Ilustríssima > José Miguel Wisnik revisita críticas de Carlos Drummond de Andrade à Vale Voltar
Comente este texto
Leia Mais
BelÃssima reportagem. Parabens.
As aventuras do poeta Drummond contra os barões da mineração - no tempo em que eles ainda eram funcionários estatais...
Ao andar por Itabira a gente logo percebe o descaso da Mineradora que tanto se enriqueceu e em nada retribuiu aos Itabiranos. A cidade padece com a falta de perspectiva de seus habitantes que recorrem ao alcolismo e suicÃdio para se salvar da mazela que os afligem. " nasci em Itabira. Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro. "
Ótima essa entrevista. A FSP está de parabéns. Tenho lido Drummond, e fico encantado com a capacidade do poeta em prever com tanta antecedência o destino de sua Itabira. Outro autor admirável é o Guimarães Rosa, que eu considero a pessoa mais inteligente que o Brasil já produziu em toda a sua história (quem sou eu?) Grande Sertão é o livro que retrata de forma mais extensa e radical o Brasil das Veredas, a paisagem fÃsica e humana. Considero esse livro a maior obra da literatura brasileira.
Quando estudante, minha saudosa professora, Nilza Trierweiler, apresentou-nos o poema Confidencias do Itabirano, de Drummond . Relendo o poema hoje vejo como ele é atual em suas denuncias de destruição do meio ambiente a qualquer custo. No final do poema : "Itabira é apenas uma fotografia na parede.Como dói." É como dói mesmo.
Sem comentários
Apesar de concordar com Vera "Sem Comentários", penso que este belo e "triste" texto referindo-se a tragédia Mineira de mineiradoras, deveria ocupar a capa da Folha e estar em destaque no site. É sempre mais pedagógico e elucidador da Dor, um texto profundo do Brasil Profundo do que essas manchetes "neutras" e apenas noticiosa do que ocorre no Brasil. A mÃdia enfrentará o poder econômico e polÃtico de uma Vale, privatizada a serviço privado?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > José Miguel Wisnik revisita críticas de Carlos Drummond de Andrade à Vale Voltar
Comente este texto