Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. neli faria

    Achei que a decisão de não permitir o condenado de ir ao enterro foi perfeita! Quando Romeu Tuma autorizou sua ida ao enterro da mãe, ele não era condenado, mas, mero detento.Aliás, os petistas ficaram tão gratos que quiseram impedir que o Município de São Paulo fizesse homenagem ao senador com nome de rua.Quem impediu hoje, teve um bom senso que os fanáticos não têm. Por fim,quando presidente da República ele não foi ao enterro de dois irmãos.

    Responda
  2. Gustavo Carvalho

    Não vai haver lava-jato das mineradoras porque isso não serviria mais de pretexto para derrubar um governo de esquerda. Simples assim.

    Responda
  3. João Leite Leite

    Tem muita gente que deve ser responsabilizado pelo acidente de Brumadinho. Onde estava o sindicato dos trabalhadores e a CIPA? Eles não viram que o refeitório, o dormitório, a administração da empresa estava no fundo de uma arapuca? A função do Sindicato e da CIPA é zelar pela segurança dos trabalhadores. Levar todas as irregularidades ao conhecimento dos superiores. Se não resolverem, convocar os trabalhadores para ir a greve.

    Responda
    1. Anderson Souza

      A responsabilidade de cipeiro, engenheiro etc, não pode ser comprada assim, com ameaça de demissão ou promessa de dinheiro, que sob certo aspecto são a mesma coisa. Isso é errado e não pode afastar culpa.

    2. Hamilton Magalhaes

      Para sua informação, cipeiro que denuncia irregularidade é demitido. Não tente livrar a cara dos culpados pois já se sabe que a Vale sabia do risco de rompimento.

  4. Maria Luiza Portugal Goncalves

    Esta ministra Dalmares é mais uma fake news.

    Responda
  5. Rodrigo Correia do Amaral

    Elio encerrando com um furo que já deve ter recebido das suas fontes: dinheiro da milícia na conta do Queiroz.

    Responda
  6. Vanderli Gomes Camorim

    A Vale é uma estatal administrada pelo governo q privatou sua administração por razões fiscais, mas q não deixou de ser propriedade do estado. Uma investigação do governo para investigar o governo parece piada de português. Uma estatal é criada segundo o credo do marxismo q deseja substituir o capitalista, considerado uma praga a ser evitada a todo preco, por um empresa dirigida por um funcionário do governo, ou um grupo deles. Isto nunca teve final feliz.

    Responda
    1. Rodrigo Correia do Amaral

      Quanta pirueta para se negar o óbvio... Seu capitalista é fruto de uma ilusão, sinto muito rs

    2. Maria Lopes

      Se informe melhor: a Vale é privada, o Estado é acionista (minoritário).

  7. Flavio Colker

    Até que enfim o conservadorismo é dissociado do reacionarismo bo ç a l pela es q u e r da. No Brasil há pouquissimo conservadorismo porque a condição chave para o pensamento conservador é o conhecimento; os brasileiros sempre desconfiaram um pouco do conhecimento e de uns tempos para cá desenvolveram alergia ao conhecimento.

    Responda
  8. Boni Miranda

    "A próxima encrenca que azucrinará a vida de políticos do Rio poderá ser a comprovação de que dinheiro das milícias caía na conta de funcionários de gabinetes de alguns deputados". Eu acrescentaria ao texto do jornalista, se fosse meu: "que o dinheiro caia na conta de funcionários de alguns deputados.....entre eles o atual senador Flávio Bolsonaro e o presidente da República". É o que eu acho que acontece - não iria me surpreender.

    Responda
    1. MANOEL PASSOS

      Como pode um cidadão escrever uma infâmia como essa do Boni, sem que lhe pese algo na consciência ? Será que é de humano ser maldoso contra seus semelhantes ?. Tenho pena do Boni, pois ele deverá sofrer muito por parte de seus amigos e, assim, se vinga com os Bolsonaros.

  9. Jaísa Soares

    A morte de mais de 300 pessoas, o desastre ambiental gigantesco, o descaso com centenas de barragens de rejeitos, a interferência das mineradoras nos órgãos "reguladores", a irresponsabilidade com a população afetada, a falta de remediação dos danos, a recusa criminosa em reduzir os riscos, a cumplicidade e o descaramento dos políticos. Além da morte de um ecossistema inteiro, a corrupção e a ganância custaram vidas humanas bem à frente dos nossos olhos. Só falta acabar em pizza, como Mariana.

    Responda
  10. José Cardoso

    Há duas possibilidades: ou nossas normas de construção de barragens de rejeitos são falhas, ou os orgãos que as licenciam ignoram essas normas. Isso vale (sem trocadilho) também para obras públicas. A pista do BRT para a zona oeste do Rio, menos de 5 anos depois de inaugurada, ficou toda ondulada, como se não tivesse sido construída para o peso do veículo.

    Responda
  11. Nader Savoia

    Ôh Élio, Lava jato só teve uma e já cumpriu sua função. O resto, é lama, lama, lama, mas essa pode. Não ameaça o patrão. Como você.

    Responda
  12. João Alberto Portella

    Gostei muito do texto do Elio Gaspari. Foi muito instrutivo, provocador e esclarecedor. Só uma ressalva: depois do subtítulo "É fria". Ele quis dizer "sábio"? Foi só um erro de digitação?

    Responda
    1. Bolívar Arsênio Silva

      Vc não captou a sutileza: a grafia é proposital — sábio com cedilha não existe. Entendeu? Ah, se tiver de explicar sutilezas... deixa pra lá!

    2. Ramon Ortiz

      Pelo visto você nunca leu um artigo do Élio Gaspari antes. Esse termo é pura ironia do jornalista.

  13. RICARDO PEREIRA DE OLIVERIA

    Não precisamos de uma Lava-a-jato das mineradoras. A lei já prevê crime de homicídio com requintes de crueldade: colocar centenas debaixo de uma barragem sabidamente em vias de colapsar. Nem no cinema vemos tamanha crueldade.

    Responda
  14. Antônio Carlos de Paula

    Qual o motivo para o Queiroz ainda não estar preso, e com isso uma delação premiada? Falta de provas é impossível!

    Responda
  15. Rodrigo Cavalcanti

    Lava jato nas mineradoras? Boa ideia. Mas depois nao reclama se aparecer muito petista preso. Afinal o ex-governador de MG que ignorou Mariana e afrouxou as regras era o Pimentel do PeTe. Ele quebrou o estado colocando milhares demilitantes petisstas em cargos comissionados. A maioria nunca foi a MG. Alguem acha que o PeTe faz algo de graca? 13 anos roubando descaradamente. Sou a favor. Vamos colocar mais petistas na cadeia.

    Responda
    1. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

      Rodrigo,por isso estão em silêncio,se investigar como na lava jato , chegara aos petralhas.

  16. Marcos Benassi

    Seu Elio, problema terá o glorioso ministro Vélez, defensor da disciplina de Moral e Cívica, visando a construção de uma certa "história" e de prototípicos "heróis" na cabeça da garotada, se seus professores conhecerem História como o senhor. Caso eles tenham essa sua mania incômoda de se lembrar de episódios além da laudatória de almanaque, virgem santa, vai ser um pega-pra-capar no ensino fundamental...

    Responda
  17. Carla Lins

    Que lava jato que nada isso deu em nada está a maioria solta ou prisão domiciliar com regalias. Tem é que fechar e impor uma multa mensal aos trabalhadores e a todo mundo que perdeu a vida ali. E colocar em prisão perpétua sem direito a nada todos os envolvidos de desjuízo, senador, deputado, ou pessoa que seja que facilitou o desastre.

    Responda