Hélio Schwartsman > O enigma venezuelano Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Brízido Galeano

    Ué, Hélio, você não conseguiu colocar no seu texto por que a camarilha petista(Lula, Gleisi, Haddad etc) apóia a ditadura de Maduro. Enquanto que aqui a camarilha reclama de Moro, da Justiça, da Lava Jato e por aí vai. O que vai na cabeça da camarilha essa distorção da realidade? Como a filosofia(ou a psiquiatria) consegue explicar isso?

    Responda
  2. Francisco Henrique Dias

    Um homem com fuzil domina mil. A Venezuela será comunista por 100 longos anos.

    Responda
  3. José Cardoso

    A Venezuela já passou por um regime semelhante nos anos 50, com o presidente Perez Jiménes. O fato é que nossa civilização americana é mais desordenada que a árabe, onde as famílias reais conseguem gerenciar melhor o dinheiro do petróleo. Dubai, Catar ou a própria Arábia Saudita atraem imigrantes pobres, tem baixa criminalidade, e o povo não passa fome.

    Responda
    1. Juarez Linhares de Souza

      A criminalidade no mundo árabe é reduzida no punho. Roubou, fica sem. Conheço razoavelmente alguns países árabes, me atrevi inclusive na líbia antes da queda de kadafi. Há pobres sim, que passam necessidades sim. O que não há é imprensa livre para mostrar. E quem o faz é devidamente punido. Há exceções como o Kuwait. Dubai há duas, uma para negócios e turismo e outra para os pobres e migrantes. O egito então é um brasil em desigualdade social. Em comum a repressão a direitos e mulheres.

  4. Ricardo Villas

    Chavez e Maduro contaram com a velha tática esquerdista que é a mesma do PT. Usou a palavra democracia apenas para tomar o poder e iludiu a população com a mentira de "direitos" para todos e deveres para ninguém, todos são iguais e quem tem mais deve dividir com quem não tem (mas também não trabalhou para ter). Deu no que deu. A diferença entre a Venezuela e o Brasil é que o brasileiros foram para as ruas e fizeram o impeachment. A Venezuela se entregou e não teve forças para reagir.

    Responda
  5. gilmar minks

    Os Venezuelanos hoje pagam o preço dos acordos de anistia que foram rompidos na América do sul, a exceção do Brasil, "mas houve a tentativa de por só um lado do acordo na cadeia, com esta comissão da verdade", ou seja os líderes Venezuelanos, só sairão se forem derrotados em uma guerra civil

    Responda
  6. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    “Platão acusava a democracia de ser retórica argumentativa e demagógica. Ele tinha toda a razão. Essa crítica de modo algum justifica uma defesa da tirania ou totalitarismo. Devem, sim, nos deixar atentos para tagarelice. Protágoras venceu Platão: a democracia é sofista. E as inúmeras consequências desse fato nem sempre são contempladas na reflexão pública”. Pondé.

    Responda
  7. Maria Luiza Portugal Goncalves

    A impressão é que a incompetência da oposição que se omitiu e se dividiu, contribuiu para o crescimento do chaguismo. A situação agora se complica com a aderência de párias mundiais como Russia e Irã. E ainda temos os investimentos da China que por seu interesse em comodities costuma ser por demais pragmática.

    Responda
  8. Celso Augusto Coccaro Filho

    Interessante a Teoria do Seletorado, que eu desconhecia. Explica a obstinada resistência de alguns grupos de poder, a exemplo da cúpula nazista na Alemanha agonizante. Grato ao colunista

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Trata-se apenas de livrar a própria pele! A oposição presta desserviço quando não percebe que para além do discurso populista precisa negociar uma saída honrosa para o ditador ou investir no seu desgaste, o que pode ser longo e custoso!

  9. RENZO BASSANETTI

    Amigos da Folha, vocês precisam colocar alguém mais pragmático na editoria internacional...Com todos os problemas de gestão que possa ter (e tem), Maduro foi eleito com mais de 60% dos votos válidos em eleições limpas, com mais de 200 observadores internacionais., sem precisar entupir a população com fake news, como ocorreu aqui. É claro que há problemas sérios de desabastecimento e hiper-inflação, mas a parte mais pobre da população lembra muito bem da miséria em que vivia antes do chavismo.

