Hélio Schwartsman > Trevas cristãs Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
aos comentaristas exacerbados ; Helio se refere à um livro lançado sobre o assunto "cristianismo humanista " Cabe à cada um ,se nao gostar da resenha , ler o livro e fazer as suas proprias consideraçoes ou apresentar um contraditorio à autora O espaço em jornal é curto para responder a tanto desconhecimento de Historia , Politica, , Antropologia e outras ciencias sociais Os comentarios parecem saidos das mentes e bocas dos "garotos" ora no poder ....
O cristianismo só pode ser razoavelmente entendido no plural de suas experiências, que vão do comunismo primitivo a selvageria das inúmeras modalidades de cristianismo de Estado. É inegável que quando figuras caricatas, como Trump e Bolsonaro, se apresentam como defensores da fé cristã e guardiães do seu legado, o potencial libertário do cristianismo fica reduzido a pó de traque, pouco restando de dúvidas que vivenciamos um perÃodo trevoso.
..é preciso desenvolver o conceito de 'alfabetizado funcional'.
Pessoas historicamente alfabetizadas sabem que o melhor da humanidade veio do Cristianismo e da Igreja. Ninguém pode negar isso. Ninguem quer viver nos paÃses onde não imperam os valores cristãos ou onde esses valores foram a base da cultura. Onde há a cruz sempre haverá mais luz.
Carlos, você está falando sério sobre o fato de o meu argumento ser fraco? Pesquise os dez paÃses com os melhores Ãndices de desenvolvimento humano. Quantos deles são Cristãos ou foram impactados pelo Cristianismo? As marcas da superioridade do Cristianismo são incontestáveis.
O cristianismo não é pluralista. Mas isso não é porque os homens mataram em nome dele. O cristianismo não é pluralista porque porque homens morreram em nome de uma única verdade: Jesus Cristo é o único Senhor e a BÃblia é a única verdade.
As barbáries feitas em nome do Cristianismo foram cruéis. Ninguém pode negar. O Cristianismo não é pluralista. Ninguém pode negar. Mas, ninguém pode negar que os melhores paÃses do mundo são os paÃses cristãos. Simples. Fantástico. Maravilhosa graça de Deus revelada em JESUS.
As barbáries feitas em nome da religião vêm de convicções pétreas ( “o meu é o melhor”) como a mostrada pelo comentarista; que é antipluralista, como é a urbe de hoje
Quais são os melhores paÃses do mundo em todos os Ãndices relacionados ao desenvolvimento humano? Isso você acha facilmente. Dê uma olhadinha e veja que a maioria são paÃses impactados pelo cristianismo.
Caro. O sr. opina como se fosse verdade absoluta. Pode provar sua afirmação? Qualquer pesquisa básica mostra que seu texto nos parece nada mais que sua - com respeito a ela - opinião.
Egito teocrático Europa cristã Medieval, ou a virada calvinista e seus rebentos neopetencostais hoje, usam e abusam de divindades para consolidar seu domÃnio econômico e polÃtico, não se pode separar portanto religião, economia e polÃtica. Afinal como está escrito " Onde estiver o teu tesouro, aà estará teu coração "m
Egito teocrático Europa cristã Medieval, ou a virada calvinista e seus rebentos neopetencostais hoje, usam e abusam de divindades para consolidar seu domÃnio econômico e polÃtico, não se pode separar portanto religião, economia e polÃtica. Afinal como está escrito " Onde estiver o teu tesouro, aà estará teu coração "
Comentário p/ JorgeO - Parabéns pelo artigo!
Brasil acima de nada e Deus nem existe kkk
A capacidade de convencer um ser humano a aceitar sua condições de miséria, ainda agradecendo pela vida miserável, e por fim ainda pagar pela gratidão de ter se aceitado pacificamente miserável diante de tanta riqueza, é milagrosa. Isso é mágico!
