Opinião > A Venezuela deve antecipar a realização de novas eleições? NÃO Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. EDMUNDO NASCIMENTO

    um mais maluco do que outro escrevendo na foice de sao paulo, este de hoje nem adianta internar, eh caso perdido de vez !! maluco beleza !!

    Responda
  2. kleber marques

    Praticamente toda a comunidade internacional exigindo novas eleições na Venezuela. A empresa Smartmatic, que faz as urnas eletrônicas saiu do país alegando que o governo fraudou o resultado e eu estou apenas "ouvindo ecos do meu pensamento"? Quem cai nessa?

    Responda
  3. Vinicius Ranucci Ramos

    Interessante ver como ainda existem lunaticos escrevendo artigos na FSP. Mas esse aqui é um grande exemplo de desconexão com a realidade como poucos.

    Responda
  4. Sandro Carvalho

    Assim como o governo Maduro não representa de fato os ideais socialistas, trabalhistas, social-democratas, o governo Bolsonaro não representa o real liberalismo. Ambos são extremistas. A diferença é que Maduro já calou a imprensa, cooptou a Justiça e domesticou as Forças Armadas. No Brasil precisamos da imprensa investigando e informando, da Justiça na defesa da Constituição, das Forças Armadas livres de ativismos políticos, do Congresso legislando com a Constituição nas mãos e do povo vigiando.

    Responda
  5. COLOMBO MELO

    A mesma conversa fiada de sempre. Os EUA são o maior produtor mundial de petróleo e o ciclo do petróleo está muito perto do fim. O que move o interesse dos EUA pela Venezuela é a estabilidade política e econômica da região, para reduzir o fluxo de imigrantes miseráveis àquele país.

    Responda
  6. kleber marques

    Maduro fechou o congresso apenas porque a oposição formou maioria la e governa praticamente por decreto. Massacra seu povo, para manter a ordem. Esse jornal da espaço para defesa de ditaduras. Lamentavel. Uma pagina negra na história desse jornal.

    Responda
    1. Sandro Carvalho

      Um jornal que se preze não é um panfleto político, mas veículo que provê informações de vertentes variadas. Um jornal sério não tem visão maniqueísta, procura o máximo de isenção e permite que o leitor faça sua análise e tome sua própria posição. Um jornal sério não dirige para esta ou aquela ideologia. Agora, se você quer fonte de informação que divulgue um só lado de qualquer assunto, procure-a de acordo com sua ideologia direitista. Pode começar com o conspiracionista e astrólogo Olavão.

    2. José Gomes

      Página que se junta a muitas outras tão tristes quanto. É uma história se construindo.

    3. Thiago dos Santos Molina

      Se fosse uma página negra, seria uma linda página... Infelizmente, pessoas como vc estão preocupadas com o eco do próprio pensamento e opiniões divergentes, ao invés de bem vindas, são desrespeitadas.

    4. Thiago dos Santos Molina

      Se fosse uma página negra, seria uma linda página... Infelizmente, pessoas como vc estão preocupadas com o eco do próprio pensamento e opiniões divergentes, ao invés de bem vindas, são desrespeitadas.

  7. gabriela loureiro de bonis simoes

    E nosso governo apoiando esse circo! Lamentável!

    Responda
  8. Roberto Freire

    Isso tudo é um ensinamento. Por pior que seja a ditadura, sempre existirão pa lha ços para defende-la.

    Responda
  9. José Antônio

    MAS CADÊ QUE PATO VÊ?

    Responda
  10. Marcos Antonio Campos Couto

    Ponto pra FSP: publicou outro ponto de vista sobre a Venezuela. Com toda a pressão da direita latino e americana, Maduro não caiu, não apenas pelo apoio das forças armadas, mas pq tem enraizamento popular. Que se publique mais matérias críticas do ponto de vista dos apoiadores de Maduro. Já basta a enxurrada de matérias favoráveis ao golpista Guaidó.

    Responda
    1. MARCIA Carvalho

      Concordo. Não é possível saber todos os vieses do que se passa na Venezuela. Mas é óbvio que o país está cheio de petróleo e sabemos o que os EUA fazem com países recheados de petróleo. A imprensa deveria ser mais livre e falar das entranhas do problema na Venezuela.

  11. EMERSON FRANCISCO GRAT O

    Ao dizer que o governo Maduro é democrático, Altman faz uso da frase que diz que “uma mentira repetida mil vezes se torna verdade”, de Joseph Goebbels. Seu rabino (se é que tem) deve morrer de desgosto.

