Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Francisco Braulio L Vasconcelos

    Mesmo os nem tão bem informados sabemos o que está em jogo na Venezuela: as grandes reservas de petróleo. Se lixam para o povo. Querem que se explodam. Espero que Maduro resista, pois os próximos seremos nós.

    Responda
    1. Cláudio Moura

      Francisco, sobra petróleo no mundo. Na realidade o que está acontecendo na Venezuela é simplesmente um bando , travestido de ideologia política, saqueando uma Nação.

    2. ALEXANDRE MATONE

      Delírios persecutórios esquerdistas! Ainda bem que os macarthistas da Esquerda estão agora alijados do poder, com suas teorias conspiratórias movidas a tetrahidrocanabinol.

  2. Luiz Mangea

    Para quem tem mais de dois neurônios sabem também que qualquer jornal tem sua linha editorial.

    Responda
  3. Cloves Oliveira

    A Venezuela atingiu o que o M. Gladwell chama de "tipping point", ou seja o ponto de inflexão; se colocar mais uma pena na cacunda do camelo ela cede. É por isso que os EUA continuam comprando petróleo venezuelano, pois até o Trump sabe que se sancionar o petróleo, o país quebra de vez e os EUA poderiam ter que assumir a responsabilidade da reconstrução. Em 2017 haviam 50 plataformas perfurando, hoje apenas 28. No fim patético do socialismo bolivariano não haverá nem petróleo para vender.

    Responda
  4. Paulo Cesar de Oliveira Oliveira

    A oposição tem de garantir algum tipo de anistia e deixar claro que os partidários e familiares de partidários do regime poderão continuar a viver em segurança na Venezuela ou, se assim preferirem, sair do país. É preciso dar garantias de que os militares e policiais continuarão recebendo os seus salários e não serão processados. Essas garantias facilitariam enormemente uma transição pacífica. O México talvez pudesse intermediar as negociações e receber os chavistas que quiserem sair do país.

    Responda
  5. Ubaldo Souza Jr

    Já acho que não deva fugir...que não dê tempo para tal. Que seja alcançado na correria. Que caia na mão do povo e sinta cada centímetro da borracha.

    Responda
  6. helena silva

    A primeira reserva do mundo em petróleo. Só não vê quem não quer. Onde há petróleo, há golpe, guerra e invasão. Só ver a história. Irã, Iraque, são bons exemplos.

    Responda
  7. nelson liporaci

    Acho que resistirão,mesmo com perdas de vidas.... está muito longe do nosso Stalin Latino pegar aviãozinho. Tradição é...

    Responda
    1. CELSO CAMILO

      Idi Amim e o Bokassa foram mais inteligentes e cairam fora....Maduro....prestigiado por Gleise.... vai fazer tudo para ficar...

  8. EDECIO CUNHA NETO

    Sugiro aos defensores de Nicolás que se mudem para lá. Não é tão bom? Ainda por cima podem levar víveres para se solidarizarem com o povo da revolução bolivariana.

    Responda
  9. wilson thomaz

    Eu não sei o que esses caras que não entendem nada de Venezuela, ficam falando de Venezuela. Não temos uma relação próxima com eles, como se meter nos assuntos internos deles sem saber direito o que está falando? A única posição sábia foi a do General Mourão. Além do mais, o real problema deles, preço internacional do petróleo baixo, tende a piorar muito nos próximos anos. Então por lá ninguém vai se entender por um bom tempo.

    Responda
  10. Frederico Moreira

    Sr Clovis Rossi, o senhor realmente acha que o presidente do país que tem a maior reserva de petróleo do mundo vai renunciar e pegar um aviãozinho pra se asilar? Ou o senhor está de deboche, ou o senhor está sendo um inconsequente a ajudar trazer uma guerra para nosso quintal.

    Responda
  11. regina ulhôa Cintra

    Nao vejo nenhum papel que seja remotamente classificado como patético pelo autor do texto referindo-se ao ministro Ernesto Araújo. Patética é a insistência em classificar com óculos subjetivos e fora da realidade esse governo que mal se inicia.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Se não és capaz de ver o quão patético foi vosso presidente Bozo em Davos és ainda mais do que ele e seu séquito!

  12. ADHEMAR POZZI RANCNARO

    O Clóvis Rossi está com algum problema grave. Está contra Nicolás Maduro? Meçam a temperatura dele deve estar delirando.

    Responda
    1. Wagner Damázio

      Só rindo. Kkkkkkkk

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Tudo indica que está é a primeira vez que lês a coluna do grande Clovis Rossi!

