Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Renan Reginato

    A forma como as classes subalternas vivem, as adversidades que enfrentam e as privações a que estão submetidas são consequências das escolhas de nossas elites. Não há possibilidade de reverter os termos de nossa conjuntura social se não superarmos a luta intestina entre projetos de poder antagônicos, entre uma direita individualista e uma esquerda sedenta por poder.

    Responda
  2. Luiz Roberto Carneiro

    Não há efeito sem causa. Somos os exilados de Capela. "Rezam as tradições do mundo espiritual que na direção de todos os fenômenos , do nosso sistema, existe uma Comunidade de Espíritos Puros e Eleitos pelo Senhor Supremo do Universo , em cujas mãos se conservam as rédeas diretoras da vida de todas as coletividades planetárias." Trecho inserido na obra a Caminho da Luz do nosso Emmanuel. A Ciência da Reencarnação explica. Thereza Lima de Jesus.

    Responda
  3. José Antônio

    Notou como tudo piorou depois que implantaram o "parlamentarismo de ocasião" em 27/10/2014 ? Com Lula&Dilma o FMI não esteve no Brasil para tratar de bancarrotas financeiras como nos ´´governos`` da ditadura, Sarney, Collor e FHC.

    Responda
    1. Denis Tavares

      Vc está querendo dizer que o FMI deveria ter vindo aqui para nos salvar da desgraça deixada por Lula e Dilma?

  4. Denis Tavares

    Continuando o de baixo: Como o socialismo está arraigado na cabeça do brasileiros como o regime "politicamente correto", "justo", "bonzinho", ano a ano iremos nos afundar mais. A realidade está aí: o liberalismo tornou rico os países ricos, seguros, com oportunidades, com ótima educação. Mas aqui, vamos insistir no intervencionismo/socialismo e depois ficaremos lamentando sem entender por que sempre dá tudo errado.

    Responda
    1. Denis Tavares

      Ah, só completando: vários países que vc citou estão entre os países de economia mais liberal do mundo.

    2. Denis Tavares

      Aproveite, José Padilha, e pesquise também a lista de países com melhor IDH (índice de desenvolvimento humano no mundo). Compare com a lista de países de economia mais liberal do mundo.

    3. Denis Tavares

      Caro José Padilha, a lista de liberdade econômica pode ser encontrada na internet. Pesquise por exemplo, "Índice de Liberdade Econômica"

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O sr poderia, por favor, relacionar os países que acha que são liberais? Será que a Espanha está entre eles, E Portugal, estaria? França, também? A Alemanha, com certeza! E o que se dirá da Suécia, da Holanda, Bélgica e Dinamarca? Todos liberais?

  5. Denis Tavares

    De 95 a 2003 com FHC, e de 2003 até 2016 com Lula e Dilma, rumamos cada vez mas para o intervencionismo/socialismo. Alguém achou que não deixaria sequelas? Tem gente que fala que o problema é o "neoliberalismo". Ora, de 200 países, o Brasil ocupa a posição 153 de liberdade econômica (apenas 20 posições a frente de Cuba). O Brasil não é liberal (nem "neoliberal"). O problema é exatamente o oposto.

    Responda
    1. Denis Tavares

      Chile é o 20º país de economia mais liberal do mundo, e já apresenta o melhor IDH da América do Sul (44 no mundo). O caminho para um país se tornar desenvolvido já é conhecido. Só não é conhecido (ou não é reconhecido, em função das crenças arraigadas) pelos brasileiros.

    2. Denis Tavares

      Ah, esqueci de mencionar: a Coreia do Sul se encontra na 27ª posição no ranking de liberdade econômica (ou seja, fortemente liberal)

    3. Denis Tavares

      E sabe, José, sei que vc não olhará os rankings que falei e nunca pesquisará o que é liberalismo. Vc prefere se abrigar no desconhecimento e por isso a tentativa de ridicularização

    4. Denis Tavares

      Aliás, sabia que a China é mais bem ranqueada na liberdade econômica que o Brasil? Pra vc ver como, realmente, caminhamos no sentido contrário do sucesso

    5. Denis Tavares

      Japão é país liberal. Se encontra na 30ª posição do ranking.

