UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

As tragédias permitidas

VER COMENTÁRIOS EM Janio de Freitas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Flavio Colker

    A inteligencia do exercito deve saber há muito das ligações perigosas do clã eleito com as milicias. Se toparam esse jogo perigoso, devem ter um plano B dentro das regras democraticas. As forças armadas não toleram milicias pois são pura indisciplina, insubordinação e desrespeito as hierarquias.

    Responda
  2. José M Leal

    Frustrado por nao poder culpar diretamente o atual governo pela tragédia de Brumadinho, ainda assim Jânio de Freitas, revoltado contra o fim do Bolsa Imprensa que o Petismo garantia à FSP, conseguiu fazer uma ligacao entre as duas coisas. Será shenilidade, que pode acometer algumas pessoas em idade avançada?

    Responda
    1. RAFAEL RODRIGUES DE FREITAS

      Caro José Leal, acho que este colunista está mais que cristados, ele está desesperado.

  3. alexandre tarnopolsky

    Márcio Mira e petistas. A eleição acabou. Façam oposição com a dignidade que vcs meu tem.

    Responda
  4. Antonio Catigero Oliveira

    Realmente deve ser difícil, para a alta patente, ser comparado a uma pessoa que parece ter saído de um manicômio. Mas a vontade de voltar ao Poder é maior do que a vergonha de ser subordinado -- e consequentemente subjugado -- a uma liderança desse nível.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Prezado Antônio, boa noite. A.vida é dinâmica. Hoje, mais do que nunca, os ciclos de mudanças são mais curtos. Quem vive do passado, já está morto, preso a fantasmas. Evocar 50 anos atrás para argumentar falaciosamente e sem considerar que podem ter ocorrido mudanças é indiicio de pobreza intelectual. De qualquer forma, houvesse um triunfo dos revolucionários (terroristas), hoje seríamos uma Cuba ou Venezuela. Viverias bem nessa condição?

    2. Antonio Catigero Oliveira

      Prezado Marcos, apesar da imagem ser mais importante do que a realidade nesta terra de espalhafatos, eu ainda acredito no que é fato, sem espalhafatos. Nossa História demonstra o contrário do que o senhor diz. Basta relembrar que no Golpe de 64 nossos "generais idealistas, isentos de egoísmo é patriotas" disseram que seria "apenas" uma intervenção passageira. Durou 20Anos. Como diz Casusa, suas ideias não correspondem aos fatos. É por isso que a extrema direita não gosta de História?

    3. Marcos Serra

      Prezado Antônio, boa tarde. Para pessoas não patriotas e egoístas, realmente, não haveria lógica na atitude dos generais. Ocorre que, por vocação e idealismo, para eles o que importa é o Brasil, seu povo, sua segurança e desenvolvimento, não o poder como disseste. Visões míopes como a sua impedem uma justa interpretação dos fatos. Houvesse mais pessoas com o mesmo comprometimento com a nação, estaríamos em outra situação, bem melhor que a atual.

  5. alexandre tarnopolsky

    José Roberto Pereira,não seja petista covarde. Escreva nos comentários para podermos responder as suas besteiras.

    Responda
  6. alexandre tarnopolsky

    Tudo herança maldita da era PT. JF não fala nada. Alô FSP! revisa o texto desse articulista. Quem aguenta tanta imparcialidade.

    Responda
    1. marcio mira

      Abaixo a censura! Vá ler artigos do MBL e seja feliz.

    2. José Roberto Pereira

      Que rápido, com 27 dias já está fazendo apologia a censura editorial, nesse ritmo as torturas começam em março.

  7. pedro josé barbosa monteiro

    Agora sabe-se tudo: o que faltou fazer, o que foi mal feito, a fiscalização deficiente, etc... São mais 15 dias e a tragédia sai dos jornais. Até à próxima e ao choradinho!

    Responda
  8. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    “Nada de novo na frente ocidental”. Copiando o repórter Esso na radio durante a IIª Grande Guerra. A incompetência e a mediocridade da gestão pública nos municípios, estados e na união. Nesta tal de república de coalizão que na verdade é de cooptação. Veja: “Uma das coisas mais difíceis não é mudar a sociedade, é mudar a si mesmo” Nelson Mandela. “Cultura é a ultima coisa que fica quando começamos a esquecer”.

    Responda
  9. Marcos Serra

    Pela primeira vez, em anos, gostei da coluna (1ª parte) do JF. Racional e com real conteúdo para os leitores. Infelizmente, como um vici.ado em drogas, não resistiu à tentação de colocar para fora seu inconformismo com a derrota eleitoral e retrógrado viés ideológico na segunda parte. Não que os episódios citados devam ser ignorados, pelo contrário, merecem rigorosa apuração. Triste é ver a vontade que o país dê errado, que não superemos nossos problemas. Mediocridade é doença.