  13. José Roberto Pereira

    Não defendo o Maduro, só acho que poderiam ter escolhido um "Temer" melhorzinho. Não precisava ser um fantoche do Jairzinho ou do Donaldinho, mas alguém escolhido internamente, com apoio do povo venezuelano e que tenha o compromisso de chamar novas eleições em breve. Agora pergunte quantos venezuelanos de fato conhecem esse "Temer Guaidó". Se esse barril de pólvora explodir, sobrará para o povo venezuelano que já sofre há anos. E trará danos colaterais para o Brasil, jamais para os EUA.

    Responda
    1. WILSON DOURADO DE GAMA FILHO

      Vcs da esquerda não tem jeito.

    2. WILSON DOURADO DE GAMA FILHO

      Vcs da esquerda não tem jeito.

  14. Marcus AYRES

    É o Capitão chegando! Fora comunas!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não é milico expulso do exército nem tampouco faz discursos racistas, homofóbicos, anti indígenas , mulheres, quilombolas e pobres!

  15. celso bittencourt

    Maduro será Colhido a Tempo de Não Apodrecer?! Rararaaaaaááá!

    Responda
  16. ALEXANDRE MATONE

    Sugiro que Frau Hoffmann vá à praça pública de Caracas estender o apoio do PT ao progressismo de Maduro, perante a multidão.

    Responda
  17. Samuel Gueiros Jr

    Assim como no impeachment da Dilma, vemos agora o mesmo fenômeno nas ruas de Caracas. O bolivarianismo se esvai no esgoto da história e quem está capitalizando politicamente é justamente o Brasil. E essa agonia demorou devido ao apoio lulopetista e a omissão de Temer. Bolsonaro vai se revelando muito mais estadista e assume uma liderança que em breve será reconhecida. A voz do presidente em Davos e em outras entrevistas pontuando o repúdio a Maduro, vai contribuindo para finalizar a crise.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Samuel, voce sabe o significado de estadista? O único discurso que ele fez até agora, o de Davos demonstrou que, de estadista e lider, ele não tem nada. So porque ele falou mal do Maduro voce acha que ele é um estadista? A minha prima também fala mal do Maduro mas isso não faz dela uma estadista.

    2. Eduardo Rocha

      Parei para rir quando você chamou Bolsonaro de estadista. Era um b*nda-suja no exército, um anão no congresso e, com sorte, será apenas me.dío.cre na presidência.

    3. José Roberto Pereira

      Você compara como se tivesse dado certo aqui. rsss

  18. ALEXANDRE MATONE

    Ao invés de oferecermos um avião para Maduro fugir, deveríamos oferecer um tribunal penal internacional latino-americano, para julgar os crimes de Maduro e seus asseclas, aos moldes de Nuremberg.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      E um para o Bibi N. e seus comparsas, alguns deles são espertos e pararam de viajar para a Europa, com medo de serem presos e levados a um tribunal internacional.

    2. FLAVIO DA ROCHA SILVEIRA

      Que comparação sem noção.

  19. Luiz Mangea

    Se a Folha insistir com matéria tendenciosa e com juízo de volar do colunista, eu cancelarei minha assinatura. Ninguém precisa concordar com governo A ou B, mas a analise jornalística deve ser objetiva e isenta de opinião.

    Responda
    1. Luiz Mangea

      Prezado José Padilha, Sei que para apenas dois neurônios é difícil compreender que qualquer jornal segui uma linha editoral.

    2. Luiz Mangea

      Prezado José Padilha, Sei que para apenas dois neurônios é difícil compreender que qualquer jornal segui uma linha editoral.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Sei que para apenas dois neurônios é difícil compreender que a opinião de um colunista não é necessariamente a do jornal que o contrata.

  20. Jose Paulo D'Angelo

    Faltou combinar com os russos

    Responda
  21. CELSO CAMILO

    Maduro vai terminar como Muammar Gadafyi......Idi Amim e Bokassa foram mais inteligentes..

    Responda
  22. alexandre mattos

    O Brasil em vez de mediar soluções, como é a sua tradição diplomática( vide a mediação brasileira na crise boliviana, qua impediu uma guerra civil na década passada), virou claramente uma parte do problema, correndo o risco de se ver envolvido numa guerra civil. Só estão esquecendo que a Colômbia, que também virou parte do problema, está na Otan com os americanos, enquanto a Venezuela e apoiada pela Rússia e pela China. Todo mundo de olho no petróleo venezuelano.

    Responda
    1. Bruno Barbosa

      Na verdade, o Brasil foi uma parte da criação do problema, ao apoiar o regime bolivariano até pouco tempo pelos presidentes eleitos democraticamente por nosso povo.

  23. Marcelo Resende

    Quem lê o texto do Clóvis Rossi entende claramente o quanto a esquerda e os esquerdistas são estúpidos. Oferecer um avião foi o auge.

