Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Paulo Santana

    Quando duas pessoas pensam de forma radicalmente opostas, ou seja, nenhuma admite a argumentação da outra, o melhor é cada qual expor seu ponto de vista e fim de papo, vamos ao voto. No geral, o pressuposto para que haja debate é que os debatedores possuam uma bagagem razoável de vivências, leituras, estudos. Os convictos de última hora pecam pelo imediatismo e superficialidade de afirmações genéricas. Prontos para jogarem pedras no momento seguinte. Sem reflexão.

    Responda
  2. Alexandre Schwarz

    Que beleza de texto. Tenho que agradecer ao autor.

    Responda
  3. Klaus Serra

    Independente do partido político ou da ideologia, temos de ser sempre contra pessoas despreparadas para exercerem cargos públicos. O a-céfa.lo Titirica jamais poderia ter sido sequer candidato a um cargo tão importante (deputado); Dilma jamais poderia ter sido PR por ser despreparada, demonstrar pouca articulação política e pouca inteligência; essa Dalmares é talvez a apoteose da ig-no+rância, uma mulher saída do século XII, f.anát.ic-a religiosa, sem nenhuma condição de ser ministra.

    Responda
  4. Nelson Shishito

    Para quem teve uma anta como presidente e como consequência colocou o Brasil na maior crise acho que o saldo ainda é positivo, antes uma despreparada no ministério que uma anta presidente !!!

    Responda
  5. Rogério de Mendonça Lima

    A maioria silenciosa assim quer. Putz, e conscientimente!!!! O que o escrevinhador expõe como o melhor pra se ter num país, seria o melhor, seriaaaa. Podes chilicar, arrancar as calças, pisar em cima, e mudar pra Suécia, ou N. Zelândia. Sete bilhões de macac os, maioria analfabeto funcional, analfa beto de berço. Ridíc ulo querer mudar sem ruptura. Né revolução socia lista, dir eitista, de mer da não. Rup tura mesmo. Acorda Alice, Ops....Bernardo.

    Responda
  6. José Ricardo Braga

    Bernardo, e se o destinatário da interjeição sobre camisas azuis e rosas não fosse o personagem a quem ela se dirigiu, mas fosse uma 'isca' para a sua manifestação? Diante de sua reação você terminou confirmado (classificado) como merecedor de todo o lixo que reservam a quem querem atingir. Não é que acreditem no que dizem, querem esterilizar opiniões. Assim, aqui nos comentários, você acabou acusado de pseudo-intelectual e intolerante pelos da 'turma'. Buscam esterilização, não verdade.

    Responda
  7. Rodrigo Jungmann

    Falácia de generalização apressada. Leia o livro-texto de lógica de Patrick Hurley. O de Irving Copi também serve.

    Responda
  8. RAMON DOS REIS SANTOS

    Parabéns pelo excelente texto, Bernardo Carvalho! Em que pese tanta estupidez e insensibilidade, devemos permanecer firmes contra o atraso civilizatório que querem impor ao Brasil. Abraços!

    Responda
  9. MARCOS FERNANDO DAUNER

    ontem á tarde , na piscina do clube, um inteligente bolsomito me ofendeu porque eu estava usando camisa vermelha ... do S.C. Internacional . Pode isto ? Eu estava usando o manto sagrado do Colorado !

    Responda
    1. Paulo Robert da Costa Chagas Junior

      Kkkķkkk.......

  10. Ary Fernandes

    Sao textos como este que piora a situação geral do pais! Estimula a segregação. Assim como existem os esquerdas fanáticos, e pior que fanáticos por um partido e conhecidamente por um líder preso, existem também os direitas fanáticos, que pensam em dar um segurada em alguns aspectos na sociedade que sofreram um deterioração muito acentuada. Ah. Existe sim uma direita extrema tambem que deseja fortemente um Brasil grande. Simples assim!

    Responda
  11. Paulo Robert da Costa Chagas Junior

    É muito MImimi , vão ficar chorando por pelo menos trinta anos . Chora esquerda/lha , esquerda/Chora . Kkkkkkkk.....

    Responda
    1. ANDRE BARRETO

      A mediocridade da tua resposta só confirma a opinião do autor. Parabéns Barnardo!

  12. Jaísa Soares

    Excelente texto. Reflete bem a sensação de impotência e de incredulidade diante da estupidez que as pessoas agora se sentem totalmente à vontade para expressar. É a nova era do Festival da Besteira que Assola o País. Seria cômico se não fosse trágico.

    Responda
  13. Marina Gutierrez

    Concordo plenamente, no meu caso, prefiro não escutar as besteiras ditas para defender o governo atual. E iria boicotar essa padaria.

