Bruno Boghossian > Circo da eleição mostra que nem senadores levam a política a sério Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A fala de Renan ao renunciar sua candidatura é tÃpica dos polÃticos originários das regiões que ainda vivem na cultura das capitanias hereditárias. Um patrimonialismo endêmico. Da pesquisa: “José Renan Vasconcelos Calheiros (Murici, Alagoas, 16 de setembro de 1955) é um polÃtico brasileiro, hoje Renan é dono de fazendas, imóveis e diversas empresas que movimentam milhões”. Ler: "Coronelismo, enxada e voto". Victor Leal.
"…Um costume habitual (entre os persas) é o de deliberar sobre assuntos importantes quando estão embriagados e, no dia seguinte, quando estão sóbrios, o dono da casa na qual a decisão foi tomada submete a deliberação à sua reconsideração. Se aprovada novamente, a decisão será executada, senão, é abandonada. Às vezes, no entanto, estão sóbrios em sua primeira deliberação, mas nestes casos, sempre reconsideram o assunto sob influência do vinho…" Heródoto (484-425 aC), Livro chamado CLIO
Circo da Foice de SP mostra que nenhum leitor "isento" leva o Jornal a sério...
Bem, ali já tinha uns...mais ou menos 61 Camisas Amarelas, que somados aos recém-chegados fanáticos paneleiros, tinha que dá mer...
O Lula não podia ser candidato?
Assisti toda a patacoada online. Em alguns momentos, ria de ir ao chão, em outros, meu rosto queimava de vergonha. A disputa entre o réu e o cara que usurpou a cadeira da presidência e tentou aplicar um golpe foi tragicômica. No fim, este último ganhou, em uma sessão conduzida por um senador suspeitÃssimo da ParaÃba, que fraudou a primeira votação. O que vi ontem supera toda ficção... é assustador.
O Brasil é uma piada. Não é para levar a sério!
Por que esse articulista e falso moralista ainda escreve na Folha? Isso é uma guerra, caro Bruno! Para tirar gente como Renan, tem que ser na tora!
O povo do Brasil ainda não entendeu como funciona a polÃtica! Vejo muita gente agindo como se a eleição não tivesse acabado; continuam declarando amores ao polÃtico de estimação. Coitado deste povo, tá ferrado e não sabe. 30 anos levando balde de água gelada na cara e não aprendeu que a preocupação do polÃtico é se dar bem, custe o que custar. É só olhar para a eleição da Câmara e do Senado. Na Câmara o modus operandi continuou o mesmo e no Senado a disputa de poder foi evidente. Povo bobo!
As regras do jogo foram escritas pelos dinossauros q queriam se perpetuar no poder. O fato de alguns senadores estarem preocupados com as redes sociais é simplesmente maravilhoso, pois mostra q finalmente se começa a ter controle do eleitor sobre seu eleito. O voto em papel permitindo q alguns senadores pudessem mostrar seu escolhido foi totalmente republicano. Essa liberdade é o esteio de uma verdadeira democracia. O mais importante é q esse novo congresso (as duas casas) é pró reformas.
A velha polÃtica brasileira travestida de renovação.
Foram colocados la pelo povo
Concordo Paulo.
As pessoas reclamam que o não eleitor do Bolsonaro "torce" para que não dê certo. Acho que não é torcida, simplesmente constatação que de "novo" não tem nada... A velha polÃtica continuará, só mudaram alguns personagens.
As autoridades deveriam levar a sério o papel que desempenham? Rarará, esse José Simão é engraçado mesmo.
A escolha para a Presidência do Senado mostrou o nÃvel de nossos polÃticos, não se importam com o povo brasileiro, mas com seus próprios interesses, vermes e sangessugas é o que são.
Se esses senadores, principalmente os novos, tivessem efetivamente boas intenções, teriam escolhido Reguffe, cujas propostas contemplavam drásticos cortes de gastos e privilégios do senado. Salvo rarÃssimas exceções, gostam ou querem experimentar as mamatas!
Uma vergonha ! Brasil mostrou a sua cara. Estão ali os representantes do povo brasileiro. Traidores, trapaceiros, fraudadores, interesseiros, ressentidos, folclóricos... O ponto positivo é que estamos aos poucos estamos nos conhecendo melhor e não estamos gostando do que vemos.
Agora é sério. Tá tudo dominado!
