Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Edson Junior

    Sou professor de Ensino Fundamental I em escola pública e penso que os grupos de Mídia Impressa deveriam dar uma coluna semanal para professores em exercício em escolas das redes municipais, estaduais e federal, exporem a realidade. Esses colunistas que falam sobre o tema são, no geral, ou muito fracos ou muito vinculados a interesses particulares, mas nenhum deles leciona em escolas públicas de ensino básico.

    Responda
  2. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Os estudantes chilenos estão indo para rua aos milhares, protestando contra um modelo perverso que marginaliza os mais pobres. O vale educação que é entregue a população só paga escolas de péssima qualidade, só os ricos que podem pagar, frequentam boas escolas. Esse modelo no Brasil, só se for para garantir lucros aos empresários da educação. Precisamos de investimentos e valorização dos professores, o resto é conversa para enganar desinformados !

    Responda
  3. ricardo fernandes

    o articulista desenvolveu uma ideia boboca, considerando a realidade nacional. parece que agora, depois de o governo abrir mão da responsabilidade da administração da justiça e da segurança , entregando armas para o cidadão, também quer se desincumbir da educação.

    Responda
  4. Luis Carlos Barbosa

    Como já se disse em outro comentário aqui, os defensores da ideia não dizem que os vouchers em questão não vão ser utilizados para que as crianças oriundas da escola pública possam estudar nos colégios de elite. Estas serão cooptadas por escolas particulares de qualidade duvidosa, às vezes inferior à da "concorrente" pública. E, no longo prazo, isso só fará retirar mais recursos das escolas públicas que já são deficitárias. Ou seja, no fim, o plano é mesmo terceirizar/privatizar o ensino.

    Responda
  5. DENISE MARQUES

    Quando as famílias escutam essa possibilidade pensam na possibilidade de seus filhos receberem um voucher para se matricular nas melhores escolas particulares do país. Elas não entendem que não é o que vai acontecer. A verdade é que vão proliferar escolas caça níqueis, que vão pagar salários ainda mais degradantes a seus professores, e oferecer um ensino mequetrefe. O governo quer favorecer os empresários da educação e se livrar da responsabilidade que assumiu com os brasileiros.

    Responda
    1. Miguel Costa

      Exatamente Denise. E os hipócritas usam exatamente essa tese para enganar a população. "Imagine se seu filho pudesse estudar em uma escola de elite paga pelo estado, não seria muito melhor?". Tem um vídeo do Eduardo bols que fala exatamente assim...

  6. Marcelo Magalhaes

    A educação básica brasileira está longe da pasmaceira. Existem muitas experiências de sucesso nas redes públicas. Do mesmo modo, existem muitas escolas privadas com ensino bem precário. Temos mais de 50 milhões de matrículas na educação básica. A maioria absoluta das matrículas encontra-se nas redes públicas. A discussão não é ter voucher. A solução é investir mais nas experiências de sucesso das escolas públicas. Não há como transferir milhões de alunos para as poucas escolas privadas.

    Responda
  7. JOSE LINO DA SILVA

    Num contexto em que a funcionalidade de serviços públicos básicos praticamente foi subvertida pela auto proteção corporativa, greves, indisciplina e apatia e tudo isso protegido pela estabilidade dos servidores, é louvável experimentar outros caminhões. E é até provável que o resultado seja melhor do que temos tido. Seria o caso também de se experimentar com o saúde, posto que o SUS padece profundamente dos mesmos males.

    Responda
    1. Miguel Costa

      Resumindo sua fala. Não há dado nenhum que indique que o modelo funciona mas, toda a literatura científica a é contrária ao modelo, todos os países que tentaram o modelo não obtiveram bons resultados ,mas sei lá, vamos fazer qualquer coisa aí... Vai que aqui dá certo... Bem estilo de inteligência do atual governo.

  8. Roberto Gomes

    O primeiro problema a ser resolvido é a falta de professores. E principalmente de BONS professores.

    Responda
    1. Airton Oliveira

      Aqui onde moro, as escolas privadas pagam a metade do valor pago pelo estado e município. Por que a escola enquanto empresa privada pode salvar a educação brasileira? Escola não é empresa. Educação é projeto de um povo. O povo brasileiro não se interessa por essa "coisa". Se fosse mentira minha fala, os alunos da escola privada seriam geniais, empreendedores e etc. Mas são funcionários públicos: promotor, juiz, auditor fiscal, PF, PRF, oficial da polícia e etc.

    2. Airton Oliveira

      O problema é esse, Roberto: Estado brasileiro paga um piso salarial ridículo ao professor, isso quando os municípios e estados têm condições de pagar. Desta forma, os licenciados procuram outra profissão para não morrerem de fome, de violência dentro da escola, de maus tratos da administração pública. Então, falta professor; os que ainda estão em sala já cumprem a função de forma burocrática. E aí? Vamos investir na educação ou vamos adotar um modelo que pareça investimento?

  9. Marcelo Levy dos Santos Braga

    O vaucher será simplesmente uma transferência de verba para o setor privado, com grandes chances de fracasso. Uma criança carente em vários aspectos posta para conviver num meio social muito superior pode simplesmente causar a inadaptação e exclusão desse aluno, fato já demonstrando em pesquisas. As escolas charters podem dar certo em algumas áreas privilegiadas, como experimentos para oriundos da classe média, mas correm o risco de se tornarem fonte de desvios como as OS na área da saúde no RJ.

    Responda
  10. Marcelo Levy dos Santos Braga

    O vaucher será simplesmente uma transferência de verba para o setor privado, com grandes chances de fracasso. Uma criança carente em vários aspectos posta para conviver num meio social muito superior pode simplesmente causar a inadaptação e exclusão desse aluno, fato já demonstrando em pesquisas. As escolas charters podem dar certo em algumas áreas privilegiadas, como experimentos para oriundos da classe média, mas correm o risco de se tornarem fonte de desvios como as OS na área da saúde no RJ.

    Responda
  11. JORGE ARY LIMA MARTINS

    No RJ as OS foram um sucesso, em roubalheira.

    Responda
  12. JORGE ARY LIMA MARTINS

    No RJ as OS foram um sucesso, em roubalheira.

    Responda
  13. Miguel Costa

    Falou , falou e não disse nada... Voucher não vai melhorar em nada. Apenas vai dar a parcela do empresário ( lucro) e reduzir o salário dos trabalhadores da educação . Só assim para o voucher fazer sentido e o governo atingir seu objetivo que é somente economizar dinheiro. Estamos indo na contramão de todos os países que tiveram sucesso na educação e seguiram o caminho do investimento em estrutura e valorização do profissional.Aqui preferem discutir se a terra é plana e mamadeira d “pipoca”...

    Responda