    Responda
  14. neli faria

    Acho que Deus abandonou o Brasil. Absurdo o fanatismo exacerbado dessa gente. Parece que o pensamento não frui livremente mais nesse pessoal.Tudo robotizado! E o que é pior, quando se critica, chama de esquerdista, como se não houvesse vida inteligente fora dessa triste dicotomia.

    Responda
  15. José Antônio

    Não ligue! Camisas Amarelas são envelopados.

    Responda
  16. Dimas Floriani

    Um hino à inteligência, contra as hordas da irracionalidade. Mas como tudo passa e tudo o que é sólido se desmancha no ar, chegará o dia em que dirão: eu não votei nele, como diziam os alemães logo depois do desastre instalado pelo fanatismo e da destruição de quase toda a Europa.

    Responda
  17. shirley moro

    Bernardo obrigada pelo texto.... infelizmente compartilharmos a mesma dor de conhecer o pior do ser humano .....que vive ao nosso lado

    Responda
  18. valdecir da Silva Xavier

    O artigo é como se eu mesmo estivesse falando. Mas há bem pouco tempo esses extremistas (irracionais) estavam do outro lado. Gostaria de enviar para os "amigos" que agem assim atualmente, mas eles não leriam e diriam assim: Ah, da Foice, né? Da Globo lixo, né? Então tá. Infelizmente, não dá nem pra tentar.

    Responda
  19. Eduardo Stefano

    A solução não "está do outro lado", talvez, no meio (equilibrio). Seu texto é tão bosal quanto a fala da balconista. Vocês são iguais, ambos radicais no que acreditam ser o "certo", mas de lados opostos. Discutir politica em balcão de papelaria, me poupe.

    Responda
    1. Flavio Colker

      A solução está no conhecimento e não na ignorancia. Não existe meio termo entre os dois.

    2. Maria Lopes

      Me poupe? Você poderia ter me poupado de seu comentário, que é no/çal exatamente como descrito no artigo - artigo que tem minha total empatia - poderia tê-lo assinado; também estou farta.

    3. Denise Cabral de Oliveira

      E o seu, se não "bosal" , completamente alienado. Política é o debate do bem comum, senhor, em qualquer lugar. Você não gosta de cérebro, com essa história de "equilíbrio". Cérebro pensa, discute, reflete, localiza absurdos e ignorância como a da gerente da papelaria. Quem critica e pensa não é igual a quem vocifera e repete ignominias. Parabéns pelo artigo, grande escritor Bernardo Carvalho.

  20. Francisco Rafael

    Excelente! Texto perfeito na sua percepção e argumentação.

    Responda
  21. Nelson Henrique Habibe

    O fato é que não vale a pena discutir com boçais. Deixe-os repetirem as frases que lêem em páginas de extrema direita - repetir as vezes palavra por palavra. Hoje, eles possuem platéia para escutar mas logo vão se cansar ou cansar a platéia. É tudo cíclico. Irritante porém vai passar.

    Responda
  22. Flavio Colker

    Excelente!! Perfeito o texto. Irretocável. Parabéns. Obrigado.

    Responda
  23. José Cardoso

    Acho que a gerente da papelaria está apenas defendendo sua visão de mundo. Pode ser ingênua e nostálgica de um passado que nunca houve realmente, mas xingá-la de um nome que não consigo reproduzir devido à censura da Folha é sinal de pouco respeito pela democracia. Ela é o exemplo daquele desabafo do Churchill de que o melhor argumento contra a democracia é uma conversa de 5 minutos com um cidadão comum. Mas ele ao mesmo tempo não via alternativa melhor.

    Responda
    1. ANDRE BARRETO

      O problema José Claudio é que se trata de uma visão de mundo hermética, incapaz de se colocar em dúvida e argumentar, que se nutre de fontes frágeis, como mídias sociais, e que se sustenta no senso comum e em argumentos religiosos e não na investigação dos fenômenos. Acham que a religião é capaz de substituir a ciência. São incapazes de entender que ciência e religião tratam de questões diferentes. Pior, partem do ressentimento e do ódio. Basta observar como falam. Não há diálogo. Já tentei.

  24. benjamim picado

    chamar as coisas pelo nome é complicado porque as coisas basicamente não ligam muito pra isso. no mais, concordo com o diagnóstico do articulista sobre a exaustão de discutir com alguns - particularmente exemplificados em muitas das manifestações nos comentários.

    Responda
  25. JOSE ANTONIO PIRES DE ALMEIDA

    Ufa, até que enfim encontrei uma pessoa, o Bernardo, que soube expressar direitinho os meus sentimentos quando tenho de conviver com boçalidades cotidianas de amigos, parentes e conhecidos. Desesperar jamais, não é Ivan Lins?

