Celso Rocha de Barros > Venezuela precisa de eleições livres Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Marco Antonio Barbosa: voce nao engana ninguem ; nao sabe nada de cienca politica Nao existe socialismo na Venezu ela porque la' existe propriedade privada , lucros apropriados por burguesias industriais , comerciais e financeiras, parti dos politicos , imprensa e militares apoiando o governo ( comunistas entao ? ) O pais se tornou uma grande mixordia onde a unica coisa certa é o autoritarismo em franca evoluçao Para entender o que ocorre la peça ajuda ao seu minis tro da educaçao o Vélez
Caro autor Você nao engana ninguém. Está totalmente perdido em sua linha editorial. Todos sabemos que a Venezuela foi destruÃda pelo socialismo. Não tem novidade nisso. Por favor Defina sua linha. Informe, informe -se e seja coerente com o que você ja escreveu. Você sempre elogiou o PT e agora........
Prezado Celso Barros Fiquei feliz de ler sua coluna hoje. Só o tÃtulo valeu a pena. Isto significa que Maduro está finalmente sendo abandonado pela esquerda latino-americana e seu regime está perto do fim. Contra os fatos não há argumentos...parabéns pelo posicionamento ! O povo venezuelano irá agradecer.
Ok, Alberto. Mas a questão é como sair dessa situação. A saÃda 'a la Trump-Bolsonaro' é a pior possÃvel. Leia o que Mujica disse ao respeito.
O socialismo do seculo XXI, foi o responsavel por mais um desastre. Maduro e Gleisi sao crias da mesma ideia destrutiva.
Devo estar, precocemente, me sentindo velho demais com os meus galopantes 40 e poucos anos. Prova disso é a minha esquálida paciência com o "discurso" polÃtico que emerge das páginas deste jornal. Análises túrbidas, áridas e até mesmo infantilizadas são produzidas por colunistas comprometidos com cartilhas, não com ideias. O discurso da esquerda gira em torno de obviedades, platitudes.É preciso ampliar os horizontes, companheiro.
A Venezuela se tornou um embaraço para a esquerda. Minha dúvida é se o Maduro é particularmente incompetente ou se o caos é fruto da estrutura corrupta e militarizada de poder. Nesse último caso nem adianta mudar o presidente. Mas na primeira hipótese, uma troca seguida de uma polÃtica para acabar com a hiperinflação poderia trazer uma melhora.
O chavismo foi resultado histórico da incapacidade da oligarquia venezuelana para oferecer um modelo de desenvolvimento com inclusão social. Chavez fez isso, só que o modelo não foi sustentável, em parte pela natureza rentista da lumpen-burguesia daquele paÃs petroleiro e em parte pela incapacidade do chavismo para negociar e governar com o capital privado. Não há boas alteranativas hoje, mas a guerra certamente seria a pior delas.
Esses paÃses de socialismo, ditaduras, fascismo e de esquerdas(ditadores) são retrógrados e atrasados no campo da ciência da saúde, ao invés de se dedicar a encontrar a cura do câncer, alzheimer e de outras no momento incuráveis, só se dedicam a material bélico para guerra. Acordam paÃses atrasados e retrógrados com esses regimes do mal. Democracia Plena e Liberdade de Imprensa! O mundo quer é paz para toda a humanidade!
Concordo plenamente com o comentário do Celso Camilo!
As esquerdas tem sempre um pé no totalitarismo.E na maioria das vezes os dois.Vide China,URSS,Cuba,Coréia do Norte e por aà vai.O pete acabou sendo tomado pela ala radical do ZDque encontrou adeptos quando buscaram destruir o Estado de Direito e a Democracia pela corrupção sem fim e sem limites.A esquerda é inconsequente e vê o Estado como provedor,como um grande pai.Aqui o Estado do jeito que está é apenas um grande estorvo,menos para os funcionários públicos.
É preciso ficar claro que está na natureza da doutrina esquerdista, a postura ditatorial. Quando a esquerda usa a palavra democracia, o sentido é outro. Para eles, democracia é apenas um meio de obter o poder, não é uma finalidade ou uma prática a ser seguida. O socialismo vive de mentir. Isso se revela quando durante sua gestão, o PT apoiou ditaduras pelo mundo afora. Pedir que as esquerdas brasileiras apoiem eleições livres na Venezuela é perda de tempo. Jamais o farão!
Hernandez, Hernandez.... faça-me o favor! Quer dizer que a esquerda petista e a esquerda do Maduro são regimes iguais à monarquia parlamentar da Suécia??!! Me perdoe a franqueza mas você está enganado. O socialismo do "século 21" do Maduro é o velho comunismo cubano e norte-coreano! Não invente maquiagem para o falido regime de Stalin que extermina povos e escraviza nações!
Isto é uma grande bobagem. A esquerda governou o Chile durante a maior parte do perÃodo posterior à ditadura Pinochet sem cometer um único atentado contra a democracia. E o mesmo faz agora a esquerda no Uruguai. Os social-democratas governaram a Suécia durante quase trinta anos, sem diminuir em nada as liberdades democráticas. Trabalhistas ou social-democratas ingleses, franceses, alemães, espanhóis, portugueses, israelenses, etc. também governaram durante muito tempo de forma democrática.
