Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Se o Sr não sabe o PT continua a ser o partido menos envolvido com falcatruas Cerveró Duque Paulo não sei o q lá estao nas suas mansões.

    Responda
  2. Everson Ferreira Martins

    Penso que devemos esquecer os termos direita e esquerda. Não temos isso no Brasil. São todos iguais. Eles se aproveitam dos cargos públicos para benesses e vantagens pessoais. Todos, absolutamente todos, os deputados, senadores, presidente, vereadores, etc, seja de direita ou esquerda, contratam dezenas de assessores, fraudam licitações, verbas de gabinetes, tudo igualzinho. Enquanto nós nos atacamos e brigamos com familiares e amigos em defesa deles, eles tomam Whisky 18 anos na mesma mesa.

    Responda
  3. ricardo fernandes

    moralidade media é um conceito sem sentido lógico. se metade de uma população for desonesta e a outra metade honesta teremos n média uma população mais ou menos honesta. e não haverá um único individuo nessa população com as caracteristicas dadas.

    Responda
  4. NACIB HETTI

    O crime só tem graduação nas penas previstas no Código Penal. Em um virtual CÓDIGO MORAL a graduação desaparece.

    Responda
  5. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Agora: cortina rasgada. Eis uma forma de enriquecer nestes “brasis”, profissão: deputado estadual. É um costume de muito tempo nas Assembleias Legislativas. Contratando uma penca de assessores, para seus gabinetes e funcionários e “participando” da folha de pagamento desses “auxiliares”. Faz parte dessa tal de republica de coalizão. A corrupção institucionalizada. Tout Court.

    Responda
  6. Henrique Hermida

    Pergunta universitária: com que fundamentos o articulista afirma que existe uma moralidade média da humanidade? E por que razão qualquer grupo de pessoas teria sua resultante moral em direção a esta média? Como explicar, então, menores índices de corrupção em grupos políticos de outros países, como a sempre citada Noruega, onde as regras morais valem até mais que as legais? Digo, o ser humano inserido num grupo político nem sempre tende à moral condenável.

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Quanto à "moralidade média" Hélio está citando raciocínio que desenvolveu em coluna passada em que expôs que a origem das palavras ética e moral se referem a 'costumes', o que foge de uma noção de ética como valores imutáveis para valores costumeiros, comunitários. O nome da coluna é "Mitos sobre o mito".

  7. HELENA FRANCO MARTINS

    O colunista poderia reavaliar a pertinência de afirmar aqui que "normalmente, líderes só caem quando se junta um pretexto plausível com uma bela crise econômica". Sabe que não se trata de uma verdade universal (daí o "normalmente"). Sabe também que o que é considerando "escândalo" varia bastante de lugar para lugar. A repetição tranquila do clichê (é sempre a economia), neste caso, apenas ajuda a esvaziar ainda mais o vigor da palavra "escândalo" nestas terras já tão permissivas.

    Responda
  8. JOSE LINO DA SILVA

    Não será por pregações de rosa e azul e amaldiçoamentos sexistas que o governo se mostrará efetivo. Isso só agrada à polícia da moral alheia. O governo será efetivo é pelo lado econômico. Esse é o lado que faz as pessoas mudarem.

    Responda
  9. José Cardoso

    O que esse e outros escândalos tem de didático é que não dá para eleger pessoas apenas porque dizem que são incorruptíveis e vão limpar o país. Ainda mais quando fazem parte do esquema político há muito tempo. Mas apesar da boa didática, os alunos (nós os eleitores) não aprendem, e desde o Jânio esse discurso picareta tem funcionado com grande sucesso.

    Responda
  10. Edson Saito

    A casa caiu...pena que tarde demais. É corrupção, envolvimento com milícia...o que mais a família mais honesta do Brasil estará envolvida?

    Responda
  11. Paulo Cesar de Oliveira Oliveira

    Pergunto ao Hélio: Onde está o escândalo? Onde está a corrupção? Ganhar dinheiro comprando e vendendo imóveis não eh crime. Receber em cash parte do pagamento por venda de imóvel também não eh crime. Por fim, obviamente, Flávio Bolsonaro não pode ser responsabilizado por eventuais crimes cometidos por parentes de seus funcionários. Onde está,então, o escândalo e a corrupção?

    Responda
    1. Renato Castro

      Paulo, você é um robô?

    2. Renato Castro

      Paulo, você é um robô?

    3. Renato Castro

      Paulo, você é um robô?

    4. MARCOS ANTONIO ROCHA ARAUJO

      Sr Paulo. Troque o 'FlavioBolsonaro" por "FabioLula". Quantos crimes e falcatruas voce encontrou? Muitas, não é. Simples assim!!!

    5. Ary Fernandes

      Concordo paulo cesar. Mas nao adianta mesmo o flavio bolsonaro explicar. Existe uma campanha deliberada pela midia e seguidores da seita esquerdista que vai prevalecer durante o mandato todo do presidente. Afinal a esquerda ta desmaiada mas não morta! Portanto a lupa vai trabalhar muito pra detectar pelo em ovo. Ja começou com o despertar do coaf adormecido desde a sua criação. Todo dia noticias dos bolsonaros mas nada da delação e informações graves do Palocci e sobre bndes. Forte abraço!

    6. Roberto Gomes

      Onde está, então, o escândalo e a corrupção? Alguém precisa te explicar?

    7. CARLOS NILTON DE PEREIRA

      Por que se pediu ao supremo para suspender a investigaçao? Afinal,quem nao deve nao teme.

  12. MALCOM RODRIGUES

    O que não aguentamos mais é a ignorância virulenta dos eleitores de Jair Bolsonaro, em defesa cega de seu mito, recusando as evidências em virtude de sua fobia pelo PT, repetindo, como crianças que se recusam a enxergar a verdade, que o PT roubou mais e outras sandices. Acordem, não somos PT, nem PSL (a não ser que vocês estejam no e$quema também...), somos cidadãos pagadores de impostos que clamam por justiça.

    Responda
    1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Malcon, a ignorância virulenta está por toda parte e não só nos eleitores bolsonaristas. Toma conta dos comentários de uma forma nunca vista. Sem moderação, são desbocados, agridem, insultam e ofendem qualquer um que demonstre um mínimo de boa vontade com o governo. São os novos moralistas, prontos para julgar com severidade digna de um Torquemada, severidade radical ausente nos anos de poder petista. Detalhe: não votei no Bolsonaro, mas espero que seu governo dê certo./Claudia Ferolla.