-
Haroldo Silva
Excelente artigo. Referenciado no livro Brasil à parte (1964-2019) de Perry Anderson. Elogio maior, não há.
-
Juarez Linhares de Souza
Conti não se preocupe com os militares. Preocupa-se com o fundamentalismo religioso. Militares respeitam hierarquia, leis, etc. E mesmo ditadores ainda são homens que representam um poder que pode ser deposto. Mas religiosos fundamentalista reapresentam seu "DEUS", e ele não pode ser deposto. Tudo podem em nome Dele. O atraso principalmente moral, científico, de costumes, etc.
-
Adonay Evans
Curioso o artigo. Juntou um amontoado de fatos verdadeiros, e com eles fez uma salada exotérica. Tudo o que disse é verdade. Acontece o seguinte, amigo, a maior preocupação dos militares de alta patente no governo Bolsonaro, é salvar a reputação do exército e o Brasil dele. Heleno Nunes, Villas Boas e o ultra evidente Mourão, nada mais fazem que apagar os focos de incêndio que o Nero caboclo propaga. A se observar também o general Santos Cruz, reverenciado pela tv Al Jazeera, ver youtube.
-
Airton Oliveira
Também acho isso, Adonay.
-
-
Ruy Humberto Godoy de Mesquita
Conti, essa matéria já era do conhecimento da imprensa há muito tempo. Continua um assunto importante, e muitos podem achá-lo extemporâneo por ter faltado coragem, ousadia e vontade em tratá-lo no período devido. Entre outras coisas é que muita gente ficou milionária com essa tragédia humana.
-
Ruy Humberto Godoy de Mesquita
Conti, essa matéria já era do conhecimento da imprensa há muito tempo. Continua um assunto importante, e muitos podem achá-lo extemporâneo por ter faltado coragem, ousadia e vontade em tratá-lo no período devido. Entre outras coisas é que muita gente ficou milionária com essa tragédia humana.
-
Antonio Catigero Oliveira
A culpa é do Lula mesmo. Afinal de contas, tudo o que acontece no mundo, desde o nascer do Sol até o crepúsculo da Lua, é e será sempre culpa do Lula. Ele também é o culpado pela alta qualidade do nosso jornalismo.
-
José Antônio
Camisas Amarelas, sumam daqui e vão pro Haiti.
-
José Antônio
Sem se vacinar-se. Não se preocupem. Lá tem!
-
-
celso bittencourt
Júlio César fundou o Império Romano; Napoleão conquistou toda a Europa; nossos Generais foram em Missão Humanitária (sic) ao Haiti, quase igual! Rararaaááá!
-
celso bittencourt
'No Império Romano, milicos vitoriosos no exterior voltavam para casa e viravam ditadores vide Júlio César. Na França revolucionária, um general Corso liderou campanhas na Itália e no Egito antes de se sagrar imperador. Nos anos 1930, o general Franco se amotinou no Marrocos e liderou a guerra civil contra a República proclamada em Madri' *** LullaLá, um homem de poucas letras, então está absolvido! Rarrarraaaáá!
-
José Antônio
"... de poucas letras", mas de muitos números (US$ 382 bilhões de dólares)! Por favor, NÃO toque neles.
-
-
celso bittencourt
Marta, ex-petista, diz aí: 'Que papel LullaLá teve nesta eleição? - Tétrico. Ele focou na Pessoa dele [desde sempre] e Escanteou de forma Vil o Ciro, que era a Candidatura com a qual as Esquerdas poderiam talvez ter tido alguma chance... Mas o LullaLá não permitiu isso. Ali ele Selou o Destino das Esquerdas'***O Maquiavélico Macunaíma, desde sempre!
-
CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA
Parabéns pela matéria, jornalismo de alta qualidade! Ótimo esclarecimento sobre o papel dos EUA no Haiti e como o Brasil se envolveu na disputa dando um tiro no pé. Mesmo os que não concordam deveriam respeitar a argumentação racional e ancorada em fatos concretos.
-
bagdassar minassian
...por que não foi finalizado quanto às possíveis qualidades e competências, dos citados no texto, quanto às suas participações nos setores, cargos, estratégicos no atual governo.?