    Responda
    1. Marcelo Resende

      Acho que essa sua resposta deveria ser enviada aos dirigentes comunistas deste mundo (incluindo os venezuelanos), que executaram mais de 100 milhões de pessoas em sua tirana e triste história.

    2. Luiz Freitas

      Você queria uma execução sumária? Quem entende um pouco de relações internacionais, sabe que não se executa sumariamente um líder. Ele deve ser julgado pelos possíveis crimes e cumprir pena. Matá-lo só criaria um mártir e pioraria a situação.

  24. EDUARDO BASTOS

    Maduro cai como um tigre de papel. Assim como o PT aqui. Perder Maduro será um evento impactante nas hostes petistas. Será a destruição pura e simples do que restou da lógica socialista na América Latina. Será o último e derradeiro golpe no que restou do Partido dos Trabalhadores no Brasil (que apoia ditadores, é bom lembrar).

    Responda
  25. Marcus AYRES

    É o Capitão chegando! Fora comunas!

    Responda
  26. EDUARDO BASTOS

    Bolsonaro mal chegou e já está tirando até ditador bolivariano. Kkkk. Os amigos de Lula e de Dilma estão fugindo feito ratos. Fora socialismo da miséria, da divisão e da desilusão. O povo Venezuelano merece sua liberdade. E anotem aí: PT está contra! Os petistas que votaram no Haddad apoiam a ditadura venezuelana. Fato claro e incontestável. Perderam!!

    Responda
  27. EDUARDO BASTOS

    O PT, claro, é contra o apoio de Bolsonaro ao novo presidente. Como é bom ver se desmantelando o bolivarianismo. Como é bom ver a cara de choro dos petistas. Fora Maduro! E que leve o PT junto!

    Responda
  28. Milton Nauata

    Pela postagem, ou vc é Bolsominium ou petista, comunista. Não sou nenhum dos dois, há vida além dessa dicotomia, sabiam? Sem sermos patéticos, vamos analisar a história, tanto a esquerda quanto a direita trouxeram muita miséria e sangue, e o povão sempre foi vitima dos truculentos do poder a qualquer custo. Qualquer tirania é repulsiva, não importa a matiz ideológica.

    Responda
  29. Luiz Pereira

    Partindo do C. Rossi, esquerdista até a medula, o depoimento ganha em densidade. Foi quem melhor expressou de forma clara, sensata; o pesadelo na Venezuela...Penso que, no momento, o ditador tá lutando é pela própria vida.

    Responda
    1. Michel Henrique Martins

      Primeiro e$querdi$ta sensato, excelente texto.

  30. Angelo Batista Goulart

    Acabou pra quem? A Venezuela não vai entregar a maior reserva de petróleo do planeta pra o Império EUA, em que o Brasil se colocou como extensão de uma colonia de bananas , e entrega tudo pré sal e olha que o atual presidente que só fez matar de vergonha o povo brasileiro em Davos ofereceu o território nacional para por base militar dos EUA. Lá é soberania nacional enquanto que aqui é o retorno do vira latismo e dos serviçais e fantoches ! ultra - liberais!

    Responda
    1. Roberto Freire

      Soberania nacional pressupõe o conceito de nação. E nação é diferente da oligarquia narco traficante bolivariana.

    2. Ronaldo Nieto Mendes

      Pensando em armazenar petróleo para os desvarios de um próximo governo?

    3. Jairo Brito

      Como tem gente tapada. Inacreditável. Mude pra lá, Angelo.

  31. Marcelo Franco

    Ele não tem alternativa. Fugir para Cuba é o menos pior para o povo venesuelano. Elimina um problema a amis para ser gerenciado pelo novo governo. E ainda aumenta a pressão sobre Cuba. Menos ódio nos olhos seria bom para as pessoas por aqui.

    Responda
  32. J FD

    Tome vergonha na cara seu comunista de araque... fuga pata Cuba?? Ele merece é pena de morte , ele e todos vcs esquerdistas que apoiaram durante um bom tempo esse psicopata.

    Responda
    1. José Amorozo

      Jalmo? ... tsk tsk

    2. marcio mira

      Vergonha tome vc bozo. Todos os safa os ditadores da direita se refugiaram em vários países (Strossener no Brasil). Que se vá esse pra Cuba pra deixar o povo livre. Ou vc acha que ele vai esperar julgamento?

  33. Ricardo Candido de Araujo

    Os comentários dos bolsonáticos (bolsonaristas+lunáticos, se for possível distinguir as duas coisas...) são de uma profundidade... Só comentam com "sangue nos olhos". Claro que, como sempre, o sangue de outros.

    Responda
    1. Gustavo Flora

      Falou o lambe botas da Gleisi Hoffman

  34. NELSON RASO

    O final do artigo é R I D I C U L O !!!

