Ciência > 'Não existe isso de bolsa de pesquisa com triagem ideológica', diz Marcos Pontes Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Enfim, alguém sensato neste governo.

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Sr. Ministro, se tal triagem não houver, ocorre só porque Vossa Excelência protege seu ministério com vigor e eficácia. Dado o nível intelectual subterrâneo de figuras de proa da Nova Ordem (vide vosso colega Vélez comentando sobre o "canibalismo" do brasileiro, ou D. Damaris num sem-número de ocasiões), somente vossa ação como cientista bem preparado pode manter o ministério isento. Caso não, a inundação de lama cognitiva cobrirá a pesquisa que divirja do Bozo (sem confundir com bóson, PF).

    Responda
  3. LUIZ ANTONIO ESCANSfERLA

    Mesmo sentindo arrepio aceitou fazer parte dessa bagunça....o ego falou mais alto....

    Responda
    1. LUIZ ANTONIO ESCANSfERLA

      Gustavo esse seu comentário não me surpreende....é típica de um bolsominion...

  4. Hildebrando Teixeira

    Finalmente nossas universidades produzirão conhecimento relevante e carreiras serão reconhecidas; claro, somente p/ quem têm mérito e não passa o tempo gastando dinheiro público com fake pesquisas tal qual as Fefelecs da vida, cujos adeptos, caso achem conveniente, já poderiam ir solicitando o status de "refugiados ideológico-científicos" na França, onde poderão tranquilamente continuar as pesquisas sobre como arrancar dinheiro da classe produtiva, científica ou não. Pobres franceses! Rsssss!

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      @Hildebrando. Tem que desenhar para o Tiago. Ele parece não querer entender. Ou está arrependido do voto dele.

    2. Hildebrando Teixeira

      E o Tiago acha que pesquisa se faz no Ministério. Afff

    3. Tiago Oliveira

      O Sr não leu a entrevista. Está confundindo com a entrevista do maluco colombiano, ministro da educação.

  5. Luiz Goes

    Podia começar tentando aumentar a verba da ciência. Jogar nas costas de empresas não é solução. E a pesquisa básica? Empresas não estão interessadas nisso. O sujeito está lá para agradar o chefe não pra melhorar as condições dos pesquisadores brasileiros.

    Responda
    1. João Faria

      Infelizmente é esta mentalidade do empresariado brasileiro que levou e leva o Brasil a depender tanto das commodities. Não produzimos quase nada em termos de tecnologia. O empresariado brasileiro sempre procurou o caminho mais fácil, que nem sempre é o melhor caminho para o Brasil.

  6. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Espero que nosso jovens doutores não precisem continuar a sair do país em busca de sua sobrevivência .

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      @Luiz. Quantidade não é sinônimo de qualidade. Olhe e veja o mercado entupido de mestres e doutores de qualidade duvidosa procurando emprego. Sabe o motivo? Gerou-se uma demanda artificial pelo populista Lula. E agora? O que fazer com o excedente? Vocês parecem não entender que o mercado gera sua própria demanda. Não precisa haver intervenção estatal. Quantidade nunca foi sinônimo de qualidade. Basta olhar nossa produção de patentes. Um fiasco mundia!

    2. Luiz Goes

      Eduardo, vc critica o período do LUla, porém fazendo uma pesquisa fácil no google se observa que foi o período que mais se investiu em ciência, mais se formou mestres e doutores e mais se fez ciência. Pena não ter cotinuado nas gestões posteriores. Temer e agora BOlsonaro acabaram de quebrar qualquer chance de desenvolvimento científico com os cortes de gastos nesta área e a perda de um ministério exclusivo.

    3. EDUARDO BASTOS

      16 anos de lulopetismo e isso não foi resolvido? Como? Logo o PT, tão defensor dos fracos e oprimidos. Tsc. Tsc..

    4. Hildebrando Teixeira

      Não vão mais, ao menos os que tem mérito e não passa o tempo gastando dinheiro público com pesquisa fake de caráter ideológico tal qual as Fefelecs da vida, cujos adeptos, caso achem conveniente, já poderiam ir solicitando o status de "refugiados científicos da esquerda" na França, onde poderão tranquilamente continuar as pesquisas sobre como arrancar dinheiro da classe produtiva, científica ou não. Pobres franceses! Rsssss

    5. Flavio Colker

      Acho melhor esperar sentado.

  7. gabriela loureiro de bonis simoes

    Acho fundamental o incentivo à pesquisa e a geração de produtos capazes de atrair investimentos. Mas não dá pra esquecer da pesquisa básica. Aquela que não traz resultados imediatos, mas que possibilita as outras etapas. Na área da saúde ela é fundamental.