O poder da religião está em disseminar a verdade salvadora para o homem que sofre com o seu vazio existencial? Se sim e se esta verdade salvadora está abraçada a um Estado que busca consolidar seu poder, analfabetos históricos (e filosóficos) são muito bem vindos . Por isso os Olavelhos realçam o ideal judaico-cristão e o pecado original. Por isso tantos Bozolinos anti-intelectuais e com pensamento crÃtico zero. Por isso ódio aos que tem mais perguntas que respostas. Leitura!!! Luz!
Mirla Regina, o que entendo do artigo-crônica é que todo fanatismo é homicida, porque os fanáticos se consideram na posse da verdade e não conseguem, nem de longe, se pôr no lugar do próximo, do suposto adversário. É claro que o comunismo também matou, e aos milhões, mas ninguém disse o contrário. O texto se atém ao cristianismo, e o que ele diz é que, em nome de Deus - ou de Alá ou de Jeová ou... - se mata e se esfola alegremente. Uma pergunta: afinal, Deus existe?
José Fernandes, olhe para vc e verá que Deus existe, goste ou não ele criou todo universo. O duro é o fanatismo por ideologia que não crê em Deus.
Palavras bem colocadas. Concordaria com elas, se não soubesse que a igreja dos séculos 2 em diante não era a religião cristão que Jesus fundou. Com certeza já não era mais.
Há 4 minutos História incompleta! Ideologias comunistas viraram “religião” e também se consideram “”acima de todos”, causando ” igualmente inúmeros assassinatos e outros piores crimes. Passei a ler com mais cuidado os artigos da Folha e vejo omissão ou parcialidade em quase todos, num momento tão relevante. Que pena! Caiu no conceito dos leitores.
História incompleta! Ideologias comunistas também se consideram “acima de todos” e igualmente causaram assassinatos e outros crimes. Passei a ler com mais cuidado os artigos e vejo parcialidade em quase todos. Que pena!
...para reforçar; no âmbito da formação dos Estados Modernos - Campos de Sangue, Armstrong .
O QUE? Queimaram livros? Camisas Amarelas, ponham suas panelas ao fogo e entrem nelas
As religiões, como instituições, têm o poder de erguer fortunas e arregimentar milhões. Nisso há o poder de interferir na polÃtica e no destino de uma nação. Quando conseguem, é ao custo de muito sangue e sofrimento, porque nunca existe unaninimidade e consenso entre elas. Existem religiões mais esclarecidas, que sabem disso e renunciam a participar da polÃtica, outras querem que o circo pegue fogo.
Só esqueci do principal: é por conta deste aspecto perigoso que as democracias ocidentais sabiamente adotaram o caráter secular das constituições, deixando as religiões no campo privado. Ainda assim, condenar o enriquecimento ilÃcito do agente polÃtico e fazer vista grossa ao enriquecimento ilÃcito do agente religioso me parece hipocrisia.
A história é escrita com excessos. Sempre que pessoas, grupos chegaram ao poder buscaram à forma impor suas idéias e ideologias. Com a religião isto não foi diferente agora atribuir ao cristianismo toda a culpa pelo desaparecimento da parte da cultura clássica é falta de conhecimento da história ou má fé contra o cristianismo. Mas só um fato, por si só, já justifica e absolve o cristianismo de deus opositores: sem o cristianismo até os dias modernos estarÃamos sacrificando seres humanos...
E por acaso o cristianismo não fez isso também, quantos foram parar na fogueira por heresia? Não era uma forma de agradar a seu Deus, punindo hereges (gente que pensa diferente)?
Há várias opiniões expressas aqui. Uma certeza se pode ter a partir delas : a consciencia dos brasileiros é alimentada por muita, mas muita mesmo, ignorância. Seja fantasiada de cristianismo ou fantasiada de esquerdismo, militarismo, direitismo.. o que se ouve é ignorância.
Bem, eu sou ateu e libertário, mas considerando que próximo de 90% da população brasileira é cristã e estamos numa democracia, o artigo supra não faz sentido, mesmo porque quem crê esta simplesmente ignorando todo e qualquer fato que contraria sua crença (doutrina). Sugiro um artigo mais produtivo, que trate do problema na esfera do estado laico (principalmente educação), e não apenas um ataque frustado.
A noção de criador e criatura para o homem atual permanece como espiral sem fim.