    6. Denis Tavares

      A China começou a prosperar depois de medidas liberais (lá há concorrência acirrada entre empresas privadas e até entre cidades. Falo porque conheço a China). Sim, Coreia do Sul tomou medidas liberais, mais ou menos nos anos 80 em diante, e começou a prosperar, Vietnã, por exemplo, possui 90% do parlamento composto pelo partido comunista e continua pobre (enquanto vizinhos enriquecem)

    7. Denis Tavares

      Resolvi te decepcionar e continuar por aqui. Resolvi continuar mostrando a verdade para os que insistem em permanecer enganados. É um processo lento, mas sou persistente

    8. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Por falar nisso, não ias cancelar a assinatura? Aguardamos ansiosamente!

    9. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Bem, talvez a Coreia do Sul seja bastante liberal, ou quem sabe o Japão, talvez a China seja, afinal é capitalista fortemente intervencionista! Coreia do Sul tornou-se um dos mais prósperos do mundo graças ao liberalismo? kkkk

  6. marcos jose cardoso de oliveira

    Parabéns pelo artigo, explicou muito bem como as coisas acontecem neste país e o descaso das autoridades com a população.

    Responda
  7. Said Ahmed

    Teoria é quando tudo se sabe mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe o porquê. Neste país , conjugam-se teoria e prática: nada funciona e ninguém sabe porque. (adaptado, autor desconhecido)

    Responda
  8. RICARDO JOSE PICCOLO

    O País é um poço sem fundo. Estamos fadados ao afundamento gradual e sem perspectivas de chegar ao fundo.

    Responda
  9. Denis Tavares

    Por fim, atualmente o Brasl ocupa a posição 153 no ranking de liberdade econômica. Se continuarmos com a mesma estrutura de sempre, seremos sempre o país da promessa

    Responda
    1. Denis Tavares

      José, vc deveria se mudar para os EUA para usufruir dos benefícios de ter dinheiro brasileiros gerando emprego por lá. Afinal, aqui, Lula e Dilma deixaram a maior crise da história do Brasil

    2. Denis Tavares

      Ah, emprestado aos EUA.... gerando emprego e desenvolvimento nos EUA, enquanto amargamos 13 milhões de desempregados, economia estagnada, endividamento da população.... mais uma "obra de arte" do PT no governo...

    3. Denis Tavares

      Caro José, faça um empréstimo! vc verá sua vida melhorar abruptamente! Aí vc começa a pagar o empréstimo e vai levando. Só que, cada vez mais vc se enrola, pois quer manter as aparências, e a dívida vai aumentando. Até que vc se vê trabalhado apenes para pagar dívidas. Esse é o brasil de Lula e Dilma

    4. Denis Tavares

      É divertido, José, ver vc querendo salvar a desgraça deixada por Lula e Dilma falando em reservas internacionais...

    5. José Antônio

      "...da desgraça deixada por Lula e Dilma?" Desgraça? ´´já que o Brasil continua com as sextas maiores reservas internacionais do mundo, 380 bilhões de dólares - mais de 300 deles emprestados aos Estados Unidos - acumuladas entre 2002 e 2015, período em que a dívida bruta caiu de 80% do PIB, no final do governo FHC, para 66% também no final de 2015, o último completo de Dilma Roussef na Presidência da República.´O Brasil, o efeito Orloff, Macri e a subordinação à Europa e aos EUA`M.Santayana.

  10. Denis Tavares

    Continuando o comentário abaixo, critérios para avaliar o grau de liberdade econômica de um país: Estado de Direito - Direitos de Propriedade, Integridade de Governo, Eficiência Judicial. Tamanho do governo - Gastos do Governo, Carga Tributária, Saúde Fiscal. Eficiência Regulatória - Liberdade Comercial, Liberdade de Trabalho, Liberdade Monetária. Mercados Abertos - Liberdade de Comércio Exterior, Liberdade de Investimento, Liberdade Financeira.

    Responda
    1. Denis Tavares

      Não, José, eleição de milicianos não faz parte do critério para avaliação de liberdade econômica. Aliás, contraria o critério "estado de direito".

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      E a eleição de milicianos, não entra?

  11. Denis Tavares

    Pois é, Hong Kong e Cingapura, 1º e 2º países de economia mais liberal no mundo, nos anos 60 eram enormes favelões dominados por gangues e tráfico. Em apenas uma geração, se tornaram países de primeiro mundo, com excelente IDH e são considerados muito seguros. O caminho existe, está aí! Só que, retornando ao texto do Clovis, existe uma cultura arraigada muito difícil de ser mudada.