    Responda
  8. Ronaldo Araujo Junior

    Pois é, um astronauta com bom currículo no meio de uma gang de lunáticos q afirmam q a Terra é plana, que Copérnico,Newton, Einstein, Darwin entre outros grandes nomes da Ciência estavam totalmente errados, se torna pequeno e incoerente. Deveria ser crítico em relação a isso tudo. Ou será que a direita pensa assim mesmo? Ou esse senhor astronauta é também totalmente fake?

    Responda
  9. Igor Calimam Sampaio

    Senhor Ministro, sendo ligado à área da ciência, qual a dissertação de mestrado tem? E doutorado? Outra pergunta. Caso o senhor preste concurso, além da graduação quais os títulos vai apresentar? Nenhum? O Senhor nunca desencolveu ciência ou seu curriculo Lattes está desatualizado? Pensei que o governo só chamaria técnicos.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Vocês votaram em um semi-analfabeto para a presidência da república e uma president(a) que mentiu sobre um Mestrado. Come on, guys. Não se façam de moralistas agora.

    2. Igor Calimam Sampaio

      Luis, aonde estão os títulos? Pesquisei o Curriculo Lattes do Marcos Pontes e não aparece nada. A única coisa que aparece é Graduação no ITA. Agora, os outros títulos não aparecem. De qual fonte tirou a informação?

    3. Luís SA

      @Denis: tudo isto para plantar uma semente de feijão na missão e depois para vender travesseiros da NASA. Showzaço, para a bagatela de dinheiro público enterrada na missão.

    4. Denis Tavares

      E Bacharel em Administração Pública (entre um monte de outras conquistas)

    5. Denis Tavares

      Embaixador da ONU para Desenvolvimento Industrial, Embaixador da WorldSkills para educação profissionalizante, Professor, Pesquisador, Diretor do Instituto Brasileiro de Segurança Operacional e Presidente da Fundação Astronauta Marcos Pontes. Tem mais de 200 artigos publicados em jornais e revistas e é o autor de 4 livros

    6. Denis Tavares

      É engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e mestre em Engenharia de Sistemas pela Naval Postgraduate School, Califórnia, EUA.Na NASA, o engenheiro Pontes trabalhou no gerenciamento de projetos, na verificação de softwares e procedimentos da Estação Espacial (ISS), na atualização dos painéis dos ônibus espaciais, na investigação do acidente da espaçonave Columbia, no desenvolvimento das interfaces de comando do Módulo da Acomodação da Centrífuga

    7. EDUARDO BASTOS

      Tivemos um semi-analfabeto na presidência sem nenhum título acadêmico e não me lembro de haver cobrança, ainda mais da tchurma da esquerda. Por que será? E isso que nem falamos da "estocadora de ventos". Lembra da polêmica do Mestrado de Dilma? Vocês parecem que possuem memória de peixe.

  10. Alexandre Schwarz

    "as vezes as meninas ficam um pouco retraídas quanto a isso...". É comiseração que chama, né?

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      @Denis. Ele não desenvolverá o argumento porque não o tem.

    2. Denis Tavares

      Desenvolva seu argumento, por favor, pois não fez sentido

    3. Denis Tavares

      Não entendi sua observação

  11. Denis Tavares

    Aos que adoram histericamente detonar Bolsonaro, precisam lembrar que Guedes, Moro e Pontes estão lá por causa de Bolsonaro. Outro presidente já teria rifado os cargos entre políticos. Como disse Pontes: "Uma coisa que estou gostando muito é a parceria e a proximidade de todos os ministros. Essa talvez seja a maior vantagem de não ter tido indicações políticas. Você imagina: um cara é de um partido, outro cara é de outro, que às vezes têm outros interesses que não são o interesse do país"

    Responda
    1. Tiago Oliveira

      A indicação foi política, normal, é um cargo político. Em outra entrevista, Pontes declarou que aceitou não ser candidato ao senado em troca de ser ministro caso Bolsonaro fosse vitorioso. Ele não tem currículo para ser um pesquisador do CNPq, normal também. O ministério já conta com um corpo técnico bastante qualificado, o que ele precisa é ser uma liderança política que negocie com o congresso, com as entidades, mantenha os bons programas e crie outros. Para isso precisará de verbas.

  12. Glauber Carneiro Lorenzini

    Vejam só que surpresa agradável numa sexta-feira, descobrir que ao menos um membro do novo governo não é biruta, miliciano, cavaleiro templário, cavaleiro do zodíaco, terraplanista, geocentrista, revisionista, sionista, populista, fundamentalista religioso ou simplesmente ignorante. Estou feliz! O FDS promete!

    Responda
    1. Glauber Carneiro Lorenzini

      "Ainda" Eduardo...

    2. EDUARDO BASTOS

      Pelos menos nenhum membro está preso...