Nessas horas, creio que só há uma frase a ser dita : Quem estava lá é que sabe. Agora é muito fácil inverter os fatos. Mas, mesmo assim, confio que haja quem saiba da Verdade. Honesta e irretocável Verdade. Sempre existe alguém que sabe das coisas.
Quem sabe a iluminada da goiabeira? Afinal ela é mestre nestas coisas...
Aliás, esta palavra, Deus, nem deveria ter sido criada. Não se sabe quantos males já ajudou a provocar. Certo é que não podemos descrever este desconhecido, procurando dar-lhe uma aparência tão folclórica. Seria melhor nos recolhermos à nossa insignificância e esperá-lo se apresentar. Ao menos, asas não seriam dadas a tantos aproveitadores.
Mesmo recentemente, há evidências de ligação de Pio XII com Hitler. Mas há um depoimento que eu vi na TV do filósofo judeu Lavinas, versado no ocultismo da cabala de que foram padres católicos que o salvaram do nazismo.
A religião no mundo antigo era o fundamento da vida social, e a luta pela hegemonia devia ser implacável. Se ainda hoje árabes e judeus não conseguem conviver num mesmo Estado, imagina cristãos e pagãos em 400 DC. A religião era a saúde pública, a educação e a previdência. Os totalitarismos do século XX foram, disfarçadas em seu oposto, uma tentativa regressista de voltar a esse modelo de controle absoluto dos indivÃduos pelo corpo da sociedade.
Não estou defendendo governo nenhum, mas associar cristianismo e obscurantismo eu não concordo, a história me dá razão. Pegam um perÃodo especÃfico pra insinuar que foi sempre assim.
Os que cometem crimes alegando religião, cometeriam os crimes de qualquer forma, sob outra alegação. São criminosos, independente do álibi.
"Como são parecidos os radicais da esquerda e da direita. Dirá alguém que as intenções são dessemelhantes. Não. Mil vezes não. Um cana lha é exatamente igual a outro cana lha."(Nelson Rodrigues)
Com todo o respeito aos fiéis de qualquer vertente, acredito que as religiões representam um mecanismo psÃquico de defesa criado pelo ser humano para suportar o sofrimento inerente à vida e acreditar que existe vida após a morte. O religioso definitivamente não se conforma com a finitude de sua existência. Assim, as religiões se tornam veÃculos para canalizar os sentimentos humanos, tanto os nobres como justiça, solidariedade e compaixão, quanto, no sentido contrário, os de ódio e crueldade.
Profundo isso... mas há religiões que não aceitam vida após a morte. Por outro lado.. não somos todos seres humanos? Se os seres humanos não suportam isso ou aquilo, como voce suporta?
A Foice de São Paulo como sempre contra o atual governo. Repórteres experts em leitura de bola de cristal.
Critica de todos os governos. Para isso existe imprensa. Talkey?
#pobrecriaturaperseguida por uma imprensa malvada...
Obviamente não se esperaria nada mais que isto mesmo. Afinal este, assim como o logo abaixo dele na edição impressa, foram escalados desde tempos pra fazer sómente isto. Atacar o governo recém eleito da forma mais vil que puder. Agora criticar o governo pelo lema que envolve Deus e associar o cristianismo as barbaridades cometidas mo passado ja é uma coisa pra lá de ca na lha
Todos os democratas têm que ser contra o atual governo.
Fato, religião na polÃtica termina em violência, pois acham legÃtimo destruir em nome de Deus tudo que é de outra crença ou cultura. O lema trazido na campanha vem na onda de igrejas neopentecostais que tem uma pregação de vingança em nome de Deus que vem de interpretação literal da bÃblia e é próxima ao judaÃsmo e islamismo. Cristãos de igrejas tradicionais ainda não se deram conta disso.
Brilhante, mas acima de tudo corajosa, a crônica de Schwartsman. Chama-se a isso Resistência contra o obscurantismo, contra o fundamentalismo religioso. É preciso estudar e aprender a pensar, como o articulista. Sem fanatismos e preconceitos.