    Responda
  12. Luiz Humberto Albuquerque

    Mas agora o "Mito" com sua pontaria certeira vai colocar tudo no lugar certo. Tá Ok?

    Responda
  13. Henrique Hermida

    Triste coluna, essa de Clóvis. Imaginar a condenação eterna à condição de bovinos, por uma deformidade cultural e estrutural sabe-se lá de onde. Ps: Também exerci minha indignação bovina quando vi pela televisão o vergonhoso comentário do prefeito de Brumadinho. Pensei: é, estamos mesmo perdidos.

    Responda
  14. biozziBR Elisabeth

    A gente não se acostuma, não. É que não temos voz. Quem tem voz a utiliza para defender o "status quo". Sempre foi assim e assim será. Manifestações são reprimidas com violência e/ou são ignoradas pelas grandes mídias ou criticadas como "atos de vandalismo". Só os poderosos tem espaço.

    Responda
  15. SERGIO BERNARDI

    Pois é Clovis, a gente se acostumou com o fato de ter uma imprensa totalmente comprometida com a elite neoliberal, que defende até candidatos fascista, que pregou em toda sua carreira a tortura, a eliminação dos LGBTs, a morte de adversários e que proibiu até seus jornalistas a classificarem o candidato como extrema direita. A gente se acostumou a jornalistas que perderam seu inconformismo e ficaram mansos diante de um governo , que agora sabidamente está comprometido com as milicias.

    Responda
    1. Denis Tavares

      Caro Sérgio e o de baixo aí que esqueci o nome: vcs estão culpando o governo que entrou agora pelos desatinos dos governos que saíram? Isso faz sentido?

    2. Sidnei Anttogneto

      Brasil está como está não por causa do cometário sem sentido, o Brasil está como está por causa de aproveitadores que perdem o respeito dos outros mas não perdem a subserviência aos seus políticos de estimação ..... "exatinho" como o senhor !!!

    3. Denis Tavares

      Rapaz, acho que vc está com a visão completamente distorcida da realidade...

  16. Fernando Fortes

    Na república judicial do Brasil importa vc não ser responsabilizado quando uma catástrofe destas. Não importa o bem estar do teu funcionário e da sua família, a segurança do coitado que mora na encosta que desliza, ou sob o jugo da milícia, ou ainda daquele que é escravizado, entre outros. O que vale e ter um documento que prove que você não é o “responsável” por isto.

    Responda
  17. roberto oliveira melo filho

    Acho que deveríamos testar a segunda opção de sua sugestão final. Quem sabe, assim, mais deslocado do conceito de nação, não conseguiríamos algum êxito nessa empreitada de esforços inócuos? Também estudei toda a minha vida em escolas públicas, e lembro-me, no clássico, do professor de literatura, em Santa Cruz (RJ), que fazia verbetes para a Barsa. Saía do Jardim Botânico para o subúrbio distante. E com prazer, com entusiasmo, sem qualquer preconceito. Havia alunos mais pobres na classe...

    Responda
  18. jose jorge branco

    Mas a Vale foi privatizada para se tornar mais eficiente e lucrativa, ou apenas lucrativa?

    Responda
    1. Marisa Coan

      O que aconteceu com a Vale não tem absolutamente nada a ver com o fato de ter sido privatizada. Foi incompetência fosse ela, privada ou estatal. Aliás, se não tivesse sido privatizada, depois de Lula e Dilma estaria quebrada.

  19. renato soares

    Entendo o Brasil como um país sem responsabilidade. Nessas terras ninguém é responsável por, absolutamente nada. Os profissionais, por aqui, não respondem por sua incompetência e erros. Desde a mais tenra idade se cometem irregularidades que são acobertadas pelos pais, como se fossem algo sem importância, quando, por vezes, atingem o vizinho de forma séria. Quem assinou o projeto? Quem construiu? Quem viu a possibilidade da tragédia e se omitiu? Todas essas pessoas são responsáveis e culpadas.