    Responda
    1. ALEXANDRE MATONE

      O pai do Breno foi cremado, e suas cinzas jogadas no mar de Cuba. Maduro homenageou seu falecido pai. Maduro é o seu rabino! Tudo reportado em matéria da Folha. Esse jornalista foi doutrinado desde a amamentação. É como André e Suzana Singer, filhos de Paul Singer, fundador do PT. Não é possível desdoutrinar essas pessoas. O Judaísmo os considera "tinok shenishbá" (bebês sequestrados e criados por não judeus).

    2. ALEXANDRE MATONE

      O pai do Breno foi cremado, e suas cinzas jogadas no mar de Cuba. Maduro homenageou seu falecido pai. Maduro é o seu rabino! Tudo reportado em matéria da Folha. Esse jornalista foi doutrinado desde a amamentação. É como André e Suzana Singer, filhos de Paul Singer, fundador do PT. Não é possível desdoutrinar essas pessoas. O Judaísmo os considera "tinok shenishbá" (bebês sequestrados e criados por não judeus).

  12. Ismael de Carvalho

    Uma luz no fim do túnel ! Ainda existem espaços democráticos para a opinião discordante. Parabéns pelo texto e parabéns a Folha pelo espaço, textos assim que fazem valer a assinatura.

    Responda
  13. Luis Conrado Martins

    Ridiculo. Nao existe democracia na Venezuela. Os militares foram comprados e o aparelhamento é total, inclusive na mais alta Corte. As milicias aterrorizam a população e a economia é um desastre, com 10.000.000% de inflação. O jornalista defende a permanência de Maduro como se o pais fosse um paraiso.

    Responda
    1. MARCIA Carvalho

      Pense por um minuto: e se ele tivesse razão?

  14. vicente vieira

    Quanto mais apoio este maluco recebe, mais se prolonga o sofrimento da população.

    Responda
  15. paulo barbosa

    A vergonha desse jornal só aumenta!!!

    Responda
  16. CIRO LUIZ DA SILVA FERNANDES

    Cara! Em que planeta você vive?

    Responda
    1. José Antônio

      Ele vive no planeta de armas de destruição em massa.

  17. Juarez Linhares de Souza

    Só queria entender qual a diferença entre vender barato a venezuela aos chineses, russos ou americanos? Se parte dos ingleses quer se livrar da europa, a sua totalidade ha pouco tempo queria se livrar dos árabes. Não árabes terroristas, mas dos bilhões do petróleo q compraram empresas, bancos, etc. Quem tem mais chora menos. Não há ideologia em domínio geo-econômico. Não foram os americanos q tornaram os militares bolivarianos em corruptos milionários. Tão pouco foram eles q corromperam o PT.

    Responda
  18. Fernando Rossi

    Indignado! Eu pago a assinatura desse jornal! O meu dinheiro honesto, fruto do meu trabalho duro, é usado por este jornal fazer defesa de ditaduras totalitárias! É muita humilhação! Vou cancelar a assinatura!

    Responda
    1. Sandro Carvalho

      Jornal que se preze não é panfleto político, mas veículo que provê informações de vertentes variadas. Jornal sério não tem visão maniqueísta, procura o máximo de isenção e permite que o leitor faça sua análise e tome sua própria posição. Jornal sério não dirige para esta ou aquela ideologia. Agora, se você quer fonte de informação que divulgue um só lado de qualquer assunto, procure-a de acordo com sua ideologia direitista. Pode começar com o conspiracionista e astrólogo Olavo de Carvalho.

    2. gabriela loureiro de bonis simoes

      Tchau

  19. Caio Maia

    Albert Camus, Hannah Arendt, Jürgen Habermas nunca se cansaram de denunciar as mazelas dessa esquerda tosca e delirante que sustentou Stalin e agora sustenta maduro. Essa esquerda que só fornece mais munição para a direita. Agradecemos pelo desserviço, Breno.

    Responda
  20. Giovanni Servolo

    Sugestão ao Brenno. Mude-se pra Venezuela. Aí você vai ver o que é ser vassalo. Fazer parte de uma população que não tem direto a livre expressão, só ouve, vê e lê na mídia o que o ditador Maduro autoriza e enfrenta filas para tentar comprar remédios e alimentos. Adicione-se a isso a maior inflação do mundo ( mais de 1 milhão por cento ao ano), hospitais que não atendem por falta de tudo e um índice de criminalidade de fazer inveja ao PCC. E ao Comando Vermelho! Isso é vassalagem!