    Responda
    1. NELSON RASO

      Maria, vc gostou ?

    2. Maria Lopes

      Por que?

  35. Plinio Góes Filho

    Mandar Maduro para Cuba, em fuga, não é uma saída digna deste mundo que lhe foi contraditório. Rossi poderia sugerir ao ditador venezuelano, que se encontra naquela situação da personagem do poema "A Solidão e sua Porta", do pernambucano Carlos Pena Filho, ao menos "entrar no acaso e amar o transitório". Enfrentar um julgamento público que, isso sim, é coisa de gente decente. O "Eu Lírico" de Rossi, vê-se, é de um refinado comunista. Que se dane a ditadura, mas salvem o ditador!

    Responda
    1. Maria Lopes

      Que raciocínio brilhante (sic). Uma saída negociada poderá evitar derramamento de sangue ...adivinhe de quem? Vou facilitar: do povo.

    2. Ricardo Candido de Araujo

      Acue um "lindinho" coelhinho num canto, depois de o perseguir, que ele irá morder sua mão, com força. É o mesmo para alguns ditadores, quando acuados (Somoza na Nicarágua foi um exemplo), iniciam banhos de sangue em seus países, mesmo sabendo de antemão que perderão. E lembro que a Alfredo Stroessner, foi dada a opção do exílio. Aliás, o mesmo na deposição de Juan Perón.

  36. Ricardo Villas

    Não houve na história do Brasil, maior concentração de gente do que nas manifestações contra o PT e isso é solenemente ignorado pela mídia esquerdista.

    Responda
    1. Marcelo Franco

      Talvez Vc não tenha participado da campanha das diretas, por isso não lembra. Foram muito maiores. TVz uma única pela saida da Dilma, em SP tenha este porte.

    2. Maria Lopes

      Não. Diretas já foi maior.

  37. JOSE CAMPOS

    Patético e sem rumo é todo o governo bozo.

    Responda
    1. JOSE CAMPOS

      Waldir Luiz, você ajudou a colocar um miliciano despreparado no governo. Arrependa-se ou arderá no inferno. kkkkkkk

    2. Waldir Luiz

      É isso aí Campos. Bom mesmo foram os 14 anos do Lula e Dilma com os desvios que ocorreram principalmente na Petrobras e o nível recorde de desemprego. Precisou o Temer, o vice da Dilma do PT, para começar a endireitar as atrocidades que a turma do PT fez. Acho que até um governo sem rumo, como você diz, é mil vezes melhor que os governos do PT.

  38. Alberto Henrique

    A Gleise Hoffman poderia,num ato patriótico, ir junto com Maduro.

    Responda
    1. Waldir Luiz

      Dependendo do lugar o pessoal não vai aceitar. Dois abacaxis de uma uma vez só ninguém merece. Mas Alberto, concordo com você.

  39. MAURICIO LUCIO MARTINS

    O nosso Capitão já passou o recado pro ditador : não reconhecemos você como presidente da Venezuela. Enquanto a esquerda brasileira, bovinamente, sempre aceitou o brutamontes e esteve representada na posse do sujeito. As esquerdas são contra o Brasil.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Meu, não.

    2. Marcelo Franco

      Não é meu capitão, apenas o presidente em exercício. Já aguentei 16 anos de PT. Nada demais aguentar mais 4 anos no extermo oposto. Vamos vivendo.

    3. J FD

      Nosso Capitão sim Senhor!!!

    4. Maria Lopes

      Nosso capitão, não, seu. Não generalize. Além do mais ele é deputado há 27 anos e saiu do exército aos 33...e não foi bem avaliado lá...não há glórias militares a celebrar. Quando a Ma/duro, quem o sustenta lá são os militares venezuelanos...nada simples tudo isso. Há militares decentes e competentes e outros que são o contrário. Como a humanidade em geral aliás.

  40. Soraia Lins

    1 milhão de pessoas exigindo a renuncia e no outro lado da rua a Gleice Hoffmann apoiando o maduro.

    Responda
  41. Marco Athayde

    Esqueceu dos 1 milhão de brasileiros exigindo a saida da louca (Dilma). Foi ainda ontem, Clovis!

    Responda
    1. Maria Lopes

      Diretas já foi maior; e morte de Tancredo também foi imensa.

    2. ARAGUACI FAUSTINO DA SILVA

      O atual chanceler é o responsável pela situação então? Rsrs. Aquele chanceler petista anterior não tem nenhuma responsabilidade né, comunista?

  42. Marco Athayde

    Esqueceu dos 1 milhão de brasileiros exigindo a saida da louca (Dilma). Foi ainda ontem, Clovis!

    Responda