    Responda
  20. Plinio Góes Filho

    Surpresa alguma, não é? Seu guruzinho Zander Navarro está mais do que certo, quanto a tal "deformidade cultural". Não conheço o e-mail referenciado no artigo, mas ele estará ainda mais certo se atribuir esse grande problema nacional às esquerdas, que dominaram a educação, a imprensa e toda a alta cultura brasileira, há pelo menos 40 anos! Calcule o estrago e credite razão ao Navarro. A esse domínio incorpore escolhas desastrosas, incompetência a rodo e muita corrupção, que se chega a tal ruína.

    Responda
    1. Fernando Fortes

      Corrigindo, na parede de cada sala de aula havia uma foto do Medici e uma do Passarinho

    2. Fernando Fortes

      Coronel Jarbas Passarinho de esquerda???? Isto é uma ironia né? Quando eu estudava no primário, na parede da escola tinha uma foto do Médici e uma do Passarinho. Só faltava o professor mandar a gente beijar as fotos antes do início da aula

    3. biozziBR Elisabeth

      Jarbas Passarinho era de esquerda e foi quem acabou com a educação, fazendo uma reforma que baixou o nível das escolas públicas.

  21. Ely Bisso

    Acidentes não acontecem, mas são causados. Essa barragem e tantas outras que temos em Minas, no Pará e outros Estados são tragédias pré anunciadas. Não se trata de caso se rompam, mas de quando se romperão. A Samarco também teve fundos bloqueados, mas ainda não indenizou ninguém por Mariana, exceto provavelmente bancas de advogados famosos, que conseguem protelar as tais indenizações. Agora teremos equipamentos de primeiro mundo de Israel para encontrar corpos humanos ou partes. Triste País.

    Responda
  22. Ely Bisso

    Acidentes não acontecem, mas são causados. Essa barragem e tantas outras que temos em Minas, no Pará e outros Estados são tragédias pré anunciadas. Não se trata de caso se rompam, mas de quando se romperão. A Samarco também teve fundos bloqueados, mas ainda não indenizou ninguém por Mariana, exceto provavelmente bancas de advogados famosos, que conseguem protelar as tais indenizações. Agora teremos equipamentos de primeiro mundo de Israel para encontrar corpos humanos ou partes. Triste País.

    Responda
  23. CARLOS TARDIVO

    Mestre Clóvis, o Brasil é o país da impunidade, da complacência da justiça com crimes culposos, da promiscuidade entre criminosos de colarinho branco ou não com políticos e policiais , do pouco caso da elite que se trata no Einstein e Sírio-Libanês para com a saúde dos pobres,por sua educação, visto que seus filhos concluem o ensino médio no Bandeirantes e depois vão estudar de graça na USP. Isto não tem jeito!!!!

    Responda
  24. Antonio Catigero Oliveira

    Mais uma tragédia onde todos escrevem e procuram demonstrar solidariedade e indignação. Dura aproximadamente uma semana. Até surgir o próximo escândalo, ou tragédia.O colunista sempre aponta que a desigualdade só aumenta nesta terra de espalhafatos, mas deveria perceber que o Jornalismo também é protagonista dessa ruína, e que a cada dia fica mais tendencioso e menos investigativo. Bolsonaro não escondia de ninguém seu vínculo com milícias. Por que só agora denunciaram? Medo de perder a eleição?

    Responda
    1. Antonio Catigero Oliveira

      Eu conheço muito bem a História daquelas terras. Portanto, pode contar suas estórias a vontade. Fale mais um pouco sobre essa maravilha.

    2. Antonio Catigero Oliveira

      Comentarista Victor, acho que é melhor o senhor continuar a falar maravilhas de seu país, Israel, do que ficar dando pitaco onde o senhor já deixou de lado. E os palestinos, tudo bem?

  25. João Aris Kouyoumdjian

    Perfeito Clovis Rossi. Minha admiração pela sua letra vem de décadas. Contudo, exatamente pelo que escreveu, o país optou pela mudança. Precisamos ajudar. Será mesmo que tudo que o presidente eleito faz e tenta fazer merece tanto desprezo? Vamos torcer, mas a retomada será demorada.

    Responda
    1. FERNANDO DO AMARAL LEITE

      O que o presidente fez para merecer o seu apreço? Disseminar o ódio, o racismo, o desprezo pelos pobres, pelos trabalhadores? Ou será a apologia à tortura, a cultura da violência e da vingança? Ou por considerar o divergente um inimigo a ser abatido?

