Opinião > O pacote anticrime do ministro Sergio Moro deve ser aprovado pelo Congresso? NÃO Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Roberto Xavier de Castro

    O pacote do Ministro é uma tentativa de mostrar-se útil a seu chefe, mas é um equívoco. Quem apoia este pacote acha que nunca será envolvido em questões judiciais, acha que qualquer pessoa que se envolve em criminalidade merece pena de morte. A vida não é bem assim. Porque todos estamos sujeitos a errar nesta vida, e ter que pagar. Vingança não é justiça. A polícia precisa ser melhor preparada, e agir com inteligência e ética, porque não deve agir como os bandidos! Ou deve??

    Responda
  2. Antonio Catigero Oliveira

    Existe uma corporação que ascendeu neste novo governo e está determinada a possuir licença para matar. O pacote do dr. Moro é uma forma de apagar o fogo utilizando gasolina. Como qualquer outra mudança nas regras, obviamente existe uma meia dúzia de abutres, que se dizem "empreendedore$", irão ter muito sucesso neste empreendimento. Venda de armamentos e privatizações do sistema prisional é evidente.

    Responda
  3. Eduardo Galvao

    O debate sobre o projeto de lei deveria pautar somente sobre ele, mas por ser o Moro o autor do projeto os esquerda politizam para destruir, não querem conserto ou melhora, não querem sucesso do novo governo.

    Responda
  4. ERATOSTENES ARAUJO

    A invisibilidade do mundo real, pelos colunistas e outros mais que defendem o PT e seus fiéis, é aterradora. Aplica-se a esses casos o que, em linguagem popular, se diz: "Cego é aquele que não enxerga através de uma cerca de varas".

    Responda
  5. neli faria

    Não se pode esquecer que a Impunidade Penal começou com a Lei 5491/1973, na ditadura militar. Para proteger um dos seus, escangalhou a Execução da Pena. E veio a Constituição de 1988 e deu cidadania para band idos comuns e de lá para cá vige o aforismo:o cri me compensa. E a população está ao deus dará.Tem que educar o povo.Mas, depois que o Ministro da educação disse que o brasileiro é la dr ão e continua no Ministério e outro, seu subalterno, não sabe o plural de cidadão:não espero mais nada.

    Responda
    1. neli faria

      E desculpe-me, doutor. Vocês, intelectuais, têm a mania de dizerem que criminosos são pobres . Se assim fosse, um ex-presidente da República, que desde os 27 anos de idade não teve a espada do desemprego na cabeça, isto é, não trabalhou, não estaria condenado duas vezes; se os criminosos fossem os pobres, não haveria lava jato e nem criminosos do colarinho branco. E nem o Capítulo dos Crimes contra a Administração Pública.Mania de apontar a criminalidade nas costas do Pobre. Data vênia.

  6. Herbert Dutra Barreto

    Perdi meu tempo, lendo tudo que já se propaga amplamente em matérias jornalisticas, mais estatisticas e um ódio ao Sr. Moro. Nada de concretoe nada proposto. Da proxima escolha outro para defender o não. Precisamos conhecer argumentos de quem realmente entende para formar uma opinião. Não me ajudou.

    Responda
    1. Francisco Blasi

      Também perdi meu tempo, Herbert. Fica como sugestão a outros leitores primeiro examinar todas as propostas do projeto antes de ler esses textos contra e a favor. Procure aqui mesmo na Folha o artigo "Entenda ponto a ponto as mudanças previstas pelo pacote anticrime de Moro" para entender como essas análises são rasas , pegando apenas um ou outro ponto do projeto.

  7. Francisco Blasi

    Texto da Wikipedia sobre esse articulista: " Em 2016, Pinheiro criticou o Impeachment de Dilma e disse que isso poderia levar a democrática brasileira a um colapso. Pinheiro também criticou o Michel Temer, pois declarou que a política de Temer poderia levar o Brasil voltar ao mapa da fome e ao aumento da pobreza. " Pensei que os fatos iriam ajudá-lo a rever seu posicionamento. Mas, por esse texto, ele continua esquerdista.

