Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Antônio

    Ambos são torcedores do Clube 61 Futebol Clube. Pena que eles tenham aplicado um Golpe baixo no seu principal adversário... Clube P&T Futebol Clube, "ganhando" no tapetão!

    Responda
  2. neli faria

    Endosso!

    Responda
  3. Antônio Carlos de Paula

    Esse senador Davi é mais um político travestido de novo,mas com todas as artimanhas de político raposa velha, inclusive com dois processos pendentes no STF.

    Responda
  4. Ayer Campos

    A manobra do voto declarado, em reação à intervenção desastrada de Toffoli, revelou-se a mais importante e bem sucedida inovação pragmática do processo eleitoral, desde sempre. Quando Lasier mostrou o voto e Paulo Paim se esgueirou para votar em segredo, tudo se escancarou num só instante: goste-se ou não, a mudança política chegou para ficar.

    Responda
  5. Alberto Henrique

    Não vi nenhuma anormalidade, foi uma votação como todas as outras, essa é a rotina do senado.

    Responda
  6. José Cardoso

    Acho que nesse caso o erro foi do Renan que só desistiu muito tarde, e do MDB que não escolheu outro nome do partido. Assim como a Dilma insistiu com o candidato do PT e perdeu, o MDB insistiu com o Renan, mesmo com todo o desgaste de sua imagem.

    Responda
  7. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    “(...)o STF deveria ter se mantido prudentemente afastado em nome da independência dos Poderes. (...)” Isso; Perfeito meu caro Hélio. Foi aí que o“jogo”começou. Nem que seja casuisticamente, cabe ao outro poder da republica a decisão sobre seu regimento interno. Grande “pelada”. Renan, como menino de colégio quis mandar no jogo. Gritava: “a bola é minha”. Afinal defendia a hegemonia daqueles que representam a cultura das capitanias hereditárias, “Pudê”, cargos, “pudê”, cargos,,,,,!

    Responda
    1. JOAO CARLOS CARREIRA ALVES

      Vamos "viajar" mais um pouco. Se o Toffoli determinou votação fechada, não deveria a sessão ter sido anulada, já que o filhinho do papai exbiu o voto? Como é que pode esse não-pode-mas-pode? Eu mesmo respondo: porque o Renan não foi ao judiciário reclamar. Afinal, ... Deixa pra lá.

    2. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      É assim mesmo nestes "brasis". Vamos lembrar Victor Leal em seu esclarecedor “Coronelismo, enxada e voto”. Resultado também do Presidencialismo de coalizão que na verdade é de cooptação! Bem como as omissões do TSE.

  8. Denis Tavares

    "Agiram como colegiais destemperados. Mas, se queremos que eles cresçam, não dá para mandar o bedel reparar cada uma de suas mancadas". Muitíssimas vezes tenha a mesma sensação quando leio diversas colunas e notícias da folha relativa ao novo governo.

    Responda
  9. Brízido Galeano

    Disse, com exatidão,tudo o que aconteceu. Excelente artigo!

    Responda