Opinião > O que nos reserva o futuro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. JOSE CARLOS PETRUS

    À parte a competência do grande jornalista e escritor, membro da Academia Brasileira de Letras, um artigo desta natureza, abordando a educação, deveria ser cuidadosamente revisto pela redação para evitar erros como ... inclusive com a adoção criteriosa da modalidade de educação à distância...

    Responda
  2. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    A qualidade do modelo de desenvolvimento do país é fator fundamental para que se demande educação de qualidade, vivemos um violento retrocesso não apenas civilizatório, mas também produtivo, nossa pauta de exportação está se reprimarizando e se assemelhando a República Velha, a questão social voltando a ser caso de polícia, o fundamentalismo sufocando a ciência, essas bases, são determinantes para a os rumos da nossa educação!

    Responda
  3. pedro josé barbosa monteiro

    Para o Brasileiro , A Bíblia e o Novo Testamento chegam e sobram. Para quê estudar mais? Perguntem à Calamares , se já leu algum livro não religioso.

    Responda
  4. Benedicto Ismael Dutra

    A questão fundamental: educar para que? Para que as novas gerações vá avançando na qualidade humana e se tornem cidadãos uteis, que cultivem a liberdade e a responsabilidade, que contribuam para a melhora continuadas das condições de vida. Se a industria se retrai não há cursos técnicos. Serviços exige menor preparo e paga menos. Mas o homem culto fortalece a nação e gera filhos de qualidade nobre. Sem boa educação não há futuro.

    Responda
  5. Gildázio Garcia

    Desafio na Educação é a péssima formação dos professores, que sempre foi ruim e está piorando. Mas é preciso, também, analisar o nosso DNA: a maioria dos professores somos do meio rural ou das periferias, de famílias com pouca instrução e baixo poder aquisitivo e oriundos de escolas públicas e de faculdades particulares de qualidade duvidosa. Somos mal formados inclusive em teorias pedagógicas e filosofias da educação.

    Responda
  6. Cloves Oliveira

    Entre os títulos ruins na educação está aquele que indica ser o Brasil o país que possui o maior número de pessoas trabalhando na educação que não são professores. Ou seja, a proporção entre não professores e professores no sistema é a maior do mundo. Isso significa que grande parte do dinheiro que se acredita ser da educação vai para fins não diretamente relacionados com ela. Além de encarecer o sistema, os burocratas estão mais interessados em testes e centralização do que na aprendizagem.

    Responda
  7. osvaldo missiato

    Educação de qualidade se faz com professores altamente qualificados e com vontade de ensinar e alunos com vontade de aprender. Qualificação exige tempo, investimento, estudo Assim , bons profissionais precisam ser recompensados financeiramente.O resto é falatório!.

    Responda
    1. Gildázio Garcia

      Muito bem Sr. Osvaldo. Afinal, só produz qualidade quem tem qualidade.

  8. JOSÃ CARLOS FIGUEIREDO FIGUEIREDO

    Como melhorar a Educação sem recursos? Está certo que precisamos melhorar a gestão. Mais isso não basta. O Brasil tem um dos menores gastos por aluno conforme a OCDE. Nenhum país chegou ao status desenvolvido sem educação de qualidade e investimentos em pesquisa e tecnologia.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.