Martin Wolf > A ascensão dos populistas autoritários Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A história do Brasil é rica para ilustrar a situação. D.Pedro II foi despojado por uma república tosca que deixou ao abandono grande parcela da população. Os militares caÃram na armadilha da dÃvida. A nova república combateu inflação com juros elevados e real valorizado em vez de ampliar a produção. A corrupção acompanhou o projeto de perenização no poder, enquanto a China cresceu com partido único. Despertada com a miséria a população clama por renovação. Jair se elegeu livre dos doadores.
Melhorar os governantes e evitar a ascensão dos populistas autoritários não é função da democracia, pelo menos a realmente existente - e não a que acalentamos em nossos ideais idÃlicos. Se fosse, o sistema de 'triagem' dos indesejáveis seria outra coisa, não democracia liberal. O que sim podemos esperar da democracia real, com vistas ao legado a nossos filhos, é manter a eficácia das instituições liberais menos votadas, aquelas que garantem freios e limites aos danos causados por más escolhas.
Na mesma linha, acaba de ser lançado nos EUA o livro Fascism: A Warning, da ex-embaixadora dos EUA na ONU, Madeleine Albright. Nas páginas, os mesmos personagens citados no artigo sendo que o Trump sempre assume o maior protagonismo. Albright é a mesma que durante a guerra no Iraque afirmou que as mortes de mais de 500.000 crianças que as sanções poderiam causar naquele paÃs "valia a pena". A ascensão de populistas autoritários também se deve à flexibilização moral dos democratas.
Corrigindo minha ignorância, ela foi secretária do Clinton, democrata.
Concordo. Flexibilização moral tanto de democratas como republicanos. Ela era secretária do governo Bush, republicano.
acredito que a mudança de governo no brasil, se deu por duas causas, primeiro, o judiciário é a instância mais corrupta no estado, segundo o alto grau em que chegou a corrupção no legislativo. juntando esses dois fatos, mas um fato inconteste, no brasil não temos uma imprensa imparcial, elas funcionam conforme o contrato de publicidade. 90% dos que votaram no bolsonario, acreditam que a corrupção vai acabar, mas sabemos que não vai.
"As novas mÃdias ... são magnÃficas na difusão de dúvidas." Foi no ponto.
A pele enrugada tem a experiência e a sabedoria!
Esqueceu do Lula....só pra lembrar: cÃrculo estreito de pessoas leais ao lÃder; o posicionamento de pessoas leais nas posições de poder; argumentação de que só eles poderão resolver os problemas do paÃs, condenação da elite tradicional como corrupta e incompetente, condenação dos especialistas, do judiciário e da mÃdia; discurso de que os eleitores precisam confiar na intuição do lÃder, que corporifica o povo; argumentos que justificam a repressão aos "inimigos do povo"...isso não é de hoje....
Nestor, bela sÃntese de um governo que muito contribuiu para tirar grande parcela da população brasileira da miséria absoluta.Assustou a elite e fez emergir os embutidos defensores do trabalho escravo ,do preconceito de toda ordem e que consideram a defesa dos direitos humanos como atitudes de esquerdistas.
O lulismo ampliou direitos e favoreceu inclusão social e educativa, sem jamais censurar autores de direita. A democracia avançou muito com Lula. Já o atual presidente quer liquidar, expulsar e matar diversas minorias e excluir pensadores de esquerda.
Bando de Doulas imerso em solução dispersa e amorfa . Não suportam a aspersão incólume do óleo fervente sobre a pele enrugada pela falta de conteúdo abaixo.
???
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Martin Wolf > A ascensão dos populistas autoritários Voltar
Comente este texto