Ilustríssima > José Miguel Wisnik revisita críticas de Carlos Drummond de Andrade à Vale Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Nivaldo da Costa Pereira

    Belíssima reportagem. Parabens.

    Responda
  2. Marcos Marques

    As aventuras do poeta Drummond contra os barões da mineração - no tempo em que eles ainda eram funcionários estatais...

    Responda
  3. Marcos Moura Aurelio

    Ao andar por Itabira a gente logo percebe o descaso da Mineradora que tanto se enriqueceu e em nada retribuiu aos Itabiranos. A cidade padece com a falta de perspectiva de seus habitantes que recorrem ao alcolismo e suicídio para se salvar da mazela que os afligem. " nasci em Itabira. Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro. "

    Responda
  4. Geraldo da Silva

    Ótima essa entrevista. A FSP está de parabéns. Tenho lido Drummond, e fico encantado com a capacidade do poeta em prever com tanta antecedência o destino de sua Itabira. Outro autor admirável é o Guimarães Rosa, que eu considero a pessoa mais inteligente que o Brasil já produziu em toda a sua história (quem sou eu?) Grande Sertão é o livro que retrata de forma mais extensa e radical o Brasil das Veredas, a paisagem física e humana. Considero esse livro a maior obra da literatura brasileira.

    Responda
  5. hamilton Cominal

    Quando estudante, minha saudosa professora, Nilza Trierweiler, apresentou-nos o poema Confidencias do Itabirano, de Drummond . Relendo o poema hoje vejo como ele é atual em suas denuncias de destruição do meio ambiente a qualquer custo. No final do poema : "Itabira é apenas uma fotografia na parede.Como dói." É como dói mesmo.

    Responda
  6. vera nilse Aldrighi

    Sem comentários

    Responda
  7. vera nilse Aldrighi

    Sem comentários

    Responda
    1. Ivonesio Leite de Souza Leite de Souza

      Apesar de concordar com Vera "Sem Comentários", penso que este belo e "triste" texto referindo-se a tragédia Mineira de mineiradoras, deveria ocupar a capa da Folha e estar em destaque no site. É sempre mais pedagógico e elucidador da Dor, um texto profundo do Brasil Profundo do que essas manchetes "neutras" e apenas noticiosa do que ocorre no Brasil. A mídia enfrentará o poder econômico e político de uma Vale, privatizada a serviço privado?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.