Opinião > Mais um desastre Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. MALCOM RODRIGUES

    lama acima de todos, e o "garoto" acima de tudo...

    Responda
  2. Evandro de Oliveira Belem

    A responsabilidade é apenas do Estado? E quanto a Assembléia Legislativa mineira ser contrária ao endurecimento da legislação que trata da fiscalização? Há informação de que a Vale é doadora de campanha de deputados? Alguém apurou esse detalhe? E quanto a Vale optar por modelos mais baratos de barragens de contenção, como foi divulgado no noticiário?

    Responda
  3. José Antônio

    "incapacidade do Estado Em ObRiGaR empresas a garantir a segurança"?! A INIciatIVA PRIvAda NãO TeM ObRiGAçÃO, RESponsabiLIdAdES? Ou É TUdO pelo Lucro? Dane-se os outros? ´´Cortem as verbas de manutenção. Isso é coisa de estatal. Tudo pelos dividendos e os bônus !``

    Responda
  4. julio salles

    Óbvio que a questão ambiental é muito importante, mas uma barragem não deve romper de forma inesperada. A Vale tem quadros técnicos para o acompanhamento necessário, ou o recurso para contrata-los. Decidiu pela "economia" que não dá valor à população. Espero que bons juristas coloquem esta diretoria atrasada na cadeia.

    Responda
  5. Plinio Góes Filho

    O texto até que vinha bem, mas... escorregou feio na crítica barata ao "governo bolsonaro", contradizendo a lógica da própria narrativa do editorial. Desburocratizar licença nada tem a ver com a segurança. A barragem é segura quando não dispensa a boa engenharia responsável e é fiscalizada. Nada a ver com Bolsonaro.

    Responda
  6. Ivo Pera Eboli

    Por vícios bem conhecidos do Estado brasileiro, há excesso de pessoal em algumas entidades públicas - e que nem por isso funcionam bem - e falta deles onde são realmente necessários, como por exemplo, na fiscalização de barragens.

    Responda
  7. Luiz Antonio Ribeiro Silva

    Um site para cada barragem,com informações atualizadas das últimas vistorias. Sem tecnicismo.Simples.

    Responda
  8. HILMA VILLELA RONZANI

    Se as barragens do Estado de Minas Gerais que estão localizadas na região mais rica do país, imagina o estado de conservação das Minas da região Norte do país onde, acredito eu , a fiscalização é mais precária ?

    Responda
  9. HILMA VILLELA RONZANI

    Se as barragens do Estado de Minas Gerais que estão localizadas na região mais rica do país, imagina o estado de conservação das Minas da região Norte do país onde, acredito eu , a fiscalização é mais precária ?

    Responda
  10. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    É a banalização da morte. Quantos corpos serão necessários para que os políticos e gestores façam alguma coisa de sério e que a população continuem sendo vítimas não assistidas e com os olhares apagados pela desilusão e escárnio dos orgãos públicos e da justiça. Pior ainda, foi ter a informação de que as vítimas de Mariana são tratadas com preconceito para onde foram transferidas, a ponto das crianças terem que ser transferidas para um única escola, por estarem sofrendo preconceito. Tragédia.

    Responda
  11. Nelson Shishito

    Quando o presidente da Vale vem a público dizer que tinha todos atestados e certificados relativos à barragem que rompeu, que está tudo em ordem o problema é bem mais sério que fiscalização as normas técnicas e práticas não estão sendo capazes de projetar barragens seguras ou não estão sendo capazes de determinar quando um barragem está pra romper será que é isso mesmo ?

    Responda
    1. José Cardoso

      Também acho que é por aí. Um problema de engenharia me parece.

  12. Wilmar Brito

    Repito. Qq país "muitos anos" *fantasiado" de Tudo pelo Social ( educação, saúde ... ) = ""forte""Instituto Nac Inversão de Valores = Violência Total ( vai da corrupção a isso tudo aí e muito + )

    Responda
  13. Giovanni Pires Ferrari

    A culpa do rompimento não é do atual governo. Muitas práticas que estão sendo prometidas para o mercado pelo novo governo (promessas que enfraquecem do ministério do meio ambiente) podem ter futuramente, em situações como estes rompimentos, um impacto grande. Acho que está na hora de governo, empresas e população, rever muitas coisas relacionadas ao meio ambiente e aos passos que queremos dar nesse sentido, já pensou se realmente tivessem fundido o meio ambiente com outro ministério?