    Responda
  26. Antonio Catigero Oliveira

    Vivemos num tempo em que a destruição é mais importante do que a construção, a criatividade, o conhecimento. Um batalhão em massa de infelizes que se contentam em destruir a possibilidade da Felicidade alheia. Lembra aquelas carolas vestidas de preto dos filmes e novelas, retratando os interiores mais atrasados desta terra de espalhafatos.

    Responda
  27. HERMANN KLEINHEISTERKAMP

    Esse assunto já foi discutido e criticado à exaustão, mas o articulista continua amassado barro. Porque tanta polêmica num assunto tão irrelevante. Continue usando cuecas da cor da sua preferência, Bernardo, sem problema

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Você acha irrelevante o fato de que a psicologia de massas do brasileiro esteja caminhando para algo semelhante ao fascismo com todas as suas nefastas consequências! Ou você tira a cabeça da terra ou será tratado pelos mar de rejeitos da barragem que está prestes a se romper! Só que aí será sobre o país todo!

    2. Flavio Colker

      Os curriculos da educação no Brasil seriam irrelevantes?

  28. HERMANN KLEINHEISTERKAMP

    Esse assunto já foi discutido e criticado à exaustão, mas o articulista continua amassado barro. Porque tanta polêmica num assunto tão irrelevante. Continue usando cuecas da cor da sua preferência, Bernardo, sem problema

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Você acha irrelevante o fato de que a psicologia de massas do brasileiro esteja caminhando para algo semelhante ao fascismo com todas as suas nefastas consequências! Ou você tira a cabeça da terra ou será tragado pelos mar de rejeitos da barragem que está prestes a se romper! Só que aí será sobre o país todo!

    2. Rogério de Mendonça Lima

      Cuecas amarelo ovo, com estampas de girafinhas, verdes, vermelhas, azuis etc. Tsc tsc

    3. benjamim picado

      Q.E.D.

  29. Airton Oliveira

    Excelente, Bernado! Rapaz, fico pensando quando o povo vai se dar conta da merda que quer se lambuzar... Espero que o despertar para a realidade aconteça o quanto antes. Desejo um acordar antes de muitas mortes, muita destruição, muito anticientificismo, cassação de liberdade.

    Responda
  30. Airton Oliveira

    Excelente, Bernado! Rapaz, fico pensando quando o povo vai se dar conta da merda que quer se lambuzar... Espero que o despertar para a realidade aconteça o quanto antes. Desejo um acordar antes de muitas mortes, muita destruição, muito anticientificismo, cassação de liberdade.

    Responda
  31. roberto oliveira melo filho

    Exatamente assim. Tenho dito isso insistentemente no meu Face, e também em alguns comentários na imprensa. quase os mesmos termos. Mas, convenhamos que é uma luta inglória, completamente irracional. Tomam o que é aparente pelo essencial. Não dão qualquer possibilidade de diálogo, quando a crença, o dogma, se coloca como razão única. Não desistir seria o ideal, mas é como dar murro em ponta de faca. A mesma que levou um sujeito despreparado, aquém, à presidência do país. E eles sabiam bem disso.

    Responda
  32. PAULO ROBERTO FERNANDES

    Toda a ideologia, seja de direita, de esquerda ou seja lá da onde, é profundamente nociva. Por que? Porque subtrai do indivíduo seu senso crítico. E pior, o coloca a mercê dos manipuladores de consciência. Todo o adepto de ideologia é cheio de convicções mas pobre em argumentos, porque não tem vivências daquilo que prega, simplesmente repete o que ouviu. E pior ainda, tem pela doutrina apego emocional, o que o torna impermeável.

    Responda
  33. Paulo Zacarias

    Parabéns de pelo texto, Bernardo. Nas primeiras conversas com sobrinhos com barbas de talibãs, bodas do irmão, no elevador, no ponto de ônibus, no caixa do supermercado que nunca é rápido, me transtornava: ficava igualzinho o chefe do inspetor Clouseau (da Pantera...). Na igreja tentaram exorcismo enrolado na badeira de Israel, mas de tão rouco fiquei com a voz da Rosa Luxemburgo. Todos fugiram. Hoje, prometi-me a vaca amarela com a alforria apenas de um hum hum....

    Responda
    1. Paulo Zacarias

      Sugiro à FSP alterar o texto desta seção de "Comentários" para "Confissões".

  34. Neber Fava

    Bernardo Carvalho é corajoso. Eu não converso sobre essas coisas na rua. Tenho medo de apanhar.

