cromática, poderia ter sido formado pela seleção natural, parece-me, devo confessar, absurdo no mais alto grau possível." - Capítulo VI - "theguardian.com -On the Origin of Species: Chapter VI, Difficulties".

    Responda
    1. ALEXANDRE MATONE

      Digo: aberração esférica e cromática.

  24. ALEXANDRE MATONE

    O segredo comercial dos adeptos da teoria da geração espontânea é evitar ao máximo falar sobre seu "Adão e Eva", o mítico "coacervado", de nome meio lácteo, lembrando ricota, mas de significado meio frugal e nebuloso. Uma palavra vazia para preencher uma lacuna "sine qua non" na teoria.

    Responda
    1. ALEXANDRE MATONE

      Proteínas são produzidas na natureza exclusivamente através do aparato intracelular. É necessário ribossomos, uma fita de RNA mensageiro, com o código da proteína, RNA transportador, aminoácidos livres, etc. Enzimas são proteínas com 300 aminoácidos, em média. Não há nenhuma célula com menos de 2000 enzimas. Para a produção de DNA e RNA são necessárias enzimas (replicases, transcriptase, DNA-RNA polimerases, etc).Não se fabrica DNA e RNA sem enzimas.

  25. Diego Miranda

    Dráuzio, o universo é infinito, portanto as probabilidades tmb, logo outro evento similar com os mesmos resultados é possível, é matemático!

    Responda
    1. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

      Quem lhe disse que o Universo é infinito? Quem lhe disse deve ter provado cabalmente essa afirmativa e deve ter guardado a prova só para si. O Universo é, com certeza, imenso, além da imaginação de várias criaturas. Mas daí afirmar a sua infinitude é incorreto e ilógico. Fisicamente, é impossível ter uma fonte de energia e de massa inesgotável, ou seja, infinita.

    2. JORGE ARY LIMA MARTINS

      Nada indica que o universo, total de espaço-tempo mais matéria-energia, seja infinito. Parece -me que o Draulio quise disser que é improvável a evolução seguir os mesmos passos da Terra.

    3. JORGE ARY LIMA MARTINS

      Nada indica que o universo, total de espaço-tempo mais matéria-energia, seja infinito. Parece -me que o Draulio quise disser que é improvável a evolução seguir os mesmos passos da Terra.

  26. Roberto Gomes

    Prezado Dr. Drauzio, muito obrigado pela reflexão. A afirmação que "estamos sós no universo" é forte. Pode ser. Pode não ser. Uma leitura atual sobre o assunto é do livro póstumo de Stephen Hawking, "Brief answers to the big questions". Outro ponto é a queda do meteoro gigante na América Central. Atualmente se considera também a possibilidade de infecções por fungos terem dizimado os dinossauros.

    Responda
  27. ALEXANDRE MATONE

    A religião do Ateísmo também tem seu mito da criação. Há muitos milhões de anos o mar era uma mítica "sopa orgânica", cujos únicos remanescentes encontrados são o profundo desejo dos crentes de se livrar de um possível Criador. Nessa "sopa Knorr" gigante, navegavam sem rumo fitas enormes de DNA e RNA, surgidas ao acaso, que codificavam todas as proteínas de um ser unicelular não existente, com quatro tipos de nucleotídeos. Enzimas complexas e altamente específicas, frutos do acaso, nadavam ali.

    Responda
    1. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

      Roberto Gomes, infelizmente, a Ciência não explica tudo. Na realidade, explica muito pouco. Ela é limitada em seu escopo para se manter lógica e consistente. Infelizmente, também a Lógica é limitada para que mantenha sua consistência. Antes que alguém me questione com relação aos poderes limitados da lógica, sou especialista em lógica matemática. Em tempo, se você usar alguma lógica que tenha uma inconsistência em seu corpo, com ela você prova qualquer coisa.

    2. ALEXANDRE MATONE

      Roberto, filosofia da ciência não é ciência; é filosofia especulativa. Estudei no mesmo local de Dráuzio, na Medicina USP.

    3. Roberto Gomes

      Já dizia um professor de história na escola católica onde estudei: "Estude e entenderás", Alexandre. Suas afirmações são falsas e simplistas. Existem cientistas religiosos, existem crentes que entendem os fatos como a ciência os descreve. Ciência não é crença.

    4. ALEXANDRE MATONE

      Sem se importar com o mero detalhe que enzimas só surgem dentro do complexo aparato intracelular, essas enzimas de cerca de 300 aminoácidos surgiam espontaneamente, assim como centríolos, centrômeros, ribossomos, RNA transportador, nucléolos, etc. Foi quando uma complexa bicamada lipídica, por acaso, fechou toda essa turma incrível, com bombas reguladoras de pressão osmótica, e mais tarde originou nosso amigo Dráuzio, seu tataratataraneto.

  28. Bolívar O Libertador

    O espetáculo da vida sem crenças e sem magias. Excelente reflexão, Dr. Dráuzio.

    Responda
  29. Felipe Araújo Braga

    Talvez isto tudo mostre que existe uma inteligência por trás de tudo. No mais, o universo é imenso, acho que é bem provável que haja muito mais vida fora da terra - ah, e antes de alguém me atacar: é só intuição - eu não ponho a mão no fogo por essas teses!

    Responda