    Responda
  14. Felicio Antonio Siqueira Filho

    O atual presidente tem tido muita "sorte" embora sempre associada a tragédias: Primeiro a facada, que ajudou a elegê-lo, e agora o desastre da Vale, que tirou das manchetes suas implicações nas ações do sr queiróz, dos filhos e dele próprio com empréstimos suspeitos e depósitos na conta da mulher. Seria uma enorme contribuição à democracia a Folha, ao contrário da nossa mídia, manter o acompanhamento dos casos sem se deixar levar por ações jornalísticas que exploram a emoção popular.

    Responda
    1. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Ary penso que com relação à denúncias é mais difícil virar vidraça do que perder o trono.

    2. Ary Fernandes

      Concordo. A grande midia (globo, fsp, etc) deveria sim manter vivas alguns acontecimentos, a começar com delação de Palocci sobre as estrepulias do ex presidente, da ex presidente, como os filhos enriqueceram, bndes, etc. Só que nao. Importante mesmo, e isto não deixam mesmo esquecer, são os 24 mil na conta da esposa do presidente. Duro mesmo perder o trono.

    3. Ary Fernandes

      Concordo plenamente, nada de ficar explorando a emoção popular. Especialmente a este pas, rede globo, deve manter vivas s informações das delações do Palocci, a caixa preta do BNDES, ocorridas no governo petista! Isto sim é algo considerável. Como os filhos de lula e dilma enriqueceram, os processos do andrade, Lindbergh, etc. Só que não, pois importante mesmo sao os 24 mil na conta da esposa do presidente. Da dificil o seguir adiante nao? Sempre apostando no pior é melhor!!!

  15. Ricardo Ferreira

    É fato que o ooder público tem falhado nesta questão, mas realmente não consigo pensar em um modelo diferente de sociedade, onde cada seja responsável por suas ações, e obviamente, isso inclui as empresas e seus processos de produção. É virtualmente impossível para o poder público monitorar todas as atividades produtivas no país. Então, que os responsáveis por esta tragédia sejam responsabilizados proporcionalmente.

    Responda
  16. cleomar josé cordeiro

    Capitalismo selvagem é isso aí. Os funcionários mortos serão substituídos pela empresa. Os demais, que não são funcionários, entram apenas para as estatísticas. Como vem mais privatizações pela frente, as tragédias serão questão de tempo.

    Responda
  17. Cloves Oliveira

    A mineração é uma atividade perigosa e enquanto os acidentes com represas de água diminuem, os acidentes com barragens de mineração aumentam, não somente nos países em desenvolvimento, mas também no Canada, EUA e Finlândia, o que levou a ONU a criar diretrizes através o seu Programa Ambiental. O quê, como e por quê tem que ser feito é sabido, mas falta conscientização da indústria e seus dirigentes que priorizam o lucro sobre a segurança das pessoas e do ambiente.

    Responda
  18. DANIELA MIRANDA BURELLO

    Exatamente. Este tipo de empresa tem que ser pública. A privatização da Vale foi o pior negócio da história. Que aprendamos daqui pata frente. Não às privatizações!

    Responda
    1. DANIELA MIRANDA BURELLO

      Qual foi o desastre ambiental causado pela Petrobras pública? Já que a citaram.

    2. Ary Fernandes

      Só pode estar de brincadeira. Se fosse ainda estatal era um desastre por ano. Ai seria a propina, ou seja, paga-se por uma barragem de melhor qualidade e entregam uma da pior qualidade. O caso da Petrobras nao serviu pra mostrar nada mesmo sobre,a existência das estatais.

  19. José Alves

    Excelente artigo, acrescento apenas que de nada adianta ser super rigoroso o licenciamento se não houver conscientização de quem executa e mantém barragens e principalmente uma fiscalização permanente do poder público.

    Responda
    1. Ary Fernandes

      Perfeito

  20. Elisabeth Beraldo Faria

    Vidas arrastadas no barro fétido e venenoso , enquanto familiares dos exploradores da riqueza nacional se banham em leite de cabra . Seria um conto bíblico...mas é real , real país do veneno , Triste,triste,muito triste!

    Responda
  21. João Pedro Sousa

    Não foi desastre, mas sim crime ambiental.

    Responda
  22. Nader Savoia

    É o mercado, estúpido!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.