    Responda
    1. RENZO BASSANETTI

      Moça, você precisa ler e viajar um pouco mais, com urgência.

    2. Roberto Freire

      Caro Renzo, você precisa de ajuda. Urgente.

  10. Nehru Gabriel

    Gostei muito da matéria. Não conhecia esta teoria, mas concordo que ela expressa bem a situação política da Venezuela e demais países da América Latina, tanto os governos de direita ou de esquerda, nos países anos luz do desenvolvimento.

    Responda
  11. Marco Athayde

    Regime apoiado pelo PT e FSP. Lembrem disso. A miséria é ativo eleitoral da Folha e do PT

    Responda
    1. RICARDO Moreira

      Seu miseravel passa-fome. O que vc esta fazendo aqui comentando?

  12. Cloves Oliveira

    De acordo com a OEA, Brooks Inst., CIA e outros, existe hoje na Venezuela entre 15.000 a 22.000 agentes cubanos altamente treinados em inteligência militar que sustenta o governo Maduro com o apoio de Russia e China. Aumenta também a presença iraniana. A Venezuela se transformou numa nova Siria onde as grandes potências se enfrentam numa guerra por procuração. O pior que o Brasil pode fazer é se omitir dessa batalha pela nossa proximidade com o país vizinho.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O melhor é ir para a guerra, é claro! O Brasil sob o comando da direita e ultradireita perdeu o poder de negociação e influência internacionais. Desde Lula não tem mais um líder negociador e respeitado internacionalmente. Hoje a única coisa que pode fazer é uma retórica belicista tipo Trump mas inócua pois o país não é sequer uma potência regional, resumindo não impõe medo e nem respeito.

    2. RICARDO Moreira

      Vc se alistaria no exercito para invadir a Venezuela? Daria sua propria vida por isso? Ou é só mais um rambo dos teclados e quer que outros o façam enquanto vc fica no conforto do seu sofá junto com sua indignação ? O que realmente pensa que o Brasil pode fazer além do que o País já está fazendo?

  13. Marcelo Santos

    Fico impressionado com esses jornalista de política brasileira tanto d direita como d esquerda sabem tudo e no fundo ninguém sai do lugar e ainda ganham para escrever santa paciência

    Responda
  14. Flavio França

    Em outras palavras, a possibilidade de uma transição pacífica na Venezuela exige uma ampla anistia para os principais ou todos os líderes do regime.

    Responda
  15. Hercilio Silva

    Faltou citar a visão da maioria da população, notadamente os pobres tem da atual oposição que já lhes oprimiu violentamente no passado. E os erros da oposição que boicotou eleições quando podia aumentar influência, além de setores moderados terem sido suplantados por radicais de direita após o impeachment de Dilma, achavam que fariam a mesma coisa lá e abandonaram as negociações conduzidas pelo Vaticano.

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Maduro é horrível, a oposição também. Os venezuelanos devem resolver. A situação lá pode levar a guerra civil, a não ser que a gente queira receber filhos e parentes em sacos plásticos, é melhor nosso governo não entrar em confronto com o de lá. O preço é alto.

    2. Roberto Freire

      Entendi. Você defende o regime de Maduro. Triste...

  16. ADHEMAR POZZI RANCNARO

    O Hélio bebeu.

    Responda
  17. João Carlos saraiva torres

    Um dos indicadores que mantem Maduro ê o baixo desemprego, quase zerado (3.5%). Outro foi manter o emprego nas industrias americanas que fecharam , propositadamente. O melhor foi transformar a poupanca do povo , em gramas de ouro. Pode ser a inflacao que for o dinheiro ê resgatado pela cotacao do ouro. No Brasil poupanca rendeu jo ano 4,5% o fgts 2,7 ja o ouro 48%. Tivesse nosso dinheiro na cotacao do ouro, o sistema financeiro americano estaria bravo , como ficou na Venezuela

    Responda
    1. Roberto Freire

      E os milhares que cruzam a fronteira fugindo diariamente do país o fazem porque estavam cansados de tanto ouro. Ahhh, vai lamber sabão.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.