    Responda
  8. Francisco Blasi

    O articulista pegou um e outro tema controverso e generalizou pela não aprovação do pacote como um todo. Me pareceu ainda que tem inveja do Moro em alguns trechos. Como eu li que ele se posicionou contra o impeachment da Dilma, me parece tudo (infelizmente) coerente. O pacote tem várias outras medidas, incluindo alguns para acelerar a justiça, outros para o combate ao crime organizado (um dos maiores problemas atuais). Esse texto só serviu para eu não ler mais nada desse autor.

    Responda
  9. mauro silva

    "Quer alterar nada menos que 14 leis". Sim, é necessário alterar leis, talvez alterar o principio constitucional citado, já que após 30 anos conseguiu apenas postergar a prisão de réus condenados. O artigo que trata do excludente de ilicitude, que consumiu boa parte do texto é apenas um item do pacote.

    Responda
  10. luiz felipe lopes de britto

    Sr., o Brasil está de saco cheio de intelectuais. Queremos ação.

    Responda
    1. Flavio Colker

      O Brasil está de saco cheio de ignorância. O Brasil é um dos paises mais ignorantes do mundo e saí vem sua péssima fama e péssima qualidade de vida.

  11. PAULO SILVA DOS SANTOS

    Estado penal máximo. Estado social e de direito mínimos. São as posições deste governo.

    Responda
  12. José Fernando Marques

    Há uma falsa oposição - ou talvez uma linha tênue - entre policial e fora da lei, assim como entre vítima e agressor. No recentíssimo massacre ocorrido no Rio, em que morreram 14 pessoas, quem são os que infringem a lei? Os adolescentes sem perspectiva, facilmente aliciados pelo tráfico? Os policiais que chegam atirando então seriam os protetores da sociedade. Mas de que sociedade estamos falando - os garotos mortos não faziam parte dela? Não tinham direito à vida? Tráfico merece a morte?

    Responda
  13. José Fernando Marques

    A oposição entre policial e bandido, ou entre vítima e bandido, acaba por ser falsa. Entre os 14 garotos mortos há poucos dias, no que foi o maior massacre policial em dois anos no Rio, certamente estavam adolescentes sem perspectiva, que o tráfico alicia facilmente. Essa garotada não tem direito à vida? A polícia chega atirando e está tudo certo? E todo mundo sabe que, entre os policiais, há criminosos. Há algo no pacote para combater o crime no interior da corporação?

    Responda
  14. Ricardo Knudsen

    Como disse Miguel Reale Jr., o pacote de Moro não afetará a violência, pois não trata do essencial, q é a impunidade. Hoje, só cerca de 2% dos assassinatos e 1% dos roubos são solucionados. O pacote de Moro apenas aumentará a pena dos poucos q são condenados, e a corrupção da polícia, facilitando execuções sumárias. Não há nada sobre reorganizar e modernizar as polícias, melhorar sua eficácia, combater a corrupção dessas corporações, etc.

    Responda
  15. José Gomes

    Paulo Sérgio Pinheiro, junto com outros especialistas de mesmo perfil, teve um grande protagonismo nos últimos 20 anos na definição das políticas públicas de segurança no país. Os resultados não foram a redução da criminalidade e aumento da segurança. Fazer as coisas sempre do mesmo modo e esperar resultados diferentes não me parece inteligente ou lógico. Acho que está na hora de tentar algo diferente e o pacote do Moro vai nesta direção.

    Responda
    1. José Fernando Marques

      A redução da criminalidade não cabe apenas a quem formula as políticas de segurança. O aumento do desemprego nos últimos três anos certamente conduz a índices mais altos de criminalidade. O pacote de Moro não muda nada, apenas piora: dá licença para matar, no que é o estabelecimento da pena de morte no Brasil. Foram 14 mortes no recentíssimo massacre ocorrido no Rio. Quem responde por isso? A quem serve a barbárie? Às milícias, talvez, que não são sequer tocadas pelo embrulho de Moro.