  26. João Aris Kouyoumdjian

    Perfeito Clovis Rossi. Minha admiração pela sua letra vem de décadas. Contudo, exatamente pelo que escreveu, o país optou pela mudança. Precisamos ajudar. Será mesmo que tudo que o presidente eleito faz e tenta fazer merece tanto desprezo? Vamos torcer, mas a retomada será demorada.

    Responda
  27. Ricardo Villas

    O Brasil tem vivido em ruínas desde que o PT assumiu o poder. 2019 é o ano em que nos libertamos da seita cleptocrata. Tenho confiança que o Brasil irá avançar!

    Responda
    1. Herbert Luiz Braga Ferreira

      Você pode me dizer como vai o Queiroz? E pode me explicar de forma convincente os vinte quatro mil reais na conta de Madame Bolsonaro? E pode me explicar como um homem acusado de assassinato, mesmo estando preso, recebe a mais alta condecoração do Estado do Rio de Janeiro, condecoração proposta por um filho do Sr. Bolsonaro? Em menos de um mês, é isso o que temos. O poço não tem fundo ...

    2. Herbert Luiz Braga Ferreira

      Você pode me dizer como vai o Queiroz? E pode me explicar de forma convincente os vinte quatro mil reais na conta de Madame Bolsonaro? E pode me explicar como um homem acusado de assassinato, mesmo estando preso, recebe a mais alta condecoração do Estado do Rio de Janeiro, condecoração proposta por um filho do Sr. Bolsonaro? Em menos de um mês, é isso o que temos. O poço não tem fundo ...

  28. Jorge Sá de Miranda Netto

    Deus é brasileiro, porém vive no primeiro dos mundos!

    Responda
  29. pedro josé barbosa monteiro

    O que vai salvando o Brasil é o fato de ser grande. Mas o povo está fazendo o possível por destruí-lo.

    Responda
    1. Said Ahmed

      Respeito seu comentário, mas as vezes penso que seria o contrário: se ao invés de uma federação de 26 UFs tivéssemos um mercado comum de 26 federações independentes não seria melhor?

  30. Francisco Pereira

    "De 2001 a 2014, o Brasil vivenciou uma redução anual na desigualdade, e a renda dos 5% mais pobres cresceu duas vezes mais que a renda média", disse o economista Marcelo Neri, ex-presidente do Ipea.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Podem falar o que quiserem, mas é fato compravado que o governo Lula reduziu a desigualdade, isso foi provado por estudos feitos não apenas no Brasil mas no exterior, infelizmente não tenho tempo para buscar e publicar as fontes.Qualquer um que observou a situação antes e depois pode ver isso. Fizeram muita coisa errada, mas tiraram milhões da miséria extrema.

    2. Marisa Coan

      Mais paixões em comentários. Onde está esta redução de desigualdades Francisco? Se estes fatos fossem reais, não teriam se desintegrado e virado nada. Ou a culpa é do Bolsonaro com 1 mês de governo?

  31. Ricardo Botto

    “ Acreditamos ser país e a verdade é que somos apenas paisagem “, Nicanor Parra, Só Para Maiores de Cem Anos.

    Responda
  32. Said Ahmed

    Me parece que as pessoas aderem à insensatez cega para evitar dores de consciência. Dói ver uma criança de três anos acompanhando o pai que puxa uma carroça de recicláveis. A insensatez vê um bom e exemplo (trabalho honesto?) mas a consciência vê duas vidas sem futuro. Precisamos de uma avalanche de milagres.

    Responda
  33. Adriana Santos

    Excelente.

    Responda
  34. Adriana Santos

    Excelente.

    Responda
  35. Tersio Gorrasi

    Fico me perguntando o que este colunista ainda está fazendo por aqui. Cuba, Venezuela, Coréia do Norte, Iemen,Síria, Grécia, Faixa de Gaza, Líbano, Afganistão, países africanos poderiam perfeitamente abrigá-lo com todo conforto e segurança

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Grande Tersio. Sempre o mesmo: vazio, ou, melhor, cheio de nada.

    2. Marina Gutierrez

      Pelo seus comentários fico me perguntando se o sr. vive com todo o conforto e segurança em algum pais escandinavo como a Dinamarca ou Suécia...