Quem destruiu o Império Romano do Ocidente foram os bárbaros a partir de incursões sobre suas fronteiras e concretizado pela queda de Roma em 476 DC. Não sou historiador, apesar de me interessar pelo tema. Pelas minhas leituras, a igreja cristã conseguiu colar os cacos que restaram. Veja os comentários de Alexandre Matone e Marcos Valério Rocha abaixo.
Esse pressuposto ontológico, essa ordem, presente em todo o cosmo, mas vizÃvel hoje em dia nos acidentes ambientais, foi-nos transmitido e apurado a partir da busca de Verdade, preconizada por Cristo. Antes dele temos Pilatos "O que é a verdade", e agora voltamos à s verdades convenientes dos atuais imperadores, cuja busca cientÃfica se finca na produção de armas. A mensagem cristã original continua atualÃssima e reluzente.
não, obrigado.
A "mensagem cristã" pressupõe a eliminação do Velho Testamento, que não tem nenhum compromisso com a verdade?
A religião é um dos pilares constitutivos da cultura e da psique humana. Por mais que a racionalidade moderna tente descrevê-la como estado de alienação, irracionalidade ou atraso civilizatório. A verdade é que nunca houve no tempo ou espaço uma sociedade ateia. Diante disso, cabe-nos humildemente pesquisar o fundamento da fé na vida, pois a contemporaneidade não consegue soterrar a necessidade intrÃnseca por um Ser Absoluto.
"O absoluto está em processo, só ao final se resolverá", Fenomenologia Hegel. A ciência precisa de um impulso organizador universalista para erigir leis cientÃficas, o que Hegel detectou como instinto de razão. Esse pressuposto ontológico, essa ordem, presente em todo o cosmo, mas vizÃvel hoje em dia nos acidentes ambientais, foi-nos transmitido e apurado a partir da busca de Verdade, preconizada por Cristo. Antes dele temos Pilatos "O que é a verdade", e agora voltamos à s verdades conveniente.
Todo mundo e diz dono da verdade. Entra na fila.
"Parece que nenhum intelecto criado pode ver a Deus...Diz a BÃblia "Ninguém jamais viu a Deus. São Paulo diz, agora vemos por enigmas, mas o veremos face a face...Deus é cognoscivel ao máximo...não pode ser cognoscÃvel por um intelecto por exceder a inteligência". Súmula 1ª Parte, Questão 12, art. 1º". "O absoluto está em processo, só afinal se resolverá", Fenomenologia Hegel. A ciência precisa de um impulso organizador universalista para erigir leis cientÃficas, o que Hegel detectou como inst.
Deus é sem nenhuma dúvida, na minha humilde opinião, a maior invenção da raça humana. Além de proporcionar conforto espiritual diante das incertezas da vida, ainda dá a quem Nele acredita uma ilusão de que todos somos iguais, afinal somos criaturas/filhos Dele. Mas como tudo o que é humano, Ele também apresenta falhas.
Deus faz o que se quer que deus faça: pode promover a igualdade e amor ao próximo, mas pode promover a intolerância e o ódio. Poder ser usado pelos fracos como forma de empoderamento, mas também pelos poderosos para legitimar sua soberania. Esta "grande invenção" é maleável ao gosto dos que o produziram.
Assino em baixo.
É perceptÃvel o grau de alienação que determinadas religiões injetam nos seus adeptos. Muita hipocrisia reina no meio de alguns religiosos. O Estado Brasileiro é laico e são misturas heterogêneas religião e polÃtica. Muitos utilizam a religião como escudo para ocultarem seus mal caratismos e aparentarem pessoas impolutas e santas (do pau oco). Não entendo porque seitas milionárias, enquadradas como templos religiosos, são isentas de pagarem impostos.
Quando nos lembramos que somos todos loucos, os mistérios desaparecem e a vida se mostra finalmente explicada. (Mark Twain)
E os crimes cometidos pela ideologia do comentarista? Refiro-me a ideologia marxista ateia que ao longo do século XX matou em torno de 300 milhões de pessoas com os expurgos de Stalin, Mao, Pol Pot só para mencionar as estrelas das matanças e continuam matando mundo a fora com a arrogância do monopólio do bem. Então, poupe-nos de seu ateÃsmo canhestro e a-histórico!