Ele se trai na seguinte passagem: “o chavismo já deixou de trazer benefÃcios à Venezuela...”. O que? Eu li isso? O chavismo só trouxe desgraça, desunião e miséria para a Venezuela. São tais frases que nos fornecem dicas que o estrategista cultural não quer informar, ele quer distorcer. Mesmo se fazendo passar de “democrata” temporão (agora que o castelo está ruindo, é fácil ser democrata). Por que não foi antes?)
De acordo, Eduardo Bastos. Se Chávez estivesse vivo, o regime colapsaria do mesmo modo, pois não haveria mudança significativa de rota. O pensamento polÃtico retrógrado de Chávez pode ser lido no panfleto chamado de Livro Azul.
O Celso é mais outro esquerdista (pesquise na Internet e você verá ele abrindo o voto em uma página e apostando que o impeachment não ocorreria). Mais um intelectual orgânico que tenta vender seu panfleto polÃtico travestido de análise isenta. Não adianta a FSP criar um blog de direita. Tem que trazer mais pluralismo jornalÃstico em cada matéria. Celso é mais um intelectual que traiu a nobre causa da verdade.
Praticamente o mesmo que pedir que o lobo cuide do galinheiro.
Com o apoio incondicional à ditadura venezuelana, a maior parte da esquerda brasileira deixa evidente sua natureza iliberal, autoritária e populista. O espÃrito da Guerra Fria não passou para essa gente.
Português descobre algo q todos sabiam e evidente q a venezuela precisa d eleições livres vc descobriu isso sozinho ou a FSP d ajudou ? Brincadeira esse artigo mas acho q no fundo ele queria mesmo e falar do Bolsonaro Santa Paciência
Sonhei que a Gleise, a Manuela, a Dilma, o Willys e o Haddad tinham ido para lá e bolivarianamente restabelecido Maduro como presidente vitalÃcio da Venezuela...sonhei também que eles e elas iam ficar por lá, vitaliciamente.
O PT é esquerda ou quadrilha ?
Esperava um comentário sobre a alternativa de alguém desconhecido que foi preparado nos EUA se apresentar como presidente, segundo fontes ele nem foi eleito para assembleia. Maduro tem que ir, mas como? Essa é a questão. A frase Maduro viu o que aconteceu com Lula o conciliador foi muito citada nos últimos dias. China e Ãndia não parecem interessadas em permitir um governo pro americano.
Tem que combinar com os russos... no caso, a Gleise Lula.
A Venezuela está assim, não porque é ditadura, mas porque o socialismo não funciona. Aliás ninguém reparou que a Alemanha Oriental não deu certo, que a Coreia do Norte é miserável, que Cuba é uma nação indigente, que a União Soviética caiu de podre. Quando Chávez implantou o socialismo do século XXI, já dava para se saber como iria acabar. Singapura é uma ditadura desde que tornou-se independente, hoje é per capita o paÃs mais rico do mundo. A diferença é que adotou a economia de mercado.
Coluna para cumprir o contrato com a FSP. Choveu no molhado ou tentou enxugar gelo. Inócuo, sem conteúdo. Além da matéria estar totalmente defasada no tempo, o autor, por hábito, vÃcio ou compulsão, não perdeu a oportunidade e aproveitou para atacar, mais uma vez e em duas citações, o Bolsonaro que, ironicamente, já defendia eleições livres na Venezuela. Será que essa criatura não consegue redigir uma coluna com a mente e não com o fÃgado?
este colunista petropetralha so esta uns 6 anos atrasado no seu diagnostico e nas suas constataçoes !! demorou heimmm !!
Sr Hamilton Romano ! debate civilizado para petropetralhas eh nao devolver os bilhoes assaltados da Petebras, Eletrobras, demais estatais e fundos de pensao de trabalhadores e trabalhadoras !!
Debater num melhor nÃvel deve ser invadir propriedades privadas, destruir patrimônio público, assaltar os cofres públicos durante treze anos e ainda por cima posar de defensores dos pobres e oprimidos.
Por favor, vamos debater em melhor nÃvel.
Alguns jornalistas comunistas da Foice abandonaram a canoa furada do chavismo só quando ela já estava afundando; já este aqui abandonou quando ela já estava no fundo do rio. Atrasadinho! rssss.
Tudo que a Venezuela menos precisa é de outra "diretas já". O paÃs está despedaçado e não tem como se re-erguer sozinho. Promover eleições diretas agora seria entregar o paÃs para outro caos institucionalizado. Assim como não se realizou eleições diretas num Japão ou numa Alemanha destroçados, é preciso que o paÃs tenha um perÃodo de quarentena para que possa voltar a um mÃnimo de normalidade antes de realizar eleições gerais, de preferência sob a supervisão de uma autoridade neutra da ONU.
De preferência o PT sob o comando do Nobel da Paz.
Concordo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > Venezuela precisa de eleições livres Voltar
Comente este texto