    3. Maria Lopes

      Qual é a sua? Tem algo a dizer? Diga, contribua e não seja pretensioso e banal. Pare com esses clichês i.di.o.tas. Não rou/be nosso tempo.

  36. Edson Maia Carlos Filho

    O Brasil...por nunca ter sido um estado sério lança mão do país do superstar do Oriente Médio, Israel, uma potência tecnológia e militar para que nos ajudem a desenterrar as nossas vítimas soterradas pela nossa falta de organização e brios...! Até quando isto...? Este estado patético de coisas...?

    Responda
    1. Marisa Coan

      Edson, use sua massa cinzenta, como diria o grande Hercule Poirot. Israel vai a qualquer lugar que tenha passado por tragédia semelhante. Nada justifica a incompetência dos técnicos em segurança q não apontaram o que viria a acontecer, mas é fato q não há nada de errado em se recorrer a este país ou qualquer outro em casos c/o este, menos paixão e mais razão.

    2. Marisa Coan

      Edson, use sua massa cinzenta, como diria o grande Hercule Poirot. Israel vai a qualquer lugar que tenha passado por tragédia semelhante. Nada justifica a incompetência dos técnicos em segurança q não apontaram o que viria a acontecer, mas é fato q não há nada de errado em se recorrer a este país ou qualquer outro em casos c/o este, menos paixão e mais razão.

  37. CLELIO LEITE PINTO

    Quando, em uma simples viagem de ônibus, notamos o comportamento das pessoas, percebe se que inexistem leitores. O brasileiro simplesmente não le. Quando um programa como big brother traz para as telas de TV figuras que representam muito do que podemos chamar de brasileiro médio , levamos um susto. Quando votamos, com um quadro de candidatos como os que costumam aparecer nas campanhas (não é preciso continuar). Quando ouvimos por aí "fique com deus", notamos o excesso de religiosidade, quando..

    Responda
  38. Maria Angela de Almeida Meireles Petenate

    O Brasil está em ruínas a anos. Em certas áreas a ruína existe desde sempre. Tanto esforço feito para manter a unidade do país desde 1808, valeu a pena? Estamos mais soterrados em lama do que Mariana e Brumadinho. Estamos com a milícia em casa! E não sabemos ou não conseguimos reagir.

    Responda
    1. Said Ahmed

      As vezes me pergunto se não seria melhor acabar com essa federação e desmembra-la em cinco ou seis países independentes. Parece que desde o começo somos incapaz de tomar conta do que é nosso.

    2. Edson Maia Carlos Filho

      O que você questiona com justa razão, Maria Angela Meireles...é o que há mais de oitenta anos, um gênio da cultura brasileira, Sérgio Buarque de Holanda analisava no seu excepcional livro que eu estou lendo para um concurso...Raízes do Brasil...! A este desleixo tão tipicamente brasileiro, o magistral autor dá o nome de "personalismo"...Raízes do Brasil, Capítulo I .

  39. Edson Maia Carlos Filho

    E agora nós nos preparamos para mais um Carnaval...?! Pergunto: O que temos para festejar...?!

    Responda
    1. Marisa Coan

      Concordo c/ vc. Se o brasileiro tivesse vergonha na cara, cancelaria este carnaval.

  40. José Bernardo

    Tristemente preciso e verdadeiro. No caso específico das mineradoras, veremos se, com a lição da tragédia mais recente, medidas serão tomadas para responsabilizar previamente, de forma direta, rápida e eficaz os responsáveis por tamanhos desastres…

    Responda
  41. Leandro Saraiva

    Desculpa, mas cinco anos é um dado concreto, que aponta para o naufrágio do projeto petista, bombardeado de fora porque enfraquecido em suas frágeis base de conciliação. E a consequente entrega (por incompetência de uma oposiçao, mesmo liberal, masi consequente) do país a grupos de bandidagem explícita. Já este tom "tristes trópicos" do artigo acima é sintoma da elite: uma generalização de culpa a tudo e a ninguém (ficaria bem como fala de Cronicamente Inviável, do Bianchi).

    Responda
    1. LICIANE TIMOTEO DE MAMEDE

      Perfeito. Insinuar que a degradação vem de 1500 é desviar do cerne do problema, é querer dar anistia a quem tem culpa. Os culpados têm nome.