    Responda
    1. Marco Athayde

      Excelente sugestão.

  21. Dalton Matzenbacher Chicon

    Patético.

    Responda
  22. Cloves Oliveira

    O artigo é uma mistura de cegueira mortal ideológica, ingenuidade política e desonestidade intelectual que não ajuda a causa progressiva. Matérias semelhantes escritas no passado podem ser encontradas sobre Stalin, Mao Tse-Tung o e Khmer Rouge. Ainda que Chávez e Maduro tenha transformado algo que já era ruim em pior, os problemas da Venezuela são mais antigos e começaram quando um pequeno grupo de pessoas se apossou das riquezas do país, ou seja, o petróleo, sem gerar o desenvolvimento.

    Responda
  23. Hernandez Piras Batista

    Como os extremos se parecem. Tal como a extrema-direita, a esquerda radical está sempre se referindo a um mundo de mentiras criada pela mídia conspiratória. Na verdade, quem vive em realidades paralelas são eles. Este Breno e o Olavo de Carvalho são quase irmãos gêmeos.

    Responda
  24. luiz felipe lopes de britto

    Maduro já era...

    Responda
  25. Sandro Carvalho

    Sou trabalhista, progressista, votei convictamente no Ciro Gomes por ver nele a imagem de um estadista e o mais preparado para ser presidente, e vejo a questão venezuelana como uma grande crise que precisa ser resolvida rapidamente, pois tem potencial para envolver a América Latina numa guerra de grandes proporções, e pode mesmo ser o estopim para a terceira guerra mundial uma vez que já posiciona em lados opostos grandes nações belicistas como EUA e Rússia, e envolve, ainda, China, Irã, etc.

    Responda
    1. Sandro Carvalho

      Dalton, com minha noção zero chamei sua atenção para meu comentario e até provoquei uma resposta sua. Não costumo responder a quem tem noção zero, mas você pelo jeito dá sua atenção e até debate com eles.

    2. Sandro Carvalho

      Paulo Costa, não sou como você que vê a política de forma maniqueísta. Sou trabalhista, o que significa que não sou comunista e muito menos um defensor do capitalismo selvagem, excludente e predador com seu rentismo, seu capital motel que não forja um parafuso sequer. Capital e trabalho devem se harmonizar para que todos ganhem.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Noção zero.

  26. Sandro Carvalho

    O PT pede a neutralidade do mundo em relação à crise venezuelana, e no espírito desse pedido o PT condena qualquer apoio a Juan Guaidó. Todavia, o PT - que nunca foi bom em dar ele mesmo exemplos do que prega - apoia tão ostensivamente Maduro a ponto da presidenta do partido haver comparecido à posse de Maduro. Cadê a coerência? A defesa da Não-intervenção na soberania dos países é ponto pacífico, mas a história demonstra que isso não vai além de certos limites.

    Responda
  27. Mariana Cabeça

    O colunista deve ser sacerdote da seita Lulopetista, eu me pergunto como alguém é capaz de defender um regime ditatorial sangrento e nojento, só um fanático pelo presidiário mais famoso do Brasil.

    Responda
  28. Sandro Carvalho

    O PT, que não cuidou da Petrobras, agora quer cuidar do petróleo da Venezuela? Quando os EUA fazem qualquer crítica ao governo de Maduro, o PT protesta, mas quando a elite petista confraternizava com americana - onde Lula ouviu Obama dizer que ele, Lula, era o cara - aí os americanos eram tutti buona gente? O PT defende Maduro e seu socialismo de araque, mas quando foi governo o PT era um pai para os pobres e uma mãe para os ricos. O PT que ama Maduro é o PT que apunhalou Ciro Gomes. #Ciro2022

    Responda
  29. Paulo fedrizzi

    O pouco tendencioso colunista,esqueceu de lembrar os 3.000.000 de refugiados que saíram da Venezuela,e tantos outros que saíram.E que o resultado das eleições foi baseado em um comportamento capitalista:”Me de uma vantagem e eu o apoio,comida por voto”

    Responda
  30. Sandro Carvalho

    Maduro não quer uma nova eleição - ele mandou prender dois principais adversários políticos - porque teme, com a presença de observadores internacionais e os olhares atentos do mundo, ser derrotado. Interessante que o PT dizia que a eleição sem Lula seria fraude (dizia, mas depois lançou Haddad), e a eleição sem os adversário de Maduro, foi fraude também? Se Lula foi preso porque seus adversários não queriam vê-lo disputando as eleições, os adversários eleitorais de Maduro foram presos por quê?