Por favor, tente encontrar um texto de autoria do Helio Schwartsman em que ele defende Stalin, Mao ou Pol Pot... Algo me diz que vc não encontrará nenhum.
A ideologia marxista esta diretamente associada a esquerda e seus derivados (socialusmo, comunismo, etc). Assim por consequência, e considerando o viés polÃtico do colunista, bingo. Perfeito comentario!
Hélio Schwartsman marxista??? Hahahahaha Gostaria de saber como o senhor chegou ao artigo do Hélio... talvez procurasse referências a 'cristão'/'cristã'... Aproveite e leia outros textos do Hélio e de outros, leia. Só rindo...
Sr. Sanzio, poupe-nos também o senhor de enfiar os dedos no nariz de quem seja para falar uma bobagem desta. O fato de não crer em deus não pressupõe qualquer mau-caratismo atávico, haja vista quanta matança ainda se faz hoje em nome de deuses quaisquer que sejam - crimes que certamente estes deuses repudiariam, caso existissem e se interessassem em abrir o bico. RaciocÃnios rasos são dispensáveis, agora e sempre.
Leonardo, leia meus posts abaixo, e veja que Hitler embasou suas teorias assassinas exatamente na luta contra a moral judaico-cristã, como ele mesmo fala, e seus seguidores.
Justamente, exatamente é esta questão que o autor coloca os fanatismos, a loucura de crer cegamente, é nesta lacuna que os hávidos pelo poder se aproveitam para cometerem suas insanidades em nome de um bem supremo, seja ele qual for.
É tipico dos religiosos tentarem atrelar o ateÃsmo aosditadores. Stalin, Mao, Pol Pot não cometeram atrocidades em nome do ateismo. Fizeram o que fizeram não por serem ateus, mas por serem ditadores mesmo, ao contrário dos outros lideres que usam o nome de deus para justificarem suas atrocidades.
Quem deveria estudar mais história é o articulista... nos anos 300 e 400 os cristãos eram perseguidos e o Império procurava de todas as formas acabar com os cristãos. O articulista deveria, também, pedir a mudança do texto constitucional que invoca a proteção de Deus para a Nação brasileira. Artiguinho pixuleco!
RaciocÃnio raso, deus nos livre! ;-)
Sou cristã e senti calafrios diante desse lema. Concordo absolutamente que se trata de um termo perigoso. União de Igreja com Estado sempre acaba mal... Ah, e para ficar claro, não é "torcer contra", é apenas constatação histórica.
Nossa, senhor Marcos! Descendente do Rei Davi? Que inveja.
Ben Nassi quer dizer "Filho do PrÃncipe" em Hebraico. Toledo quer dizer "Geração" em Hebraico. Provavelmente, os judeus chegaram a essa cidade, na Espanha, na semana em que se lia um trecho da BÃblia chamado "Toledot" ("gerações"). Não só você deve ser um cristão-novo, mas deve ser descendente do Rei David. Quando inventaram os sobrenomes, na Europa, seus ancestrais deviam saber que eram descendentes dos exilarcas davÃdicos, na Babilônia.
Anelise, sou grato por você expressar sua opinião de cristã esclarecida. Espero que seus descendentes (se houver) aproveitem da boa educação doméstica. Pena é que você ainda tenha que enfatizar que não é "torcer contra" para proteger-se das pedras. Faço votos de que você mantenha sua saúde hepática, cognitiva e espiritual por longos anos, amém!
Toda a teoria pseudocientÃfica da superioridade étnica "ariana" foi criada com a ajuda dos acadêmicos alemães médicos, biólogos e geneticistas, embasados na teoria darwinista da "sobrevivência do mais apto". Nada de religião!
Qual o alemão comum que iria ousar questionar aquilo que "os cientistas já provaram"? Parece déjà vu.
Sugiro a leitura de "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" de José Saramago, em particular o trecho em que Jesus, Deus e o Diabo discutem o futuro de Jesus. Muito educativo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Trevas cristãs Voltar
Comente este texto