    Responda
    1. Marcos Serra

      ... radicais rotuladores ... , Sem dúvida.

    2. Rodolfo Maia

      Autodiagnóstico.

    3. Marcos Serra

      Corrigindo: ... quaisquer críticas ...

    4. Marcos Serra

      Prezado Ricardo Ferreira, bom dia. Esqueceste de citar um outro grupo: o dos radicais rotuladores contumazes para quem, quaisquer crítica ao que não for governo, os transforma em seguidores do Bolsonaro. Provavelmente, seu caso. Não sou seguidor do presidente. Almejo um país melhor, mais justo e com sólidos valores, independentemente do viés governista. Sou brasileiro e só. Não é o caso do articulista.

    5. Ricardo Ferreira

      Na lógica binária bolsonarista, qualquer crítica ao governo ou ao obscurantismo de suas ideias, capazes de corar um europeu, é sinônimo de "esquerdismo". Não passa pela cabecinha dos radicais que a maioria da população está no centro do espectro político. O único jeito de justificar o radicalismo é apelar para o conceito de amigo versus inimigo. Não é diferente da lógica bolivariana, apenas tem o sinal trocado.

  10. Angelo Batista Goulart

    O Conluio entre as Mineradoras e parlamentares da ALMG é notório desde a Tragedia de Mariana e suas consequências devastadoras para vida de que qualquer natureza , arrastam na ALMG todas as formas de projeto que cobrem mais responsabilidades por essas barragem de rejeitos! e empurram com a barriga !Dinheiro e mais dinheiro !Definição muito proporcional (Ideias irrealistas e o circulo familiar religioso insustentável ) é agora Jose? quem pariu Matheus que o embale!

    Responda
  11. luiz felipe lopes de britto

    Deixa o homem trabalhar, fofoqueiro!

    Responda
  12. Elisabeth Beraldo Faria

    Como existe pessoas pequenas ( nos comentarios desse grande e lúcido texto). O brasil se acabado em crime ambiental, gente morrendo, o mico nos envergonhado lá fora, bob filhomeugaroto agarrado a milicia do crime, laranjas... e a culpa é do PT. Risos,isso,risos .

    Responda
  13. Rodrigo Cavalcanti

    A resposta ao artigo eh governo do PeTe. O governo do Sr Pimentel estava preocupado em acolher ate 20 mil petistas e apadrinhados , muitos de fora do estado de MG. Alem diaso varios esquemas de desvio de dinheiro como eh comum em governo petista. Ai pergunto? Vcs acham que um governo desse se lembraria de fazer pressao por uma legislacao correta sobre batragens? Claro que nao. PEtE sobquer roubar. O resto inclusive o povo, eles nao querem nem saber.

    Responda
    1. Rodrigo Cavalcanti

      Sr Jose, votei no PeTe na 1a eleicao de Lullalla. Fui enganado como a maioria dos brasileiros. Mas para bem estar bem informado basta ler um pouco mais dobque manchetes. A delacaobdo Palocci esta a disposicao. O diagnostico do governo de Mg feito pelo governador eleito do Novo, tambem esta disponivel. a roubalheira do PeTe esta dispsonivel parabquem quiser conhecer.

    2. José Ricardo Braga

      Tanto conhecimento sobre o dia a dia do PT me faz perguntar: És petista? Ou és petista arrependido?

    3. Rodrigo Cavalcanti

      Da Maria, com todo respeito, o maior bem que todo brasileiro de bem pode fazer pelo pais eh nao esquecer das roubalheiras do PeTe. E principalmente cobrar paravque continuem as investigacoes e a prisao desse partido que nos roubou durante 13 anos. E que eles nos devolvam todo dinheiro que roubaram e desviaram para paises bokivarianos.

    4. Rodrigo Cavalcanti

      Caro Jose, so nao ve, quem nao quer. E ja vou te dar outro aviso: o ex governador de MG virou secretario de estado da Bahia. Sera pra que? Para defender os baianos do imperialismo? Kk. A Bahia eh o proximo a quebrar. Os 20 mil comissionados de MG vao virar baianos! Kk.

    5. Maria Fernanda Monzo Luporini

      De novo culpa do PT? Pára de viver de passado e vai trabalhar para o país!!

    6. Maria Fernanda Monzo Luporini

      De novo culpa do PT? Pára de viver de passado e vai trabalhar para o país!!

    7. José Ricardo Braga

      Graças a Deus existiu governo do PT antes, né? Senão a quem culpar-se-ia? rs. ;)