    Responda
  31. Sandro Carvalho

    Alegar que o que move nações contra o governo Maduro é o interesse pelo petróleo da Venezuela é embarcar em teoria conspiratória e não perceber que ainda há sensibilidade no mundo: enquanto o PT pensa em Maduro e no petróleo da Venezuela, há quem pense nas multidões de vítimas de um governo inepto, que lança na prisão adversários políticos. O PT que defende o tal socialismo de Maduro é o mesmo PT em cujos governos os ricos e poderosos ganharam muito dinheiro. Sou trabalhista, votei Ciro Gomes!

    Responda
  32. Juan Vera

    Pepe Mujica recentemente: A USA no lhe importa nada a democracia e a Maduro também não. Palavras sabias de pessoa sabia.

    Responda
  33. Sandro Carvalho

    O PT, ao defender Maduro, me lembra os defensores de Stalin: não importa a grande perda de vidas humanas - tem que manter Stalin no poder. Como é possível que um partido que se posicionou pela defesa da social-democracia se bandeie agora para a defesa de um governo inepto, que prende adversários políticos e torna a vida de seu povo um verdadeiro inferno? Stalin chamou de inimigos do povo quem defendia a vida de Leon Trótsky. Tratará o PT da mesma forma quem defende a vida do povo venezuelano?

    Responda
  34. Sandro Carvalho

    Breno defende a visão petista sobre o tema: manter Maduro no poder. Lembro-me do PT em cívica guerra contra Sarney, gritando a plenos pulmões que um governo inepto e de hiperinflação como o de Sarney deveria ser rejeitado. O PT sempre vinculou o progresso e o bem-estar do povo como sinal de que um governo deve ou não continuar, mas, ao defender Maduro, o PT ignora o que sempre defendeu e afunda junto com o inepto sucessor de Chávez. A questão da Venezuela é humanitária, Breno. Humanitária!

    Responda
  35. João Pedro Sousa

    Parabéns Breno! Ótimo texto.

    Responda
  36. Sandro Carvalho

    Há os que se preocupam em manter Maduro no poder, como o pessoal do PT, e outros que se preocupam com as pessoas que estão morrendo de fome, de falta de medicamentos - pacientes de Aids não têm mais antiretrovirais, o que significa sentença de morte -, como vítimas da violência, do desamparo, da falta de emprego e salário, etc. Há os que se preocupam em manter no poder um inepto que não governa e não larga o osso, mesmo ao custo de imensa tragédia humana. Estou com os que defendem a vida.

    Responda
    1. Sandro Carvalho

      Fique tranquilo, Emídio, os ricos, aos quais você adora, nada sofrerão com o comunismo.

    2. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      Entendi não é comunista mas é trabalhista, pois fique sabendo que o verdadeiro PTB sempre esteve junto do antigo PCB em todas as campanhas importantes , apenas para citar uma aquela de "O Petróleo é Nosso" .

  37. José Cardoso

    "A Venezuela enfrenta dramáticos problemas, em boa medida provocados por longa sabotagem econômica." O Irã enfrentou um bloqueio econômico durante anos, em relação à venda de seu petróleo, e pelo que me consta nunca chegou à situação de fome e migração em massa da Venezuela, que não enfrenta bloqueio nenhum. É um festival de incompetência.

    Responda
  38. Kevin Ferretti Pereira

    Acabou, Maduro... corra enquanto há tempo; e leve esse articulador junto. De preferência para a Nicarágua.....

    Responda
  39. EDUARDO BASTOS

    Nem adianta nova eleição. Maduro irá prender a oposição e fraudar as urnas. Como pode alguém ainda defender eleições na Venezuela???

    Responda
  40. Leão Machado Neto

    Não adianta tentar diálogo com esses caras da esquerda ferrenha e empedernida. Maduro só sairá como Kadafi saiu da Líbia.

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      É verdade, a custo de destruição do país e do sacrifício do seu povo!

    2. David Lopez Ramon

      Grandíssimo serviço, olha Líbia hoje. Se nossa melhor alternativa a um tirano é o caos e a morte o caminho está mal indicado. Isso sim, preços baratos do petróleo vai ter após a contenda.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.