    Responda
  35. Leticia Ferreira

    Obrigado pela reflexão que traduz o que sinto e, esperançosamente digo, o que muitos de nos sentem. Talvez "Ensaio sobre a cegueira"nos diga muito agora pois nunca havíamos visto, em tão larga escala e com pessoas ditas "do bem", defesas do indefensável. Talvez tenha sido necessária mais uma desgraça, como essa em Brumadinho, para nos mostrar o obvio:em continuando a cegueira, teremos todos as mãos sujas de sangue.

    Responda
  36. Adonay Evans

    Amigo Bernardo, bom dia. Comungo com você, a estupidez dá-me urticárias. Babo. Tenho reações de contorções epiléticas. No entanto, quem leva a Direita ao Poder é sempre a Esquerda Disfuncional. Itália 22, Alemanha 33, Brasil 35 e 37, Espanha 36, Brasil de novo 64, Argentina 66, Uruguai e Chile 73, Jeremy Corbyn e Brexit, Bernie Sanders e Trump, Lula e Bolsonaro. Ou é estupidez primeva, ou praga de parteira.

    Responda
  37. RICARDO JOSE PICCOLO

    Também estou exausto de ler e ouvir tantas bobagens de alienados políticos que repetem, à exaustão, chavões que nada tem em comum com a realidade.

    Responda
  38. Jardel Turgante

    Belo artigo, parabens!

    Responda
  39. Cloves Oliveira

    Outro pseudo intelectual que pratica o proverbial pensamento em preto e branco: é ruim ou bom, preto ou branco, esquerda ou direita. Encontrou uma pessoa despreparada e extrapola para toda uma parcela da população que votou contra as convicções dele. Razão de um profundo desconhecimento sobre estatística e principalmente amostragem. Estava certo o Thomas Sowell quando disse que a esquerda não funciona, por isso sempre está em funções onde os resultados não são importantes.

    Responda
    1. Marcio Egidio de Melo

      Depois do surgimento do Olavo no mundo as conversas sempre chegam no ponto do que alguém sabe ou acha que sabe pois existe sempre uma influência secreta que domina a mente dos outros nunca a minha ou a nossa. Ora se são os outros marionetes porque também não sou eu uma? O que é certo é que somos gado de uma concentração de renda absurda e ficamos aqui a nós degladiar infinitamente. Queria poder no mínimo pensar que se somos todos gado poderíamos pelo menos nos amar e respeitar?

    2. Marcio Egidio de Melo

      Depois do surgimento do Olavo no mundo as conversas sempre chegam no ponto do que alguém sabe ou acha que sabe pois existe sempre uma influência secreta que domina a mente dos outros nunca a minha ou a nossa. Ora se são os outros marionetes porque também não sou eu uma? O que é certo é que somos gado de uma concentração de renda absurda e ficamos aqui a nós degladiar infinitamente. Queria poder no mínimo pensar que se somos todos gado poderíamos pelo menos nos amar e respeitar?

    3. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Prezado Senhor Cloves. Talvez, a todo seu conhecimento acumulado, seja necessário acrescentar um pouco de "sabedoria".

    4. Marcelo Silva

      Desculpem o erro: "daqui a pouco" ! Não vou dar brecha para críticas ortográficas do genial Cloves!

    5. Marcelo Silva

      Nossa Cloves, como você é genial! Daqui há pouco vai querer jogar o texto do Bernardo numa curva normal com desvio padrão e margem de erro! Tá querendo aparecer, cara! Se sua auto estima é baixa e está a procura de aprovação, este fórum não é o melhor lugar!

    6. Rives Passos

      Cloves, você pode ser genial (apresentou seu curriculum). Mas, se não tiver uma visão universal, do todo, tem menos do que acha que tem. Da mesma forma, o governante, se não olhar para todos, jamais será um estadista. A história tem mostrado isso. Concordo com a maioria dos comentários. De fato, está perigoso discordar de alguém nas ruas. Isso, por si só, é sintoma suficiente para assegurar que nossa sociedade sofre de alguma "patologia". O eleito, com um discurso raso e intolerante,.....

    7. Flavio Colker

      Votaram em representantes de milicias de exterminio. Ponto. Lata de lixo da Historia.

    8. Cloves Oliveira

      Graciara e Koiti. Vou usar o termo do Koiti, suas observações são desesperadoras, porque não dizer medonhas. Sou ignorante por ter me formado numa das melhores universidades do mundo, falar quatro idiomas, ter livro publicado e experiência internacional nos quatro continentes? Se isso for verdade, o que isso faz de vocês? Como dizia Bertolt Brecht “O pior analfabeto é o analfabeto político." Pior do que ele só mesmo quem discorda daquilo que não sabe, mas pensa que sabe.

    9. Koiti mori

      Não tem jeito.. a ignorância vence. É desesperador ler seu texto.