  13. Luís SA

    Se apresenta como um inocente útil, mesmo não sendo inocente e nem útil, considerando os vários processos que respondeu e/ou responde. Vamos ver até onde ele vai sustentar a posição contrária aos terraplanistas, majoritária entre este ban_do de lu náti_cos do governo. Mas segue a cartilha: governo sem indicações políticas. E como ficam o Onyx e Tereza Cristina/DEM; Osmar Terra/MDB; Bebianno/PSL etc; além das bancadas da bala, do agronegócio e da bíblia, que também são políticas?

    Responda
    1. Luís SA

      @Marisa Coan: isto é tarefa que a senhora deve cobrar do Onyx Lorenzoni e outros obscurantistas que integram este governo fundamentalista, evan_géli co e anticientificista. Mas se reler a entrevista, observe com atenção o que o próprio Marcos Pontes declara sobre terra planistas no governo do capitão "dissoaí taoquei". Talvez a senhora possa consultar também os mi_licia nos do Rio das Pedras, amigos de churrascadas da famiglia Bolsonaro.

    2. Luís SA

      @Eduardo: sobre esquerda, direita eu desisto pois não chegaremos a lugar algum. Mas acerca das afirmações sobre o Onyx alguma observação? Ou prefere esperar o desfecho da obra dele na eleição para a presidência do senado?

    3. EDUARDO BASTOS

      @Luiz. Uau. Adorava diagramas de Venn. Eram os meus preferidos. Ainda bem que temos um governo verdadeiramente de direita por aqui. O resto são ou de esquerda ou isentões (tem uns que não sabem que acabaram por apoiar a esquerda ao se absterem de votar).

    4. Luís SA

      @Eduardo - matemática básica > teoria dos conjuntos: quem não votou em Bolsonaro não necessariamente é petista ou comunista. Pegue um livro didático para conferir, antes que o Velez-Rodriguez acabe com todos eles. Sobre moral, temos uma vasta lista de denúncias neste primeiro mês de governo Bolsonaro. A penúltima é a nomeação da mulher do chefe do gabinete do Onyx para o ministério das cidades, seu conterrâneo Osmar Terra. E o Queiroz?

    5. EDUARDO BASTOS

      Vocês votaram em um semi-analfabeto para a presidência da república (sem titulação alguma) e em um 'mulher sapiens' logo a seguir. O que esperar de vocês quando criticam a posição do ministro? Vocês não tem a mínima autoridade moral para criticá-lo. Voltem para suas casernas e adorem a estrelinha vermelha.

    6. Marisa Coan

      Nomeie, por favor, todos os terraplanistas existentes no governo, com os respectivos cargos que ocupam.

    7. Marisa Coan

      Nomeie, por favor, todos os terraplanistas existentes no governo, com os respectivos cargos que ocupam.

    8. EDUARDO BASTOS

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    9. Denis Tavares

      Dê uma olhada no currículo de Marcos Pontes!

    10. Denis Tavares

      Evidentemente Onyx tem que ser político, oriundo co Congresso, ele é o chefe da Casa Civil , responsável por articulação com o Congresso! Tereza Cristina é agrônoma e empresária. Quanto à bancadas, elas já estavam lá.

  14. Hercilio Silva

    Um ministro sensato, pena que existem pelo menos 3 fanáticos político religiosos no ministério, espero que os sensatos e o tempo os levem logo pra casa. O ministro defender ciência e dizer que a terra é redonda no meio do barulho dos fanáticos não é pouca coisa e deve ser elogiado.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Imagina quando eu ouvi "mulher sapiens"!!! Foi um soco no estômago. Me lembro até hoje daquele dia. Isso que nem falamos da 'estocagem de vento'... kkk

  15. EDUARDO BASTOS

    Com a palavra, os petistas.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Com todo o respeito, solicitar a palavra de petistas é um direito de expressão meu. Se a carapuça serviu, não tenho nada a ver com isso.

    2. Hildebrando Teixeira

      Tá tão difícil ler o diário da petelândia que tenho me dedicado mais a ler outros leitores seja em busca de informações ou honestidade intelectual.

    3. Flavio Colker

      Com todo o respeito: reiterar constantemente que aqueles que não apoiam Boulzonario são petistas, ou é paranoia ou desonestidade intelectual.

    4. EDUARDO BASTOS

      Os petistas ressentidos e invejosos estão salivando de raiva por aqui. Adoro perceber que ficam retraídos diante de uma entrevista destas. Calados, lambem as feridas de uma das maiores perdas eleitorais da história. Percebem que o novo governo tem colocado gente de peso nas posições certas, mas ficam calados, remoendo angústias e, talvez, sintam-se arrependidos. O que fazer? Nada. Só Schadenfreude para vocês. Serão longos e exitosos quatro anos.

    5. Fernando Jose da Costa Brito

      Como assim ? Com a palavra os bolsominions

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.