    2. LICIANE TIMOTEO DE MAMEDE

      Perfeito. Insinuar que a degradação vem de 1500 é desviar do cerne do problema, é querer dar anistia a quem tem culpa. Os culpados têm nome.

    3. Leandro Saraiva

      Em tempo: fui aluno do Zander Navarro. De fato, um intelectual brilhante, e sério. Sua progressiva rendição a um ideário liberal, mesmo no duro contexto dos pobres do campo (com contraface de suas diferenças, obviamente legítimas, com o MST), é mais um sintoma da erosão da inteligência coletiva nacional.

  42. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Vinícius ontem e Clóvis Rossi hoje, denunciam nossa insuficiência como povo identificando um 'laissez faire' eterno, construção histórica fixa nos 'tristes trópicos, a trajetória brasileira e sua complacência indulgente, desmemoriada e indolente./Claudia F.

    Responda
  43. Rogério Pereira da Silva

    Antes até sentia vergonha de dizer que sou Brasileiro pela falta de seriedade na política, mas o que é ainda mais dolorido é ver que além da falta de seriedade, estamos sendo dizimados pela ganância.

    Responda
  44. Caio Inácio

    A gente lê um texto desse e se pergunta: tem jeito?

    Responda
  45. Antonio Celso Carvalho

    A ruína do autor está para o Brasil do passado!! desde então, mesmo que tenhamos um tempo longo a percorrer para melhorar, mas vai melhorar. Com armas já sentiremos mais seguros e não mortos como em abatedouros. Sem o toma lá da cá aos poucos a tendência será eliminar favores. A população não poderá esmorecer e ficar de olho que a esquerda sempre torce para o touro!!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      A ruína do Brasil se iniciou no passado, continua no presente e infelizmente vai em frente com esse novo governo. Vejamos o seu caso: o sr. acredita que comprando uma arma para si e uma para cada menbro de sua família o problema da violência está resolvido? A ruína no Brasil vem lá do topo, através da corrupção sem limites e das deçisões dos dirigentes, passa pela falta de responsabilidade das autoridades, como no caso dessa tragédia e o povo treinado para aceitar o inaceitável.

    2. Robson J Oliveira

      Acorda!!!!! ou continue dormindo pois vc calado é um poeta.

    3. MARCIA Carvalho

      O seu comentário é a prova de que o autor tem razão. Vc é complacente e nem se dá conta.

    4. Diego Silva

      Seu otimismo é apaixonante, mas a realidade é outra.

  46. Alexandre Miquelino Levanteze

    É isso.

    Responda
  47. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Teve uma época na década de 40 que para se comprar certos alimentos era necessário cartão de racionamento. Gasolina só para carros oficiais, táxi e médicos. Brasil na guerra. Morte de Getúlio..”Cinquenta anos em cinco” . “!Varre varre vassourinha” João Goulart. Golpe de 64. Morte de Tancredo. Collor e o sequestro da poupança. Os impeachments. Inflação galopante. A urv. Etc., etc. etc. “Ninguém tem a capacidade de parar o Brasil”.

    Responda
  48. Ricardo Candido de Araujo

    Caro Clóvis, nosso problema é fundamentalmente cultural, pois somos um povo otimista (como alguém já disse, um otimista não passa de um pessimista mal informado) e, acima de tudo, "Deus é brasileiro". Trabalho com Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndios, equipamentos sofisticados e caros, e é cada coisa que escuto por aí... Enquanto não começarmos a nos preparar para o pior, mesmo que pensando no melhor, esses casos tenebrosos se repetirão.

    Responda
  49. Cloves Oliveira

    Às vezes nos esquecemos que vivemos num país de terceiro mundo e isso implica mediocridade generalizada, do contrário já teríamos saído desse cul de sac. Essa tragédia evidencia uma faceta do nosso subdesenvolvimento, que é o fato de termos milhares de "especialistas" em engenharia de encostas, ambiente, geólogos e outros mais, mas os problemas persistem. Aparecem engomadinhos na TV para dar suas opiniões que nunca são baseadas em pesquisas ou estudos próprios, mas de outros e de fora do país.

    Responda
  50. Giovanni Pires Ferrari

    Esse país é uma piada.

    Responda