Opinião > O pacote anticrime do ministro Sergio Moro deve ser aprovado pelo Congresso? SIM Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Roberto Xavier de Castro

    É importante parar de julgar o todo pela parte!

    Responda
  2. Roberto Xavier de Castro

    Acho que todo brasileiro quer q os culpados sejam punidos por seus crimes. Porém, creio que se deve ter cuidado com a falsa ideia de que o Judiciário é infalível e sempre julga corretamente... de outro lado, a polícia... existem bons e maus policiais, veja-se a existência e poder terrível das milícias. Então, é preciso garantir que não haja abuso de poder por parte das autoridades. Sempre garantir o direito de defesa e a presunção de inocência ,,, senão será uma selvageria, a lei do mais forte.

    Responda
  3. José Fernando Marques

    De fato, o articulista não toca no ponto mais polêmico: o tal "excludente de ilicitude", que sanciona a violência ao eximir o policial de responder pelos crimes que eventualmente cometa. Sua resposta, afinal, não é "sim", é antes "nem sim nem não". O recente massacre de 14 pessoas no Rio de Janeiro deveria servir para reflexão. Ou melhor, a reflexão sobre o pacote de medidas deveria ocorrer, agora, à luz - ou nas trevas - desse massacre. Ficamos com o texto de Paulo Sérgio Pinheiro.

    Responda
    1. Antonio José da Costa Lima Costa Lima

      Sr. José Fernando Marques, até onde tomei conhecimento as mortes foram produzidas por uma guerra entre traficantes onde uma facção buscava tomar uma área estratégica para seus negócios dominada por outros rivais. Todos conhecem a crueldade e o desapreço desse pessoal pela vida alheia, portanto, não tem razão para tentar colocar na conta da sociedade, digo, da polícia essas execuções. A sociedade já não suporta mais conviver com bandido ditando regras. Tudo tem limites.

  4. Wilson de Oliveira

    Como contraponto, melhor ler o artigo "Pacote de Moro tem mais benefícios que polêmicas, diz coordenador da Lava Jato".

    Responda
  5. Wilson de Oliveira

    Apesar do `Sim`, a opinião de um advogado criminalista não reflete algo razoável pela ótica das vitimas (a maioria do população).

    Responda
  6. Adilson Fornazieri Maturana

    Li o artigo, na intenção de me ajudar a formar uma opinião mais embasada, mas o argumento a favor sequer existiu. Só há citações de temas e não se aprofunda em nada. Passa batido sobre aquele que, para mim, é o de maior impacto na sociedade: as alterações na noção de "excludente de ilicitude" que podem contribuir para aumentar a matança por parte da polícia brasileira, que mais mata e mais morre no mundo. Comparar esse artigo com o de Paulo Sérgio Pinheiro, contrário à proposta, é um disparate.

    Responda
    1. Joaquin Cano

      Concordo plenamente com você, Adilson. Eu não entendo muito de jurisprudência, mas nesse artigo não há esclarecimento nenhum! E quanto ao excludente de ilicitude - uma barbárie!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.