-
edson gaudencio filho
Não entendi a agressão gratuita e descabida! Explicável, apenas , em casos de uso de maconha estragada. Creio não seja o caso.
-
RENATA DELAMAIN FIOCATI
Alhos com bugalhos ? Não entendi.... Perda de tempo lê-lo, desculpe.
-
Soraia Lins
Prefiro um general no governo do que terroristas, afinal uma terrorista que roubava bancos ganhou a chave do BNDES, da CEF e banco do Brasil.
-
ORLANDO PEREIRA BARRETO NETO
Mário Sérgio Conti continua sendo um comunista estrábico que vê fantasmas nos militares, não conseguindo perceber que o comunismo é um sistema falido, que viola a liberdade do ser humano, e que os militares atuais tem decência, preparo e cidadania, qualidades faltantes em grande parte dos políticos corruPTos, também comunistas, que nos levaram à ruína.
-
MARCOS VALÃ RIO ROCHA
Muito estranho o artigo. Ainda mais partindo de quem partiu. Pelo que sei foi uma missão humanitária por causa de um terremoto!?
-
roberto oliveira melo filho
Engraçado, estava pensando nessa excelente letra da música de Caetano esses dias. Não vale a pena abrir qualquer frente de discussão, visto que alguns leitores insistem em não querer entender aquilo que está explicitamente cravado no texto. As referências são factuais e as interpretações do autor são plausíveis, diferentemente das explicações dadas pelo filho do capitão reformado sobre os seus envolvimentos políticos e financeiros. É muito difícil, no Brasil de hoje, se expressar na e com razão.
-
Marcelo Santos
Ao invés de ir fundo titulo da matéria simplismente mostrou q e culto e sabe mt d história nada mais o Brasil hj não precisa d criticos esim d união para o bem do povo e da própria nação estamos quebrados e não são matérias como estas e mts outras q vai ajudar e lembrando mts nao escreveram sobre a tragedia d Brumadinho pq não e culpa do governo atual pq se fosse estavam todos da folha aqui falando pobres intelectuasi
-
José Cardoso
Sei que o artigo não tem espaço para aprofundar muita coisa. Mas ficou uma dúvida: o melhor então seria deixar o Haiti (e casos semelhantes como o Congo atual) chegar a alguma forma de equilíbrio sem interferência da ONU? Ou nesse caso haveria uma coluna indignada acusando a comunidade internacional de omissão e indiferença?
-
Jose Euripedes Pignata Martins da Silva
É interessante como a FOLHA tornou-se totalmente parcial, gostrava daquela antiga totalmente imparcial. Pelo que vejo logo este jornal vai culpar Bolsonaro, por Caim ter matado Abel., os Tsunamis e o 11 de setembro , é também ter sido o estopim da 1a. guerra mundial.
-
Maria Lopes
Brilhante. Por isso assino a Folha: jornalistas cultos e brilhantes que permitem ver diferentes ângulos de situações muito complexas. Especialmente interessante o contexto histórico.
-
Antonio Julio Menezes Neto
Parabenizo Mário Sérgio Conti pelo ótimo artigo e aproveito para perguntar se o livro citado, do Katz, não possui tradução para o português.
-
Ciro Estevam de Brito Junior
É de impressionar a parcialidade dos jornalistas tanto de esquerda como de direita deformarem os fatos a favor de suas ideias acalentadas no íntimo como se fossem a cristalina verdade.
-
Rodrigo Jungmann
O autor se compraz em usar falácias de analogia fraca e parece ver nisso uma argumentação brilhante. É de dar dó.
-
Serafim dos Anjos Castro Neto
Rodrigo, Concordo contigo. Esse senhor é entrevistador na G News. 95% das pessoas q ele entrevista lá são esquerdistas, cuja característica básica é o ódio aos militares e ao período militar de 64 a 85. São pessoas q carregam uma revolta muito grande por terem perdido a disputa com os militares daquela época e ainda hoje não conseguiram virar essa página. Mas um dia essa geração de incansáveis chorões vai passar. Há de passar para o bem e a união do Brasil.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.