Pelo menos é o novo do mesmo, Bruno, não o velho do mesmo que seria com Renan... mas vc ainda tinha alguma dúvida do nÃvel de nossos polÃticos? Bolsonaro, no hospital, viu o jogo do Palmeiras... melhor isso, não é? Pelo menos ainda guarda algum senso de humor, de certa forma. Mas lendo os comentários, com muitos criticando quem foi eleito pensando no próprio umbigo (direitos trabalhistas, aposentarias precoces...), com um exército de desempregados lá fora...
Quer dizer que, por causa de existirem desempregados, o governo e os congressistas (até judiciário) ficam autorizados a avançar sobre e exterminar direitos trabalhistas?
Amigo Bruno, muito lhe considero, mas dessa vez sua análise ficou na folha da pantomima da eleição e não viu a floresta. Quem perdeu: Renan e todo o MDB, e seu jeito de fazer polÃtica, o que não é pouca coisa. Quem ganhou, Ônix Lorenzon, óbvio, com seu cacife catapultado à s alturas. Tasso Jereissati e todo o PSDB que passou como um trator sobre as ambições do Renan,do passado do MDB, que sangraram todos os governos inclusive do FH. ACM Neto e todo o DEM. Bolsonaro, Guedes e sua pauta. Mudou tudo
Prezada Cláudia Roveri, sei que você não é obtusa, e que esta é uma opinião que tem reservada na bolsa, apenas para os que discordam de si. Sei também que sua percepção histórica e capacidade de análise dos fatos vai muito além de analfabetos funcionais, como Fernando e eu. Seja generosa e nos brinde com sua tolerância. Acontece, que não falei de moral. Falei de Poder. E o Poder ontem, independente do circo, virou de cabeça prá baixo.
Na verdade é o mesmo "vale tudo", não importa de que lado venha. Não me venham com discurso moralizador para disfarçar prática velhaca. É a mesma, velha hipocrisia. E o povo embarca e ainda aplaude...
Adonay e LuÃs Fernando com todo o respeito deixem de ser obtusos! Então para "ganhar" do Renan vale inclusive o papelão que se viu ontem? Vale rasgar as regras escritas? Não sou bolsonaristas nem de esquerda mas sei reconhecer má polÃtica quando a vejo. Essa é uma vitória de Pirro para o governo.
Concordo plenamente com vc, mas parece que a tendência dos comentários neste jornal é de muita crÃtica à movimentação que foi feita para eleger o atual presidente, se esquecendo completamente de quanto Renan deve ter manipulado para chegar até à eleição! Qdo pensamos no que ele e Lewandowski fizeram no impeachment de Dilma... Mas sinto que o jornal e muitos assinantes aqui torcem para que as coisas não funcionem para Bolsonaro... Pq isso? Pq ele não pertence à esquerda que destruiu nosso paÃs?
É bom ver uma figura como Renan ser derrotado, mas não me parece que o grupo que assume é muito diferente nas práticas de poder, o fisiologismo continua, não há nada de novo, apenas a velha polÃtica.
Esse jogo maligno de Capoeira Fisiológica, em que rasteiras se alternam com golpes mortais na cabeça, dá uma canseira... Pseudo escoram-se nas regras institucionais ou na "vontade popular" sem ter, contudo, sequer uma sombra de real interesse na institucionalidade ou democracia. Quando ocorre em uma organização como a general motors, que tenta nos impingir rasteiramente uma falácia, é fácil: deixa-se de comprar seus carros e pronto. Mas com aqueles que devem nos representar politicamente, é duro
Caro. Bruno. Não obstante o belo texto, não compreendo sua surpresa. Em tempos de candidatura whatsup, guru de YouTube e presidente Twiter, nada mais normal que um congresso Facebook. E segue o baile.
Dá até tristeza de ver a escumalha que foi eleita para nos representar. Essa súcia só nos dá vergonha! De qualquer forma, essa votação no Senado e na Câmara deixou claro que, se não nos mobilizarmos, os entreguistas nos deixarão na lona sem nenhum direito trabalhista, previdenciário ou algum serviço público com uma mÃnima qualidade. Não há quase ninguém lá por nós. Não temos com quem contar nesse Congresso.
Nem no Congresso, nem no Executivo (alguém sabe de algum representante dos trabalhadores no governo Bolsonaro?) e até no Judiciário. Sombrio é o futuro dos trabalhadores deste Brasil.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Bruno Boghossian > Circo da eleição mostra que nem senadores levam a política a sério Voltar
Comente este texto