Opinião > O que fazer do Minha Casa, Minha Vida Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luiz Cláudio Lopes Rodrigues

    Olha, desconheço questões de números globais relativos ao programa, porém, o que tenho observado, é muito bem vindo, e nunca ouvi criticas. Pelo contrário, as pessoas ficam felizes e satisfeitas por conquistarem a casa própria. As alternativas aqui do texto me parecem descabidas numa cidade que já vive o caos absolutos.

    Responda
  2. Marcos Guedes

    Nas capitais, áreas centrais e bairros próximos estão degradados. Milhares de edificações estão abandonadas ou invadidas. Esses bairros contam com infraestrutura (água/esgoto, luz, escolas, hospitais, pronto socorros, transporte, delegacia). São o local certo para erguer moradias populares verticalizadas. Se não desapropria, pois não honra sequer precatórios, o poder público deve perdoar dívidas e isentar de impostos transações desses imóveis para construção de habitação popular.

    Responda
  3. Marcos Netto

    O Programa é muito bom, precisa de ajustes, mas foi uma iniciativa que pelo menos deu alguma esperança de as pessoas pobres terem um imóvel, querer acabar com o programa? Vai colocar o que no lugar?

    Responda
  4. Ricardo Ferreira

    Um gigantesco programa de habitação popular só poderia dar certo se ofertasse imóveis com preços e condições de pagamento compatíveis com seu público alvo. Acho difícil ofertá-los em bairros (ditos) nobres. É claro que nos contratos poderia-se colocar itens que garantissem um mínimo de qualidade do produto, por ex. dando garantia, como qualquer outro produto industrializado. De qualquer forma, e algumas críticas são pertinentes, não me lembro de ter existido antes um programa tão abrangente.

    Responda
  5. Hugo Gabriel Moll

    Tenho uma construtora em Ponta grossa PR, conheço de perto o MCMV. Porém sempre que se comenta desse programa, vem a nossas cabeças o bairro popular, afastado, cortiços...sim, isso existe. Mas nem de faixa 1 existe o programa (que por sinal o indivíduo praticamente ganha o imóvel e inda não paga as parcelas). Hj dentro da faixa 2 e 3 a pessoa escolhe o imovel na região, tamanho, cor, preco...que ela escolher, opções são variadas. Então não concordo com a opinião escrita,pois está se generalizand

    Responda
  6. Cristina Ventura Araujo

    Não importa o nome do programa.Na verdade o problema habitacional no Brasil é a falta de politica social.Extinguiram o Banco Nacional de Habitação e as companhias estaduais de Habitação.Esses programas sim foram elaborados com competência e deram ótimos frutos.Aqui na Bahia construíram vários conjuntos com boa qualidade.Infra estrutura completa inclusive com equipamentos comunitários para atender a população.Sou a favor da volta dos programas habitacionais planejados e construídos por técnicos.

    Responda
  7. EDUARDO BASTOS

    MCMV. Leiam Bastiat. O que se vê e o que não se vê. Mais uma vez caímos na falácia de que o Estado nos salvará e escolherá por nós (com o nosso dinheiro, diga-se de passagem). Só desalocação de recursos, obras de má qualidade e um absurdo crowding out.

    Responda
  8. João Leite Leite

    O problema não é falta de moradia. É falta de condições do trabalhador pagar aluguel ou prestação da casa própria. O o problema mais grave do brasil é o baixíssimo salario pago aos trabalhadores. O salario minimo vale 25 % do valor legal constitucional. Poucos trabalhadores recebem salario minimo mas. Acredito que mais de 40% dos trabalhadores recebem menos de um salario minimo legal em torno de R$4 mil p/m.

    Responda
  9. Hercilio Silva

    A elite brasileira quer pobre longe, reclama dos poucos MCMV mais próximos. E gosta de ganhar dinheiro com os programas habitacionais, as construtoras.

    Responda
  10. JONAS DE BARROS PENTEADO

    O comentarista está correto porém as soluções indicadas são utópicas pois os negócios onde participam políticos e o governo são corrompidos na raiz , os minha casa minha vida sempre vizam lucro fácil e não propósitos sociais

    Responda
  11. ATO REZE

    se vc encontrar um único projeto da M do PT que tenha dado certo me avisa.......

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      O PMCMV dependia do governo federal apenas para a liberação de recursos. A escolha do terreno, da construtora, da instalação ou manutenção de equipamentos básicos (vias de acesso, energia elétrica, saneamento, saúde, educação) é de responsabilidade do governo municipal ou estadual) e estes poderiam também ser financiados pela federação. Muitos dos problemas de má governança do país estão bem próximo da população, mas esta não reage ou não sabe.

  12. ATO REZE

    se vc encontrar um único projeto da M do PT que tenha dado certo me avisa.......

    Responda
    1. DANIELA MIRANDA BURELLO

      Tá muito tarde para elencar. Tô com sono. Amanhã te digo vários. Boa noite!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.