  16. Adilson Fornazieri Maturana

    Os governantes deveriam escutar muito mais os especialistas como Paulo S. Pinheiro deixando de lado possíveis preconceitos ideológicos, utilizando o que de melhor as ciências sociais podem trazer para a gestão de políticas públicas de segurança. Nossos policiais já são os que mais matam e mais morrem no mundo e a ampliação do conceito de excludente de ilicitude só fará aumentar duas coisas: as mortes no "combate" ao crime e a desconfiança dos mais vulneráveis, principalmente, negros e pobres.

    Responda
  17. William Cesar Salim

    Devemos dar direitos aos assassinos ou as vitimas deles? Beneficio reclusão a família do assassino, cade o Beneficio a vitima a família do assassinado? O Brasil defende o Assassino e esquece da família da vitima, que pode ser um pai de família que sustentava a casa e de um dia para o outro a esposa e filhos tem que começar a trabalhar e os filhos até deixar de ir em escolas ou faculdades, a renda não é a mesma do pai. Direito ao assassino e deixa a vitima esquecida, vitimas não tem direito?

    Responda
    1. MARCIA Carvalho

      E melhor vc se informar e cultivar. Seus argumentos são o pior das fake news e sem mais nenhum embasamento científico.

  18. Ricardo Knudsen

    Michel Frankfurt, A Constituição Federal define em seu primeiro artigo que a República Federativa do Brasil é “formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal”. E no artigo 60, que determina quais questões não podem ser alteradas por meio de emenda, a primeira delas é “a forma federativa de Estado”. Ou seja o tema é cláusula pétrea. Seu mimimi é meio sério, pois se opõe à ordem constitucional.

    Responda
  19. Ricardo Knudsen

    Michel Frankfurt, separatistas são em geral racistas enrustidos, falsos patriotas e falsos democratas. O Brasil é um só, e apesar de nossas divisões, aprendemos a conviver com elas democraticamente. Separatistas são inimigos do país e da democracia. E mimizentos.

    Responda
  20. Michel Frankfurt

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Flavio Colker

      Qq um com um minimo de inteligencia, conhecimento e dignidade é um "mimizento" para o neo na z i smo brasileiro.

    2. José Fernando Marques

      Você fica com Fernando de Noronha, sob a liderança de Gilmar Mendes.

    3. Ricardo Knudsen

      Michel Frankfurt, a Constituição Federal define em seu primeiro artigo que a República Federativa do Brasil é “formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal”. E no artigo 60, que determina quais questões não podem ser alteradas por meio de emenda, a primeira delas é “a forma federativa de Estado”. Ou seja o tema é cláusula pétrea. Seu mimimi é meio sério, pois se opõe à ordem constitucional.

    4. Ricardo Knudsen

      Michel Frankfurt, separatistas são em geral racistas enrustidos, falsos patriotas e falsos democratas. O Brasil é um só, e apesar de nossas divisões, aprendemos a conviver com elas democraticamente. Separatistas são inimigos do país e da democracia. E mimizentos.

  21. Maria Lopes

    Com esse “pacote” Moro expôs ao mundo sua desmedida ambição e falta de escrúpulos para atingir seus objetivos. Mediocridade exposta para quem puder e quiser ver.

    Responda
    1. HUMBERTO M ALMEIDA

      Esse Moro deu um tiro no pé. Achava que a arrogância jurídica funcionária no executivo. Tá perdido, dando bola fora e sentindo o peso da pasta. Ministério não é Fórum. Brasil não é para amadores!

  22. Maria Lopes

    Com esse “pacote” Moro expôs ao mundo sua desmedida ambição e falta de escrúpulos para atingir seus objetivos. Mediocridade exposta para quem puder e quiser ver.

    Responda
  23. Denise Cabral de Oliveira

    Brilhante! Paulo Sérgio Pinheiro é um expert. Moro é um oportunista absurdamente inepto. Arvorou-se em paladino da luta anticorrupção cheio de revanchismo e cegueira. Nunca atuou como juiz, mas como acusador. Triste país que tem um Moro como "herói".

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.